quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: 15 conselhos de Eike Batista para quem quiser ser o próximo bilionário



Biografia do empresário se concentra em lições para os homens de negócios.

Quando Steve Jobs convidou o jornalista Walter Isaacson para escrever sua biografia, lhe deu carta branca para abordar temas delicados e conversar com quem quisesse. Não é o caso de O X da Questão, que conta a história de Eike Batista. Lançado nesta semana, a obra foi escrita pelo seu assessor especial e amigo Roberto D’Ávila.

Sim, é claro que esta é uma versão mais do que autorizada da vida de Eike ao contrário de Steve Jobs, que não foi poupado por Isaacson. Mas ninguém vira o oitavo homem mais rico do mundo do nada. É possível encontrar boas lições para homens de negócios na obra.

Veja a seguir algumas delas:

O mundo precisa ser conquistado

“Minha mãe enxergava no mundo um lugar muito bom de viver, mas palco também de uma prova de resistência que precisava ser vencida com tenacidade ferrenha e obstinação que jamais fariam desistir ao primeiro obstáculo.”

Você acredita em você?

Um empreendedor é alguém que acredita na própria capacidade de realizar, pensa e repensa as etapas do seu projeto e dá vida a ele. Enxerga o que ninguém mais enxergou. Executa com eficiência. Isto vale para qualquer negócio. Seja qual for a dimensão. Antes de tudo, acredite em você.

Diga sim, quando todos dizem não

Aceitar o risco é um dom? Possivelmente, sim. Sempre estive preparado para dizer sim na minha vida. As pessoas costumam afirmar que é muito importante saber dizer não. É verdade. Eu já disse alguns. Mas talvez um dos segredos na minha trajetória empresarial seja a prevalência do sim.

Aprenda a aguentar a pressão

Alguém que se desespera em situação de crise, ou não tem a frieza necessária para enfrentar um obstáculo inesperado, deixará se vencer pelo estresse. (...) O estresse separa os homens dos meninos, os verdadeiros empreendedores dos que jamais montariam um negócio por sua própria conta e risco.

Arrisque, mas com os pés no chão

Arriscar não é partir para um voo cego. É ter coragem para enfrentar obstáculos que certamente surgirão. Com previsibilidade e planejamento, o risco se torna oportunidade.

Empresa precisa ter dono e às vezes, você estará sozinho

Um líder empresarial não deve delegar certas decisões. Algumas serão sempre solitárias. Muitas vezes é preciso deixar o coração em casa antes de tomar uma resolução. (...) No meu íntimo, eu me convenci então de que uma empresa precisa ter dono. O princípio de ser dono de um negócio é manter sempre vivo o alinhamento com seus parceiros e com o mercado.

Uma empresa precisa ter dono também para não correr o risco de se ver espremida entre forças antagônicas. Os caminhos, possibilidades e propostas que se apresentam no dia a dia de uma corporação são muitos. Quando existe a figura do controlador não há espaço para indecisão. Para o bem ou para o mal, ele decide.

Compartilhe seus sonhos com sócios estratégicos

Uma coisa ficou clara desde cedo: o espírito aventureiro precisava estar associado à pesquisa e ao compartilhamento de risco. (...) Aprendi a me associar. Tinha compreendido então os benefícios da presença de um sócio estratégico. Eu era desapegado o suficiente para abrir mão de parte dos meus negócios para vê-los gerar mais riqueza.

O corpo fala

“Um líder adquire o dom de ler o pensamento do interlocutor na expressão de seu rosto, numa sobrancelha franzida, num pigarro, num meneio de cabeça, num coçar de orelha. As pessoas têm muito a dizer com pequenos gestos e maneirismos. Enquanto expõe uma ideia, observe seu ouvinte.”

Seja humilde e aprenda a ouvir

A humildade é outro aspecto importante e correlato à capacidade de ouvir. Se você acha que só o que está na sua cabeça é válido, não terá interesse no que o outro tem a propor. Muitas das minhas ideias foram aprimoradas depois de conversas informais ou sugestões de especialistas e amigos (...). Quem ouve recebe ideias valiosas. Quem fala e não ouve apenas despeja suas verdades nas pessoas e a troca não acontece.

Cuide de todos os aspectos do projeto

Acredito que o empreendedor deve perseguir uma visão multidisciplinar, que proporcione clareza em relação a todos os procedimentos. Visão 360 graus é observar o entorno jurídico, político, financeiro, ambiental, social, humano, logístico, mercadológico e operacional.

Não deixe espaço para “puxadinhos”

Sou fanático por conceitos eficientes. Detesto “puxadinho”. Não me contento com nada que se defina como “mais ou menos”. Vivo para a excelência. É o que tenho em mente, quando vislumbro o futuro de minhas empresas e do Brasil.

O capital é de uma covardia descomunal

O capital é covarde. Esta é uma verdade no mundo dos negócios. O capital é de uma covardia descomunal e tem o poder de paralisar o capitalista quando ele se esconde atrás do próprio patrimônio. O medo é o grande inimigo do empreendedor, e o limite entre o medo e a paralisia é tênue.

Saiba quando parar

O tempo certo em cada negócio, aquilo que as pessoas chamam de “timing”, foi outro trunfo em meus empreendimentos. Mesmo nos casos de insucesso, fui feliz ao reconhecer o momento certo de parar. Eu me refiro ao que as pessoas qualificam como stop loss no mundo das finanças. Stop loss quer dizer interromper as perdas. Ou, em português mais claro, aceitar uma derrota.

Prepare-se: um dia, você vai errar

Não pense que é infalível ou que um negócio só vai dar certo de tudo for feito com a mais absoluta perfeição. Isso é utopia. (...) Não há perfeição num negócio. Faça, refaça, corrija e avance. A única coisa certa no mundo dos negócios é que você vai errar. Se tiver humildade para reconhecer esta verdade, terá meio caminho andado para aprimorar suas práticas como empreendedor.

Nunca terceirize os erros

É muito importante quando o empreendedor se assume como o responsável por um fracasso. Se há uma equipe, e se essa equipe conta com um líder, o fracasso é sempre responsabilidade dele. Nunca terceirize os erros. Não aponte o dedo nem jogue a responsabilidade sobre terceiros. O outro não é a melhor desculpa para um fracasso. O reconhecimento do erro engrandece o empreendedor. Costumo dizer o seguinte: feliz de mim que cometi erros.

Fonte: exame.abril.com.br

Marketing & Idéias: Os livros de marketing mais vendidos em 2011


Marketing 3.0 – as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano, de Philip Kotler, é o livro mais lido do ano.

Entra ano e sai ano, mudam as tendências, os cenários, os mercados e os consumidores, mas Philip Kotler continua como o principal formador de opinião em marketing.

O norte-americano é, pelo quarto ano consecutivo, o autor da obra mais vendida do segmento. "Marketing 3.0 – as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano" é o livro mais lido do ano de acordo com o Top 10 de Livros mais vendidos de marketing em 2011.

Há, no entanto, uma novidade no levantamento realizado pelo Mundo do Marketing anualmente a partir dos relatórios de vendas das livrarias e e-commerce da Saraiva, Siciliano, Fnac, Submarino, Cultura e Laselva deste ano. Kotler continua soberano, mas não com o clássico Administração de Marketing, desta vez, o segundo livro mais vendido do ano.

Esta é apenas a segunda das cinco obras de Kotler no Top 10 de 2011. As outras são Princípios de Marketing, em sétimo lugar, Marketing para o Século XXI, em oitavo, e Marketing de A a Z , em décimo.

A lista deste ano mantém o número de cinco brasileiros entre os mais vendidos autores de Marketing. Quatro deles falam sobre o mercado digital.

A Bíblia do Marketing Digital, de Cláudio Torres, está em terceiro lugar entre os livros mais vendidos no Brasil, seguido por A Revolução das Mídias Sociais, de André Telles, em quarto, Os 8 Ps do Marketing Digital, de Conrado Adolpho Vaz, em quinto, Marketing Na Era Digital, de Martha Gabriel, em sexto, e Gestão de Marketing e Comunicação, de Mitsuru Higuchi Yanaze, em nono.

O Top 10 de Livros mais vendidos de marketing traz duas importantes mudanças em 2011. Pela primeira vez, foi considerado o resultado de vendas da Laselva, importante canal de compra entre executivos em viagens pelo Brasil.

Outra alteração foi o número de obras analisadas para a formação do ranking. Ao contrário dos anos anteriores, em 2011, os 20 mais vendidos de cada livraria pontuaram para formar o ranking geral.

O resultando do levantamento feito este ano deixa claro a busca dos profissionais para se prepararem diante das transformações do mercado. Se nos anos anteriores o livro mais vendido - Administração de Marketing - conseguia a primeira posição no ranking por ser o mais recomendado pelas faculdades e MBAs, Marketing 3.0 e todas as obras focadas no mercado digital dão a dimensão de que o mundo realmente mudou.

Veja aqui o ranking completo de 2011:

1) Marketing 3.0 - As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano
Philip Kotler - Campus Elsevier

2) Administração de Marketing
Philip Kotler - Pearson Education

3) A Bíblia do Marketing Digital
Cláudio Torres - Novatec

4) A Revolução das Mídias Sociais
André Telles - M. Books

5) Os 8 Ps do Marketing Digital - O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital
Conrado Adolpho Vaz - Novatec

6) Marketing Na Era Digital - Conceitos, Plataformas e Estratégias
Martha Gabriel - Novatec

7) Princípios de Marketing
Philip Kotler - Pearson

8) Marketing para o Século XXI - Como Criar , Conquistar e Dominar Mercados
Philip Kotler - Ediouro

9) Gestão de Marketing e Comunicação - Avanços e Aplicações
Mitsuru Higuchi Yanaze - Saraiva

10) Marketing de A a Z - 80 Conceitos que Todo Profissional Precisa Saber
Philip Kotler - Campus Elsevier

Fonte: exame.abril.com.br


sábado, 10 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Pense como um designer.


A criatividade pode ser a solução dos problemas

Pensar como designer é adotar um método para solucionar problemas criativamente, sem garantias de resultados. Significa abandonar a mentalidade analítica tradicional, que encara a realidade como fixa e mensurável. O designer lida com o subjetivo, a incerteza. Talvez por isso seu processo criativo pareça inacessível, imprevisível, caótico e ineficiente. E a literatura sobre o tema é teórica demais ou tem linguagem apenas para iniciados.

Daí a ideia da professora de negócios Jeanne Liedtka e do consultor Tim Ogilvie. Em seu livro Designing for growth (“Desenho para o crescimento”), eles mostram como transformar ideias abstratas em aplicações práticas. Os autores não consideram o pensamento de design melhor, apenas diferente: o yin complementar ao tradicional yang da administração. O pensamento de design parte de quatro indagações básicas, segundo Jeanne e Ogilvie: “O que é?” (definir a realidade atual), “e se?” (especular sobre o futuro), “o que surpreende?” (escolher ideias surgidas na etapa anterior), e “o que funciona?” (entender o mercado). Eles rejeitam certos mitos dos negócios, como o refrão “pense grande” – as verdadeiras grandes soluções começam pequenas, dizem.

O método analítico quer obter rápidas respostas; o pensamento de design abre-se a possibilidades alternativas com paciência e curiosidade sobre o que poderia ser.

Fonte: epocanegocios.globo.com









Marketing & Idéias: Quer conhecer o futuro? Pergunte às crianças.


O que elas revelam sobre o novo mundo tecnológico.

Para atender o consumidor do futuro, que tal perguntar ao próprio enquanto ainda é criança? O instituto de pesquisa americano Latitude fez isso. Pediu a usuários de menos de 12 anos nos cinco continentes que respondessem com desenhos a seguinte pergunta: “O que você gostaria que o computador e a internet fizessem, mas ainda não fazem?”. As conclusões principais:

1. A separação entre físico e digital está desaparecendo – a tecnologia não é mediadora, mas integrante do mundo “real”;

 2. Esperam-se computadores antropomorfizados – apenas metade das crianças previu teclado e tela;

3. A tecnologia traz habilidades e conhecimento – por exemplo, saber cozinhar e falar outra língua, ou poder criar os próprios jogos. Nas palavras dos pesquisadores: “Quase 40% das crianças pensaram em viagens reais ou imaginárias e recursos tecnológicos para potencializar atividades físicas; 9% citaram o 3D explicitamente. Pode-se prever que, no futuro, o mero fornecimento de informações deverá ser parcialmente substituído por tecnologias que permitam ações e escolhas reais”.

Fonte: epocanegocios.globo.com


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sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Congresso Fala Nordeste 2011 chega com o tema: “Novas idéias em sintonia com o futuro”.

Fala Nordeste 2011: Maior evento da região legitima radiodifusão de Pernambuco.

Em sua sétima edição, o Congresso Fala Nordeste chega a 2011 com muito mais força e em contato direto com as novas tendências digitais. Com o tema: “Novas idéias em sintonia com o futuro”, o encontro vai abordar o papel das novas estruturas midiáticas desenvolvidas a partir das tecnologias digitais. Integração de mídias e o avanço tecnológico aparecem como norte para levantar uma série de debates e discussões sobre outros temas relativos à comunicação do século XXI e suas novas possibilidades e responsabilidades.

Dentro desse panorama, a Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe) desponta como principal pilar de sustentação da realização do evento. À frente da organização do congresso, a Asserpe tem em seus 24 anos de história a experiência e a aprovação do mercado necessário para transformar o Recife na capital da radiodifusão brasileira.

Entre os dias 12 e 14 de dezembro, no Mar Hotel, profissionais de todo o Brasil estarão no Recife discutindo temas relativos à comunicação e trocando experiências sobre a rotina de trabalho nas emissoras de todo o país. Na programação deste ano estão oficinas voltadas para as novas rotinas tecnológicas das emissoras, bem como palestrantes de grande renome na comunicação moderna, como os jornalistas Caco Barcelos da TV Globo, o apresentador do programa CQC, Marcelo Tás da TV Bandeirantes e Martha Gabriel, coordenadora de cursos de Estratégias de MKT Digital na ESPM de São Paulo. Confira a programação completa.


PROGRAMAÇÃO

12 De Dezembro - Segunda-Feira

14h00 Mar Hotel – Bem Vindos Ao Recife!

15h00 Inst. Secretaria – Credenciamento/Inscrições

18h00 Exposição de Equipamentos & Serviços

20h00 Solenidade de Abertura

Palestra: João Carlos Paes Mendonça

Lançamento do Livro: No Coração do Povo: A História da Rádio Pajeú, A Pioneira do Sertão Pernambucano

Coquetel de Abertura

13 De Dezembro - Terça-Feira

08h00 Credenciamento Geral

8h30 Às 13h00 Oficinas / Serviços

Sala 1 O Profissional de Mídia como o gestor de toda a comunicação nos próximos tempos

Claudio Venâncio – Grupo De Mídia Sp/Singular Arq.Mídia

Posicionamento Do Mídia C/ Todo O Movimento Que Envolve Meios De Comunicação, Formato, Conteúdo, Consumidores. Ferramentas E Plataformas De Planejamento Dos Negócios De Mídia.

Sala 2 Planejamento Em Mídias Sociais


Martha Gabriel, Coordenadora De Cursos De Estratégias De Mkt Digital Na Espm – São Paulo/SP

Sala 3 Oficina Gratuita De Softwares De Automação - Marcello Costa

Softwares Playlist: Soluções Inovadoras Que Garantem Produtividade À Sua Emissora.

Sala 4 Curso Técnico Gratuito - Conheça Toda A Tecnologia E Módulos De Um Transmissor/ Retransmissor De Tv Eng.

José Wilson + Técnicos – Sta Rita Do Sapucaí/MG
10h30 Intervalo Para Café (Salão De Exposição)

11h00 Continuação Das Oficinas E Arena

13h00 Às 14h00 Almoço Livre

Auditório - Plenárias

14h00 Cooperádiotv

Marise Westphal – Presidente Da Cooperativa

14h30 A Comunicação Da Marca Em Mercados Regionais

Edward Sousa - Especialista De Publicidade - Varejo Nacional Na Fiat Auto

16h00 Intervalo p/ café (Salão De Exposição)

17h00 Jornalismo E Empreendedorismo Social


Caco Barcellos – Jornalista/Apresentador "Profissão Repórter"/Tv Globo

14 De Dezembro - Quarta-Feira

08h30 Às 13h00 Oficinas (Mini Cursos)

Sala 1 Oficina - "Mídia Criativa" P/Agências De Propaganda

Adão Casares – Grupo De Mídia SP-DF
Sala 2 Oficinas Gratuitas De Softwares De Automação

A- Charles G. Kinas/Augusto Wodzinsky

Beáudio - O Uso Da Tecnologia Da Informação Na Gestão De Emissoras De Rádio.

B- Cláudio Siquieri/Alexandre Tadeu Moraes

Informa: Nota Fiscal Eletrônica Modelo 21

Sala 3 Tvs Conectadas – Uma Outra Revolução!

Eng. Carlos Fini (Diretor De Engenharia Da Rede Globo)

Sala 4 Radiojornalismo – As Novas Experiências E Desafios

Romoaldo De Souza – Jornalista/Cbn/Radio Jornal - Brasília/DF
10h30 Intervalo p/ café (Áreas Da Exposição)

11h00 Continuação Das Oficinas

13h00 Às 14h00 Almoço Livre

Auditório – Plenárias

14h00 Tv: Programação Local, Um Caso De Sucesso!

Jeferson Próspero (Programação) – Tv Diário

Roberto Moreira (Diretor De Jornalismo) – Tv Diário

16h00 Intervalo p/ café (Áreas Da Exposição)


17h00 Redes Sociais: Virtudes E Efeitos Colaterais Da Nova Comunicação Digital

Marcelo Tas  Jornalista, Apresentador Do CQC

• Como A Revolução Digital Potencializa A Formação Das Redes Sociais? Quais As Virtudes E Efeitos Colaterais Deste Mundo Mais Aberto, Vulnerável, Veloz E Transparente Para Negócios, Cultura E Educação? Como Usar As Redes Com Eficiência E Criatividade?

19h00 Encerramento

19h30 Festa De Encerramento

Maiores Informações e Inscrições:



Fonte: www.asserpe.org.br



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Recife recebe centro de NeuroMarketing para estudar emoções do consumidor.


A neurocientista Sílvia Laurentino é uma das diretoras do centro que vai “ler” as emoções dos consumidores.

Quem diria que as emoções iriam guiar as pesquisas e decisões de empresas, que investem dinheiro em ações e campanhas? Mas é justamente essa matéria-prima que vem modificando o modo de pensar e utilizar o marketing no mundo todo. Nesta terça-feira (6) foi lançado no Recife uma experiência pioneira nesta área. A empresa Neurolab avalia reações emocionais e inconscientes das pessoas para elaborar estudos sobre determinada marca ou evento.

Chamado de neuromarketing, esse tipo de experimento já é bastante utilizado na Europa e EUA. No Brasil, apenas São Paulo, através da Faculdade Getúlio Vargas e agora o Recife possuem ferramentas para elaborar esses estudos. Os dois centros são desenvolvidos pelo mesmo grupo. Apesar de ser pouco conhecido, empresas de pesquisas como o Ibope já utilizaram a tecnologia, mas contratando companhias estrangeiras. A equipe que fundou o centro utilizou a experiência nesse campo realizadas no Instituto de Pesq. Sociais Politicas e Economicas (Ipespe).

“A vantagem é fazer uma leitura das reações fisiológicas do corpo no momento em que os eventos estão sendo vivenciados”, disse ao MundoBit a neurocientista Sílvia Laurentino, uma das diretoras do Neurolab. Com auxílio de softwares e maquinário como ressonância magnética, eletroencefalograma, máquina de reconhecimento facial, biometria e psicometria, os técnicos conseguem estudar o comportamento do consumidor, qual o foco de sua atenção e avaliar a relação de interesse e rejeição a determinada peça publicitária ou imagem.

Pergunto se isto representa um novo momento no modo como encaramos as pesquisas. “Isso não elimina os estudos qualitativos e quantitativos utilizados pelos institutos, mas o neuromarketing traz mais qualidade nos resultados apresentados”, diz Laurentino. Ainda há uma moderna ferramenta chamada iTracker, que registra todo o percurso feito pelo olho humano quando exposto a uma imagem. Com isso, é possível descobrir quais áreas de um anúncio as pessoas enxergam e o que as chamam atenção. “São novas possibilidades que se abrem para a publicidade”, completa a neurocientista.

Em evento realizado para empresários locais e mercado publicitário, o Neurolab não informou os valores que serão trabalhados em seus estudos. Instalados em um prédio na Ilha do Leite, Centro do Recife, os equipamentos foram trazidos, em sua maioria, da Holanda e da Alemanha. Além de atender às empresas, o lugar também será um centro de pesquisas em comportamento humano. “O investimento que está sendo feito mostra que nosso Estado está avançado nas pesquisas científicas”, diz Antonio Lavareda, cientista-político e sócio do Neurolab. “A viagem ao cérebro do consumidor é um convite irrecusável”.

Fonte: blogs.ne10.uol.com.br/mundobit