sábado, 25 de setembro de 2010

O que há em comum entre Apple, Natura, Cirque du Soleil e Google?

Veja como algumas corporações conseguiram aliar seus negócios em processos constantes de inovação.

Hoje, o termo "inovação" está muito em evidência quando o assunto é agregar valor aos produtos de uma empresa ou aumentar o número de consumidores. Esse termo, aliás, se transformou em sinônimo de crescimento e, muitas vezes, uma questão de sobrevivência para continuar no mercado.

Exemplos de organizações que atingiram sucesso através de modelos inovadores não faltam. Destaques para as tradicionais multinacionais de tecnologia como a Apple e seus sedutores produtos, os serviços diferenciados da Google, a Amazon.com com a criação do mercado promissor de leitores digitais através do Kindle e o estúdio Pixar que revoluciona frequentemente o cinema de animação.

O que elas têm em comum? Todas essas aderiram uma postura constante de inovação em seus produtos e até de reinventar mercados.

Mas enganasse quem acha que "inovação" está apenas atrelada à tecnologia. Em todos os segmentos, centenas de empresas apostam em produtos e serviços revolucionários ou diferenciados. A rede de supermercados Wal-Mart, por exemplo, apostou em carrinhos de compra maiores e obteve aumento nas vendas. Cirque du Soleil também é outro reconhecido case de inovação e funciona como um laboratório criativo artístico de renome mundial.

Cirque du Soleil é o mais conhecido circo no mundo pela conceito de inovação adotado.

Na onda do novo paradigma de inovação com desenvolvimento sustentável, os produtos da linha Ekos da Natura, os carros bicombustíveis e o crescimento das construções verdes reforçam exemplos dessa linha "sustentabilidade".



Dois grandes processos

Uma recente pesquisa da Pieracciani, consultoria especializada em gestão de inovação, realizada com empresas líderes em diferentes áreas, detectou que existem duas grandes categorias de empresas inovadoras.

Há o grupo de empresas na qual a inovação ocorre devido há um conjunto de processos e procedimentos já estabelecidos. Nele, a inovação é sistemática nas empresas, ou seja, existe um trabalho frequente e ordenado.

Na outra categoria, não existem processos ou sistemas estabelecidos para que a inovação ocorra. Ela flui de forma mais "indisciplinada", mas isso não significa menos resultados. Nessas organizações, as pessoas são o pilar principal para inovação acontecer.

Começando a inovar

A questão é que a grande maioria das empresas ainda não está realmente prontas para inovar. Falta, em muitas organizações, acreditar nas boas ideias, e justamente, esse era para ser o primeiro passo.

Para desenvolver novos produtos, processos, serviços ou modelos de negócios - desafio constante de todas as empresas - é preciso desenvolver uma gestão da inovação, capacitar e motivar equipes e possuir um ambiente propício para isso.

A realidade é que desde os primórdios da existência do homem estamos em constante processo de inovação em todas as áreas possíveis. Esse é o motor da transformação humana.

Fonte: www.administradores.com.br

Diante deste cenário competitivo, nacional ou global, o profissional de marketing, (em especial para nós futuros mercadólogos, publicitários, gestores de marketing, não devemos em hípótese alguma nos esquecer destes dois conceitos básicos: inovação e sustentabilidade. Agregar valores aos produtos, reiventar mercados de forma a não agredir o meio ambiente são valores primordiais a qualquer profissional, principalmente para profissionais de marketing. São por estas qualidades que as empresas acima citadas são o que são hoje no mercado mundial, pois é possivel transformar, competir e lucrar, sem destruir.

Estes conceitos, tem que partir do próprio profissional, pois ele não deve esperar esta iniciativa da empresa onde trabalha, pois como diz o texto acima: "as pessoas são o pilar principal para inovação acontecer", e através das pessoas, pode-se mudar (e para melhor) uma organização.

A brasileiríssima Natura está aí para provar isso !


Luiz Fernando Madalozo

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