segunda-feira, 26 de julho de 2010

Marketing 2.0 quer dizer: o cliente tem sempre razão.

Está em todos os meios de comunicação: artigos e matérias nos dizem que estamos vivendo a era da nova comunicação, do “marketing 2.0”.

O tema mexe com profissionais de diversas áreas, já que a maioria acredita que se trata somente de como utilizar ferramentas tecnológicas que estão surgindo. Eles se sentem pressionados e ultrapassados, mas se esquecem do principal: a emoção do consumidor.

Será que a nova geração se importa com a diferença entre marketing e “marketing 2pontoalgumacoisa”? Ou vai continuar necessitando o mesmo que todos os clientes – receber, pelo menos, o que foi prometido e poder contar com a empresa quando necessário.

Do que adianta refletirmos sobre o impacto das redes sociais, sobre o consumidor X, Y e Z, das classes A, B e C, se todos têm exatamente algo em comum: querem receber o que lhes foi prometido.

RELAÇÃO HUMANA

Acredito que já passou da hora de, realmente, colocarmos o cliente, seja ele qual for, no plano de nossas ações. As estratégias do mix de marketing devem conter exatamente a “relação humana” como um dos fatores de sucesso.

Temos a consciência de que a tecnologia sempre vai evoluir e que o comportamento das pessoas também estará em constante modificação. Só não podemos esquecer que se trata de relações humanas. E que, por isso, nossos esforços devem contemplar produtos e serviços de qualidade.

Muitas empresas estão aflitas atrás de profissionais que consigam entender a dinâmica das redes sociais, que saibam lidar com Twitter, Orkut e Facebook e saibam pensar estrategicamente – e percebem a carência de profissionais capacitados. Estes, por sua vez, procuram se especializar ainda mais no que está na moda, o que é mais glamoroso.

Percebam que cada vez menos temos lido sobre cases em que uma empresa melhorou seu produto ou serviço a partir da preocupação com o cliente, ou de profissionais de planejamento que ajustaram toda a comunicação em função dos seus clientes.

Isso não dá prêmio, não é legal, ao contrário, é chato!

NOVAS MÍDIAS, VELHAS AÇÕES

O legal é fazer sorteio no Twitter e aumentar o número de seguidores, criar comunidades e achar engajadores: velhas ações com novas mídias.

A glamorização do produto ou serviço por meio da rede é a bola da vez. Mas, se levarmos em consideração que o consumidor está realmente ficando crítico, devemos nos atentar: antes de optar por um plano de “marketing 2.0”, por que não, primeiro, assumir os pontos fracos da empresa e melhorá-los?

Quer um exemplo? Uma grande rede de restaurante está, de um a dois anos para cá, fazendo inúmeras “ações 2.0”. Virou sucesso absoluto na mídia, chamaram o estrategista para falar sobre o assunto, além de ser tema em palestras nos principais eventos.

Só que numa tarde qualquer eu fui até uma loja. Chegando lá percebi que faltavam vários produtos. Ao pesquisar, por curiosidade, soube que isso acontecia já há algum tempo e já havia reclamações sobre o mesmo problema em diversas lojas. E na fã page, no Facebook, havia uma resposta superficial sobre o assunto.

Como profissionais de comunicação, claro que temos que estar atentos constantemente às oportunidades e sermos cada vez mais criativos. Mas será que não está na hora de deixarmos o ego um pouco de lado e assumir que temos a constante obrigação de melhorar o que entregamos ao consumidor?

O marketing poderá ter os dígitos que quiser, mas o consumidor somente irá participar, colaborar, falar positivamente sobre você e, finalmente, se engajar, ao perceber que o seu comprometimento com ele foi real.

A partir disso, com certeza, a retenção e conquista de novos clientes acontecerá de uma forma mais natural e com um custo menor.

*Texto de Antonio Mafra para Webinsider

Designers criam copo comestível.

Produto é feito de alga e também serve como adubo, caso o usuário não queira degustá-lo.

Um grupo de quatro designers americanas inovou com o produto Jelloware. Trata-se de um copo comestível e biodegradável feito a partir de Agar-Agar, matéria prima gelatinosa extraída de algas marinhas. O objeto reflete a preocupação das profissionais com a preservação do meio ambiente.

As designers, que fazem parte de um coletivo chamado The Way we see the World, sugerem aos usuários do Jelloware duas possibilidades após o uso: comer os copos ou depositá-los diretamente na terra, já que ele é biodegradável e ainda serve de adubo para plantas.

Fonte: revistapegn.globo.com

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mundo comemora o Dia da Mídia Social.


Serão realizados eventos em 500 cidades diferentes; organizadores do projeto pretendem que a edição de São Paulo esteja entre as maiores do mundo.

Criado pelo site Mashable, o Social Media Day, ou, Dia da Mídia Social, será comemorado em 500 cidades diferentes no mundo, nesta quarta-feira, 30. A capital paulista, São Paulo, foi uma das escolhidas para sediar o evento. Com apoio da agência MOBMOB, especialista em mídias emergentes, o eventos conta com grandes participações, interatividade e esperança.

O objetivo é que a edição de São Paulo seja uma das cinco maiores do mundo, no momento ela ocupa a segunda posição perdendo apenas para a edição de Nova York. Personalidades de diferentes áreas vão responder à pergunta: "De que maneira as redes sociais impactaram sua vida e carreira?".

Como se trata de um evento de mídias sociais, a interatividade não poderia ficar de fora. Quem quiser participar de casa, pode mandar perguntas pelo próprio twitter usando as hashtags #SMDay #SP.

O painel será composto por Raymundo Magliano Filho (ex-presidente da Bovespa e Presidente do Instituto Norberto Bobbio), Viviane Maia (editora do site Epoca Negócios), Thais Frota (arquiteta especializada em acessibilidade, sócia da empresa Arquitetura Acessível), Thiago Yonamine (editor do perfil @trampo no twitter, onde são postadas oportunidades de trabalho na área de comunicação digital e publicidade) e Samantha Shiraishi (jornalista, blogueira, consumidora de cultura e entusiasta de mídias sociais).

O evento será realizado nesta quarta-feira, 30, à partir das 19h no Roof Eventos, e terá cobertura especial da Época Negócios e da MTV.

Fonte: www.mmonline.com.br

terça-feira, 29 de junho de 2010

A importância do marketing para o gestor.

Capacitar o gestor para o desenvolvimento de um plano de marketing é fundamental para concorrer no mercado.

Saber para onde se quer ir, como e alcançar os objetivos é o básico para qualquer planejamento. Mas como ter certeza que o caminho correto é o que está sendo traçado? A dúvida, para muitos profissionais, pode ser um dos principais percalços para a carreira de qualquer gestor, ou para quem quer se tornar um executivo da área de gestão pública ou privada.

Para o especialista Rodrigo Rodrigues, diretor de planejamento da agência OpusMúltipla Comunicação Integrada, conhecer mais sobre Marketing é compreender o mercado. "Toda e qualquer empresa deve estar bem relacionada com o mercado e, para que possam sobreviver nestes dias tão competitivos, é necessário ter conhecimentos mais aprofundados. É necessário que o líder ou gestor entenda a produção, o consumidor, a concorrência, o preço e a distribuição do seu produto para obter diferenciais para a marca", avalia o especialista.

Segundo ele, "É o gestor quem indica os passos que devem ser seguidos pelos colaboradores para a criação de um planejamento de curto, médio e longo prazo na empresa, bem como, para o lançamento de um produto", diz. O especialista destaca que se o gestor não tiver conhecimento prévio das estratégias de Marketing pode, inclusive, fazer com que o produto ou serviço que está lançando seja um fracasso total. "Conhecer bem o mercado, o público alvo, os desejos desse público e como se comunicar com esse público é fundamental, esta é uma área onde o gestor não pode ser induzido pelo achismo", comenta Rodrigues.

Desbravar o Marketing é também economizar para a empresa. "Com um planejamento bem adequado, fundamentado e estratégico, o gestor consegue direcionar melhor as verbas para uma campanha de comunicação com o público, saberá definir qual a melhor forma de divulgação e a quem dirigi-la. Isso resulta em duas importantes conquistas: uma comunicação eficiente, com o público certo e um melhor investimento dos recursos que, com certeza, se reverterão em resultados", confirma Rodrigues.

Fonte: www.administradores.com.br

Saiba quais são as marcas mais populares do Mundial da África do Sul.


Quem escolheu a melhor estratégia de marketing? Ranking atualizado diariamente indica as empresas mais lembradas.

É inegável, a Copa do Mundo mexe com os torcedores de todo o mundo. O patriotismo vem à tona, e todos focam os olhos para esse que é um dos maiores eventos esportivos atuais. Nesse momento, muitas organizações aproveitam a relevância do espetáculo para valorizar ainda mais a sua marca.

A grande questão é, como melhor aproveitar esse evento único para se aproximar dos seus consumidores. O dilema para os profissionais de marketing é cada vez maior e mais complexo, escolher entre um patrocínio oficial investindo milhões, ou tentar ser bem sucedido nas famosas campanhas virais em busca do buzz.

A Predicta - consultoria especializada no comportamento do consumidor nos meios digitais – realiza durante o Mundial da África do Sul a ação intitulada Copa das Marcas, para avaliar a percepção dos twitteiros brasileiros a respeito dos patrocinadores da competição da FIFA, bem como as marcas ativas no Mundial.












Diariamente, a consultoria veiculará rankings das empresas mais lembradas, admiradas e populares pelo site (www.copadasmarcas.com.br).

Fonte: www.administradores.com.br

Serviços dos Correios chegam aos celulares.

Site para acesso móvel Correios Mobile foi lançado nesta terça-feira (29). Usuários podem buscar CEP e rastrear encomendas, entre outras opções.

Usuários de celulares com navegadores para acesso à internet já podem consultar alguns serviços dos Correios diretamente de seus smartphones.

Lançado nesta terça-feira (29), o site móvel Correios Mobile oferece, inicialmente, busca de CEP, simulação de preços de envio de encomendas, rastreamento de objetos, consulta de agências e Fale com os Correios.

Os serviços iniciais do Correios Mobile permitem, por exemplo, que o usuário consulte um código de endereço postal para calcular o preço do envio da correspondência ou inserir o endereço no GPS do aparelho. É possível também fazer a busca de uma agência mais próxima para realizar a postagem e, depois, rastrear a remessa.

De acordo com a empresa, os serviços oferecidos pelo celular são os mais procurados pelos 20 milhões de internautas que visitam o site dos Correios mensalmente. O site já registra 40 mil acessos mensais via celular.

O Correios Mobile já pode ser acessado no endereço m.correios.com.br, a partir de smartphones com navegadores web.

Fonte: www.administradores.com.br