quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Marketing & Idéias: 5 mulheres que são presidentes de empresas no Brasil.



Ao suceder Gabrielli no comando da Petrobras, Maria das Graças Foster entra para um grupo seleto de mulheres que chegaram ao topo de grandes empresas.

Maria das Graças Foster, da Petrobras

Depois de muita especulação e expectativa, a Petrobras, finalmente, confirmou que seu posto mais alto será ocupado por uma mulher.

Maria das Graças Foster, atual diretora de Gás e Energia da estatal, será a sucessora de José Sérgio Gabrielli na presidência da companhia. A indicação deve ser feita em 9 de fevereiro por Guido Mantega, que é presidente do conselho da Petrobras.

Maria das Graças foi a primeira mulher a ocupar uma posição na diretoria executiva da Petrobras. É formada em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Graça, como é chamada, possui mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Casada e mãe de dois filhos, iniciou carreira na companhia em 1978 como estagiária. Chegou ao atual posto de diretora de Gás e Energia em setembro de 2007, logo após presidir a Petrobras Distribuidora.

Antes disso, atuou como presidente da Petroquisa e gerente executiva de Petroquímica e Fertilizantes, ligada a Diretoria de Abastecimento da Petrobras. Entre 2003 e 2006, foi secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia.

Adriana Machado, da GE Brasil

Em dezembro, a cientista política Adriana Machado se tornou a primeira mulher a assumir o topo da General Eletrics no Brasil.

Aos 43 anos, Adriana é formada em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília. Antes de assumir o cargo de diretora de relações internacionais na GE em 2009, atuou na Câmara Americana de Comércio (Amcham), na Embaixada Americana e em empresas de tecnologia.

A partir de agora, Adriana terá sob sua batuta 8 mil funcionários e o desafio de tocar o primeiro centro de pesquisas da companhia no país. Em 2010, a operação brasileira da GE teve faturamento de 2,6 bilhões de dólares.

Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza

Formada em direito e administração de empresas, Luiza é sobrinha dos fundadores da empresa e começou a trabalhar aos 12 anos. Está na presidência da empresa desde 2008.

Hoje, lidera 23 mil colaboradores espalhados por 718 lojas em 16 estados. Em 2011, o Magazine Luiza estreou na Bolsa de Valores e fez a 13ª aquisição de sua história, quando comprou 121 lojas do Baú, que pertenciam ao Grupo Silvio Santos.

Chieko Aoki, da Blue Tree Hotels

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Chieko iniciou sua carreira em 1982 como diretora de marketing e vendas do Caesar Park. Lançou a bandeira Blue Tree Hotels em 1997.

Antes disso, foi presidente da Caesar Park Hotels & Resorts e da Westin Hotels & Resorts.É formada em Administração pela Universidade de Sofia, em Tóquio, e em Administração Hoteleira, pela Cornell University, nos Estados Unidos.

Grace Lieblein, da GM Brasil

Depois da curta passagem de Denise Johnson pela presidência da GM Brasil, Grace Lieblein chegou ao topo da hierarquia da operação brasileira em junho do ano passado.

Grace liderou a operação mexicana da GM no México. Antes disso, foi líder na implementação do sistema de manufatura global da GM. Grace também foi diretora de engenharia de design da divisão de automóveis da General Motors, na América do Norte.

A executiva trabalha na GM desde o final da década de 70, quando ingressou na montadora como estagiária.

Fonte: exame.abril.com.br

Nenhum comentário: