sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Palestra Marketing em Debate - 2ª Edição



Palestrantes Convidados:


Fabiana Garret - Gerente de Marketing da Rede Globo Nordeste

"Fábrica dos Sonhos - Como Encantar os Clientes com o Padrão de Qualidade Globo ?"

Danielle Viana Albuquerque - Gerente de Marketing da Chocolates Kraft Foods Brasil

André Porto e Nadezhda Bezerra - Editores da Revista Mensch

"Os Bastidores da Revista Mensch"


Dia 6 de Outubro - Das 19h às 21h30

Teatro Valdemar de Oliveira (próximo a Faculdade IBGM)

Vagas Limitadas - Investimento R$ 20,00

6 Horas de Atividades Complementares 

Inscrições - IBGM SHOP

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Especial Rock in Rio: Como tudo começou e se transformou em sucesso.

Evento ganhou experiência e prestígio entre os consumidores, mas também passou por momentos difíceis.

O Rock in Rio chega a sua quarta edição no Brasil acumulando a experiência de um evento capaz de reunir mais de um milhão de pessoas e ao ponto de ser reconhecido internacionalmente. O festival foi criado para ser uma plataforma de comunicação e promoção de marcas, a pedido da Brahma, em 1985, para o lançamento da cerveja Malt 90, e contou ainda com a participação de empresas como Coca-Cola, América Online, Mc Donald’s e Nestlé.

Embora a cerveja da Brahma não tenha alcançado sucesso entre os consumidores, ganhando o apelido de “Malt Nojenta”, de lá para cá, o Rock in Rio se firmou como o maior festival nacional de música. O evento conseguiu reunir um total de mais de três milhões de pessoas em 1985, 1991 e 2001, alcançando um lucro líquido de R$ 4 milhões em sua última edição.

Um dos objetivos de Roberto Medina, publicitário e idealizador do Rock in Rio, era promover uma experiência de marca. Para isso, foi construído o complexo de entretenimento e comércio batizado de “Cidade do Rock”, ocupando uma área de 250 mil metros quadrados na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Em 1985, o centro comercial contava com dois shoppings, mais de 50 lojas e dois restaurantes fast-food, um pertencente ao Bob’s e outro ao Mc Donald’s, que bateu o recorde de vendas em um dia com 58 mil hambúrgueres, entrando para o Guinness Book.

Dificuldades em 1991

A Nestlé foi uma das empresas que aproveitou o evento para promover seus produtos e lançou o Bliss, primeiro iogurte de garrafinha do mercado nacional que, ao contrário da Malt 90, permanece até hoje nas gôndolas dos supermercados. Os organizadores do festival também vislumbraram oportunidades para comercializar produtos da marca Rock in Rio, como bonés, bottoms, camisetas e até biscoitos do evento.

Apesar da perspectiva otimista em relação ao potencial da empreitada, o Rock in Rio também enfrentou dificuldades e problemas. A segunda edição, no ano de 1991, não pode ser realizada na Cidade do Rock, que foi demolida pela prefeitura do Rio de Janeiro após um impasse entre o então prefeito da cidade Leonel Brizola e a Artplan, agência de Medina, responsável pela produção do Rock in Rio. No total, o evento reuniu 700 mil, número pequeno quando comparado aos 1,2 milhão presentes em 1985.

“A edição de 1991 foi um pedido da Coca-Cola, que resolveu patrocinar o evento para combater o Pepsi Music, festival da concorrente que chegava ao país. O festival não estava programado para ser realizado naquele momento e, quando o Rock in Rio foi sediado no Maracanã, se tornou apenas mais um show”, explica Roberta Medina, Vice-Presidente do Rock in Rio.
Retorno em 2001

Apesar da decisão de Roberto Medina por não realizar novamente o Rock in Rio, o evento ganhou mais uma edição em 2001, a pedido dos fãs. A decisão acertada, após um intervalo de 10 anos, demonstrou a força do festival como marca, que retornou à sua casa, a Cidade do Rock. O principal patrocinador do Rock in Rio III foi o América Online, que investiu R$ 33 milhões no evento. A iniciativa de associar a imagem do provedor de internet ao festival também colaborou para o aumento do número de assinantes, que saltou de 65 mil para 400 mil, segundo dados dos organizadores do Rock in Rio.

Outra empresa que se beneficiou ao vincular sua marca ao evento foi a Coca-Cola. Durante a edição de 2001, além de patrocinadora, a empresa era o refrigerante oficial do Rock in Rio e conquistou uma alta de 15% nas vendas no período. O próprio festival também superou suas expectativas, alcançando um lucro líquido de R$ 4 milhões a partir de um investimento de R$ 70 milhões.

Um dos fatores que colaboraram para esse resultado foi o aumento da participação da venda de ingressos na cobertura dos gastos com o evento. “Nas edições anteriores, 80% dos gastos eram pagos pelos patrocinadores, enquanto em 2001, a comercialização das entradas foi responsável por cerca de 50% das despesas”, afirma a Vice-Presidente do Rock in Rio.
Por um Mundo Melhor

A edição de 2001 também ficou marcada pelo slogan “Por um Mundo Melhor”, que remetia à crescente preocupação da organização do Rock in Rio em relacionar a sua marca à Responsabilidade Social. O evento arrecadou 1.500,00 euros para a construção de 70 salas de aulas em comunidades carentes do Rio de Janeiro, possibilitando que 3.200 jovens, entre 17 e 29 anos, pudessem completar os seus estudos.

O slogan ganhou importância e se tornou um projeto social do Rock in Rio, com o objetivo de promover ações que colaboram a formação de um mundo mais justo. A plataforma foi levada para Portugal e Espanha, a partir de 2006, após o sucesso alcançado no Brasil, onde o festival desenvolveu 28 iniciativas com foco na educação e na profissionalização de jovens de baixa renda.

A consolidação da marca é outro fator que colaborou para a extensão da parceria entre a cidade do Rio de Janeiro e o Rock in Rio. A ideia é que o evento seja realizado a cada dois anos no Brasil, reforçando a presença do festival, que já tem em sua agenda mais duas edições, nos anos de 2013 e 2015. Entre os planos futuros está ainda a escolha de outro país da América Latina, que deverá sediar o Rock in Rio nos próximos anos.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mas o que vem a ser e-Marketing Pessoal ?


Se existe algo que está em alta são as temidas e amadas redes sociais, atualmente com as facilidades de acesso à internet, mais e mais adeptos fazem uso destas ferramentas para se relacionarem.

Por Saulo Veríssimo *

No Brasil, em Janeiro de 2010, segundo o Ibope, a população de internautas esteve conectada cerca de 45h nos 30 dias do referido mês. Com isso, o crescimento na utilização das ferramentas como Orkut, Facebook, Blogger, Messenger, Twitter, Linkedin e outros é assustadora. Se alguém não está inserido em uma dessas “manias” internacionais chega a ser discriminado pelos demais.

Não é difícil percebermos, porém, que a exposição de nossas vidas é algo inevitável, uma vez que postamos fotos, comentários, curtimos ou não determinadas frases e nossos perfis são cada vez mais públicos. No entanto é possível tirar proveito de toda essa exposição. O marketing pessoal que pode ser feito com o uso dessas ferramentas, que eu defino como e-marketing pessoal, é algo que favorece a promoção do profissional.

O e-marketing pessoal, é a ferramenta para desenvolvimento e promoção eletrônica do indivíduo, através da exposição de sua imagem e conteúdo, gerando uma rede de relacionamento sem limites de tamanho. Seguindo a idéia do marketing pessoal, onde o ser é trabalhado como um “produto pessoa” e o investimento no conteúdo e apresentação pessoal são fundamentais. O e-marketing pessoal utiliza-se das redes sociais para sua auto-promoção, fazendo disso um diferencial competitivo aos profissionais que buscam assenção num mercado cada vez mais on-line, além de acelerar o processo à velocidade da internet.

É claro que a ferramenta do e-marketing pessoal, não descarta o trabalho “off-line”, a busca por conhecimento e a utilização pessoal de suas redes de relacionamento. Porém, mais e mais empresas utilizam-se desta ferramenta para buscar informações sobre seus candidatos nas redes de relacionamento. Por mais que não admitam, os analistas de RH se interessam pelo que você expressa na rede.

Por isso é de extrema importância está inserido nas redes sociais, investir tempo em alimentar este “portifólio” on-line com informações que despertem o interesse do mercado e principalmente cautela na participação de certas comunidades disponíveis nestas redes, além de bom senso ao postar fotos e vídeos a seu respeito. Os textos do tipo “Quem sou eu” devem conter informações que demonstrem quem de fato você é, demonstrando suas qualidades.

Lembre-se que ao ingressar no universo on-line, você estará exposto para o mundo que lhe enxergará e fará comentários sobre quem você é através das impressões que deixar em seus “post´s”, por isso faça bom proveito, afinal somos o que parece.


*Saulo Veríssimo é Gerente de Marketing da FASE Faculdade (PE), Palestrante e Consultor em Educação profissional pela Veríssimo Treinamento e Desenvolvimento, Especialista em Marketing, e estratégias de gestão de vendas com foco em resultados.

Analista e consultor em marketing digital, mídias e redes sociais, atuando na criação de estratégias de comunicação digital, tendo como alguns clientes, Grupo Provider, Wizard Recife, IBC - Indústria Brasileira de Condutores, Shopping Center Tacaruna, Bugaloo e Sistema Jornal do Commércio de Comunicação.

É com grande prazer que publico este artigo do meu amigo e parceiro Saulo Veríssimo, mostrando todo seu comprometimento com o marketing e através de seu conhecimento contribuindo para a construção de carreiras de jovens e também de profissionais experientes.

Luiz Fernando Madalozo

Ibope lança Media Book com dados de 13 países do continente americano.


Material reúne informações sobre audiência de TV aberta e TV por assinatura, rádio, internet, jornal, revista e investimento publicitário.

O Ibope Media lançou a 3ª edição do Media Book, publicação com dados consolidados do cenário latino-americano, de janeiro a dezembro de 2010.

O material reúne informações sobre audiência de TV aberta e TV por assinatura, rádio, internet, jornal, revista e investimento publicitário de 13 países do continente americano onde o Ibope está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai).

Entre as informações contidas no Media Book estão os programas mais assistidos na TV aberta e TV por assinatura, canais de TV e estações de rádio com maior audiência, jornais e revistas com as maiores penetrações, perfil dos usuários de internet e as categorias mais acessadas.

Também estão disponíveis dados sobre o investimento publicitário mensal em cada mídia, as maiores agências e os maiores anunciantes, além de dados da população dos países, como nível socioeconômico, posse de bens e divisão da população por idade, entre outros.

Publicado em português, inglês e espanhol, o Media Book é uma importante ferramenta de consulta para identificar oportunidades e auxiliar na tomada de decisão, oferecendo uma visão única e global do mercado de mídia da América Latina.


Fonte: exame.abril.com.br










quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mundo do Marketing e Michal Page traçam perfil do profissional de Marketing no Brasil.










Empresas desenvolvem pesquisa para entender o momento em que vivem os executivos da área.

O Mundo do Marketing fechou uma parceria com o Grupo Michael Page e realiza uma pesquisa para entender o momento em que vive o profissional de Marketing brasileiro, seu perfil e sua visão de futuro. A ideia é mostrar quem são esses profissionais, cada vez mais exigidos pelas empresas e pela sociedade. Para participar do estudo, basta acessar o site.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

Se você é profissional de marketing, clique aqui e participe da pesquisa.

Luiz Fernando Madalozo

Danone presenteia blogueiras com geladeiras que tuítam.

Ação para marca de águas Bonafont posta mensagens de incentivo ao consumo do produto em perfis do microblog.

A Danone distribuiu geladeiras portáteis conectadas à internet wireless para seis mulheres com perfis influentes no Twitter, em ação para a marca de águas engarrafadas Bonafont.

Toda vez que a porta do eletrodoméstico, contendo garrafas do produto, é aberta, um tweet é postado automaticamente no perfil da pessoa, avisando a seus seguidores que ela está bebendo água e incentivando que façam o mesmo. Caso o dono da geladeira fique 12 horas sem abri-la, o equipamento envia uma mensagem direta na rede social, lembrando-a de se hidratar.

A ação tem o objetivo de estreitar o relacionamento com formadores de opinião da internet e, consequentemente, com os consumidores. A estratégia foi criada pela agência de interatividade Wunderman, que desenvolveu a tecnologia.

Não é a primeira vez que a empresa recorre a porta-vozes da web como forma de divulgação. Recentemente, a Danone criou torradeiras que customizavam a superfície do pão com a frase “Tomou Actimel hoje?”, para sua marca de leite fermentado, e distribuiu entre blogueiras.


