quinta-feira, 25 de agosto de 2011

7 produtos que a Apple criou sob o comando de Steve Jobs.

Com Steve Jobs à frente, a Apple criou alguns dos produtos mais bem sucedidos da história das tecnologias digitais; veja 7 deles:

Steve Jobs fundou a Apple em 1976, junto com Steve Wozniak e Ronald Wayne. Em sua primeira década de atividade, a empresa criou um dos primeiros computadores pessoais a obter sucesso comercial, o Apple II, e o primeiro com interface gráfica e mouse, o Macintosh. Em 1985, porém, Jobs entrou em conflito com John Sculley, então presidente da Apple, e afastou-se da empresa. Fora dela, ele fundou a NeXT, o maior fracasso de toda a sua carreira, e comprou uma unidade de computação gráfica da Lucasfilm, que transformou na Pixar, produtora de animações de enorme sucesso.

Mas os melhores momentos de Jobs na Apple ainda estavam por vir. Em 1996, a Apple comprou a NeXT e Jobs voltou ao comando da empresa que havia fundado. A Apple passaria, então, a colecionar uma série de sucessos arrasadores. A empresa da maçã renovou sua linha de computadores Macintosh, criou os players multimídia iPod e viabilizou a venda de música pela internet por meio da loja online iTunes. Em 2007, o iPhone redefiniu o conceito de smartphone. E, em 2010, com o iPad, a Apple tornou realidade um formato de computador que outras empresa haviam tentado, sem sucesso, desenvolver. Quando renunciou ao cargo de CEO, nesta quarta-feira, Jobs já havia entrado para a história como um dos maiores gênios dos negócios de todos os tempos.
  

Quem projetou o Apple II foi Steve Wozniak, mas quem o transformou num sucesso comercial foi seu sócio Steve Jobs. Lançado em 1977, foi o computador pessoal mais popular até o lançamento do IBM PC, quatro anos depois.




Quando surgiu, em 1984, o Macintosh iniciou uma mudança radical na interface dos computadores, substituindo os comandos de texto pelos cliques do mouse e trazendo gráficos e fotos à tela.




O iMac G3, lançado pela Apple em 1998, trazia monitor e unidade de processamento numa única peça, como os primeiros modelos da linha Macintosh. Mas sua característica mais ousada era o uso de cores intensas e transparências, algo inédito em computadores.



Em 2001, o lançamento da linha iPod iniciou uma transformação na Apple. O fabricante de computadores passou a vender música e produtos de entretenimento. Várias gerações do player multimídia (como a da foto) se sucederiam nos anos seguintes.



Em 2008, o MacBook Air inaugurou a categoria dos notebook ultrafinos e leves, em que a Apple é líder até hoje.









Apresentado em 2007, o iPhone redefiniu o conceito de smartphone e tornou dispensáveis o teclado físico e a canetinha nesses aparelhos.



A Apple pode não ter inventado o conceito de tablet, mas foi a primeira empresa a fazer sucesso com um aparelho desse tipo, em 2010. As previsões indicam que o iPad deve liderar o mercado pelo menos até 2015.



Fonte: Exame.abril.com.br


























Nenhum comentário: