Sétima edição da pesquisa da preferência do consumidor desvenda mistérios das sensações despertadas na hora de escolher produtos e serviços.
Pelo sétimo ano consecutivo, o Diario de Pernambuco, em parceria com o Instituto de Pesquisa Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe), analisou quais as marcas que os consumidores recifenses preferem.
Na edição 2010 do Marcas que eu gosto, a inovação na metodologia de apuração das preferências transcendeu a análise quantitativa das compras. Buscou desvendar os mistérios das sensações despertadas nos consumidores na hora de escolher os produtos e serviços. Critérios como segurança, força, desejo, euforia, descontração e prazer foram considerados. E o resultado, divulgado para as empresas e agências, na manhã de ontem, em um café da manhã no Spettus, em Boa Viagem, surpreendeu em diversas categorias.
As marcas foram divididas em 34 categorias - entre produtos e serviços - e 600 pessoas foram entrevistadas para se obter o resultado. A cerimônia de entrega do troféu Marcas que eu gosto 2010 acontecerá no fim do mês, no Espaço Usina, e no dia 27, os leitores do Diario de Pernambuco vão conferir, em uma revista encartada ao jornal, o resultado com os ganhadores de cada categoria.
Para o diretor de Planejamento do Ipespe, Marcos Antunes, (foto acima), as inovações da pesquisa oferecem uma análise aprofundada das preferências dos consumidores. "A avaliação dos tipos de emoções fundamentais associadas às marcas preferidas mostra um detalhamento da imagem que os produtos têm. E isso varia desde produtos alimentícios até mesmo as operadoras de telefonia. Não são apenas números, mas também sensações",comentou. O novo critério faz toda a diferença para as agências de publicidade que trabalham diretamente com a imagem dos produtos e serviços perante os consumidores. "Essa pesquisa é muito interessante, porque não se resume a análise racional, pragmática e numérica. Mostra os parâmetros a serem analisados e a evolução das marcas anualmente", salientou Edison Martins, presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade - Capítulo Pernambuco (Abap-PE).
Uma das surpresas no resultado final aconteceu na categoria Cerveja. A Skol ganhou pela primeira vez, com 51% da preferência dos entrevistados. Segundo o gerente de Marketing da Regional Nordeste da Ambev Ricardo Neves, o reconhecimento é proveniente de muito esforço para popularização da marca. "Nós estamos muito felizes com o resultado e sabemos que reflete todo o trabalho que temos feito". Outra surpresa aconteceu na categoria Laboratório de Análises Clínicas, onde o Gilson Cidrim foi eleito pela maioria. "É a primeira vez que ganhamos esse prêmio e agora vamos trabalhar ainda mais para manter o padrão", disse Gilson Cidrim.
Enquanto o resultado surpreendeu alguns, outros saudaram as novidades das pesquisas e consolidaram o nível de qualidade até mesmo com os novos critérios. Como foi o caso do Shopping Center Recife. "Nós desenvolvemos um trabalho visando a satisfação do público desde nossa fundação. Mantemos o entusiasmo independentemente da pesquisa, mas ela foi excelente porque direciona os aspectos a serem aperfeiçoados. Agora vamos investir mais em treinamento de pessoal e no trabalho em conjunto. Queremos transformar o shopping sempre em um produto novo", informou o superintendente do shopping, Luiz Lacombe.
O diretor de Comercialização e Marketing dos Diários Associados Pernambuco, Alano Vaz, esteve presente no café da manhã. "Estamos na sétima edição e hoje sabemos que é o Marcas que eu gosto é um sucesso. Nossa parceria com o Ipespe deu muito certo. E para este ano tivemos a grande inovação que é o maior cuidado com as emoções que as marcas despertam, o nível de preferência do consumidor. Agora vamos esperar as marcas preferidas pelos recifenses para a grande festa de entrega dos troféus no fim de maio", comentou.
Fonte: www.diariodepernambuco.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário