terça-feira, 13 de abril de 2010

Marketing & microtendências.

Conhecer as novas tendências de mercado, hábitos dos novos consumidores, são questões vitais para a expansão das empresas de oportunidade, diferentemente dos empreendedores por necessidade, que não pesquisam o mercado, e abrem seus negócios na contramão das tendências mais fortes.

O Marketing Digital é a bola da vez.

Não dá mais para desconsiderar a força das novas tecnologias, das redes e mídias sociais. Hoje, existe um novo consumidor cada vez mais envolvido em redes sociais e serviços móveis. O marketing mobile ganha cada vez mais força. Os jovens consumidores já não aceitam o marketing tradicional, da propaganda convencional.

As grandes empresas, AMBEV, PÃO DE AÇÚCAR, já estão divulgando seus produtos e compartilhando informações com os consumidores em redes sociais como Facebook, Twitter. A AMBEV, por exemplo, criou uma equipe com dedicação exclusiva para divulgar a marca SKOL nas redes sociais da Internet, e para atingir o público mais jovem, a empresa resolveu criar filmes engraçados e criativos no site de vídeo do YouTube. Resultado surpreendente: cerca de 400 mil pessoas assistiram a campanha publicitária.

As empresas de pequeno porte precisam rever a forma como usam o marketing e a propaganda, e buscarem novas estratégias de comunicação alinhadas às novas tecnologias. Assim, poderão reforçar a presença de suas marcas na lembrança junto ao público jovem. O marketing digital possibilita alcançar milhões de consumidores de uma maneira bem rápida e com baixo custo.

A Internet chegou para revolucionar o conceito de negócios.

Para oferecer grande variedade de produtos, empresas como Amazon desenvolveram “estoques virtuais”, formados por produtos armazenados nos depósitos dos parceiros, mais exibidos e vendidos em seu próprio site. Custo para a Amazon: zero.

Clientes compram de maneira diferente. Alguns preferem ir às lojas de varejo tradicional, as lojas de rua. Outros preferem comprar on-line. Existem clientes que gostam de fazer pesquisas on-line, e depois seguem com a lista de compras e de preços, para comparar e comprar no varejo com loja. E também há os que percorrem as lojas e depois compram on-line. Na Internet, as lojas virtuais ganham vantagem competitiva, pois permanecem abertas 24 horas por dia, sete dias por semana.


Um produto não atende mais a todas as necessidades.

Você se lembra da época em que só havia uma maneira de comprar música? E agora? Pense nas escolhas disponíveis on-line: faixa individual, toque de telefone, amostra grátis, vídeo de música, remix, amostras de remix de terceiros por meio de baixas, tudo em qualquer quantidade de formatos e amostras.

É tempo das microfatias, de modo que as pessoas possam consumi-las da forma que quiserem, além de misturá-las com outro conteúdo para criar algo novo. Os jornais são microfatias em artigos individuais, que por sua vez são interligados em sites mais especializados, que criam produtos diferentes, mais focados, com base no conteúdo de várias fontes.

A economia e o poder da gratuidade.

Os mercados digitais oferecem a possibilidade de tornarem a gratuidade acessível. Como seus custos são quase zero, seus preços podem ser quase inexistentes. Do Skype ao Yahoo! Mail, modelos de negócios na Internet que conseguem atrair muitos usuários por meio de serviços gratuitos e até convencer alguns a subirem de nível para categorias “premium” por assinatura, o que garante níveis mais altos de qualidade e de atributos.

Você já parou para pensar que a televisão tradicional já é gratuita e paga pela propaganda. Os produtores de videogames quase sempre distribuem produtos demonstrativos gratuitos. As bandas de música sertaneja estão distribuindo CDs gratuitos para atrair o público na temporada de shows em todo o Brasil.

Nos mercados abundantes com muita competição, os preços tendem a seguir os custos. O poder da economia digital está provocando a queda dos custos dos produtos.

A precificação variável.

Diferentes consumidores estão dispostos a pagar diferentes preços pelas mais diversas razões, como por exemplo, o dinheiro ou o tempo disponível. Nos mercados tradicionais há espaço para apenas um preço, ou pelo menos um preço de cada vez, enquanto que nos mercados com espaço para ampla variedade de produtos, a precificação variável pode ser uma técnica poderosa para maximizar o valor dos produtos e o tamanho dos mercados.

Em tempos modernos, considere o segredo para criar um negócio de sucesso no crescimento da Cauda Longa, trabalhando com duas regras essenciais:

Regra n.01. Disponibilizar tudo.
Regra n.02. Ajudar-me a encontrá-lo.


O autor Chris Anderson escreveu sobre o fenômeno da Cauda Longa, e explicou usando o mundo dos filmes, dos livros e das músicas, e mostrou que a Internet deu origem a um novo mundo, em que a receita total de uma multidão de produtos de nicho, com baixos volumes de vendas, é igual à receita total dos poucos grandes sucessos.

E daí, cunhou o termo “Cauda Longa”, para descrever essa nova tendência dos negócios.

Por Rosival Fagundes

Fonte: www.administradores.com.br

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Seara patrocina seleção brasileira até 2014

Marca do Grupo Marfrig será fornecedora de carnes do time na Copa 2010.

A Seara anunciou hoje o patrocínio à seleção brasileira de futebol. Além de estampar a marca em eventos, coletivas de imprensa e no material de treino da equipe brasileira, a empresa pertencente ao Grupo Marfrig será a fornecedora de carne do time. O contrato assinado pela Confederação Brasileira de Futebol e a Seara é válido até o final de 2014, com possibilidade de ser estendido.

O primeiro produto que levará o escudo da CBF na embalagem é o Hot Hit Picanha. A negociação do patrocínio à seleção, que teve participação direta do presidente da Marfrig, Marcos Molina, é a primeira ação nacional da Seara após ser adquirida pelo Grupo.

Por Thiago Terra.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

sábado, 10 de abril de 2010

Seminário Pós COP-15: A Política Nacional de Mudanças Climáticas.

No dia 30 de março tive a honra e o prazer de participar do Seminário sobre as Mudanças Climáticas que aconteceu no Recife, no auditório da Fiepe, onde este evento contou com as brilhantes participações da professora da Universidade de São Paulo (USP), Suani Coelho; o senador João Tenório (PSDB/AL), presidente da Subcomissão de Biocombustíveis do Senado, o presidente da Fundação Amazônia Sustentável, professor Virgílio Viana, professor Ivon Pires da Pires Advogados, professor Terence Dornellas da Martorelli e Gouveia Advogados, Eduardo Leão diretor geral da Única/SP, Renato Cunha da Sindaçúcar, Paulo César Tavares da CPFL/Energia, do professor Waldecy Pinto da APC - Academia Pernambucana de Ciências e do Coordenador do Seminário, o economista e professor Josué Mussalém da MRSA Consultores, e da ex-ministra do Meio Ambiente, e pré-candidata pelo Partido Verde à Presidência da República, senadora Marina Silva.

Entre tantos assuntos pertinentes a discussões pós COP-15 deste encontro, ficou claro que a conferência de Copenhague não tinha a intenção de delegar normas aos países e sim assinar um acordo climático global para a redução das emissões dos gases de efeito estufa.

Infelizmente este encontro não foi suficiente para chegar a este acordo global, mas é um importante passo para uma primeira ação.

Esperamos que a COP-16 que será sediada no México no final de 2010, consiga incrementar o Acordo de Copenhague, mas enquanto ela não chega seria interessante enumerar alguns dados relativos ao nosso encontro na Fiepe.

Segundo os dados de nossos palestrantes, a Agência de Proteção Ambiental Norte Americana divulgou um estudo onde em nível de redução de poluição em relação á gasolina, o etanol americano de milho consegue o equivalente a 25%, enquanto o etanol de cana de açúcar brasileiro consegue uma redução de 61%.

Fica claro que o etanol será uma saída importante para a política de mudanças climáticas no Brasil e no mundo, mas o que continua pesando sobre o produto brasileiro é uma tarifa de importação de 54 centavos de dólar por galão (equivalente a 3,78 litros). Além disso, os produtores de etanol de milho também continuam recebendo uma série de subsídios, e ninguém em sã consciência acredita que a tarifa ou os subsídios vão desaparecer em médio prazo, o que se percebe que esta guerra está longe de terminar.

Por outro lado o governo americano, vem demonstrando interesse pelas causas ambientais onde o presidente Barack Obama, viabilizou investimentos neste setor, na ordem de 90 bilhões de dólares em 1 ano de governo, enquanto nos 8 anos do governo Bush, foram investidos somente 14 bilhões de dólares.

E por fim, outro dado importante principalmente para os profissionais de marketing, seria o do programa piloto executado pela Coca-Cola, para a fabricação e comercialização de garrafas pet a partir do bagaço da cana de açúcar. Esta nova garrafa é feita a partir de material desenvolvido pela Coca-Cola, e usam 70% de petróleo e 30% de materiais à base de cana-de-açúcar, mas é bom lembrar que este produto ainda está em fase de testes.

E por fim não poderia deixar de enaltecer a participação da senadora Marina Silva neste evento e entender melhor a sua luta e envolvimento nas causas ambientais e perceber porque ela é ganhadora do maior prêmio da ONU na área ambiental o Champion Of the Earth, ao lado de personalidades como o ex-vice Presidente americano Al Gore, dentre outros, e considerada como uma das 100 maiores protagonistas do mundo em 2009 pelo respeitado jornal espanhol El País, e também considerada pela Revista Época, como um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Tenho certeza que como cidadão e como acadêmico da área de marketing, saí deste evento com a sensação de que o mundo mesmo em passos discretos está caminhando para um futuro melhor!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Expoidea 2010 (Feira do Futuro) – Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia em Recife


A cidade do Recife vai sediar a “Expoidea – Feira do Futuro”. O evento está programado para setembro, mas o seu lançamento oficial aconteceu no dia 25 de março, durante a realização da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O lançamento com tanta antecedência tem o objetivo de mobilizar profissionais, técnicos, professores e estudantes na construção de toda a programação do evento, que deverá contar com cursos, exposições, feiras, palestras, rodadas de negócios e shows.

A Feira do Futuro será montada sobre três eixos: cultura, sustentabilidade e tecnologia. Quem quiser conhecer o projeto, deve acessar o site do evento: http://expoidea.com.br.

Por: Alexandre de Souza Acioli

Fonte : Sobre Isso

* Lembrem-se meus caros, pois o profissional de marketing também deverá estar atento a estes três eixos mencionados acima !

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Internet e suas Aplicações para o Gestor de Marketing como Ferramenta de Trabalho.


Hoje já não se pode mais falar em publicidade e marketing sem falar em internet, pois com o rápido avanço tecnológico, ela se tornou uma aliada importante para os profissionais de marketing, principalmente como veículo de comunicação em massa, pois ela atinge as mais variadas camadas sociais, seja por um computador portátil, seja por um computador convencional, seja via celular ou até mesmo numa lan-house, hoje se tem acesso a esse veículo tão importante, para a população em geral.

E justamente por ser de fácil acesso à população, é que se torna de extrema importância para o gestor de marketing esta ferramenta, pois através dela, este profissional pode veicular anúncios publicitários, divulgar marcas, produtos dos mais variados segmentos e com a vantagem dessa veiculação ser 24 horas por dia, e 7 dias por semana.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas, as empresas que já estão presentes na internet representadas por seus sites através do sistema de e-Commerce tem grandes motivos para comemorar, pois este comércio virtual registrou um crescimento de 13% em 2008.

A audiência na internet no Brasil já é maior que a de muitos programas de TV, assim como a venda de computadores também já superou a venda de televisores desde 2007.

Outro fator importante para este profissional seriam as redes sociais, como wiki, blogs, orkut, twitter, pois é possível criar anúncios publicitários nestas redes, com produtos específicos para este público, sendo dentro de um blog onde este trata de determinado assunto, como também para uma comunidade de Orkut que tem um público específico e de uma determinada faixa etária.

Outra pesquisa importante revelou uma boa notícia para os gestores e profissionais de marketing. A maioria dos internautas (53%) acham interessante as ações publicitárias por meio da ferramenta do Twitter . Desta forma, as empresas que estão pensando em abrir contas nesta ferramenta social ou criar ações focadas nesse público podem seguir sem medo.

Sendo assim, o gestor de marketing deverá estar atento a todas essas mudanças e oportunidades, pois esta tecnologia avança de uma forma muito rápida e este profissional deverá estar preparado para saber colocar seus clientes e produtos num lugar de destaque neste mercado, e nesta mídia que é a internet.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sony cria notebook a partir de reciclagem de CDs e DVDs


Apesar de pesquisas mostrarem que 24% dos brasileiros nunca se preocuparam em comprar produtos “verdes”, a Sony lança um modelo de notebook ecológico. O Vaio W ECO tem todas as características de um tradicional, mas 80% das peças são feitas de material reciclado, provenientes de CDs e DVDs.

Outra novidade é o manual de instruções eletrônico, evitando o gasto de papeis. E a cereja do bolo é a embalagem. Neste modelo, o consumidor não terá que retirar o computador de uma caixa de papelão, e sim de uma bolsa fabricada com reciclagem de garrafas PET.

Para finalizar, a Sony plantará árvores para neutralizar o evento de lançamento. Aproximadamente uma árvore para cada três participantes será plantada pela Oficina do Carbono. O modelo está disponível nas lojas Sony Style, Fast Shop, Fnac e Miami Store


Por Thiago Terra

Fonte: www.mundodomarketing.com.br