segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Internet e suas Aplicações para o Gestor de Marketing como Ferramenta de Trabalho.


Hoje já não se pode mais falar em publicidade e marketing sem falar em internet, pois com o rápido avanço tecnológico, ela se tornou uma aliada importante para os profissionais de marketing, principalmente como veículo de comunicação em massa, pois ela atinge as mais variadas camadas sociais, seja por um computador portátil, seja por um computador convencional, seja via celular ou até mesmo numa lan-house, hoje se tem acesso a esse veículo tão importante, para a população em geral.

E justamente por ser de fácil acesso à população, é que se torna de extrema importância para o gestor de marketing esta ferramenta, pois através dela, este profissional pode veicular anúncios publicitários, divulgar marcas, produtos dos mais variados segmentos e com a vantagem dessa veiculação ser 24 horas por dia, e 7 dias por semana.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas, as empresas que já estão presentes na internet representadas por seus sites através do sistema de e-Commerce tem grandes motivos para comemorar, pois este comércio virtual registrou um crescimento de 13% em 2008.

A audiência na internet no Brasil já é maior que a de muitos programas de TV, assim como a venda de computadores também já superou a venda de televisores desde 2007.

Outro fator importante para este profissional seriam as redes sociais, como wiki, blogs, orkut, twitter, pois é possível criar anúncios publicitários nestas redes, com produtos específicos para este público, sendo dentro de um blog onde este trata de determinado assunto, como também para uma comunidade de Orkut que tem um público específico e de uma determinada faixa etária.

Outra pesquisa importante revelou uma boa notícia para os gestores e profissionais de marketing. A maioria dos internautas (53%) acham interessante as ações publicitárias por meio da ferramenta do Twitter . Desta forma, as empresas que estão pensando em abrir contas nesta ferramenta social ou criar ações focadas nesse público podem seguir sem medo.

Sendo assim, o gestor de marketing deverá estar atento a todas essas mudanças e oportunidades, pois esta tecnologia avança de uma forma muito rápida e este profissional deverá estar preparado para saber colocar seus clientes e produtos num lugar de destaque neste mercado, e nesta mídia que é a internet.

Nenhum comentário: