quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: Pode entrar, a casa é sua - Marketing de Permissão


* Por Saulo Veríssimo

Termo criado por Seth Godin, atual presidente de marketing permissivo da Yahoo, tem como fundamento a idéia de que o cliente possúi o direito de escolha no que se refere ao tipo de conteúdo que deseja receber, que tipo de novidades e curiosidades mais lhe interessam.

Pensando nisto os profissionais de marketing, têm como desafio, criar no cliente o desejo de abrir as portas de sua vida para uma empresa e seus produtos e serviços. Para isso é fundamental investir nas redes de relacionamento, inclusive às eletrônicas, que assumem o papel de atraír o cliente a adentrar na empresa, sentar-se na mesa da diretoria e opinar a respeito de que tipo de produto/serviço deseja e que inovações quer enxergar nos ítens que já consome.

A missão deste tipo de marketing e criar uma relação de proximidade com o cliente final, o que não é diferente da missão do marketing como um todo. Pensando no conceito de Marketing 3.0, criado e defendido por Kotler, onde o cliente é visto como um ser humano e que seus valores e os valores da empresa se cruzam. Não apenas isso, mas onde a empresa assume um papel social importatíssimo, podemos compreender que as ações de marketing permisso ajudam às empresas a "apaixonarem" seus clientes que se tornam seus fieis defensores, e melhores promotores.

Por fim, vale refletir antes de montar sua estratégia de marketing e utilizar dos recursos do marketing permissivo em busca do sucesso com seus clientes.
 
* Saulo Veríssimo é Gestor de Marketing, Comércio e Comunicação pela FASE Faculdade, palestrante e Consultor em Educação Profissional pela Veríssimo Treinamento e Desenvolvimento, Especialista em Marketing, estratégias de gestão de vendas com foco em resultados, Analista e Consultor em Marketing Digital, mídias e redes sociais, atuando na criação de estratégias de comunicação digital, passando pela montagem das peças gráficas e eltrônicas, execução e monitoramento das ações.

Fonte: ww.sauloverissimo.com
 
Ao contrário do marketing de interrupção onde o foco são as vendas e o consumidor é tratado apenas como mera cifras e números, além do próprio inconveniente em receber na tela de seu monitor ou na sua caixa de email uma propaganda da qual você não permitiu e muito menos lhe interessa, o marketing permissivo como já havia publicado em seu artigo o professor Saulo Veríssimo, o mesmo tem o propósito de criar um bom relacionamento com seu consumidor tratando-o de forma humana (marketing 3.0 explica muito bem isso) com respeito e procurando não só lhe entregar um produto ou serviço de seu interesse, mas também conhecê-lo, ouvir este cliente, criar um RELACIONAMENTO POSITIVO, trazendo a este consumidor benefícios que podem ir de descontos, promoções, mas acima de tudo o mais importante que é o RESPEITO A ESTE CONSUMIDOR.
 
Luiz Fernando Madalozo

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