Biotipo franzino, uma blusa preta básica, calça jeans, tênis "surrado" e admirado por todos que assistem suas apresentações. Steve Jobs, fundador da Apple, é um dos mais reconhecidos executivos da atualidade pela sua incrível capacidade de envolver e seduzir platéias e devido ao extremo sucesso dos produtos inovadores de sua organização.
A tranquilidade, emoção e o carisma que Steve Jobs transmite em suas apresentações, principalmente nos lançamentos de algum produto novo da Apple, chamam a atenção pela facilidade de converter prováveis compradores em clientes, e clientes em entusiastas.
Fascinado pelo formato utilizado nas apresentações de Steve Jobs, um dos principais especialista em técnicas de comunicação norte-americano, Carmine Gallo, estudou mais sobre as táticas e técnicas empregadas pelo dirigente da Apple em suas exposições, que acabou rendendo o livro "Faça como Steve Jobs – e realize apresentações incríveis em qualquer situação".
De acordo com o especialista Gallo, o sucesso das apresentações de Jobs é devido ao executivo não vender produtos, mas sim experiências, na qual, suas exposições são verdadeiros acontecimentos. Algo concreto que pode ser facilmente observado sobre as bem-sucedidas apresentações de Steve Jobs está no YouTube: nenhum outro executivo de grande empresa tem tantos vídeos disponíveis. Gallo afirma que, enquanto escrevia o livro, somavam mais de 35 mil vídeos do empresário no canal - enquanto que o presidente da gravadora Virgin, Richard Branson, por exemplo, contava com cerca de mil.
Veja a entrevista exclusiva com o especialista Carmine Gallo e entenda porque Steve Jobs é um verdadeiro showman quando o assunto é apresentação:
1 - Steve Jobs tem uma reconhecida capacidade de envolver e seduzir o público. Mas o que torna as pessoas ficarem tão interessadas nas suas atuações?
Suas apresentações são diferentes de qualquer apresentação da maioria das pessoas que já vi. Eles são mais como eventos teatrais: completos, com um elenco de apoio (outros), cenários deslumbrantes (lindo slides), e até mesmo acessórios (manifestações do produto). Enquanto a maioria das apresentações são apenas mostras de dados e de estatísticas, uma apresentação de Steve Jobs pretende informar, educar e entreter.
2 - Quais são as principais técnicas utilizadas por Steve Jobs que você destacaria como importantes no processo de atrair as pessoas?
Em primeiro lugar, manter o seu slides simples. Se você usar o PowerPoint ou software de apresentação Keynote Apple, deve sempre usar mais imagens do que texto. Há muito pouco texto em uma apresentação de Steve Jobs.
Em segundo lugar, desenvolver uma descrição de uma frase para o seu produto ou serviço. Quando Steve Jobs apresentou o MacBook Air, em janeiro de 2008, ele chamou de "mais fino notebook do mundo." Quando ele introduziu o IPad no início deste ano, Jobs descreveu como um "dispositivo mágico e revolucionário". Como você descreveria o seu produto no Twitter, um post de 140 caracteres ou menos? Esse é um bom exercício.
Em terceiro lugar, não se sinta como se precisasse carregar a apresentação inteira sozinho. É possível utilizar outros membros de sua equipe para co-apresentar com você. A apresentação de Steve Jobs não é um one-man show.
3 - Em sua apresentação, Jobs normalmente usa camisa preta, jeans e tênis de um dia-a-dia, certo? Você acha que esta forma mais informal de apresentação também pode ser considerada uma técnica para tornar o público mais confortável nestes eventos?
Faça o que fizer não se vista como Steve Jobs! Use o que é apropriado para o seu público e para a cultura da empresa em que atua. Caso as pessoas do meio em que esteja inserido estejam vestidas de ternos, então se apresente de terno. Steve Jobs tem um aspecto icônico. Acima de tudo, lembre-se que o guarda-roupa de Jobs é adequado para a cultura do Vale do Silício (sua região).
Se você sair vestindo jeans azul, tênis, e blusa preta em suas apresentações passará a idéia que está tentando copiar Steve Jobs, ou seja, uma reprodução. É preciso ter personalidade e identificar as suas melhores virtudes e características para usá-las e atrair seu público.
4 - É evidente, principalmente, o carisma que Steve Jobs passa em suas aparições na mídia. Essa é uma característica necessária para um bom orador?
Steve Jobs tem "carisma", fazendo suas apresentações parecerem que estão sendo feitas sem esforço algum. Você sabe como ele consegue isso? Com prática. Muita e muita prática. Nada é um por acaso em sua apresentação, sua segurança e desenvoltura só vem depois de horas de ensaios exaustivos.
5 – Baseado no executivo da Apple, qual conselho você deixaria para aqueles que querem melhorar sua maneira de expressar-se na frente dos outros?
Steve Jobs não se tornou um orador excepcional durante a noite. Ele está trabalhando em seu ofício ao longo de décadas. Para sobressair em qualquer embarcação é preciso trabalhar duro, praticar bastante e ter confiança naquilo que está fazendo. Com isso, é possível ter mais sucesso na hora de se apresentar para uma platéia.
Fonte: www.administradores.com.br
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