Entre tantos assuntos pertinentes a discussões pós COP-15 deste encontro, ficou claro que a conferência de Copenhague não tinha a intenção de delegar normas aos países e sim assinar um acordo climático global para a redução das emissões dos gases de efeito estufa.
Infelizmente este encontro não foi suficiente para chegar a este acordo global, mas é um importante passo para uma primeira ação.
Esperamos que a COP-16 que será sediada no México no final de 2010, consiga incrementar o Acordo de Copenhague, mas enquanto ela não chega seria interessante enumerar alguns dados relativos ao nosso encontro na Fiepe.
Segundo os dados de nossos palestrantes, a Agência de Proteção Ambiental Norte Americana divulgou um estudo onde em nível de redução de poluição em relação á gasolina, o etanol americano de milho consegue o equivalente a 25%, enquanto o etanol de cana de açúcar brasileiro consegue uma redução de 61%.
Fica claro que o etanol será uma saída importante para a política de mudanças climáticas no Brasil e no mundo, mas o que continua pesando sobre o produto brasileiro é uma tarifa de importação de 54 centavos de dólar por galão (equivalente a 3,78 litros). Além disso, os produtores de etanol de milho também continuam recebendo uma série de subsídios, e ninguém em sã consciência acredita que a tarifa ou os subsídios vão desaparecer em médio prazo, o que se percebe que esta guerra está longe de terminar.
Por outro lado o governo americano, vem demonstrando interesse pelas causas ambientais onde o presidente Barack Obama, viabilizou investimentos neste setor, na ordem de 90 bilhões de dólares em 1 ano de governo, enquanto nos 8 anos do governo Bush, foram investidos somente 14 bilhões de dólares.
E por fim, outro dado importante principalmente para os profissionais de marketing, seria o do programa piloto executado pela Coca-Cola, para a fabricação e comercialização de garrafas pet a partir do bagaço da cana de açúcar. Esta nova garrafa é feita a partir de material desenvolvido pela Coca-Cola, e usam 70% de petróleo e 30% de materiais à base de cana-de-açúcar, mas é bom lembrar que este produto ainda está em fase de testes.
Tenho certeza que como cidadão e como acadêmico da área de marketing, saí deste evento com a sensação de que o mundo mesmo em passos discretos está caminhando para um futuro melhor!
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