terça-feira, 4 de outubro de 2011

Arquitetos holandeses criam supermercado que vende produtos in natura.


Objetivo é elaborar alternativas de produção de alimentos nos grandes centros urbanos.

Em meio a grandes edifícios e ruas pavimentadas, fica difícil imaginar uma alternativa de produção de alimentos em centros urbanos. Mas o escritório holandês de arquitetura Van Bergen Kolpa Architecten apresentou uma solução para esse problema.

O plano parece bastante ousado. Os arquitetos pretendem construir um supermercado de 1,6 mil hectares em Randstad, região metropolitana da Holanda que inclui Amsterdã e Roterdã. O Park Supermarket, como é chamado o projeto arquitetônico, pretende oferecer tudo aquilo que normalmente pode ser encontrado em um mercado comum. A diferença que, em vez de comprar os produtos embalados, os consumidores vão poder colher os alimentos naturalmente. Além de frutas e legumes, uma grande variedade de itens estará disponível, de peixes a arroz para risoto.

E o clima frio não será um problema: o grupo vai elaborar um sistema que simule os climas tropical e do Mediterrâneo em seu supermercado. Além disso, os arquitetos pretendem utilizar técnicas bastante naturais, como adubar a terra com minhocas e regar as plantações com água natural.

Por enquanto, só se tem a planta do projeto, que pode ser conhecido em uma exposição sobre arquitetura social em São Francisco, nos Estados Unidos. O Park Supermarket deve ser inaugurado no próximo ano.

* Materia indicada pelo meu amigo e parceiro Lula Camargo da
  


Fonte: revistapegn.globo.com

Nenhum comentário: