Ídolo de crianças e adolescentes, craque ajuda o Peixe a conquistar novos torcedores e a aumentar os contratos de patrocínio do clube.
Neymar desempenha hoje um papel fundamental no plano da “multiplicação dos peixes” de seu time, o Santos. Alegre, carismático e dono de uma juventude desafiadora, o jogador conquista cada vez mais espaço entre os "pequenos" torcedores e ajuda a rejuvenescer as arquibancadas da Vila Belmiro.
Os pais de filhos pequenos estão desesperados, porque os filhos começaram a gostar tanto do Neymar que estão mudando de time, sem se deixar influenciar pela escolha dos pais”, afirma Amir Somoggi, diretor da área de consultoria esportiva da BDO. "Isso é uma mudança profunda", diz, para desgosto de progenitores fanáticos por outros clubes.
Neymar é um dos maiores exemplos da própria estratégia de crescimento do Santos. A imagem jovial e risonha do jogador dentro e fora dos campos ajuda no planejamento de marketing do clube de dois modos.
Primeiro, o craque contribui para aumentar o número de torcedores às vésperas do centenário, celebrado em 2012. Aliado a isso, o time alvinegro tem dado preferência para jogos no Pacaembu, em São Paulo, em detrimento de seu estádio na Vila Belmiro, em Santos. Ao decidir a Libertadores com o Peñarol no Pacaembu, por exemplo, o time conseguirá uma renda extra de cerca de 22.000 ingressos - a diferença de capacidade entre as duas arenas.
Drible na resistência
Nos contratos de patrocínio, o jogador também entra como peça-chave. Com capacidade para conversar com diferentes públicos, Neymar agrega valor à marca Santos e coloca o time em uma posição favorável para a captação de recursos.
Além de ter em campo um jogador convocado para a Seleção Brasileira - e portanto, com visibilidade mundial -, o Santos pode se tornar mais uma vez campeão da Libertadores, feito já alcançado por times como Grêmio, Internacional, São Paulo e Palmeiras, e almejado sem sucesso pelo Corinthians em seu ano de centenário, o que culminou na aposentadoria de Ronaldo, o maior destaque do clube.
Com quatro patrocinadores fixos – BMG, Seara, Netshoes e CSU CardSystem -, que garantem ao clube cerca de R$ 28 milhões, Bivik Jeans e Leroy Merlin também entraram com acordos pontuais para a reta final da Taça Libertadores.
Com o aproveitamento publicitário em ascensão, o time foi o que mais cresceu em faturamento, chegando aos 110 milhões de reais – um aumento de cerca de 65% de 2009 para 2010. Se, em 2009, o time acumulou um prejuízo de R$ 28,9 milhões, em 2010, deu a volta por cima: foram R$ 10 milhões de lucro. Sem dúvida, a habilidade de Neymar em driblar a resistência de torcedores de outros times - sobretudo as crianças - é uma arma que o Santos também coloca em campo.
Fonte: Exame.abril.com.br
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