segunda-feira, 25 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Desenvolvimento sustentável fará parte do currículo nas faculdades brasileiras.

Esse foi um dos compromissos voluntários anunciados na última sexta-feira (22), pelo Brasil durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

A partir do ano que vem, a sustentabilidade deve ser incluída no currículo acadêmico de todas as universidades brasileiras. Esse foi um dos compromissos voluntários anunciados na última sexta-feira (22), pelo Brasil, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

De acordo com o conselheiro do Conselho Nacional de Educação e pró-reitor da Fundação Getulio Vargas, Antônio Freitas Jr., a ideia é que, no futuro, a disciplina seja incorporada também da pré-escola ao ensino médio.

"Não faz sentido ensinar finanças sem ensinar ética ou meio ambiente. Educação superior é o começo, mas tem que ser em todas [as séries]. Incentivo a todos que façam ações. Não é só compromisso financeiro, precisamos de comprometimento dos governos".

Ele informou que a decisão já foi publicada no Diário Oficial da União na semana passada e que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou simbolicamente o compromisso durante a Rio+20.

"A sustentabilidade permeia todas as áreas, os enfoques é que são diferentes. Por exemplo, foi descoberto que o gás que sai do motor a diesel causa câncer. Então, um engenheiro mecânico tem que saber muito mais sobre esse assunto. Também tem a ver com economia, pois o assoreamento dos rios tem um custo", comentou o conselheiro.


Fonte: ww.administradores.com.br





sexta-feira, 22 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Brasileiro prefere boca a boca a anúncios.

Pesquisa Nielsen revela grau de confiança em publicidade e destaca busca na web e recomendações de conhecidos.

A edição da Pequisa Online Global, realizada pela Nielsen no terceiro trimestre de 2011, aponta que, no Brasil, inserção de resultados em busca na internet são considerados mais confiáveis pelos consumidores que a veiculação em mídia, seja online ou off-line. Do total de entrevistados, 68% afirma “confiar totalmente” e “confiar um pouco” em search advertising. O número só é precedido por Recomendações de conhecidos (93%), websites de marcas (75%) e conteúdo editorial (70%).

Em primeiro lugar entre as veiculações publicitárias tradicionais está a televisão, com 64%, seguida de revistas (64%), jornais (61%), outdoor (60%), merchandising em TV (59%), rádio (57%), propaganda em cinemas (57%). A maior rejeição ficou com mensagens de texto em aparelhos celulares (64% não confiam muito ou não confiam nada) e propaganda em telas de dispositivos móveis (57%).

A pesquisa Online Global Nielsen foi feita entre 31 de agosto e 16 de setembro de 2011 e entrevistou 507 pessoas no Brasil.


Fonte: www.meioemensagem.com.br






Marketing & Idéias: Coca-Cola cria garrafas para as Olimpíadas.

A Coca-Cola lançou no Reino Unido uma edição limitada de garrafas de alumínio em comemoração aos Jogos Olímpicos.

Dos oito modelos criados, dois serão entregues ao longo do percurso da Tocha e outros seis distribuídos no Parque Olímpico durante os jogos.

Foram produzidos três frascos especiais nas cores amarelo, vermelho, azul e preto, além de dois da Union Jack e outros dois da mesma edição, porém, com tons de dourado e azul claro.

A marca também estará presente no torneio por meio da música ambiente que tocará no local e do concerto final, realizado no dia 26 de julho, no Hyde Park.


Fonte: exame.abril.com.br







terça-feira, 19 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Quanto custa um profissional de marketing promocional?

Ampro cria tabela de custos dos profissionais de Marketing Promocional. Associação fez ainda a atualização nos preços de criação e produção de 225 materiais

A Ampro (Associação das Agências de Marketing Promocional) elaborou uma tabela com os custos do trabalho de profissionais da área, entre eles os de atendimento, criação, planejamento e operação de projetos.

Os valores referem-se às horas trabalhadas. A tabela será atualizada semestralmente e, por meio dela, a entidade busca profissionalizar o mercado.

A associação fez ainda a atualização nos preços de criação e produção de 225 materiais. Dez deles permaneceram com os valores abertos à negociação entre as partes envolvidas.

Outra ação da Ampro é o reforço ao conceito Four or Pay, que propõe que anunciantes convidem, no máximo, quatro agências para concorrências. A inclusão de mais implica no pagamento de 1% do valor do projeto em disputa a cada participante, até o limite de R$ 5 mil.


Fonte: exame.abril.com.br



sábado, 16 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Empresa Júnior – O que é e como funciona.

O que é uma Empresa Júnior?

* Por Gustavo Periard

Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, cujos principais objetivos são: fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação; aproximar o mercado de trabalho das academias e os próprios, além de uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico. Com a elaboração de projetos de consultoria na área de formação dos alunos. As Empresas Juniores contemplam as necessidades de três clientes principais:

1 – Os alunos: Que se utilizam da interação entre os membros da empresa e da troca de conhecimento e experiências para se desenvolverem pessoal, profissional e academicamente;

 2 – As empresas: Que se beneficiam com os projetos desenvolvidos pelos alunos, cujas características são a alta qualidade dos trabalhos, garantida pela orientação dos professores, e o baixo investimento, uma vez que as empresas juniores não visam o lucro. Assim, as empresas conseguem bons projetos a um custo muito baixo;

3 – As universidades: Que são favorecidas pelo retorno em imagem institucional, garantido pela divulgação que as Empresas Juniores necessariamente fazem ao seu nome. As Universidades que investem nas Empresas Juniores tem o retorno de imagem e, também, um retorno no que diz respeito à atração de novas parcerias, alunos e clientes (no caso de prestação de consultorias etc).

 O que é feito em uma Empresa Júnior?

 Basicamente, os alunos que participam de uma Empresa Júnior têm como rotina a elaboração de ensaios práticos apoiados em uma visão acadêmica, o que lhes proporcionam um considerável e importante diferencial competitivo entre aqueles que almejam prosperar profissionalmente.

São desenvolvidos projetos de consultoria, protótipos de novos produtos, estratégias de gestão e marketing, bem como documentos de estudos e pesquisas sobre o mercado de atuação. Além de gerenciamento de projetos, liderança de equipes, gerenciamento de departamentos, geração de networking com grandes profissionais, etc. Muitos destes trabalhos, auxiliados por grandes professores de suas universidades.

Enfim, em uma Empresa Júnior, os alunos podem exercitar seu lado empreendedor e pesquisador, trabalhando forte na geração de novas idéias, contribuindo para a resolução de problemas e necessidades de grandes empresas.

Quais as vantagens de se participar de uma Empresa Júnior?

Existem muitas vantagens para um aluno que ingressa em uma Empresa Júnior. A experiência adquirida neste tipo de trabalho coloca o aluno à frente de seus concorrentes no concorrido mercado de trabalho, levando-o a um patamar mais elevado nas seleções de emprego.

Os alunos empreendedores saem na frente na conquista de grandes oportunidades, uma vez que o ambiente que eles protagonizam nada mais é do que uma arena de constantes desafios. Onde aprendem como lidar com situações novas e a conviver com pessoas em um ambiente organizacional, sem falar no convívio com empresários de verdade, ferramentas de gestão, reuniões com profissionais etc. Algo que, sem dúvida, seria praticamente impossível de ser vivenciado em um estágio comum.

Como ingressar em uma empresa júnior?

Todo aluno que desejar ingressar em uma empresa júnior deverá participar de um processo seletivo que consiste, basicamente, em prova de conhecimentos gerais, entrevista, redação, dinâmica de grupo etc. Estas etapas variam de empresa para empresa, mas seguem basicamente o mesmo escopo geral. Sempre contando com a dedicação e comprometimento dos alunos em contribuir com o crescimento e desenvolvimento da empresa, por isso o Marketing Pessoal também é importante.

Algumas destas empresas implementam, também, uma espécie de processo seletivo que mais se parece com uma seleção para o cargo de Trainee, onde os alunos passam por todas as áreas da empresa, participando de treinamentos e atividades de preparo para ocuparem um cargo na empresa.

O Brasil é o país com mais empresas juniores no mundo!

Recentemente, o Bom Dia Brasil apresentou uma reportagem sobre as empresas juniores, onde destacava que o Brasil é hoje o país com o maior número de empresas juniores do mundo. São mais de 1.200 empresas, onde 90% de seus clientes são micro e pequenos empresários. Fato este que demonstra a real importância deste modelo empreendedor, tanto para alunos quanto para organizações da região onde a empresa júnior está instalada.

Como vimos, nos dias de hoje, a Empresa Júnior se apresenta como uma excelente alternativa para alicerçar uma revolução em toda a metodologia de ensino superior do Brasil e do mundo. Substituindo arraigados paradigmas, rumo à uma política de completo incentivo ao empreendedorismo acadêmico. Por isso, é importante que cada vez mais universidades incentivem esta modalidade de ensino e vivência profissional.

* Gustavo Periard é Administrador formado pela UFF. É um apaixonado por Administração que busca disseminar todo conhecimento possível através de posts de alta qualidade na internet. É editor do blog www.sobreadministracao.com.



Fonte: www.sobreadministracao.com



 

 


 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Campus Party Recife tem data e locais revelados.


O blog da Campus Party confirmou a data da edição recifense neste segundo semestre.

Será entre os dias 26 a 30 de julho, no Chevrolet Hall e Centro de Convenções de Pernambuco. “Trata-se de uma edição especial, que chega para somar com a versão anual realizada em São Paulo”, diz o comunicado oficial.

Maior evento tecnológico da América Latina, a Campus Party possui outras edições em cidades como Santiago, Bogotá e Madri, e acontece no Brasil fora de São Paulo pela primeira vez. O lançamento oficial, com todos os detalhes e destaques da programação, será feito na próxima terça (5).

Pensamos: já estamos na maior cidade do Brasil, agora precisamos ir para a mais tecnológica, disse ao NE10, Paco Ragageles, em visita à cidade, quando se encontrou com autoridades do Governo e da Prefeitura. A organização espera um público de cerca de um terço da Campus Party paulista.



Fonte: blogs.ne10.uol.com.br/mundobit



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Life Vest Inside, um movimento salva-vidas para o coração.

Ao treinar experiências gentis e emocionantes, dá-se abertura a oportunidades ao redor enquanto se reconhece o portencial para a mudança, simplesmente por começar a mudança em nós mesmos.

Essa é a filosofia que move o "Life Vest Inside" (algo como salva-vidas do coração, em tradução livre para o português).

O movimento busca incentivar as pessoas a viverem e acreditarem na bondade de cada indivíduo, para assim melhorar o mundo. O projeto prega que esse trabalho de gentileza deve estar ligado à compaixão, à empatia e à conexão humana.

"Um sorriso, um toque ou uma palavra de conforto. Até mesmo o menor gesto pode iluminar um dia escuro ou apagar um fardo pesado" - Life Vest Inside

A criadora do Life Vest Inside é a educadora americana Orly Wahba, que vem cultivando a gentileza em suas aulas de ensino fundamental desde 2004. O movimento ganhou vida a partir desse trabalho e tem como principal alvo as crianças, que têm grande poder de disseminar a ideia.

Para participar basta ser um disseminador de gentilezas e promover o amor ao próximo. As escolas e os grupos juvenis interessados também podem visitar o site do Life Vest Inside, lifevestinside.com, registrar participação e se envolver diretamente com o movimento.

E você? Está sensibilizado com a causa? Então compartilhe o vídeo abaixo nas redes sociais e contribua com a rede da gentileza entre seus amigos.



Matéria indicada por Márcia Valença


Fonte: www.ecodesenvolvimento.org.br - Informação para um mundo sustentável. 


Marketing & Idéias: Suba a bordo do navio do Greenpeace.

Nos dias 02 e 03 de junho o público de Recife terá a oportunidade de subir a bordo do novo Rainbow Warrior, conhecer a tripulação e participar das campanhas de proteção ambiental do Greenpeace Brasil.

Terceiro navio do Greenpeace a ostentar o nome Guerreiro do Arco-Íris, o navio foi lançado em outubro do ano passado, mas já se tornou um ícone em sustentabilidade. Cada detalhe foi pensado para reduzir ao máximo seu impacto sobre o meio ambiente, desde o uso da força dos ventos como principal motor, até um sistema de tratamento de água e resíduos.

 Seu motor de propulsão diesel-elétrica é acionado apenas sob condições climáticas desfavoráveis ou em ações que exijam potência máxima. Mesmo assim, o design inovador do casco permite que menos combustível seja gasto, com menos emissão de gases poluentes. A construção do navio só foi possível graças ao apoio de mais de 3 milhões de colaboradores regulares do Greenpeace em todo o mundo, além de 100 mil doações específicas.

Na visita ainda será possível saber mais sobre a lei de Desmatamento Zero, proposta de iniciativa popular que pede o fim do desmatamento no país. Se desejar, traga seu título de eleitor para assinar a petição.

O navio estará atracado no porto do Recife (entre os armazéns 7 e 8). A visitação é gratuita e acontece no sábado e domingo, 02 e 03 de junho, das 10h às 17h. Venha com roupas confortáveis.

O Rainbow Warrior passará por mais três cidades brasileiras: Salvador, Rio de Janeiro e Santos. Confira a agenda:

•Recife: 2 e 3 de junho
•Salvador: 7 e 8 de junho
•Rio de Janeiro: 16 e 17 de junho
•Santos: 30 de junho e 1 de julho


Fonte: www.greenpeace.org/brasil

sábado, 26 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Por favor, abra a mente.

Conceitos do passado não fazem mais sentido no Marketing de hoje.

Por Bruno Mello do Mundo do Marketing

Como se faz uma promoção hoje em dia? É igual há 20 anos? Certamente não. Antes disso: como nasce e como se desenvolve um planejamento estratégico em pleno século XXI? Algumas poucas coisas não mudaram, é verdade, mas muitas se transformaram e alteraram de forma avassaladora a forma como se faz Marketing. Não vou elencá-las. Para ficar apenas na seara promocional, multiplicaram-se os pontos de contato com o consumidor e as dificuldades de acessá-lo. Para chamar a sua atenção, envolvê-lo e aumentar as vendas, é necessário se reinventar.

Semana passada, uma discussão me chamou atenção. Na verdade, uma tentativa de discutir, durante o julgamento de um prêmio, sobre a essência do Marketing Promocional. Enquanto uma minoria defendia uma essência de 20 anos atrás, a maioria olhava para o presente e enxergava outras possibilidades diante de uma realidade bem diferente. É importante dizer que não há nenhum problema com a disciplina, mas sim na visão de profissionais que não olham o mundo em sua volta. O próprio julgamento dos trabalhos mostrou isso.

Pouquíssimos cases saíram do comum e chamaram atenção pela inovação, enquanto outros fizeram mais do mesmo e sequer foram considerados. Mas houve aqueles que realizaram o trabalho de casa bem feito, seguindo as regras do mercado atual, e conseguiram seus prêmios. Isso mostra como ainda há uma minoria, que infelizmente não é tão minoria assim, que pensa como se estivéssemos no século XIX. Ficou provado que as ações embasadas num modelo de 20 anos atrás não são mais suficientes para entregar os resultados exigidos em 2011 e daí para frente. O mundo mudou e o Marketing deve mudar. Simples assim.

Pensamento de vanguarda

Isso não vale apenas para o Marketing Promocional. Vale principalmente para a estratégia, para o modelo de negócio e o modelo de gestão das empresas. O Marketing de toda companhia deve representar a vanguarda de pensamentos, planos e ações. E, como sempre, deve ser holístico, perpassar toda a organização, desde a estratégia até o café servido aos visitantes.

Quem trabalha com Marketing precisa capitanear as mudanças, preparar a empresa para os novos desafios, sem ficar pensando como se o mundo fosse o mesmo da época dos dinossauros. Seria o começo do fim. Já temos muitas áreas engessadas e retrógradas dentro das empresas. O Marketing tem que ser diferente e provar que não é só um departamento que gasta dinheiro.

Quem deixa de ver as mudanças pelas quais as pessoas, o mercado e o Marketing passaram não quer enxergar a realidade e não está preocupado com o futuro do seu negócio. Ficar preso a conceitos e modelos de 10, 15, 20 anos atrás é como jogar uma ancora no meio do mar e ficar parado no tempo. Só que até o mar mudou e um tsunami pode afundar o seu barco em questão de segundos.


Fonte: www.mundodomarketing.com.br










sexta-feira, 25 de maio de 2012

Marketing & Idéias: 5 ótimas campanhas no Facebook que não foram vistas no Brasil.

Na Colômbia, um rapaz decide repentinamente doar tudo que tem. Na Índia, deuses ganham perfis no Facebook e interagem via chat.


Homecenter Sodimac - O homem que doou tudo que tinha


Na Colômbia, a rede de móveis e utensílios domésticos Homecenter Sodimac fez uma ação para quebrar a crença de que a comunicação de marcas no país só funcionava efetivamente em mídias convencionais e de massa.

No dia 23 de fevereiro do ano passado, um rapaz colombiano chamado Juan Miguel Cure resolveu doar tudo que já havia comprado e que tinha em sua casa. Para disseminar seu intento, ele criou uma página no Facebook com fotos e vídeos de tudo que estava disponível para doação: geladeira, TV, portas, janelas e até mesmo o piso de sua casa.

No dia 3 de março, centenas de colombianos estavam em frente à casa Juan, organizados em uma fila que fez a volta no quarteirão, prontos para levar tudo que pudessem. E levaram. Até o fim do dia, a casa de Juan estava vazia. Foi só então que Juan Miguel revelou o motivo de seu repentino "surto de bondade e minimalismo": a Homecenter Sodimac era a melhor desculpa para renovar toda a casa a preços baixos. E, claro, ele estava sendo patrocinado pela loja.

A página da ação ganhou 2 novos fãs a cada seis minutos e os posts de Juan Miguel Cure foram vistos quase 350 mil vezes. As vendas da Homecenter aumentaram 54% em comparação com o mesmo período de 2010.

A campanha foi criada pela Young & Rubicam.

Nike - Take Mokum


Em Amsterdam, a Nike criou um aplicativo que permitiu que usuários do Facebook pudessem traçar rotas de grafite no mapa da cidade. Funcionava assim: os atletas registravam seus percursos com o Nike+ e podiam preencher pelo aplicativo, com cores, os quilômetros corridos.

O conceito atraiu muitos corredores urbanos, que começaram a usar a criatividade para desenhar mapas de variadas formas e cores - incluindo caveiras e símbolos do game Space Invaders - enquanto se exercitavam.

Junto ao aplicativo, a Nike abriu uma pop-up store perto do parque mais famoso de Amsterdam. A loja engajou jovens no projeto Run Unleashed Experience, com eventos, corridas e testes livres de produtos da marca. Outdoors, banners online e táticas de marketing de guerrilha também foram usados. A campanha durou seis semanas.

O resultado?

A página do projeto foi curtida por mais de 9 mil usuários e o clube foi visitado 183,275 vezes no Facebook. 220 mapas foram criados, coloridos com 1,268 quilômetros percorridos no Nike+.

A campanha foi criada pela agência Boondoggle.

MTS MBlaze - Gods on Facebook


Na Índia, a marca de telefonia móvel MTS MBlaze lançou a campanha "The Gods on Facebook", pela qual criou páginas na rede social para divindades hindus como a deusa Durga.

A campanha aconteceu durante o último Durga Puja, um grande festival anual comemorado intensamente por cinco dias na Índia.

A ideia era que a marca fosse notada no mercado durante o período festivo. Assim, criou-se o primeiro Durga Puja no espaço virtual, onde pessoas poderiam encontrar a deusa Durga e outras divindades hindus no Facebook. Os deuses, inclusive, também interagiam entre si.

A história da vitória de Durga sobre o demônio Mahish Asur ganhou vida em posts, vídeos, interações e no Facebook, além de cerimônias online e representações de divindades em 3D.

A campanha foi promovida por 250 anúncios em outdoor que mostravam as divindades interagindo no Facebook. Também foram veiculados 50 spots em rádios e 9 filmes foram compartilhados no Facebook. Uma projeção gigante mostrou um chat dos deuses.

A criação foi da Rediffusion Y&R.

Dove - The Wall of Beauty


Em Tel Aviv, Israel, a Dove, Unilever, criou um aplicativo para o Facebook conectado a um outdoor digital em uma das regiões mais conhecidas da cidade. Pela ferramenta, as mulheres podiam fazer o upload de uma imagem delas com o aplicativo, e o retrado era transmitido ao outdoor com a seguinte frase: "A beleza não tem apenas uma rainha".

A campanha foi feita durante o concurso anual de rainha da beleza e além do aplicativo para Facebook, envolveu conteúdo para TV e outdoors digitais.

Funcionou?

15 mil pessoas falaram sobre a campanha na página de Dove no Facebook e 9 mil instalaram o aplicativo.

170 mil pessoas se envolveram em debates online e 17 mil falaram sobre a campanha em redes socias

A página acumulou 23 mil novos fãs.

A criação foi da McCann Erickson Tel aviv para a Unilever.

Sky - Don Natale


Na Itália, Santa Claus virou Don Natale pelas mãos da M&C Saatchi em uma ação da Sky. O bom velhinho se juntou a uma das figuras mais famosas da história do cinema para dar lugar a um "Godfather Santa Claus", com a missão de entregar os bons desejos natalinos a amigos de usuários no Facebook. Desejos que "ninguém poderia recusar".

Um aplicativo no Facebook criava um vídeo customizado com as informações pessoais, fotos e uma mensagem.

Em menos de duas semanas, a campanha obteve como resposta mais de 600 mil cartões de Natal entregues por "Don Natale", mais de 500 mil visitantes únicos no app e quase 100 mil fãs.


Fonte: exame.abril.com.br






















terça-feira, 22 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Os 50 times com a marca mais valiosa do mundo (4 são brasileiros).

Corinthians, São Paulo, Internacional e Flamengo integram o ranking da Brand Finance.

Enquanto o Manchester United permanece desde 2011 sendo a marca mais valiosa do mundo entre os clubes de futebol, o ranking Brand Finance Football 2012 escalou quatro times brasileiros entre as 50 posições: Corinthians, São Paulo, Internacional e Flamengo.

Com um valor de marca avaliado em 77 milhões de dólares, o Timão aparece em 24º. Em 39º vem, valendo 58 milhões de dólares, o São Paulo. O Internacional e o Flamengo ocupam a 44ª e a 47ª posições, respectivamente, com valor de marca de 51 milhões e 46 milhões de dólares.

Com um valor de marca de 853 milhões de dólares, os ingleses são seguidos pelo Bayern de Munique (US$ 786 milhões) - que em 2011 aparecia em quarto lugar, Real Madrid (US$ 600 milhões) - o segundo do ano passado -, Barcelona (US$ 580 milhões) - também com queda de uma posição -, e Chelsea (US$ 398 milhões), que conseguiu se manter em quinto e cuja marca deve ter valorizado desde o último sábado (19), com a conquista da Liga dos Campeões da UEFA.

Veja abaixo a lista com os 50 mais valiosos.

  Time  -  US$ milhões - 2012

  1  Manchester United  -  661
  2  Bayern de Munique  -  493
  3  Real Madrid  -  643
  4  FC Barcelona  -  629
  5  Chelsea  -  314
  6  Arsenal  -  301
  7  Liverpool  -  250
  8  Manchester City  -  170
  9  AC Milan  -  273
10  Schalke 04  -  135
11  Borussia Dortmund  -  125
12  Tottenham  -  127
13  Inter Milan  -  263
14  Ajax  -  74
15  Olympique de Marseille  -  119
16  Juventus  -  184
17  Hamburg SV  -  134
18  Olympique Lyonnais  -  121
19  Aston Villa  -  69
20  Newcastle United  -  40
21  AS Roma  -  101
22  SSC Napoli  -  70
23  Everton  -  61
24  SC Corinthians  -  77 *
25  FC Girondins do Bordeaux  -  77
26  PSV Eindhoven  -  46
27  FC Basel 1893  -  72 *
28  VFB Stuttgart  -  81
29  West Ham United FC  -  70 *
30  Werder Bremen  -  68
31  Valencia CF  -  80
32  VfL Wolfsburg  -  66 *
33  Sunderland AFC  -  66 *
34  Fulham FC  -  54
35  Guangzhou Evergrande FC  -  65 *
36  Bayer 04 Leverkusen  -  64 *
37  Celtic  -  49
38  Paris Saint-Germain FC  -  64 *
39  São Paulo FC  -  58 *
40  Seattle Sounders FC  -  58 *
41  FC Zenit St Petersburg  -  56 *
42  Stoke City FC  -  55 *
43  Hertha BSC Berlin  -  55 *
44  SC Internacional  -  51 *
45  Atlético de Madrid  -  88
46  Sevilla FC  -  49 *
47  CR Flamengo  -  46 *
48  SS Lazio  -  55
49  ACF Fiorentina  -  56
50  Los Angeles Galaxy  -  46 *

* valores de 2011. 


Fonte: exame.abril.com.br











sábado, 19 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Neymar é atleta com maior potencial de marketing no mundo, diz revista.

Para a revista inglesa SportsPro, santista é 'a aposta certeira: jovem, talentoso e com Olimpíada e uma Copa do Mundo em casa no horizonte'.

Para quem ainda tinha dúvida de que Neymar é uma estrela mundial, a revista inglesa SportsPro, especialista em negócios do esporte, coloca o santista no topo de seu já tradicional ranking dos atletas com maior potencial de marketing do mundo. O atacante deixa para trás o norte-irlandês Rory McIlroy, líder do ranking mundial de golfe, e o argentino Lionel Messi, eleito pela Fifa o maior jogador do planeta dos últimos três anos. Neymar sucede o velocista jamaicano Usain Bolt, que liderou o ranking no ano passado e aparece em quarto na lista deste ano.

O bom momento da economia brasileira pesou na escolha. Para David Cushnan, editor da SportsPro, Neymar é, numa tradução livre, "a aposta certeira: jovem, talentoso e com uma Olimpíada e uma Copa do Mundo em casa no horizonte. Ele já é uma superestrela no Brasil, uma das economias mais robustas do mundo e um vasto mercado em crescimento".

Se você é uma marca procurando causar impacto no Brasil, Neymar certamente seria o atleta a ser escolhido. Ele é o garoto do pôster do Brasil nesta década esportiva - disse Cushnan.

Neymar já tem contrato de patrocínio com 11 empresas: Ambev (Guaraná Antarctica), Banco Santander, Claro, Heliar, Lupo, Nike, Panasonic, Red Bull, Tenys Pé Baruel, Unilever e Volkswagen.

Veja os 10 atletas com maior potencial de marketing, para a SportsPro

Neymar (futebol / Brasil)
Rory McIlroy (golfe / Irlanda do Norte)
Lionel Messi (futebol / Argentina)
Usain Bolt (atletismo / Jamaica)
Cristiano Ronaldo (futebol / Portugal)
Blake Griffin (basquete / Estados Unidos)
Novak Djokovic (tênis / Sérvia)
Sebastian Vettel (automobilismo / Alemanha)
Tim Tebow (futebol americano / Estados Unidos)
Yani Tseng (golfe / China)


Fonte: www.globo.com









sexta-feira, 18 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Martha Gabriel em Recife - Curso Marketing na Era Digital.


A Oficial Martha Gabriel convoca todos os Soldados para uma grande Operação: Curso Marketing na Era Digital: Estratégias, Planejamentos e Métricas, dias 18 e 19/Agosto.  Aliste-se!

Preço promocional de R$ 299,00 para os 50 primeiros alistados.

Conteúdo Programático:

Módulo I. Marketing: tradicional & digital

Transformação do cenário de marketing
Comportamento do Consumidor
Plataformas digitais de marketing & tecnologias emergentes
Cases

Módulo II. Estratégias em Redes Sociais

Conceitos de redes e mídias sociais
Tipos de redes sociais
Números das mídias sociais no Brasil e no mundo
SMM – Social Media Marketing (Marketing em Mídias Sociais)
Estratégias em mídias sociais
Marketing viral
Gestão de crises

Módulo III. Planejamento e Métricas

Plano de Marketing
Macro Ambiente
Micro Ambiente
Ambiente interno
SWOT
Estratégias
Mensuração e Controle

Módulo IV. Marketing de Conteúdo e Transmídia Storytelling

Conceituação de conteúdos e formatos
Convergência, crossmídia e transmídia
Transmídia storytelling

Serviço:

Local: Hotel JangadeiroAv. Boa Viagem, 3114 – Boa Viagem – Recife/PE.
Data e Horário: 18 e 19/Ago de 2012 das 9h às 19h
Carga horária total: 16 h/a



Fonte: www.quarteldigital.com.br


sábado, 12 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Seminário HSM – Philip Kotler em Recife.

Marketing 3.0 - O novo papel do marketing em uma economia conectada por redes

A maior autoridade mundial em marketing vem ao Brasil, pela primeira vez em Recife, para conduzir empresários e executivos durante uma tarde repleta de reflexões sobre o novo papel, oportunidades e desafios do marketing no século 21. Seminário HSM – Philip Kotler: uma rara oportunidade de estar frente a frente com um dos inspiradores do marketing mundial.

Em toda a história da administração somente dois pensadores conseguiram permanecer como a principal referência em suas áreas de conhecimento por mais de quatro décadas: o já falecido Peter Drucker e Philip Kotler.




Maiores informações: eventos@hsm.com.br


Fonte: eventos.hsm.com.br






















quarta-feira, 9 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Branding além da morte: qual o segredo das marcas que nunca morrem?

Reportagem da revista Administradores nº 14 apresenta e discute casos de marcas que, mesmo após as empresas fecharem as portas, continuam vivas na cabeça dos consumidores.

Marcas como Banco Nacional, Kolynos e TV Manchete têm em comum o fato de representarem empresas ou produtos que deixaram de existir já há alguns anos. Mas, mais que isso, elas integram o seleto grupo das que têm conseguido sobreviver mesmo depois de decretada a morte dos negócios ao qual estavam vinculadas. Por que algumas marcas conseguem se manter vivas na memória do público mesmo após deixarem de existir oficialmente?

"Embora afetada pelo fim do negócio, a marca só deixará de existir, de fato, quando ninguém mais lembrar dela", explica Flávio Ferrari, especialista em Inteligência Competitiva, Marketing e Comunicação.

Ferrari destaca que é importante separar organização e marca, algo que – enquanto ambas estão ativas – é praticamente impossível de se fazer. Com o fim de um negócio, entretanto, a separação se torna mais evidente e, na maioria dos casos, a morte deste não acarreta necessariamente a extinção da percepção de valores que o público tem sobre ele.

Tal separação é importante, inclusive, na hora de colocar uma marca à venda. Como explica o professor Marcelo Boschi, da ESPM/RJ, "existem muitos casos relatados na bibliografia sobre marcas de empresas em processo falimentar que, mesmo após o fechamento de suas atividades, conseguem negociar suas marcas".

A cadeia de lojas de departamentos Mesbla é um exemplo disso. Mesmo em meio a várias dificuldades, sua reputação construída ao longo de 85 anos garantiu a venda de seu controle acionário por R$ 600 milhões.

"A questão central é tratar a marca como um ativo, ou seja, algo que tem valor e consequentemente é possível de ser comprada e vendida em qualquer fase de sua vida", complementa Marcelo Boschi.


Fonte: www.administradores.com.br





terça-feira, 8 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Maior Feira de Marketing Promocional Chega ao Recife.

A Brazil Promotion Road Show aporta pelo segundo ano no Recife trazendo novidades na área de produtos e serviços promocionais.

A intenção do evento é levar aos visitantes os principais lançamentos de produtos desse ramo. A feira, que já acontece em outros estados do país chega novamente em Recife, devido a crescente demanda de marketing promocional no Nordeste.

Este ano, a edição recifense da feira acontece no dia 17 de maio, no Mar Hotel, das 10h às 21h e contará com expositores de brindes, produtos promocionais, serviços para eventos, soluções gráficas e materiais para merchandising no ponto de venda. Assim como o Brazil Promotion de São Paulo, o Road Show apresenta soluções e as últimas novidades para os profissionais que realizam campanhas, ações promocionais, além de eventos corporativos. A expectativa de público é de aproximadamente 600 pessoas. Por acontecer em um único dia e ter um formato reduzido em relação à versão nacional, o Road Show permite um contato mais próximo e mais direto entre os visitantes e expositores, facilitando aos profissionais a realização de todo o planejamento promocional durante o evento.

Os visitantes poderão participar do Seminário Promo Tendências, realizado pela AMPRO, Associação de Marketing Promocional, que acontecerá no mesmo local, das 14h30 às 18h. Três profissionais conceituados e experientes da área vão ministrar as palestras, que acontecem em diferentes horários durante toda a tarde: Wilson Mileris, diretor da Mileris Consultoria & Treinamento, Kito Mansano, diretor geral da Rock Comunicação e presidente da AMPRO e Cleber Paradela, diretor de criação da Agência Tudo e do Grupo ABC de Comunicação.

O público poderá ainda assistir a palestra beneficente oferecida pela Mileris Consultoria & Treinamentos, com o tema “O click do êxito - Uma vida melhor, com metas definidas”, ministrada pelo diretor da Mileris Consultoria & Treinamentos, Wilson Mileris. Para participar da palestra é preciso se inscrever pelo site www.brazilpromotion.com.br/roadshow2012 e levar 1 kg de alimento não-perecível, que será destinado à ONG Diálogos Oscip.


Serviço: Brazil Promotion Road Show

Data: 17/05 (Quinta-feira)

Hora: das 10h as 21h

Local: Mar Hotel - Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem - Recife – PE

Inscrições pelo site:  www.brazilpromotion.com.br/roadshow2012


Fonte: www.omarketizador.com



segunda-feira, 7 de maio de 2012

Marketing & Idéias: 8 de Maio - Dia do Profissional de Marketing.


Parabéns a todos os meus colegas de profissão, publicitários, mercadólogos e profissionais de marketing e também a todos os profissionais de propaganda deste país, que através de idéias criativas conseguem se comunicar com seus clientes e consumidores de forma positiva e eficaz.


"Uma idéia na cabeça e um produto no mercado ..."


Luiz Fernando Madalozo

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Cliente Oculto – Você sabe tudo sobre esta nova profissão ?


* Por Gustavo Periard

Hoje vamos falar um pouco sobre uma profissão que vem ganhando espaço no mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos. Uma atividade que tem grande importância devido ao serviço que presta para as empresas, sendo conhecida como uma verdadeira arma contra o mau atendimento. Estamos falando do cliente oculto (também conhecido como cliente fantasma ou cliente misterioso).

Em geral, a empresa que contrata um cliente oculto, que pode atuar em setores como indústria, serviços, varejo etc., está procurando aprimorar ainda mais a sua prestação de serviços e aumentar a satisfação de seus clientes. Ela necessita de uma observação mais detalhada, in loco, daquilo que seus funcionários estão fazendo para melhor atender seus clientes, e para isso precisam que pessoas fiquem de olho o tempo todo, relatando as impressões percebidas nas lojas. E é aí que entra o cliente oculto.

O que é o cliente oculto?

Cliente oculto é a denominação que se dá a uma pessoa contratada por uma empresa, geralmente de médio e grande porte, para prestar serviços de “espionagem”, digamos assim, sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa a seus clientes.

Explicando melhor, o cliente oculto recebe treinamento especializado e remuneração (em média, de R$ 50,00 a R$ 500,00 por dia, dependendo do serviço) para visitar lojas e experimentar os produtos e serviços oferecidos pela empresa que o contratou, com a finalidade de avaliar a qualidade do que está sendo feito nas lojas. Em determinadas ocasiões, situações são criadas para testar o poder de adaptação dos funcionários da empresa, por exemplo.

A idéia é quase de espionagem mesmo, uma vez que os funcionários não sabem que estão sendo avaliados naquele momento. Este tipo de observação do trabalho dos atendentes visa pegá-los de surpresa, no seu dia-a-dia, sem máscaras ou maquiagem daquilo que é praticado, comum em dias de inspeção anunciada. Este serviço pode ser feito em restaurantes, hotéis, concessionárias de veículos, lojas de fast-food, cinemas etc.

Posteriormente à observação in loco, o cliente oculto elabora um relatório altamente detalhado sobre tudo o que viu e percebeu pessoalmente, e entrega para a empresa contratante. Esta, por sua vez, criará um mapa daquilo que foi relatado e deve ser melhorado, bem como os pontos fortes que devem ser reforçados. Neste relatório deve constar informações verdadeiras e precisas sobre cada serviço analisado, avaliando aspectos como:

◦atendimento dos funcionários (simpatia, presteza, educação etc.);
◦conhecimento do produto oferecido;
◦empenho para fechar a venda;
◦domínio das técnicas de venda e negociação;
◦temperatura da comida e bebida;
◦limpeza do ambiente de trabalho;
◦tamanho da fila de espera;
◦demora no atendimento etc.

O objetivo principal do serviço de cliente oculto está ligado ao desenvolvimento dos profissionais que atuam diretamente com os clientes de uma empresa, auxiliando-os a criar uma melhor postura de trabalho, ampliando seus conhecimentos dos produtos ofertados e das atitudes que proporcionam uma boa experiência de consumo aos clientes, fidelizando-os e fazendo com que retornem sempre que possível.

Saiba mais

O Blog Mundo do Marketing já abordou este assunto, clique aqui para ver a discussão. Recentemente o programa Mais Você, da Rede Globo, também abordou o assunto em um de seus quadros. Acompanhe o vídeo abaixo e veja mais informações sobre a profissão de cliente oculto:


Discussão

Porém, nem tudo são flores. Há uma discussão em torno deste tema, onde algumas pessoas dizem que é errado a empresa espionar os próprios funcionários, avaliando-os sem que eles percebam etc. Por isso, gostaríamos de saber a sua opinião sobre o tema. Você acha que o cliente oculto invade a privacidade dos funcionários da empresa? Ou você acha que a empresa tem todo o direito de acompanhar o que acontece com seus funcionários?

Participe, deixe seu comentário abaixo! Vamos discutir mais este tema polêmico!

* Gustavo Periard é Administrador formado pela UFF. É um apaixonado por Administração e por tudo o que compõe o mundo corporativo. Busca disseminar todo conhecimento possível sobre estes temas através da internet. É editor do blog  www.sobreadministracao.com


Fonte: www.sobreadministracao.com





quinta-feira, 26 de abril de 2012

Marketing & Idéias: A Embalagem como Ferramenta de Marketing.


O consumidor hoje é muito mais exigente do que o consumidor de alguns anos atrás, e muitas destas exigências determinadas pelo mercado consumidor atual, têm sido atendidas por alterações no conceito das embalagens. Para isto, durante o processo de desenvolvimento das embalagens, é essencial combinar conveniência e praticidade com impacto visual atraente e integrado ao cenário do ponto de venda.

Como ferramenta de marketing, a embalagem deve trabalhar no intuito de atingir seu objetivo que é o de criar ligações emocionais positivas entre as marcas, os produtos e os consumidores, influenciando as decisões de compra e facilitando assim as vendas. Além de todas as funções utilitárias, como a conservação do produto, guia de informações sobre o conteúdo, manutenção da integridade, a embalagem apresenta uma função fundamental: é através dela que a marca, o produto e a empresa que oferece este produto realizam o contato mais direto possível com o consumidor. É a embalagem que está presente no ponto-de-venda, no momento da compra, e é através dela que o consumidor terá o primeiro contato, após receber as primeiras informações através de comerciais veiculados na mídia.

E se no momento da compra, a relação emocional do consumidor com a marca é determinante e a embalagem é o elemento final de comunicação neste processo, o uso das cores de forma planejada atua como facilitador fundamental no reforço da relação emocional e na tomada da decisão de compra, assim como seu design. Podemos perceber que ao unirmos estes três elementos, (embalagem, cores e formatos) este produto poderá ainda agregar valores através de diferenciais que o distingam dos concorrentes.

Porém não adianta ter um produto bonito, ele tem que estar contextualizado ao público que se propõe atingir. Muitas empresas nacionais já se preocupam com suas embalagens como estratégia de venda e agregador de valor ao produto, e assim suas embalagens viram referência no mercado. Uma embalagem diferenciada não quer dizer necessariamente nova ou “moderna”. Em alguns casos, a estratégia da embalagem é justamente ser como desde sua concepção, criando uma identificação com a marca e seu consumidor.

Para produtos novos há duas estratégias básicas na embalagem; Se diferenciar dos demais ou parecer com os líderes. Muitos consumidores fiéis já se identificam com a marca e conhecem as embalagens, então, ter uma embalagem com design atrativo e parecido com a líder, pode ser uma estratégia para a venda, e em outros casos, para novos consumidores e novo produto, embalagem bem diferenciadas das demais lhe dão uma posição de destaque.

É, mas o design não é só beleza, e sim, “tornar belo o funcional”. Quando o produto é substituto, mas quer alcançar a liderança, uma das estratégias é a mudança da embalagem. Alguns produtos que tentam se reposicionar no mercado utilizam esse tipo de manobra, querendo passar a imagem de “produto novo” e de uma “marca pioneira”.

O Modelo View

Para se considerar uma embalagem eficiente, não só do ponto de vista psicológico, mas do ponto de vista objetivo, Terence Shimp descreve em seu livro Comunicação Integrada de Marketing – Propaganda e Promoção o modelo lembrado através do acrônimo VIEW, onde são observadas as seguintes características:

View – Visibilidade, pois esta embalagem deverá chamar a atenção no ponto de vendas;

Information – Informação do produto, onde deverão estar contidas de forma visível na embalagem;

Emotional Appeal – Apelo Emocional, onde esta embalagem deverá ter a capacidade de despertar um sentimento ou desejo no seu consumidor;

Workability – Funcionalidade, ou seja, a forma como esta embalagem protege o produto, ou como ela vai facilitar o consumo, ou o acesso a ele.


Jobs, presidente da Apple, tem uma definição de design que resume como poucos sua importância no mundo atual: "O design é a alma das criações humanas"

Através desta definição de Jobs, é fácil entender porque no ranking dos 20 produtos eletrônicos mais vendidos pela gigante de e-commerce Amazon, 6 são da empresa Apple.

Luiz Fernando Madalozo

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Marketing & Idéias - A nova Rota da Seda: por que o futuro vem da China?

Da mesma forma que assistimos ao comércio entre os países desenvolvidos explodir nos anos 50 e 60, agora veremos um turbilhão de crescimento nas trocas entre as nações emergentes.

Utilizada para interligar grandes civilizações já na Antiguidade, a chamada Rota da Seda – assim denominada pelo geógrafo alemão Ferdinand von Richthofen, no século XIX – continua tendo um papel fundamental no desenvolvimento do planeta. O nome se deve ao fato de, em sua primeira grande era áurea, a China ter desenvolvido e aperfeiçoado técnicas para produzir seda a partir da fibra branca dos casulos dos bichos-da-seda, guardando o segredo a sete chaves, o que lhe permitiu navegar no mar azul desse mercado por um bom tempo. Agora, também graças – principalmente – aos próprios chineses, a rota volta a estar em evidência. Só que com uma diferença: em vez de seguir no sentido norte, está fortemente voltada para o sul.

Os antigos caminhos agora formam uma nova rede de rotas comerciais que ligam Ásia, Oriente Médio, África e América Latina de Sul a Sul. Da mesma forma que assistimos ao comércio entre os países desenvolvidos explodir nos anos 50 e 60, agora veremos um turbilhão de crescimento nas trocas entre as nações emergentes, gerando um crescimento de 10 vezes nos próximos 40 anos.

É um movimento que já está acontecendo. Há 10 anos, 50% das exportações coreanas eram destinadas ao mundo emergente, segundo dados oficiais. Hoje, são 75%. A China é responsável por cinco dos dez maiores portos do mundo. Vinte anos atrás, os portos chineses não alcançavam nem o top 20.

De acordo com o Centro de Pesquisas do Golfo, 42% da força de trabalho atual dos Emirados Árabes vem da Índia ou do Paquistão. A China é a atual maior investidora estrangeira no Brasil, Laos, Mianmar, Irã, Mongólia e Afeganistão, segundo o Ministério do Comércio chinês.

O Departamento de Turismo e Marketing de Dubai, por sua vez, aponta que o número de turistas chineses em seu território teve um aumento de 50% em 2009. No ano seguinte, cresceu mais 50%.

A Riversdale, uma empresa australiana que explora as minas de carvão da Mongólia tem 8% de suas ações detidas por uma empresa chinesa, 22% por uma empresa indiana e 16% por uma brasileira.

E os projetos do futuro tem um crescimento ainda mais acelerado para esses números. Já está sendo estudado, por exemplo, o desenho de uma ferrovia que vai atravessar a Colômbia de costa a costa. Outra, irá da China até a Turquia. No Brasil, a Transnordestina deverá interligar os portos de Pecém (no Ceará) e Suape (Pernambuco) ao interior do Nordeste.

É um movimento de oportunidades para derrubar as ainda existentes fronteiras de migração, tarifa e restrições. E unir o mundo emergente em um só. Qual será seu papel em toda essa história?



Fonte: www.administradores.com.br






Marketing & Idéias - 10 maneiras erradas de um gestor motivar sua equipe.

Para especialistas, gestores esquecem que os profissionais se motivam de formas diferentes, o que pode gerar efeito contrário.

O que toda empresa quer é profissionais motivados, animados e interessados em fazer seu melhor. Para isso, porém, é preciso saber estimular esse comportamento, oferecendo promoções, novos desafios e mais autonomia, por exemplo. O problema é que nem todo gestor sabe que, muitas vezes, ao invés de estar motivando ele pode estar desmotivando seus funcionários.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 10 maneiras erradas de motivar os funcionários. Contamos, para isso, com a ajuda de especialistas em gestão de carreira e motivação. Confira:

1. Os profissionais são únicos - “não existe motivação em massa”, explica o especialista em motivação, Roberto Recinella. Uma das maneiras erradas de motivar os profissionais é acreditar que o que motiva um motiva todos. Os líderes que não conhecem cada um dos membros de suas equipes podem cometer esse erro.

Na prática, o gestor acredita que determinado elemento vai motivar um profissional, pois foi o mesmo elemento que já motivou um outro trabalhador. Mas, segundo Recinella, isso não funciona sempre. A sugestão é conhecer cada um dos membros da equipe, entendendo suas necessidades e interesses.

2. Desafios megalomaníacos - a maioria das pessoas sabe que os profissionais, para se sentirem motivados, querem desafios constantes. Ou seja, uma oportunidade de superar uma meta e de mostrar um bom trabalho. O erro acontece quando o líder, pensando que vai motivar, estipula um desafio absurdo, que dificilmente será atingido. “O profissional sabe que não vai conseguir e logo fica desmotivado”, analisa o especialista. Os desafios devem sempre ser propostos, mas precisam ser palpáveis.

3. Sempre em cima - ainda na lógica do item um, o líder pode desmotivar, tentando motivar, se não entender as necessidades e os interesses dos profissionais. Nesse caso, a desmotivação acontece porque o chefe fica em cima demais do funcionário, acreditando que ele quer esse acompanhamento de perto, quando, na realidade, o que ele deseja é mais autonomia e liberdade.

Novamente, os profissionais são diferentes uns dos outros. Se o chefe entende que acompanhar de perto o trabalho de um profissional o motiva, ele não deve acreditar que isso vai motivar todos os demais. Portanto, é importante identificar as necessidades de cada um.

4. Falta de clareza - o líder também pode desmotivar alguns membros da equipe quando está tentado motivar outros. Promover um funcionário, por exemplo, sem dúvida fará com que esse profissional se motive. Porém, se essa promoção não for clara, ou seja, se os demais não entenderem os motivos dela, será um grande fator desmotivacional para os demais membros da equipe.

5. Feedback mal dado - alguns líderes acreditam que fazer uma crítica fará com que o profissional queira mudar, melhorar e virar o jogo. Por isso, ao dar um feedback, criticam alguns pontos do trabalho do profissional – pensando que ele vá querer melhorar. O problema, novamente, é que as pessoas são diferentes, ou seja, alguns são automotiváveis, enquanto outros desanimam totalmente. A sugestão é fazer um feedback bem estruturado, ou seja, apontar os pontos que deveriam ser melhorados, observando a maneira de falar e ainda ressaltar os pontos positivos do trabalho do profissional.

6. Falta de feedback - na mesma linha do item anterior, o feedback é uma questão bastante delicada. Se o líder prefere não fazer, pensando que o profissional vai achar que a ausência de feedback significa que não há nada de errado com seu trabalho, isso pode ser um “grande tiro no pé”, explica a professora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Adriana Gomes. Sem uma avaliação do seu trabalho o profissional pode sentir que não é importante, que seu trabalho não faz nenhuma diferença.

7. Promoção sem remuneração - promover uma pessoa de cargo é um ótimo fator motivacional, mostra que seu trabalho foi reconhecido e que ele está pronto para novos desafios. Mas, novamente, nem todos os profissionais são iguais, e se o líder pensar que uma promoção sem aumento de salário é sinônimo de motivação para qualquer profissional, ele pode estar muito enganado. Mesmo que o funcionário se motive num primeiro momento, com o tempo ele vai entender que só tem mais trabalho, pelo mesmo salário.

8. Possibilidades que nunca chegam - Adriana explica que outro fator que pode gerar grande desmotivação, apesar do objetivo não ser esse, é prometer coisas e nunca cumpri-las. Desde sinalizar uma promoção que nunca chega, até coisas menores, como uma visita ao cliente, a participação em um projeto, novos desafios e remuneração maior. Claro que inicialmente o profissional vai se motivar, mas, quando ele entender que nada acontece, a situação pode ficar muito ruim.

9. Delegar sem dar suporte - se o líder delega funções extras a um membro da equipe, é preciso que ele também dê o suporte necessário. Muitas vezes os profissionais podem sentir que não estão preparados para assumir determinadas tarefas e, se não puderem contar com o suporte do líder, o que deveria ser um fator motivacional, acaba desmotivando.

10. Delegar sem dar autonomia - o líder também deve saber que autonomia é importante para alguns profissionais. Logo, se ele delegar algumas funções, mas continuar centralizador demais, isso pode ofuscar a motivação inicial de ter assumido novas responsabilidades.

Fonte: www.administradores.com.br



segunda-feira, 23 de abril de 2012