sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Congresso Fala Nordeste 2011 chega com o tema: “Novas idéias em sintonia com o futuro”.

Fala Nordeste 2011: Maior evento da região legitima radiodifusão de Pernambuco.

Em sua sétima edição, o Congresso Fala Nordeste chega a 2011 com muito mais força e em contato direto com as novas tendências digitais. Com o tema: “Novas idéias em sintonia com o futuro”, o encontro vai abordar o papel das novas estruturas midiáticas desenvolvidas a partir das tecnologias digitais. Integração de mídias e o avanço tecnológico aparecem como norte para levantar uma série de debates e discussões sobre outros temas relativos à comunicação do século XXI e suas novas possibilidades e responsabilidades.

Dentro desse panorama, a Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe) desponta como principal pilar de sustentação da realização do evento. À frente da organização do congresso, a Asserpe tem em seus 24 anos de história a experiência e a aprovação do mercado necessário para transformar o Recife na capital da radiodifusão brasileira.

Entre os dias 12 e 14 de dezembro, no Mar Hotel, profissionais de todo o Brasil estarão no Recife discutindo temas relativos à comunicação e trocando experiências sobre a rotina de trabalho nas emissoras de todo o país. Na programação deste ano estão oficinas voltadas para as novas rotinas tecnológicas das emissoras, bem como palestrantes de grande renome na comunicação moderna, como os jornalistas Caco Barcelos da TV Globo, o apresentador do programa CQC, Marcelo Tás da TV Bandeirantes e Martha Gabriel, coordenadora de cursos de Estratégias de MKT Digital na ESPM de São Paulo. Confira a programação completa.


PROGRAMAÇÃO

12 De Dezembro - Segunda-Feira

14h00 Mar Hotel – Bem Vindos Ao Recife!

15h00 Inst. Secretaria – Credenciamento/Inscrições

18h00 Exposição de Equipamentos & Serviços

20h00 Solenidade de Abertura

Palestra: João Carlos Paes Mendonça

Lançamento do Livro: No Coração do Povo: A História da Rádio Pajeú, A Pioneira do Sertão Pernambucano

Coquetel de Abertura

13 De Dezembro - Terça-Feira

08h00 Credenciamento Geral

8h30 Às 13h00 Oficinas / Serviços

Sala 1 O Profissional de Mídia como o gestor de toda a comunicação nos próximos tempos

Claudio Venâncio – Grupo De Mídia Sp/Singular Arq.Mídia

Posicionamento Do Mídia C/ Todo O Movimento Que Envolve Meios De Comunicação, Formato, Conteúdo, Consumidores. Ferramentas E Plataformas De Planejamento Dos Negócios De Mídia.

Sala 2 Planejamento Em Mídias Sociais


Martha Gabriel, Coordenadora De Cursos De Estratégias De Mkt Digital Na Espm – São Paulo/SP

Sala 3 Oficina Gratuita De Softwares De Automação - Marcello Costa

Softwares Playlist: Soluções Inovadoras Que Garantem Produtividade À Sua Emissora.

Sala 4 Curso Técnico Gratuito - Conheça Toda A Tecnologia E Módulos De Um Transmissor/ Retransmissor De Tv Eng.

José Wilson + Técnicos – Sta Rita Do Sapucaí/MG
10h30 Intervalo Para Café (Salão De Exposição)

11h00 Continuação Das Oficinas E Arena

13h00 Às 14h00 Almoço Livre

Auditório - Plenárias

14h00 Cooperádiotv

Marise Westphal – Presidente Da Cooperativa

14h30 A Comunicação Da Marca Em Mercados Regionais

Edward Sousa - Especialista De Publicidade - Varejo Nacional Na Fiat Auto

16h00 Intervalo p/ café (Salão De Exposição)

17h00 Jornalismo E Empreendedorismo Social


Caco Barcellos – Jornalista/Apresentador "Profissão Repórter"/Tv Globo

14 De Dezembro - Quarta-Feira

08h30 Às 13h00 Oficinas (Mini Cursos)

Sala 1 Oficina - "Mídia Criativa" P/Agências De Propaganda

Adão Casares – Grupo De Mídia SP-DF
Sala 2 Oficinas Gratuitas De Softwares De Automação

A- Charles G. Kinas/Augusto Wodzinsky

Beáudio - O Uso Da Tecnologia Da Informação Na Gestão De Emissoras De Rádio.

B- Cláudio Siquieri/Alexandre Tadeu Moraes

Informa: Nota Fiscal Eletrônica Modelo 21

Sala 3 Tvs Conectadas – Uma Outra Revolução!

Eng. Carlos Fini (Diretor De Engenharia Da Rede Globo)

Sala 4 Radiojornalismo – As Novas Experiências E Desafios

Romoaldo De Souza – Jornalista/Cbn/Radio Jornal - Brasília/DF
10h30 Intervalo p/ café (Áreas Da Exposição)

11h00 Continuação Das Oficinas

13h00 Às 14h00 Almoço Livre

Auditório – Plenárias

14h00 Tv: Programação Local, Um Caso De Sucesso!

Jeferson Próspero (Programação) – Tv Diário

Roberto Moreira (Diretor De Jornalismo) – Tv Diário

16h00 Intervalo p/ café (Áreas Da Exposição)


17h00 Redes Sociais: Virtudes E Efeitos Colaterais Da Nova Comunicação Digital

Marcelo Tas  Jornalista, Apresentador Do CQC

• Como A Revolução Digital Potencializa A Formação Das Redes Sociais? Quais As Virtudes E Efeitos Colaterais Deste Mundo Mais Aberto, Vulnerável, Veloz E Transparente Para Negócios, Cultura E Educação? Como Usar As Redes Com Eficiência E Criatividade?

19h00 Encerramento

19h30 Festa De Encerramento

Maiores Informações e Inscrições:



Fonte: www.asserpe.org.br



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Recife recebe centro de NeuroMarketing para estudar emoções do consumidor.


A neurocientista Sílvia Laurentino é uma das diretoras do centro que vai “ler” as emoções dos consumidores.

Quem diria que as emoções iriam guiar as pesquisas e decisões de empresas, que investem dinheiro em ações e campanhas? Mas é justamente essa matéria-prima que vem modificando o modo de pensar e utilizar o marketing no mundo todo. Nesta terça-feira (6) foi lançado no Recife uma experiência pioneira nesta área. A empresa Neurolab avalia reações emocionais e inconscientes das pessoas para elaborar estudos sobre determinada marca ou evento.

Chamado de neuromarketing, esse tipo de experimento já é bastante utilizado na Europa e EUA. No Brasil, apenas São Paulo, através da Faculdade Getúlio Vargas e agora o Recife possuem ferramentas para elaborar esses estudos. Os dois centros são desenvolvidos pelo mesmo grupo. Apesar de ser pouco conhecido, empresas de pesquisas como o Ibope já utilizaram a tecnologia, mas contratando companhias estrangeiras. A equipe que fundou o centro utilizou a experiência nesse campo realizadas no Instituto de Pesq. Sociais Politicas e Economicas (Ipespe).

“A vantagem é fazer uma leitura das reações fisiológicas do corpo no momento em que os eventos estão sendo vivenciados”, disse ao MundoBit a neurocientista Sílvia Laurentino, uma das diretoras do Neurolab. Com auxílio de softwares e maquinário como ressonância magnética, eletroencefalograma, máquina de reconhecimento facial, biometria e psicometria, os técnicos conseguem estudar o comportamento do consumidor, qual o foco de sua atenção e avaliar a relação de interesse e rejeição a determinada peça publicitária ou imagem.

Pergunto se isto representa um novo momento no modo como encaramos as pesquisas. “Isso não elimina os estudos qualitativos e quantitativos utilizados pelos institutos, mas o neuromarketing traz mais qualidade nos resultados apresentados”, diz Laurentino. Ainda há uma moderna ferramenta chamada iTracker, que registra todo o percurso feito pelo olho humano quando exposto a uma imagem. Com isso, é possível descobrir quais áreas de um anúncio as pessoas enxergam e o que as chamam atenção. “São novas possibilidades que se abrem para a publicidade”, completa a neurocientista.

Em evento realizado para empresários locais e mercado publicitário, o Neurolab não informou os valores que serão trabalhados em seus estudos. Instalados em um prédio na Ilha do Leite, Centro do Recife, os equipamentos foram trazidos, em sua maioria, da Holanda e da Alemanha. Além de atender às empresas, o lugar também será um centro de pesquisas em comportamento humano. “O investimento que está sendo feito mostra que nosso Estado está avançado nas pesquisas científicas”, diz Antonio Lavareda, cientista-político e sócio do Neurolab. “A viagem ao cérebro do consumidor é um convite irrecusável”.

Fonte: blogs.ne10.uol.com.br/mundobit

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Meio&Mensagem divulga ranking dos veículos mais admirados pelo público.


Estudo chega à 12ª edição e revela o Índice de Prestígio das Marcas segundo o grupo de comunicação especializado na cobertura da mídia.

Globo, Record, Cultura, Bandeirantes e MTV são os canais de TV aberta mais admirados pelo público que é atraído por noticiário de mídia.

Essa foi a conclusão da pesquisa realizada pelo Grupo Troiano de Branding (marcas), sob encomenda do grupo de comunicação Meio&Mensagem, especializado na cobertura da mídia.

A 12ª pesquisa sobre os “Veículos Mais Admirados”, que denota prestígio das marcas, foi divulgada nesta segunda-feira (5).

Essa pesquisa é realizada anualmente. 2011 foi um ano de muita movimentação nas emissoras, marcado principalmente pela transmissão exclusiva dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara pela Record.

Entre os canais por assinatura, GNT, Discovery Channel e Globo News ficaram à frente.

A pesquisa é feita junto a assinantes do jornal Meio&Mensagem e os internautas cadastrados no site e tenta calcular o Índice de Prestígio da Marca (IPM) dos meios de comunicação.

Confira o ranking completo abaixo de TV aberta e por assinatura.




Fonte: entretenimento.r7.com

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Filme faz homenagem bem humorada aos publicitários.


Produtora Cinefilmes Incríveis preparou comercial para o Dia Mundial da Propaganda, comemorado no último dia 4.

Para homenagear os profissionais da propaganda, a produtora Cinefilmes Incríveis preparou um comercial bem humorado para o Dia Mundial da Propaganda, comemorado no último dia 4.

O filme mostra diversas situações na quais profissionais executam seu trabalho e são interrompidos por “palpiteiros” que tentam mostrar o melhor jeito de fazer o serviço, situação sentida na pele de todo publicitário.

“A ideia nasceu nas conversas e comparações que a gente sempre ouve nas rodinhas de publicitários. Além de uma homenagem aos colegas é também a síntese do desabafo deles”, explica o diretor de cena, Daniel Labanca.

Foram dois dias de gravações em diversas locações, um dia de montagem e um de finalização.

A princípio a proposta era que a homenagem fosse enviada aos publicitários por meio de e-mail marketing e mídias sociais, mas a receptividade foi tão boa que o comercial foi para a TV aberta.



Fonte: exame.abril.com.br

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Kotler: 5 passos para o sucesso em marketing.



Confira ,a seguir, o que esse especialista entende como os cinco passos para o sucesso em marketing:

1. Chegue sem ser pego pelo radar. A chave para a construção da marca é ter algo bom, que você revela de maneira muito inteligente. Algo que seja até mesmo invisível por um tempo, porque você quer estar fora da tela do radar dos concorrentes.

2. Conheça seu cliente. Você tem que entender e escolher os clientes que você quer atender. Não vá, simplesmente, atrás de todo mundo. Defina o mercado-alvo cuidadosamente por meio da segmentação de mercado e, então, posicione-se como diferente e como superior para aquele alvo específico de mercado.

3. Tenha sua estratégia de branding. Nós não estamos mais em um estado de concorrência; estamos em uma condição de hiperconcorrência. Então, as pessoas estão desesperadamente em busca de algo a que se agarrar, como itens funcionais dos produtos e apelos emocionais a eles. Deveríamos pensar em ter uma palavra, ou uma frase, que ajudasse a construir retenção e lealdade por parte dos clientes.

4. Permaneça à frente da concorrência. O ruim é que, se algo funcionar, seus concorrentes vão copiar e, antes que você perceba, qualquer coisa que você tenha como diferencial será imitada pelos outros. Portanto, você está no ramo da inovação constante. Pergunte-se o tempo todo: “Daqui a três anos, qual será nosso diferencial?”

5. Crie uma experiência. De vez em quando, vemos que alguém desenvolveu uma abordagem totalmente nova para um mercado maduro. Há um grande movimento no sentido de dizer “nós não estamos apenas acrescentando serviços ao nosso negócio e ao nosso produto; estamos, na verdade, tentando criar uma experiência”. Estamos no negócio do desenvolvimento de experiências.

Fonte: www.hsm.com.br

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: Pode entrar, a casa é sua - Marketing de Permissão


* Por Saulo Veríssimo

Termo criado por Seth Godin, atual presidente de marketing permissivo da Yahoo, tem como fundamento a idéia de que o cliente possúi o direito de escolha no que se refere ao tipo de conteúdo que deseja receber, que tipo de novidades e curiosidades mais lhe interessam.

Pensando nisto os profissionais de marketing, têm como desafio, criar no cliente o desejo de abrir as portas de sua vida para uma empresa e seus produtos e serviços. Para isso é fundamental investir nas redes de relacionamento, inclusive às eletrônicas, que assumem o papel de atraír o cliente a adentrar na empresa, sentar-se na mesa da diretoria e opinar a respeito de que tipo de produto/serviço deseja e que inovações quer enxergar nos ítens que já consome.

A missão deste tipo de marketing e criar uma relação de proximidade com o cliente final, o que não é diferente da missão do marketing como um todo. Pensando no conceito de Marketing 3.0, criado e defendido por Kotler, onde o cliente é visto como um ser humano e que seus valores e os valores da empresa se cruzam. Não apenas isso, mas onde a empresa assume um papel social importatíssimo, podemos compreender que as ações de marketing permisso ajudam às empresas a "apaixonarem" seus clientes que se tornam seus fieis defensores, e melhores promotores.

Por fim, vale refletir antes de montar sua estratégia de marketing e utilizar dos recursos do marketing permissivo em busca do sucesso com seus clientes.
 
* Saulo Veríssimo é Gestor de Marketing, Comércio e Comunicação pela FASE Faculdade, palestrante e Consultor em Educação Profissional pela Veríssimo Treinamento e Desenvolvimento, Especialista em Marketing, estratégias de gestão de vendas com foco em resultados, Analista e Consultor em Marketing Digital, mídias e redes sociais, atuando na criação de estratégias de comunicação digital, passando pela montagem das peças gráficas e eltrônicas, execução e monitoramento das ações.

Fonte: ww.sauloverissimo.com
 
Ao contrário do marketing de interrupção onde o foco são as vendas e o consumidor é tratado apenas como mera cifras e números, além do próprio inconveniente em receber na tela de seu monitor ou na sua caixa de email uma propaganda da qual você não permitiu e muito menos lhe interessa, o marketing permissivo como já havia publicado em seu artigo o professor Saulo Veríssimo, o mesmo tem o propósito de criar um bom relacionamento com seu consumidor tratando-o de forma humana (marketing 3.0 explica muito bem isso) com respeito e procurando não só lhe entregar um produto ou serviço de seu interesse, mas também conhecê-lo, ouvir este cliente, criar um RELACIONAMENTO POSITIVO, trazendo a este consumidor benefícios que podem ir de descontos, promoções, mas acima de tudo o mais importante que é o RESPEITO A ESTE CONSUMIDOR.
 
Luiz Fernando Madalozo