domingo, 13 de junho de 2010

Mesmo sem patrocinar, Nike gera mais buzz na Copa.

Adidas ficou na segunda colocação, mas patrocinadores oficiais de outros segmentos tiveram vantagem.

No dia dos primeiros jogos da Copa do Mundo nesta sexta-feira, 11, a Nike provou novamente que os anunciantes não precisam necessariamente investir uma grande quantidade de dinheiro nos direitos oficiais de patrocínio do evento para ter o melhor buzz.

Um estudo da Nielsen em cima de blogs, redes sociais e programas de mensagens instantâneas descobriu que a Nike teve duas vezes mais menções em textos de língua inglesa relacionados à Copa do Mundo do que a segunda colocada Adidas, que é patrocinadora Fifa.

E a Adidas não foi a única parceira oficial a perder espaço. A Budweiser foi somente a décima marca mais lembrada, enquanto a rival Carlsberg, que não é patrocinadora oficial, ficou em sexto lugar.

Tanto Nike quanto Carlsberg basearam seu sucesso em campanhas de vídeos virais. O épico da Nike Write the Future teve mais de 22 milhões de visualizações, enquanto a peça Team Talk da Carlsberg, que era focado no patrocínio à seleção inglesa, teve mais de um milhão.

A Pepsi (8ª) e a Panasonic (10ª) também entraram no Top 10 de marcas mais associadas à Copa, mesmo não sendo patrocinadoras também. No caso das duas, no entanto, elas ficaram atrás de concorrentes que patrocinam a Copa, no caso, Coca-Cola (3ª) e Sony (4ª). Outro caso bem sucedido foi de Visa, que ficou na quinta colocação do ranking e que teve 15 vezes mais menções do que a Mastercard.

Confira a porcentagem de buzz online apontada pelo estudo:

Posição Marca Característica

1 Nike Não patrocinador 30,20%
2 Adidas Parceiro FIFA 14,40%
3 Coca-Cola Parceiro FIFA 11,80%
4 Sony Parceiro FIFA 11,70%
5 Visa Parceiro FIFA 7,30%
6 Carlsberg Não patrocinador 3,90%
7 McDonalds's Parceiro Copa/Fifa 2,80%
8 Pepsi Não patrocinador 2,50%
9 Hyundai/Kia Parceiro FIFA 2,40%
10 Panasonic Não patrocinador 1,90%

Fonte: www.mmonline.com.br

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