Pensar como designer é adotar um método para solucionar problemas criativamente, sem garantias de resultados. Significa abandonar a mentalidade analítica tradicional, que encara a realidade como fixa e mensurável. O designer lida com o subjetivo, a incerteza. Talvez por isso seu processo criativo pareça inacessível, imprevisível, caótico e ineficiente. E a literatura sobre o tema é teórica demais ou tem linguagem apenas para iniciados.
Daí a ideia da professora de negócios Jeanne Liedtka e do consultor Tim Ogilvie. Em seu livro Designing for growth (“Desenho para o crescimento”), eles mostram como transformar ideias abstratas em aplicações práticas. Os autores não consideram o pensamento de design melhor, apenas diferente: o yin complementar ao tradicional yang da administração. O pensamento de design parte de quatro indagações básicas, segundo Jeanne e Ogilvie: “O que é?” (definir a realidade atual),“e se?” (especular sobre o futuro), “o que surpreende?”(escolher ideias surgidas na etapa anterior), e “o que funciona?” (entender o mercado). Eles rejeitam certos mitos dos negócios, como o refrão “pense grande” – as verdadeiras grandes soluções começam pequenas, dizem.
O método analítico quer obter rápidas respostas; o pensamento de design abre-se a possibilidades alternativas com paciência e curiosidade sobre o que poderia ser.
O que elas revelam sobre o novo mundo tecnológico.
Para atender o consumidor do futuro, que tal perguntar ao próprio enquanto ainda é criança? O instituto de pesquisa americano Latitude fez isso. Pediu a usuários de menos de 12 anos nos cinco continentes que respondessem com desenhos a seguinte pergunta: “O que você gostaria que o computador e a internet fizessem, mas ainda não fazem?”. As conclusões principais:
1. A separação entre físico e digital está desaparecendo – a tecnologia não é mediadora, mas integrante do mundo “real”;
2. Esperam-se computadores antropomorfizados – apenas metade das crianças previu teclado e tela;
3. A tecnologia traz habilidades e conhecimento – por exemplo, saber cozinhar e falar outra língua, ou poder criar os próprios jogos. Nas palavras dos pesquisadores: “Quase 40% das crianças pensaram em viagens reais ou imaginárias e recursos tecnológicos para potencializar atividades físicas; 9% citaram o 3D explicitamente. Pode-se prever que, no futuro, o mero fornecimento de informações deverá ser parcialmente substituído por tecnologias que permitam ações e escolhas reais”.
Fala Nordeste 2011: Maior evento da região legitima radiodifusão de Pernambuco.
Em sua sétima edição, o Congresso Fala Nordeste chega a 2011 com muito mais força e em contato direto com as novas tendências digitais. Com o tema: “Novas idéias em sintonia com o futuro”, o encontro vai abordar o papel das novas estruturas midiáticas desenvolvidas a partir das tecnologias digitais. Integração de mídias e o avanço tecnológico aparecem como norte para levantar uma série de debates e discussões sobre outros temas relativos à comunicação do século XXI e suas novas possibilidades e responsabilidades.
Dentro desse panorama, a Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe) desponta como principal pilar de sustentação da realização do evento. À frente da organização do congresso, a Asserpe tem em seus 24 anos de história a experiência e a aprovação do mercado necessário para transformar o Recife na capital da radiodifusão brasileira.
Entre os dias 12 e 14 de dezembro, no Mar Hotel, profissionais de todo o Brasil estarão no Recife discutindo temas relativos à comunicação e trocando experiências sobre a rotina de trabalho nas emissoras de todo o país. Na programação deste ano estão oficinas voltadas para as novas rotinas tecnológicas das emissoras, bem como palestrantes de grande renome na comunicação moderna, como os jornalistas Caco Barcelos da TV Globo, o apresentador do programa CQC, Marcelo Tás da TV Bandeirantes e MarthaGabriel, coordenadora de cursos de Estratégias de MKT Digital na ESPM de São Paulo. Confira a programação completa.
Lançamento do Livro: No Coração do Povo: A História da Rádio Pajeú, A Pioneira do Sertão Pernambucano
Coquetel de Abertura
13 De Dezembro - Terça-Feira
08h00 Credenciamento Geral
8h30 Às 13h00 Oficinas / Serviços
Sala 1 O Profissional de Mídia como o gestor de toda a comunicação nos próximos tempos
Claudio Venâncio – Grupo De Mídia Sp/Singular Arq.Mídia
Posicionamento Do Mídia C/ Todo O Movimento Que Envolve Meios De Comunicação, Formato, Conteúdo, Consumidores. Ferramentas E Plataformas De Planejamento Dos Negócios De Mídia.
Sala 2 Planejamento Em Mídias Sociais
Martha Gabriel, Coordenadora De Cursos De Estratégias De Mkt Digital Na Espm – São Paulo/SP
Sala 3 Oficina Gratuita De Softwares De Automação - Marcello Costa
Softwares Playlist: Soluções Inovadoras Que Garantem Produtividade À Sua Emissora.
Sala 4 Curso Técnico Gratuito - Conheça Toda A Tecnologia E Módulos De Um Transmissor/ Retransmissor De Tv Eng.
José Wilson + Técnicos – Sta Rita Do Sapucaí/MG
10h30 Intervalo Para Café (Salão De Exposição)
11h00 Continuação Das Oficinas E Arena
13h00 Às 14h00 Almoço Livre
Auditório - Plenárias
14h00 Cooperádiotv
Marise Westphal – Presidente Da Cooperativa
14h30 A Comunicação Da Marca Em Mercados Regionais
Edward Sousa - Especialista De Publicidade - Varejo Nacional Na Fiat Auto
Sala 1 Oficina - "Mídia Criativa" P/Agências De Propaganda
Adão Casares – Grupo De Mídia SP-DF
Sala 2 Oficinas Gratuitas De Softwares De Automação
A- Charles G. Kinas/Augusto Wodzinsky
Beáudio - O Uso Da Tecnologia Da Informação Na Gestão De Emissoras De Rádio.
B- Cláudio Siquieri/Alexandre Tadeu Moraes
Informa: Nota Fiscal Eletrônica Modelo 21
Sala 3 Tvs Conectadas – Uma Outra Revolução!
Eng. Carlos Fini (Diretor De Engenharia Da Rede Globo)
Sala 4 Radiojornalismo – As Novas Experiências E Desafios
Romoaldo De Souza – Jornalista/Cbn/Radio Jornal - Brasília/DF
10h30 Intervalo p/ café (Áreas Da Exposição)
11h00 Continuação Das Oficinas
13h00 Às 14h00 Almoço Livre
Auditório – Plenárias
14h00 Tv: Programação Local, Um Caso De Sucesso!
Jeferson Próspero (Programação) – Tv Diário
Roberto Moreira (Diretor De Jornalismo) – Tv Diário
16h00 Intervalo p/ café (Áreas Da Exposição)
17h00 Redes Sociais: Virtudes E Efeitos Colaterais Da Nova Comunicação Digital
Marcelo Tas Jornalista, Apresentador Do CQC
• Como A Revolução Digital Potencializa A Formação Das Redes Sociais? Quais As Virtudes E Efeitos Colaterais Deste Mundo Mais Aberto, Vulnerável, Veloz E Transparente Para Negócios, Cultura E Educação? Como Usar As Redes Com Eficiência E Criatividade?
A neurocientista Sílvia Laurentino é uma das diretoras do centro que vai “ler” as emoções dosconsumidores.
Quem diria que as emoções iriam guiar as pesquisas e decisões de empresas, que investem dinheiro em ações e campanhas? Mas é justamente essa matéria-prima que vem modificando o modo de pensar e utilizar o marketing no mundo todo. Nesta terça-feira (6) foi lançado no Recife uma experiência pioneira nesta área. A empresa Neurolab avalia reações emocionais e inconscientes das pessoas para elaborar estudos sobre determinada marca ou evento.
Chamado de neuromarketing, esse tipo de experimento já é bastante utilizado na Europa e EUA. No Brasil, apenas São Paulo, através da Faculdade Getúlio Vargas e agora o Recife possuem ferramentas para elaborar esses estudos. Os dois centros são desenvolvidos pelo mesmo grupo. Apesar de ser pouco conhecido, empresas de pesquisas como o Ibope já utilizaram a tecnologia, mas contratando companhias estrangeiras. A equipe que fundou o centro utilizou a experiência nesse campo realizadas no Instituto de Pesq. Sociais Politicas e Economicas (Ipespe).
“A vantagem é fazer uma leitura das reações fisiológicas do corpo no momento em que os eventos estão sendo vivenciados”, disse ao MundoBit a neurocientista Sílvia Laurentino, uma das diretoras do Neurolab. Com auxílio de softwares e maquinário como ressonância magnética, eletroencefalograma, máquina de reconhecimento facial, biometria e psicometria, os técnicos conseguem estudar o comportamento do consumidor, qual o foco de sua atenção e avaliar a relação de interesse e rejeição a determinada peça publicitária ou imagem.
Pergunto se isto representa um novo momento no modo como encaramos as pesquisas. “Isso não elimina os estudos qualitativos e quantitativos utilizados pelos institutos, mas o neuromarketing traz mais qualidade nos resultados apresentados”, diz Laurentino. Ainda há uma moderna ferramenta chamada iTracker, que registra todo o percurso feito pelo olho humano quando exposto a uma imagem. Com isso, é possível descobrir quais áreas de um anúncio as pessoas enxergam e o que as chamam atenção. “São novas possibilidades que se abrem para a publicidade”, completa a neurocientista.
Em evento realizado para empresários locais e mercado publicitário, o Neurolab não informou os valores que serão trabalhados em seus estudos. Instalados em um prédio na Ilha do Leite, Centro do Recife, os equipamentos foram trazidos, em sua maioria, da Holanda e da Alemanha. Além de atender às empresas, o lugar também será um centro de pesquisas em comportamento humano. “O investimento que está sendo feito mostra que nosso Estado está avançado nas pesquisas científicas”, diz Antonio Lavareda, cientista-político e sócio do Neurolab. “A viagem ao cérebro do consumidor é um convite irrecusável”.
Estudo chega à 12ª edição e revela o Índice de Prestígio das Marcas segundo o grupo de comunicação especializado na cobertura da mídia.
Globo, Record, Cultura, Bandeirantes e MTV são os canais de TV aberta mais admirados pelo público que é atraído por noticiário de mídia.
Essa foi a conclusão da pesquisa realizada pelo Grupo Troiano de Branding (marcas), sob encomenda do grupo de comunicação Meio&Mensagem, especializado na cobertura da mídia.
A 12ª pesquisa sobre os “Veículos Mais Admirados”, que denota prestígio das marcas, foi divulgada nesta segunda-feira (5).
Essa pesquisa é realizada anualmente. 2011 foi um ano de muita movimentação nas emissoras, marcado principalmente pela transmissão exclusiva dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara pela Record.
Entre os canais por assinatura, GNT, Discovery Channel e Globo News ficaram à frente.
A pesquisa é feita junto a assinantes do jornal Meio&Mensagem e os internautas cadastrados no site e tenta calcular o Índice de Prestígio da Marca (IPM) dos meios de comunicação.
Confira o ranking completo abaixo de TV aberta e por assinatura.
Produtora Cinefilmes Incríveis preparou comercial para o Dia Mundial da Propaganda, comemorado no último dia 4.
Para homenagear os profissionais da propaganda, a produtora Cinefilmes Incríveis preparou um comercial bem humorado para o Dia Mundial da Propaganda, comemorado no último dia 4.
O filme mostra diversas situações na quais profissionais executam seu trabalho e são interrompidos por “palpiteiros” que tentam mostrar o melhor jeito de fazer o serviço, situação sentida na pele de todo publicitário.
“A ideia nasceu nas conversas e comparações que a gente sempre ouve nas rodinhas de publicitários. Além de uma homenagem aos colegas é também a síntese do desabafo deles”, explica o diretor de cena, Daniel Labanca.
Foram dois dias de gravações em diversas locações, um dia de montagem e um de finalização.
A princípio a proposta era que a homenagem fosse enviada aos publicitários por meio de e-mail marketing e mídias sociais, mas a receptividade foi tão boa que o comercial foi para a TV aberta.