segunda-feira, 26 de abril de 2010

As 50 agências que mais compraram mídia em 2009

BorghiErh/Lowe e Z+ tiveram as melhores performances entre as 30 maiores do ranking.

O Ibope Monitor divulgou o ranking das 50 maiores agências de publicidade brasileiras em 2009, considerando o investimento em mídia de cada uma delas. Sem levar em conta os descontos normalmente negociados entre as partes, os dados computam os valores de tabela dos veículos. Também não são excluídas as permutas. "O Ibope Monitor tem por critério valorar todo e qualquer espaço ocupado, seja ele gratuito ou não. Para todas as inserções são utilizadas tabelas de preços, não se aplicando descontos ou qualquer negociação", esclarece o instituto.

Foram considerados oito meios: TV aberta (37 mercados), revista, jornal, rádio, outdoor, TV por assinatura, cinema e internet - este último incluído pela primeira vez no ranking geral de agências.

Na comparação com 2008, houve muitas mudanças de posições na lista das 50 maiores. Entre as 30 primeiras, os melhores desempenhos foram de BorghiErh/Lowe (67%), Z+ (64%), My Propaganda (49%), Multi Solution (49%), NeogamaBBH (45%) e 141 Soho Square (45%).

Vale ressaltar também a impressionante performance da Age, que em 2008 ficou de fora do ranking das 50 maiores e agora aparece em 29º lugar. Outros bons desempenhos abaixo da 30ª posição foram os de Agnelo Pacheco (104%), P&M (88%), MatosGrey (78%) e Fullpack (43%).

Por outro lado, considerando todo o ranking das 50 maiores, as que mais caíram foram Dentsu (-40%), Eugênio (-21%), Nova S/B (-19%), LongPlay (-19%), McCann Erickson (-17%), JWT (-15%), Lew'Lara\TBWA (-15%), MPM (-15%) e Loducca (-11%).

A fusão entre a Fischer América e a Fala, que em 2008 ocuparam as 20ª e 21ª posições no ranking, respectivamente, colocou a Ficher+Fala na 9ª colocação em 2009.

Confira, a seguir, a lista das 50 maiores compradoras de mídia do Brasil, com os valores de investimentos (em R$) reportados pelo ranking do Ibope Monitor:

1ª Y&R - 4.858.293.000
2ª AlmapBBDO - 1.825.045.000
3ª JWT - 1.548.164.000
4ª Ogilvy - 1.534.553.000
5ª BorghiErh/Lowe - 1.485.514.000
6ª DM9DDB - 1.411.809.000
7ª NeogamaBBH - 1.358.952.000
8ª Africa - 1.296.446.000
9ª Fischer+Fala - 1.151.157.000
10ª Giovanni+DraftFCB - 1.115.957.000
11ª McCann Erickson - 1.089.211.000
12ª F/Nazca S&S 1.086.242.000
13ª Z+ - 1.047.498.000
14ª Euro RSCG - 996.173.000
15ª Leo Burnett - 990.020.000
16ª Talent - 871.364.000
17ª PPR (NBS e Quê) - 841.408.000
18ª Lew'Lara\TBWA - 769.131.000
19ª 141 Soho Square - 736.848.000
20ª My Propaganda - 679.515.000
21ª Publicis - 675.232.000
22ª DPZ - 668.732.000
23ª Propeg - 628.643.000
24ª Artplan - 594.865.000
25ª Multi Solution - 508.824.000
26ª Loducca - 461.849.000
27ª PA Publicidade - 439.381.000
28ª MPM - 412.305.000
29ª Age - 408.805.000
30ª Salles Chemistri - 394.593.000
31ª Moma - 393.982.000
32ª Nova S/B - 385.899.000
33ª Taterka - 356.765.000
34ª Eugenio - 338.377.000
35ª Agnelo Pacheco - 318.032.000
36ª Lua Branca - 315.888.000
37ª Master - 312.613.000
38ª PRO Brasil - 311.328.000
39ª Fullpack - 299.591.000
40ª QG - 281.157.000
41ª MatosGrey - 251.518.000
42ª P&M - 244.975.000
43ª W/ - 237.661.000
44ª GP7 - 235.346.000
45ª LongPlay - 360 226.691.000
46ª Dentsu - 204.207.000
47ª Matisse - 196.202.000
48ª United Publicidade - 183.216.000
49ª Patria - 171.215.000
50ª Escala - 158.579.000

Por Alexandre Zaghi Lemos

Fonte: www.meioemensagem.com.br

Nenhum comentário: