sábado, 6 de novembro de 2010

Claro, Coca-Cola, Heineken, Trident e Volkswagen patrocinam Rock in Rio.

Marcas investiram R$ 7 milhões para estarem no evento que ainda tem nove cotas disponíveis.

A edição de 2011 do Rock in Rio já possui cinco patrocinadores. Claro, Coca-Cola, Heineken, Trident e Volkswagen investiram R$ 7 milhões cada para terem exclusividade no evento. Há ainda disponível uma cota máster no valor de R$ 17 milhões e outras nove de apoio.

A Trident participa do festival com o objetivo de reforçar o posicionamento “Vamos rir mais”, enquanto a Volkswagen aproveitará para mostrar a lado musical da empresa. Já a Claro – segundo informações publicadas no portal da Revista Exame – deve reforçar atributos como conectividade, mobilidade e sociabilidade.

No próximo domingo, dia 7, será lançada a campanha “Voltei”, criada pela Artplan, que reforça que “em setembro de 2011, o sonho está de volta”. A comunicação do Rock in Rio engloba ainda um grande investimento digital, com base no relacionamento, conteúdo, serviços e engajamento, refletindo a postura de sustentabilidade e conscientização da marca.

No hotsite do evento também estão disponíveis um blog escrito pela produção, conteúdos para download, um tour pela Cidade do Rock, a TV Rock in Rio e concursos que serão realizados futuramente. A agência de conteúdo e relacionamento Grudaemmim é a responsável pela criação de toda a plataforma digital do Rock in Rio, incluindo o site, perfis oficiais, geração de conteúdo e relacionamento em multiplataformas.


Fonte: www.mundodomarketing.com.br

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Programa Credencial: Entrevista com Max Gehringer

Sebrae cria site para desenvolvimento de Plano de Marketing.

Click Marketing foca nas pequenas empresas


O Sebrae criou o Click Marketing, uma ferramenta online e gratuita voltada para as necessidades das pequenas empresas. Com ele é possível fazer a análise do negócio e acompanhar o seu desenvolvimento. O site conta com tutores disponíveis 24 horas, preparados para dar orientação, estudando cada perfil através de seus pontos fortes e fracos.



Fonte: www.mundodomarketing.com.br

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Marketing 3.0. Ta preparado?

Apesar de não ser muito afeito a nomenclaturas com séries numéricas, como web 2.0, 3.0 e etc., confesso que um livro do gênero me chamou a atenção. Trata-se do "Marketing 3.0" de Hermawan Kartajaya, fundador e CEO da KarkPlus inc. e um dos "50 gurus que moldaram o futuro do Marketing", segundo o Chartered Institute of Marketing, Iwan Setiawan, da Kellog School of Management e Philip Kotler (dispensa apresentações),

O livro traça a evolução do Marketing desde sua versão 1.0, baseado em produtos, passando pela fase 2.0, baseado no consumidor, para desaguar no que os autores denominaram de Marketing 3.0.

O movimento da "nova era" adotado pelas empresas lideres para alcançar os clientes que buscam produtos que satisfaçam suas necessidades mais profundas de criatividade, comunidade, idealismo, e com acesso à tecnologia, se deu em virtude da percepção de que as antigas regras do marketing não as ajudarão a fazê-lo.

A AMA - American Marketing Association criou em 2008 uma nova definição de Marketing já incluindo o interesse público no conceito:

"Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, oferecer e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes parceiros e para a sociedade como um todo."

Ao acrescentar "sociedade", a nova definição reconhece que o marketing tem impactos de grande escala que vão além do que acontece nas negociações privadas entre indivíduos e empresas. Mostra também que agora o marketing está pronto para abordar as implicações culturais da globalização.

O livro ensina a como demonstrar sua relevância nessa comunidade global interconectada com o surgimento do marketing 3.0, ou a era voltada para valores. Em vez de tratar as pessoas simplesmente como consumidoras, os profissionais de marketing devem tratá-las como seres humanos plenos: com mente, coração e espírito.

Cada vez mais, os consumidores estão em busca de soluções para satisfazer seu anseio de transformar o mundo globalizado num mundo melhor. Em um mundo confuso eles buscam empresas que abordem suas mais profundas necessidades de justiça social, econômica e ambiental em sua missão, visão e valores. Buscam não apenas satisfação funcional e emocional, mas também, satisfação espiritual, nos produtos e serviços que escolhem.

Fonte: mkt360.blogspot.com

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Coca-Cola ganha design futurista.

A Coca-Cola ganhou formas futuristas pelas mãos do designer francês Jerome Olivet.

Carinhosamente chamada de "Mystic", a embalagem especial do refrigerante americano traz "linhas sexies" e mantém a famosa silhueta arredondada da garrafa, porém com traços mais esculpidos.

A variante para a garrafa de Coca-Cola, segundo o designer, não foi uma tentativa de criar uma embalagem eco-friendly, mas apenas um exercício para expressar a felicidade em três dimensões. Tudo dentro do conceito Coca-Cola: "Abra a Felicidade".

Fontes: Exame.com / omarketizador.com

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pense como Steve Jobs!

Após uma série de entrevistas com ex-funcionários da Apple e especialistas, escritor tenta decifrar o “jeito de pensar” de Steve Jobs. Confira dicas para pensar como o CEO da Apple.

As inovações que saem da cabeça de Steve Jobs foram, em grande parte, responsáveis pelo sucesso atual da Apple. Mas a maneira de pensar de um dos maiores inovadores da atualidade, se não tem receita certa, tem ao menos alguns ingredientes definidos.

Pelo menos é o que acredita o consultor Carmine Gallo, autor de livros como “Faça Como Steve Jobs”. Ele entrevistou diversos ex-funcionários da Apple e uma série de especialistas para traçar um perfil sobre o jeito de pensar do CEO da Apple. Segundo psicólogos, algumas técnicas garantem um poder de raciocínio parecido com o de Jobs que pode levar alguém ao sucesso. Confira algumas dicas e exemplos que Gallo revelou em artigo para a revista Forbes:

Inspire-se

“Uma série de ideias de Jobs vêm dos lugares e experiências mais improváveis”, diz o autor. Segundo ele, o CEO não tem medo de se arriscar. Exemplo disso são as aulas de caligrafia que ele teve durante a faculdade ou as visitas que fazia ao setor de cozinha da loja de departamento Macy's. “Jobs se expõe a uma série de experiências que acabam se tornando o início de um processo criativo”, afirma.

Transforme suas inspirações

Não adianta nada se expor a experiências diversas se você não estiver disposto a transformá-las em ideias reais. “Jobs vê as mesmas coisas que outros líderes, mas ele as percebe de maneira diferente. Percepção é o que separa o inovador do imitador”, afirma Gallo.

Segundo o autor, psicólogos tentam há tempos descobrir o que faz um inovador diferente. Uma pesquisa de três anos da universidade de Harvard mostrou que “criatividade é a capacidade de conectar coisas”. Por isto, tente “materializar” o que te inspira. A visita à Macy’s, por exemplo, foi feita na época da criação do Apple II, que Jobs queria que fosse um computador para ser usado por qualquer pessoa dentro de casa. Nada melhor que se inspirar em utensílios comuns de cozinha.

Exercite a criatividade até em momentos improváveis

“Quando Jobs começou o projeto da Apple Store, ele propôs evitar contratar alguém da indústria da computação para comandar o projeto”, afirma o autor. Não foi a primeira vez que ele usou a criatividade num momento onde muitos prefeririam ser conservadores. A primeira equipe de desenvolvimento do Macintosh tinha músicos, artistas, historiadores e até poetas, segundo Gallo.

Não desista

Gallo alerta: Jobs percebe as coisas de maneira diferente e esta habilidade não é exclusiva dele. Mas desenvolvê-la é difícil. “Buscando novas experiências e pensando diferente para resolver problemas comuns, você vai forçar seu cérebro a gastar mais energia que o normal. Fazer isto não é fácil, mas levar a si próprio para fora de sua zona de conforto vai aumentar sua chance e potencial de ter novas ideias e transforma-las até em negócios”, diz Gallo.

As melhores frases de Steve Jobs

>>> “Não tenho planos de me aposentar. Eu não vejo a minha trajetória como uma ‘carreira’. Eu faço coisas. Eu respondo a coisas. Isso não é uma carreira – é uma vida.”>>> Time, abril de 2010

>>> “Meu trabalho é inspirar pessoas. É criar espaço para elas, abrir clareiras criativas no meio da burocracia corporativa.”
>>>
Macworld, fevereiro de 1984

>>> “Os processos tornam a empresa mais eficiente. Já a inovação nasce das pessoas no corredor, ou umas ligando para as outras às 10h30 da noite quando tiveram uma grande ideia, ou se deram conta de furos no modo como estávamos pensando. A inovação nasce de reuniões de meia dúzia de pessoas, feitas no calor da hora, quando alguém descobriu o jeito mais insanamente genial de fazer algo.” >>> Business Week, outubro de 2004

>>> “Eu não faço pesquisa de mercado. A gente investe bastante estudando nossa base instalada de usuários. Também prestamos atenção às tendências da indústria. Mas, no fim, é muito difícil criar algo com base em grupos de foco. Na maioria das vezes, as pessoas não sabiam que desejavam uma novidade até você mostrar à elas.” >>> Business Week, maio de 1998

Fonte: epocanegocios.globo.com