Capacitar o gestor para o desenvolvimento de um plano de marketing é fundamental para concorrer no mercado.
Saber para onde se quer ir, como e alcançar os objetivos é o básico para qualquer planejamento. Mas como ter certeza que o caminho correto é o que está sendo traçado? A dúvida, para muitos profissionais, pode ser um dos principais percalços para a carreira de qualquer gestor, ou para quem quer se tornar um executivo da área de gestão pública ou privada.
Para o especialista Rodrigo Rodrigues, diretor de planejamento da agência OpusMúltipla Comunicação Integrada, conhecer mais sobre Marketing é compreender o mercado. "Toda e qualquer empresa deve estar bem relacionada com o mercado e, para que possam sobreviver nestes dias tão competitivos, é necessário ter conhecimentos mais aprofundados. É necessário que o líder ou gestor entenda a produção, o consumidor, a concorrência, o preço e a distribuição do seu produto para obter diferenciais para a marca", avalia o especialista.
Segundo ele, "É o gestor quem indica os passos que devem ser seguidos pelos colaboradores para a criação de um planejamento de curto, médio e longo prazo na empresa, bem como, para o lançamento de um produto", diz. O especialista destaca que se o gestor não tiver conhecimento prévio das estratégias de Marketing pode, inclusive, fazer com que o produto ou serviço que está lançando seja um fracasso total. "Conhecer bem o mercado, o público alvo, os desejos desse público e como se comunicar com esse público é fundamental, esta é uma área onde o gestor não pode ser induzido pelo achismo", comenta Rodrigues.
Desbravar o Marketing é também economizar para a empresa. "Com um planejamento bem adequado, fundamentado e estratégico, o gestor consegue direcionar melhor as verbas para uma campanha de comunicação com o público, saberá definir qual a melhor forma de divulgação e a quem dirigi-la. Isso resulta em duas importantes conquistas: uma comunicação eficiente, com o público certo e um melhor investimento dos recursos que, com certeza, se reverterão em resultados", confirma Rodrigues.
Fonte: www.administradores.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário