segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia 08 de Maio – Dia do Profissional de Marketing.

A importância do profissional de marketing.

Para comemorarmos esta data, e como forma de homenagear a todos os profissionais de marketing, colegas acadêmicos e principalmente aos meus professores, pois, sem eles eu nada saberia sobre o assunto, publico abaixo este texto, destacando a importância do profissional de marketing, profissão esta, diga-se de passagem, tão empolgante e apaixonante! Pois bem, vamos ao assunto que nos interessa.

Sua empresa tem uma marca forte? Tem planejamento a curto e longo prazo? Você sabe para onde levar sua empresa e como fazer para alcançar isso? Sua empresa é formada por uma excelência em equipe? Oferece um “algo mais ao cliente” e é a primeira a ser lembrada no seu setor? Sua empresa tem a rentabilidade esperada? Sabe lidar com as frequentes mudanças no mercado? E, finalmente, sua empresa tem um profissional que possa te auxiliar nessas questões?

O Marketing é um sistema organizacional a partir do qual se lança mão de um conjunto de ferramentas que permite à empresa se destacar no mercado e ainda buscar novas oportunidades de crescimento. Há muito tempo que grandes, médias, pequenas e micro empresas competem pela renda dos mesmos consumidores. E nesta competição, algumas empresas são financeiramente mais sólidas que outras e, por isso, utilizam ferramentas agressivas de comunicação e marketing para buscarem a liderança no mercado. As médias, pequenas e micro empresas sabem que têm que se diferenciar no mercado, mas não vêm como. O que muitas não sabem é que elas também podem ter sucesso e prosperar utilizando-se de ferramentas de marketing de baixo custo, mas muito poderosas. Existe, no mínimo, uma centena de formas de se praticar o marketing além da propaganda.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, é necessário investir em ferramentas que diferencie a sua empresa das demais. Ferramentas que façam com que o cliente se lembre da sua empresa antes de ir para a concorrência. E, antes de tudo, o cliente precisa se identificar com sua empresa.

É através do marketing que a empresa irá construir e manter o conceito de sua marca, tão importante para a sobrevivência e crescimento nos dias atuais. Organize novas estratégias e pratique novas táticas para conseguir uma parcela significativa do mercado, afinal, o marketing é mais abrangente do que muitos pensam, vai muito além da propaganda em rádio, televisão, jornal e outdoor.

O ideal é que o profissional de Marketing atue junto às agências de propaganda, assessores de imprensa e profissionais de Relações Públicas e todas as ações dependerão do produto, do seu público alvo e do seu objetivo final.

O objetivo deste profissional de marketing dentro da empresa é buscar a diferenciação desta no mercado com planejamento e criação de estratégias de vendas, além de controlar e avaliar os resultados.

Também é função do profissional de marketing criar, desenvolver e acompanhar todas as atividades que envolvam a comunicação desta empresa, , desde como o funcionário se veste e se porta diante do cliente, passando pelo atendimento telefônico, colocação do nosso produto no mercado, pela comunicação do vendedor, até os eventos e propagandas realizadas. Nesse processo, criatividade é a palavra chave.

O profissional de marketing deverá ter uma visão global de sua empresa no mercado, para que possa verificar a melhor estratégia e ferramenta de marketing a ser utilizada para o lançamento, promoção ou manutenção de seu produto.

Cabe a este profissional, além de trabalhar em promover o produto, deverá também promover a marca desta empresa, associando a ela, um preço justo, competitivo, um produto de qualidade que atenda às necessidades do seu cliente e colocando essa empresa e sua marca em evidência no mercado.

Nenhum comentário: