sexta-feira, 25 de maio de 2012

Marketing & Idéias: 5 ótimas campanhas no Facebook que não foram vistas no Brasil.

Na Colômbia, um rapaz decide repentinamente doar tudo que tem. Na Índia, deuses ganham perfis no Facebook e interagem via chat.


Homecenter Sodimac - O homem que doou tudo que tinha


Na Colômbia, a rede de móveis e utensílios domésticos Homecenter Sodimac fez uma ação para quebrar a crença de que a comunicação de marcas no país só funcionava efetivamente em mídias convencionais e de massa.

No dia 23 de fevereiro do ano passado, um rapaz colombiano chamado Juan Miguel Cure resolveu doar tudo que já havia comprado e que tinha em sua casa. Para disseminar seu intento, ele criou uma página no Facebook com fotos e vídeos de tudo que estava disponível para doação: geladeira, TV, portas, janelas e até mesmo o piso de sua casa.

No dia 3 de março, centenas de colombianos estavam em frente à casa Juan, organizados em uma fila que fez a volta no quarteirão, prontos para levar tudo que pudessem. E levaram. Até o fim do dia, a casa de Juan estava vazia. Foi só então que Juan Miguel revelou o motivo de seu repentino "surto de bondade e minimalismo": a Homecenter Sodimac era a melhor desculpa para renovar toda a casa a preços baixos. E, claro, ele estava sendo patrocinado pela loja.

A página da ação ganhou 2 novos fãs a cada seis minutos e os posts de Juan Miguel Cure foram vistos quase 350 mil vezes. As vendas da Homecenter aumentaram 54% em comparação com o mesmo período de 2010.

A campanha foi criada pela Young & Rubicam.

Nike - Take Mokum


Em Amsterdam, a Nike criou um aplicativo que permitiu que usuários do Facebook pudessem traçar rotas de grafite no mapa da cidade. Funcionava assim: os atletas registravam seus percursos com o Nike+ e podiam preencher pelo aplicativo, com cores, os quilômetros corridos.

O conceito atraiu muitos corredores urbanos, que começaram a usar a criatividade para desenhar mapas de variadas formas e cores - incluindo caveiras e símbolos do game Space Invaders - enquanto se exercitavam.

Junto ao aplicativo, a Nike abriu uma pop-up store perto do parque mais famoso de Amsterdam. A loja engajou jovens no projeto Run Unleashed Experience, com eventos, corridas e testes livres de produtos da marca. Outdoors, banners online e táticas de marketing de guerrilha também foram usados. A campanha durou seis semanas.

O resultado?

A página do projeto foi curtida por mais de 9 mil usuários e o clube foi visitado 183,275 vezes no Facebook. 220 mapas foram criados, coloridos com 1,268 quilômetros percorridos no Nike+.

A campanha foi criada pela agência Boondoggle.

MTS MBlaze - Gods on Facebook


Na Índia, a marca de telefonia móvel MTS MBlaze lançou a campanha "The Gods on Facebook", pela qual criou páginas na rede social para divindades hindus como a deusa Durga.

A campanha aconteceu durante o último Durga Puja, um grande festival anual comemorado intensamente por cinco dias na Índia.

A ideia era que a marca fosse notada no mercado durante o período festivo. Assim, criou-se o primeiro Durga Puja no espaço virtual, onde pessoas poderiam encontrar a deusa Durga e outras divindades hindus no Facebook. Os deuses, inclusive, também interagiam entre si.

A história da vitória de Durga sobre o demônio Mahish Asur ganhou vida em posts, vídeos, interações e no Facebook, além de cerimônias online e representações de divindades em 3D.

A campanha foi promovida por 250 anúncios em outdoor que mostravam as divindades interagindo no Facebook. Também foram veiculados 50 spots em rádios e 9 filmes foram compartilhados no Facebook. Uma projeção gigante mostrou um chat dos deuses.

A criação foi da Rediffusion Y&R.

Dove - The Wall of Beauty


Em Tel Aviv, Israel, a Dove, Unilever, criou um aplicativo para o Facebook conectado a um outdoor digital em uma das regiões mais conhecidas da cidade. Pela ferramenta, as mulheres podiam fazer o upload de uma imagem delas com o aplicativo, e o retrado era transmitido ao outdoor com a seguinte frase: "A beleza não tem apenas uma rainha".

A campanha foi feita durante o concurso anual de rainha da beleza e além do aplicativo para Facebook, envolveu conteúdo para TV e outdoors digitais.

Funcionou?

15 mil pessoas falaram sobre a campanha na página de Dove no Facebook e 9 mil instalaram o aplicativo.

170 mil pessoas se envolveram em debates online e 17 mil falaram sobre a campanha em redes socias

A página acumulou 23 mil novos fãs.

A criação foi da McCann Erickson Tel aviv para a Unilever.

Sky - Don Natale


Na Itália, Santa Claus virou Don Natale pelas mãos da M&C Saatchi em uma ação da Sky. O bom velhinho se juntou a uma das figuras mais famosas da história do cinema para dar lugar a um "Godfather Santa Claus", com a missão de entregar os bons desejos natalinos a amigos de usuários no Facebook. Desejos que "ninguém poderia recusar".

Um aplicativo no Facebook criava um vídeo customizado com as informações pessoais, fotos e uma mensagem.

Em menos de duas semanas, a campanha obteve como resposta mais de 600 mil cartões de Natal entregues por "Don Natale", mais de 500 mil visitantes únicos no app e quase 100 mil fãs.


Fonte: exame.abril.com.br






















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