Perfeita a estratégia da Danone, utilizando as redes sociais não só para fixar sua marca e seu produto na mente dos seus consumidores, mas também estimular o hábito de consumo deste produto em tempo real. Através desta ação é possível verificar não só uma marca ou um produto nas redes socias, mas também o consumo deste, interagindo no microblog através de informadores e formadores de opinião. Genial ! 

Luiz Fernando Madalozo

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pnera a rede social de Zico e Ronaldo.

















 
Zico e Ronaldo, dois dos maiores nomes do futebol, estão lançando uma nova rede social o Pnera, em evento no Museu do Futebol. A iniciativa é voltada a atletas, torcedores e profissionais do esporte em geral.

A rede é uma espécie de “Facebook dos boleiros” e permite que os usuários criem um perfil com fotos, vídeos, acompanhem blogs, troquem mensagens e interajam com jogadores profissionais ou amadores. O principal atrativo do site é a ferramenta que permite aos aspirantes a jogador de futebol enviarem vídeos mostrando suas habilidades. O garoto cuja exibição for a mais votada irá passar uma semana fazendo testes em um clube da Série A do Brasileirão.

Ronaldo disse no lançamento “Se eu tivesse a oportunidade de mandar um vídeo, esperar em casa, fazer meu próprio lobby e ainda treinar em um clube grande, seria maravilhoso. Eu fiz uma peneira no Flamengo, passei em três, quatro fases, mas na época eu ‘quebrei’. Não tinha dinheiro para pegar condução todo dia”, contou lembrando a época em que passou por peneiras no começo da carreira.

Todos os custos com deslocamento e hospedagem, assim como os equipamentos de treino, serão bancados pelo site. “Já temos acordo com alguns clubes, mas o clube geralmente faz sua própria peneira”, declarou Ronaldo. “O que estamos fazendo é levar o jogador que a gente acha que tem potencial.”

O Pnera pretende ultrapassar um milhão de usuários em seis meses, mas a expectativa é que esse número seja atingido até antes disso. “O site não e só para os jovens, mas também para os atletas terem sua página, ter um perfil para divulgar”, disse Zico.

“Gosto muito de redes sociais. Sou um cara ligado em tecnologia e vou participar. Quem sabem não convido o Neymar para mandar um vídeo, acho que ele pode ser selecionado” disse Ronaldo

Acesse o Pnera

Fonte: mundoconectado.net

domingo, 11 de setembro de 2011

Eike Batista lança primeiro comercial do Grupo EBX.

















Campanha é voltada para o Complexo Industrial do Superporto do Açu, em construção no estado do Rio.

O Grupo EBX, holding do empresário Eike Batista, divulga hoje sua primeira campanha publicitária. Voltada para a promoção do Complexo Industrial do Superporto do Açu, em construção em São João da Barra (RJ) e com início da operação previsto para o final de 2012, o filme teve o local como cenário de fotos e gravações.

Lançado pela LLX, companhia de logística de Eike, o comercial é protagonizado pelo ator Luigi Baricelli e por Vitória Albinante Gaiato, de 7 anos, moradora de São João da Barra.

O filme será divulgado em rádios, emissoras de TV, cinemas, outdoors e jornais do Norte fluminense.

Dono de 12 empresas que formam o grupo EBX, Eike Batista é o oitavo homem mais rico do mundo e o primeiro do Brasil, segundo a revista Forbes. A fortuna do empresário está avaliada em cerca de 30 bilhões de dólares.

Assista ao filme, com exclusividade:




Fonte: exame.abril.com.br

Sustentabilidade: Tang bate recorde com a criação do maior robô de material reciclável.












Escultura será transformada em benfeitorias para moradores de São Paulo.

A Tang quebrará um recorde mundial neste domingo, dia 11, com a construção da maior escultura feita com material reciclável do planeta, no Parque do Carmo, em São Paulo. O projeto em formato de um robô, com um pouco mais de 14 metros de altura, foi montado a partir de um milhão de embalagens de refresco em pó recolhidas pelas crianças da Brigada Tang de Reciclagem de todo o Brasil. A festa de apresentação contará com tendas de atividades, em que os monitores ensinarão a fazer pequenos bonecos com material reciclado, além do show da banda Stevens.

Depois do evento, o robô será desmontado e as peças serão transformadas em benfeitorias para o parque e a comunidade local. A exposição da escultura faz parte da plataforma de sustentabilidade criada pela marca com objetivo de envolver as crianças em temas ligados à reciclagem.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

Através desta ação a Tang consegue chamar a atenção e despertar o interesse do seu público consumidor, sobre um tema de extrema importância que é a reciclagem. Uma ação de marketing muito bem sucedida, sem grandes custos, com grande repercussão e o principal que é o de posicionar sua marca de forma positiva junto ao seu público, que no caso são as crianças e o futuro de nosso país.

Luiz Fernando Madalozo

Linked in recruta presidente para iniciar operação no Brasil.













Em pouco mais de um ano, site de contatos profissionais viu número de usuários no país crescer 428%.

O Brasil está cada vez mais na mira das redes sociais. Depois do Facebook, é a vez do LinkedIn abrir um escritório no país. Com mais de quatro milhões de brasileiros cadastrados, o site de contatos profissionais está em busca de um presidente para iniciar a operação nacional, de acordo com informações da agência Reuters.

No primeiro ano do serviço em português, lançado em abril de 2010, foi registrado um crescimento de 428% no número de usuários do LinkedIn no Brasil. Desde então, companhias como Petrobras, Vivo e Itaú Unibanco já criaram suas páginas na rede, que mundialmente possui 120 milhões de participantes.

Sediado nos Estados Unidos, o LinkedIn conta com escritórios na Holanda, Índia, Irlanda, Reino Unido, Austrália, Alemanha, França, Cingapura, Suécia e Canadá. Em maio, a companhia realizou sua oferta inicial de ações (IPO) na Bolsa de Valores de Nova York. Hoje, os papéis da empresa valem quase o dobro do preço do IPO, que foi de US$ 45. No segundo trimestre de 2011, o LinkedIn teve alta de 120% na receita, para US$ 120 milhões, enquanto o lucro líquido subiu para US$ 4,5 milhões, contra US$ 4,3 milhões no período anterior.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

Ana Maria Braga dá aula sobre a nova classe média.















Evento na Casa do Saber debate panorama do mercado brasileiro.

A apresentadora Ana Maria Braga participará de um ciclo de debates sobre a nova classe média brasileira na Casa do Saber, em São Paulo. Considerada a representante do novo grupo social brasileiro, a artista ministrará um das seis aulas semanais, que discutem a transformação do panorama social e dos negócios com o aumento do potencial de consumo das camadas emergentes.

Em parceria com a Plano CDE e Roxo Atelier de Marcas e Antropologia, o evento conta ainda com o antropólogo Roberto Da Matta, que traçará um perfil desses consumidores a partir do dia 14. O curso também reúne pesquisadores, integrantes e interlocutores da camada emergente com o objetivo de apresentar um estudo das características e hábitos da base da pirâmide.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Site de cara nova marca nova fase para os associados do Shopping Tacaruna.

A Associação dos Lojistas do Shopping Center Tacaruna inova e transforma seu site em um portal atrativo e cheio de novidades.

Com uma visão focada em gerar oportunidades aos lojistas e seus colaboradores, a ALSCT, fundada desde 29 de Abril de 1997 por Assembléia Geral nascia com o objetivo de prestar serviços, de fomentar a união dos lojistas e ser o elo de comunicação entre os associados e os empreendedores do Shopping Center Tacaruna, e também com instituições públicas e privadas de Pernambuco, além disto, a Associação dos Lojistas focou também na profissionalização dos lojistas e colaboradores, realizando convênio com empresas nas áreas educacionais, modernização da Sede com instalações de equipamentos, proporcionando aos colaboradores e lojistas uma educação profissional continuada e qualificação do pessoal que trabalham no empreendimento Shopping Center Tacaruna. Além da profissionalização, à ALSCT busca maior integração entre lojistas e empreendedores do ramo de varejo.

O que era antes uma ferramenta para oportunidades de emprego e qualificação, hoje tornou-se um portal mais interativo, ligado com as redes sociais que oferecerá artigos e entrevistas com dicas e orientações focadas no desenvolvimento profissional e pessoal.

Seguindo esta linha, o site oferece o espaço, DICA DO MÊS com um artigo publicado pelo Consultor de Carreiras, Saulo Veríssimo, da Veríssimo Treinamento & Desenvolvimento, sob o título : "Entrevista de emprego: E esse frio na barriga que não passa?". (clique aqui e leia o artigo na íntegra)

O site conta também com a ENTREVISTA DO MÊS, com Marcos Antonio Candido – Gerente da loja Mitchell Tacaruna.
Além disso, o site oferece informações sobre cursos e eventos de seus parceiros, por isso vale muito a pena conferir as novidades do site: www.alsct.com.br 


Fonte: Associação dos Lojistas do Shopping Center Tacaruna.



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

E-Com 2011 - 1° Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, Negócios na Web e Novos Meios de Pagamentos.

Habitar a Web e adequar seu negócio para fazer vendas eletrônicas não é somente um questão comercial, mas uma decisão estratégica de continuidade e crescimento das vendas.

Participe deste Mega-Evento e saiba como entrar no mundo do comércio eletrônico, vender pela Internet e atrair novos clientes para os seus negócios.

Conheça as tecnologias e serviços que estão revolucionando o comércio e que vão mudar a forma de vender e de se comunicar com os consumidores.

Saiba como a tecnologia está revolucionando a forma de receber e fazer pagamentos. Vem ai o M-Commerce, comércio eletrônico via celular (Mobile Commerce).

Entenda como os Celulares, os Tablets e a TV Web vão revolucionar a forma de fazer compras, promoção de produtos e serviços.

Saiba como a chegada da Copa de 2014 vai mudar a forma tradicional de fazer negócios no Brasil e os impactos na sua Cidade e nos negócios do comércio, varejo, serviços e rede hoteleira. aproveite esta onda.

Faça a sua inscrição aqui e garanta sua participação gratuíta.

Data - 20 / 09 / 2011 - 08h30 - Golden Tulip/PE - Av. Boa Viagem, 4070 - Boa Viagem - Recife/PE

Maiores informações pelo site:



Fonte: www.e-comercio2011.com.br




Mas finalmente o que vem a ser Bottle-to-Bottle ?










Desde junho de 2008, está regulamentado no Brasil o processo Bottle-to-Bottle de reciclagem de garrafas PET em novas embalagens, garantindo uma regularização segura deste material.

A Coca-Cola Brasil acompanha o assunto de perto, interessada em investir no Brasil o mesmo processo que já é utilizado nos Estados Unidos desde a década de 90.

Pelo Bottle-to-Bottle, as garrafas pós-consumo são selecionadas, moídas e limpas por um processo de intensa lavagem que permite retirar todos os resíduos contaminantes. O material está, então pronto para entrar no processo produtivo de novas garrafas pela injeção de pré-formas, de acordo com o processo convencional.

A sustentabilidade é o maior benefício do Bottle-to-Bottle, pois as garrafas PET trazem um grande potencial renovável, podendo chegar a 15 ciclos de reciclagem sem perda de qualidade. Sua reciclagem desvia lixo plástico dos aterros e utiliza apenas 0,3% da energia total necessária para a produção da resina virgem.

Com a regulamentação pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) da Resolução-RDC nº 20 (26 de Março de 2008), as garrafas PET recicladas podem ser, a partir de então, convertidas em embalagens de produtos alimentícios. As novas embalagens serão homologadas com adição de 10% a 30% de resina reciclada em sua composição.

A Coca-Cola Brasil incentiva a coleta das embalagens pós-consumo pelo programa Reciclou Ganhou, com o apoio das cooperativas de catadores. Além deste incentivo, a Divisão desenvolve projetos contínuos de redução de peso (Light weight) do PET, implementando em 2008 a nova família de pré-formas. A Garrafa de 600ml terá seu peso reduzido de 28g para 22g, e a garrafa de 2L, de 52g para 48g. Estima-se que, em 2008 tenha ocorrido uma redução de aproximadamente 8 mil toneladas de PET no Brasil através deste projeto.

Fonte: www.institutococacola.org.br - Instituto Coca-Cola Brasil

Coca-Cola produzirá garrafas de resina reciclada.














A Coca-Cola Brasil anunciou hoje o lançamento da garrafa "bottle to bottle", produzida com 20% de resina de PET reciclado.

Com a nova embalagem, que reduz a quantidade de PET tradicional (virgem) de 100% para 80%, a empresa espera economizar até cinco mil toneladas de PET virgem até o fim do ano. De acordo com Rino Abbondi, vice-presidente de Técnica e Logística da Coca-Cola Brasil, a previsão é de que até 2014 todas as embalagens PET do portfolio da Coca-Cola sejam fabricados com a tecnologia, fazendo com que esta economia chegue a 60 mil toneladas por ano.

A nova garrafa começará a ser comercializada ainda neste mês, inicialmente nas embalagens de Coca-Cola de 2,5 litros, pelo fabricante Spaipa, que atua no Paraná e em parte de São Paulo.

No ano passado, a Coca-Cola Brasil já havia lançado a PlantBottle na América Latina, garrafa PET com origem vegetal.

Em julho deste ano, a bebida 7UP, da PepsiCo, lançou no Canadá sua embalagem EcoGreen, primeira garrafa feita a partir de PET totalmente reciclado a ser comercializada na América do Norte.

Fonte: Exame.abril.com.br

Mais uma vez a Coca-Cola é pioneira em ações ecológicamente corretas como esta, mostrando que é possível preservar o meio ambiente sem contabilizar prejuízos. Muito pelo contrário pois demonstra que sustentabilidade x economia de custos caminham lado a lado.

Luiz Fernando Madalozo

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Livro - "Como Escolher uma Agência de Comunicação"

Os Cadernos de Comunicação Organizacional, que começam a ser publicados pela Abracom - Associação Brasileira das Agências de Comunicação, são parte do trabalho de aperfeiçoamento das relações entre as agências e seus diversos públicos, sejam clientes, parceiros ou profissionais.

E a escolha do primeiro título, Como Escolher uma Agência de Comunicação, é uma resposta clara e objetiva a alguns dos principais anseios do mercado. Afinal, são raras as empresas e organizações que não enfrentam dificuldades para descobrir a melhor forma de contratar os serviços de uma Agência de Comunicação.

Este caderno abrirá novos horizontes para aqueles que precisam de serviços de comunicação estratégica, mostrando caminhos e soluções.

Para fazer o download gratuito do livro, clique aqui!


Fonte: www.abracom.org.br



Branding 101 – O Guia básico para Gestão de Marcas e Produtos.


Quem já trabalha com marcas comumente se depara com "novos" modelos, termos e metodologias, que muitas vezes se confundem e se sobrepõem.

O objetivo do Branding 101 é ajudar o jovem profissional (e eventualmente também o mais experiente) a navegar nesse emaranhado conceitual.

Proporemos definições claras e um processo de quatro etapas para construir marcas fortes, apresentando exemplos reais. Nossa abordagem será extremamente pragmática. Jamais esqueceremos que marcas são, acima de tudo, poderosas ferramentas de negócios.

Concentraremos toda a discussão em marcas de produtos. Não temos a ambição, claro, de esgotar o assunto. Desenvolvemos o Branding 101 como um aperitivo antes de leituras mais aprofundadas. Um aperitivo, assim esperamos, de grande utilidade e gostoso de saborear.

Boa leitura!

Autores

Fernando Jucá é Mestre pela PUC-SP, Doutor pela FGV-SP, onde leciona em cursos de pós-gradução. É Diretor Associado da Troiano Consultoria de Marca, com experiência em projetos para mais de uma centena de marcas. Autor do livro "O Jogo das Marcas", escrito com Kiko Tortorelli (Editora Cultrix, 2008

Ricardo Jucá é Graduado pela FGV-SP, Mestre pela PUC-SP, Professor do GV-PEC. É atualmente o Gerente de Marketing da J. Macêdo (Dona Benta, Petybon, Sol, Brandini).

Atuou por 6 anos na Procter & Gamble, onde gerenciou as categorias de cuidados com as roupas, pilhas, cuidados com o bebê e cuidados femininos, com marcas como Ariel, Ace, Duracell, Pampers e Always. Foi também consultor da Bain & Company.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

Não poderia deixar de compartilhar com vocês, esta excelente obra elaborada para acadêmicos e profissionais da área de marketing, publicidade e propaganda, escrita pelos autores Fernando Jucá, e Ricardo Jucá, e produzida especialmente para o Mundo do Marketing.

Para os interessados em baixar o guia Branding 101, é só clicar aqui, e em seguida, na página do Mundo do Marketing, clicar em Baixe aqui o Guia Branding 101

Luiz Fernando Madalozo