terça-feira, 9 de novembro de 2010

Velhas marcas com cara nova !

Mercado pernambucano vive momento saudosista, revivendo conceitos antigos.

Das lembranças mais gostosas para sua vida`. Este é o mote da nova campanha do leite Cilpe que começou a ser veiculada no início deste mês em comerciais de televisão, rádio e outdoors espalhados por todo o estado. O slogan resume bem uma nova tendência do mercado pernambucano: reviver marcas antigas. Pois é, quem não lembra da fábrica de leite mais tradicional de Pernambuco, criada pelo empresário e ex-governador Cid Sampaio? Na verdade, durante os anos 1980 e início de 1990, todo leite de saquinho vendido no estado era chamado de Cilpe. Contemporânea, a marca Banorte também acaba de voltar a ativa em forma de cartões de crédito direcionado a famílias com baixo poder aquisitivo. Mas afinal, qual a causa deste revisionismo?


´Acreditamos que tudo é uma questão de identificação. Quando você lança um produto novo no mercado, sempre enfrenta uma resistência inicial pois os consumidores têm medo daquilo que não conhecem. Porém, ao relançarmos uma marca, principalmente uma que não foi extinta por problemas nos produtos, como o Banorte, temos uma aceitação imediata, o que diminui até nossos custos com divulgação`, explicou o diretor executivo do Banco Gerador, empresa responsável pela volta da marca Banorte, Paulo Dalla Nora. Segundo ele, entre setembro e outubro de 2009, o banco realizou uma pesquisa com cerca de 400 pernambucanos. O objetivo do estudo era avaliar a possível aceitação que a marca Banorte teria ao voltar ao mercado local. ´As respostas foram 100% positivas`, ressaltou Dalla Nora. A identificação regional se provou tão forte que o Banco Gerador resolveu relançar, neste mês, a marca através de cartões de crédito direcionados às classes C e D. De acordo com Paulo, 50 supermercados já aderiram à bandeira que oferece limite de até R$ 600, pagamento das compras em até 40 dias e a possibilidade de saques de até R$ 120 por mês.

Já a marca Cilpe voltou aos supermercados desde maio deste ano, mas só este mês a campanha de divulgação dos produtos começou a ser divulgada pela mídia pernambucana. Quem produz o leite agora é a Companhia Brasileira de Laticínios (CBL), que fica no Ceará, e é controlada pela Betânia. A empresa já colocou no mercado quatro produtos com nome Cilpe: O leite integral, o desnatado, o achocolatado e o cilpinho (achocolatado de 200 ml). Todos os itens, porém, estão sendo comercializados em caixas longa vida, diferentemente dos conhecidos saquinhos usados pela marca no passado.

E outra referência pernambucana será restaurada nos próximos meses: a loja Viana Leal da Rua da Palma, no centro do Recife. O local, que hoje abriga uma unidade da empresa pernambucana Ponto de Promoção (PP), terá os cinco andares reformados e a escada rolante, primeira do Nordeste, recuperada, em um investimento de cerca de R$ 2 milhões que será feito pelo proprietário da PP, Fernando Mendonça. ´Sei que a loja é uma referência para os pernambucanos e, mesmo mantendo o nome Ponto de Promoção, quero contribuir para a sua preservação´, completou Mendonça.

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br

Um comentário:

Regina Gulde disse...

Muito boa a matéria e o Blog!

Parabéns!

Que estas iniciativas sirvam para que possamos reviver grandes marcas do passado, sem deixar de lado os avanços da modernidade.

Abraços