quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Mas finalmente o que vem a ser Bottle-to-Bottle ?










Desde junho de 2008, está regulamentado no Brasil o processo Bottle-to-Bottle de reciclagem de garrafas PET em novas embalagens, garantindo uma regularização segura deste material.

A Coca-Cola Brasil acompanha o assunto de perto, interessada em investir no Brasil o mesmo processo que já é utilizado nos Estados Unidos desde a década de 90.

Pelo Bottle-to-Bottle, as garrafas pós-consumo são selecionadas, moídas e limpas por um processo de intensa lavagem que permite retirar todos os resíduos contaminantes. O material está, então pronto para entrar no processo produtivo de novas garrafas pela injeção de pré-formas, de acordo com o processo convencional.

A sustentabilidade é o maior benefício do Bottle-to-Bottle, pois as garrafas PET trazem um grande potencial renovável, podendo chegar a 15 ciclos de reciclagem sem perda de qualidade. Sua reciclagem desvia lixo plástico dos aterros e utiliza apenas 0,3% da energia total necessária para a produção da resina virgem.

Com a regulamentação pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) da Resolução-RDC nº 20 (26 de Março de 2008), as garrafas PET recicladas podem ser, a partir de então, convertidas em embalagens de produtos alimentícios. As novas embalagens serão homologadas com adição de 10% a 30% de resina reciclada em sua composição.

A Coca-Cola Brasil incentiva a coleta das embalagens pós-consumo pelo programa Reciclou Ganhou, com o apoio das cooperativas de catadores. Além deste incentivo, a Divisão desenvolve projetos contínuos de redução de peso (Light weight) do PET, implementando em 2008 a nova família de pré-formas. A Garrafa de 600ml terá seu peso reduzido de 28g para 22g, e a garrafa de 2L, de 52g para 48g. Estima-se que, em 2008 tenha ocorrido uma redução de aproximadamente 8 mil toneladas de PET no Brasil através deste projeto.

Fonte: www.institutococacola.org.br - Instituto Coca-Cola Brasil

Nenhum comentário: