terça-feira, 29 de junho de 2010

Não se intimide: faça seu marketing pessoal.

Em tempos de mercado aquecido, é essencial para qualquer profissional ficar atento às oportunidades de carreira que o rodeiam.

Em tempos de mercado aquecido, é essencial para qualquer profissional ficar atento às oportunidades de carreira que o rodeiam. Razão: o momento é oportuno para que se busque a ascensão da carreira desejada, embora muitos executivos não saibam como, para isso, podem se destacar dentre tantos outros profissionais. A resposta está no marketing pessoal, afirma Irene Azevedo, consultora da DBM, consultoria global especializada na gestão do capital humano.

Embora ainda vítima de preconceitos, o marketing pessoal, segundo Irene, é um instrumento legítimo e, mais importante, capaz de dar ao profissional o poder de se apossar de suas habilidades e características e de comunicá-las corretamente. "O marketing pessoal é uma forma de se manter competitivo no mercado", afirma a consultora. "Para conseguir fazer isso de uma maneira eficiente, é essencial que o profissional se conheça profundamente. Somente o autoconhecimento trará a possibilidade de o indivíduo olhar para sua trajetória, perceber claramente suas forças e fraquezas, entender o que deseja para o futuro e, com essas informações, se posicionar adequadamente no mercado de trabalho".

A consultora lembra os fundamentos tradicionais de marketing – produto, preço, distribuição e comunicação – para salientar que é relevante ao executivo que deseja posicionar-se melhor no mercado de trabalho definir qual é seu objetivo exato e, a partir disso, determinar as estratégias para atingir isso. "Este processo pede, por exemplo, uma embalagem correta, ou seja, um currículo bem elaborado".

Sobre a comunicação, Irene alerta para o fato de que o indivíduo deve ter mente que não se deve falar de si o tempo todo e para todos, o que com certeza o tornará inconveniente. "É necessário criar uma estratégia e saber falar de acordo com o contexto em que se está inserido. Isso exige preparação. Ninguém nos ensina a nos vendermos em nenhuma fase da vida. Por isso, tendemos a achar o marketing pessoal uma atividade difícil ou típica de exibicionistas", diz. "É necessário que se aprenda a fazer o marketing pessoal da maneira correta", completa.

A consultora diz que é importante ter consciência de suas habilidades profissionais para expor nos momentos chaves, como em uma avaliação de desempenho, por exemplo. "O importante é sempre buscarmos nos conhecer melhor, seja por meio de um coaching, ou mesmo uma terapia. São diversas as formas que nos levam ao autoconhecimento e é importante nunca pararmos de buscá-lo, pois nunca nos conhecemos totalmente", finaliza.

Fonte: www.administradores.com.br

Por que Steve Jobs é tão admirado quando aparece em público?

Biotipo franzino, uma blusa preta básica, calça jeans, tênis "surrado" e admirado por todos que assistem suas apresentações. Steve Jobs, fundador da Apple, é um dos mais reconhecidos executivos da atualidade pela sua incrível capacidade de envolver e seduzir platéias e devido ao extremo sucesso dos produtos inovadores de sua organização.

A tranquilidade, emoção e o carisma que Steve Jobs transmite em suas apresentações, principalmente nos lançamentos de algum produto novo da Apple, chamam a atenção pela facilidade de converter prováveis compradores em clientes, e clientes em entusiastas.

Fascinado pelo formato utilizado nas apresentações de Steve Jobs, um dos principais especialista em técnicas de comunicação norte-americano, Carmine Gallo, estudou mais sobre as táticas e técnicas empregadas pelo dirigente da Apple em suas exposições, que acabou rendendo o livro "Faça como Steve Jobs – e realize apresentações incríveis em qualquer situação".

De acordo com o especialista Gallo, o sucesso das apresentações de Jobs é devido ao executivo não vender produtos, mas sim experiências, na qual, suas exposições são verdadeiros acontecimentos. Algo concreto que pode ser facilmente observado sobre as bem-sucedidas apresentações de Steve Jobs está no YouTube: nenhum outro executivo de grande empresa tem tantos vídeos disponíveis. Gallo afirma que, enquanto escrevia o livro, somavam mais de 35 mil vídeos do empresário no canal - enquanto que o presidente da gravadora Virgin, Richard Branson, por exemplo, contava com cerca de mil.

Veja a entrevista exclusiva com o especialista Carmine Gallo e entenda porque Steve Jobs é um verdadeiro showman quando o assunto é apresentação:

1 - Steve Jobs tem uma reconhecida capacidade de envolver e seduzir o público. Mas o que torna as pessoas ficarem tão interessadas nas suas atuações?

Suas apresentações são diferentes de qualquer apresentação da maioria das pessoas que já vi. Eles são mais como eventos teatrais: completos, com um elenco de apoio (outros), cenários deslumbrantes (lindo slides), e até mesmo acessórios (manifestações do produto). Enquanto a maioria das apresentações são apenas mostras de dados e de estatísticas, uma apresentação de Steve Jobs pretende informar, educar e entreter.

2 - Quais são as principais técnicas utilizadas por Steve Jobs que você destacaria como importantes no processo de atrair as pessoas?

Em primeiro lugar, manter o seu slides simples. Se você usar o PowerPoint ou software de apresentação Keynote Apple, deve sempre usar mais imagens do que texto. Há muito pouco texto em uma apresentação de Steve Jobs.

Em segundo lugar, desenvolver uma descrição de uma frase para o seu produto ou serviço. Quando Steve Jobs apresentou o MacBook Air, em janeiro de 2008, ele chamou de "mais fino notebook do mundo." Quando ele introduziu o IPad no início deste ano, Jobs descreveu como um "dispositivo mágico e revolucionário". Como você descreveria o seu produto no Twitter, um post de 140 caracteres ou menos? Esse é um bom exercício.

Em terceiro lugar, não se sinta como se precisasse carregar a apresentação inteira sozinho. É possível utilizar outros membros de sua equipe para co-apresentar com você. A apresentação de Steve Jobs não é um one-man show.

3 - Em sua apresentação, Jobs normalmente usa camisa preta, jeans e tênis de um dia-a-dia, certo? Você acha que esta forma mais informal de apresentação também pode ser considerada uma técnica para tornar o público mais confortável nestes eventos?

Faça o que fizer não se vista como Steve Jobs! Use o que é apropriado para o seu público e para a cultura da empresa em que atua. Caso as pessoas do meio em que esteja inserido estejam vestidas de ternos, então se apresente de terno. Steve Jobs tem um aspecto icônico. Acima de tudo, lembre-se que o guarda-roupa de Jobs é adequado para a cultura do Vale do Silício (sua região).

Se você sair vestindo jeans azul, tênis, e blusa preta em suas apresentações passará a idéia que está tentando copiar Steve Jobs, ou seja, uma reprodução. É preciso ter personalidade e identificar as suas melhores virtudes e características para usá-las e atrair seu público.

4 - É evidente, principalmente, o carisma que Steve Jobs passa em suas aparições na mídia. Essa é uma característica necessária para um bom orador?

Steve Jobs tem "carisma", fazendo suas apresentações parecerem que estão sendo feitas sem esforço algum. Você sabe como ele consegue isso? Com prática. Muita e muita prática. Nada é um por acaso em sua apresentação, sua segurança e desenvoltura só vem depois de horas de ensaios exaustivos.

5 – Baseado no executivo da Apple, qual conselho você deixaria para aqueles que querem melhorar sua maneira de expressar-se na frente dos outros?

Steve Jobs não se tornou um orador excepcional durante a noite. Ele está trabalhando em seu ofício ao longo de décadas. Para sobressair em qualquer embarcação é preciso trabalhar duro, praticar bastante e ter confiança naquilo que está fazendo. Com isso, é possível ter mais sucesso na hora de se apresentar para uma platéia.

Fonte: www.administradores.com.br

Itaú leva Realidade Aumentada à TV.

Campanha da F/Nazca explica a tecnologia e mostra as novas agências do banco.

Realidade aumentada mostrada na TV. É assim a nova campanha que o Itaú Unibanco lançou na mídia, para convidar os clientes a fazerem um tour virtual pelas agências que foram remodeladas como parte do processo de eliminação da marca Unibanco.

Criada pela F/Nazca, o filme publicitário enfatiza as vantagens do atendimento 30 horas do banco por meio ta tecnologia da Realidade Aumentada, que insere elementos reais nos virtuais.

No comercial, para mostrar ao seu pai a tecnologia da realidade aumentada, um garotinho pega um anúncio do Itau Unibanco na mídia impressa e o coloca na frente da tela do computador. Na sequencia, por meio do código impresso no anúncio, a tela do computador começa a exibir a sequencia da peça, mostrando o ambiente interno das agências do Itaú.

As peças impressas irão circulas nos principais jornais e revistas do País e contêm o código da Realidade Aumentada. Para visualizar a tecnologia, é preciso colocar o cógido do anúncio diante da webcam do computador e assistir ao comercial, por meio do site do Itaú 30 Horas (clique aqui para acessar).

Fonte: www.mmonline.com.br

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Faturamento da mídia cresce 28% em abril.


No acumulado dos primeiros quatro meses, crescimento chega a 26%, segundo o Projeto Inter-Meios.

O faturamento dos veículos de comunicação brasileiros com venda de espaço publicitário cresceu 27,9% em abril de 2010, em comparação com o mesmo mês do ano passado, chegando a R$ 2,076 bilhões. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o total atingiu R$ 7,524 bilhões, valor 25,9% superior ao primeiro quadrimestre de 2009. Os números são do Projeto Inter-Meios, iniciativa do Grupo M&M que mede os investimentos em mídia, a partir de informações fornecidas pelos próprios veículos e auditadas pela PricewaterhouseCoopers.

Mais uma vez a internet foi o meio que apresentou o maior índice de crescimento (33,5%), com um total de R$ 319 milhões faturados no quadrimestre. Entretanto a TV aberta, que já abocanha a maior fatia do bolo, teve desempenho equiparável ao da internet: as verbas aplicadas no meio cresceram 33%, o que em valores representa R$ 4,755 bilhões. Com isso, a fatia do meio no total do bolo publicitário cresce ainda mais, chegando a 63,2%.

A TV por assinatura também apresentou bom desempenho, crescendo 31% e chegando a R$ 248,5 milhões no quadrimestre. Rádio (com 20,5%) e mídia exterior (com 20,3%) ficaram no mesmo patamar, embora o primeiro tenha faturado R$ 327,2 milhões e a segunda, R$ 234,9 milhões. Abaixo da média do mercado ficaram revistas (18%) e jornais (6,4%), enquanto cinema manteve-se estável (0,2%). Só guias e listas tiveram desempenho negativo (-5,4%).

As tabelas com todos os dados podem ser encontradas no site do Projeto Inter-Meios (www.projetointermeios.com.br). O acesso é livre.












Fonte: www.mmonline.com.br

domingo, 27 de junho de 2010

Jornal é principal fonte de informação para 46,1%.

Pesquisa mostra que 24,7% dos brasileiros leem diariamente um impresso.

Os jornais impressos são a principal fonte de informação para quase metade da população brasileira. O dado é um dos resultados da pesquisa Hábitos de Informação e Formação de Opinião da População Brasileira, encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Segundo o levantamento, que entrevistou 12 mil pessoas, nas cinco regiões do país, 46,1% dos pesquisados leem jornais. Deste percentual, 24,7% afirmaram fazer uma leitura diária.

Outros 30,4% leem apenas uma vez por semana, enquanto 17,8% se informam através de periódicos diários duas vezes por semana. O domingo (42,3%) e a segunda-feira (30,6%) foram os dias apontados como mais importantes para se informar pelos jornais. O Nordeste foi a região com mais baixo percentual de leitura: 27,7% do total. A região onde a população mais lê jornal é a Sul (54,1%); seguida pelas regiões Sudeste (52,7%), Centro-Oeste (47,2%) e Norte (42,4%).

Os adultos entre 25 e 39 anos são o principal público dos diários, alcançando 50% do total entrevistado.Em seguida, aparecem as pessoas entre 40 e 49 anos, 47,5% da amostra. Os jovens entre 16 e 24 anos, com 44,6% de leitura, utilizam os periódicos como meio de informação com mais frequência que os adultos com 50 anos ou mais, cujo percentual de leitura ficou em 41%.

O total dos que leem jornais ficou 11,2% acima dos leitores de revistas (34,9%) e um pouco abaixo dos leitores de livros (47,1%). Dos que afirmaram ler livros, 48% leram entre dois e cinco livros nos últimos seis meses; 25,8% leram um livro no período e outros 11,8% não conseguiram completar a leitura de um livro inteiro. De acordo com a pesquisa, os brasileiros têm média de leitura de apenas 1,9 livro por ano, por pessoa.

O hábito está diretamente relacionado com a renda. Entre os entrevistados com renda familiar de mais de 10 salários mínimos, a leitura de livros foi de 67%, enquanto a leitura de jornais é hábito cultivado por 65,2%. Entre as pessoas com nível superior, 71,8% leem livros e 67,5% costumam ler jornais. Na faixa de renda até dois salários mínimos (R$ 1.020), 35,7% costumam ler livros e 31,4%, jornais. Na população com primeiro grau incompleto, ler livros é hábito de 24,3%; os jornais aparecem com 27,2%.

A televisão é o meio mais utilizado para se informar. Dos entrevistados, 83,5% afirmaram assistirem apenas à TV aberta. Apesar de 80,3% ouvirem rádio, 68,9% preferem a programação musical. Dos pesquisados, 46,1% costumam acessar a internet; 66,5%, de suas casas. No Nordeste, 37,5% do total têm acesso à internet. Em ordem crescente, seguem o Norte (39,1%), o Centro-Oeste (45%), o Sudeste (47%) e o Sul (48,3%).

Foram entrevistadas 12 mil pessoas, a partir dos 16 anos, nas cinco regiões do país. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi feita através de entrevistas em domicílio.

Leitura dos jornais:






Fonte: Relatório da Pesquisa Hábitos de Informação e Formação de Opinião da População Brasileira/Governo Federal.

sábado, 26 de junho de 2010

Faça compras sem pagar nada!


São Paulo ganha nova loja de produtos grátis, para experimentação dos consumidores.

Com investimento de R$ 4 milhões, foi inaugurada nesta terça-feira, 22, em São Paulo, a Sample Central, que oferece produtos gratuitamente para serem testados pelos consumidores. A cidade já conta com uma loja nos mesmos moldes, Clube Amostra Grátis, na Vila Madalena, inaugurada em 11 de maio. Ambas trabalham com o conceito tryvertising, ou seja, oferecer mercadorias para que a pessoa experimente e depois dê sua opinião.

"O brasileiro tem uma cultura de consumo muito bacana, é curioso e adora lançamentos. Além disso, o mercado está aquecido e as empresas fazem grandes investimentos para conhecer o consumidor", afirma João Pedro Borges Badue, gerente-geral da Sample Central Brasil. A iniciativa tem como sócios Cereja/PRN (da qual Badue é diretor de desenvolvimento de novos negócios), Ibope, Bullet e o publicitário Celso Loducca.

Para a inauguração da primeira unidade no Brasil, os sócios trouxeram o australiano Anthony J. James, criador do conceito da Sample Central, cuja primeira loja foi aberta no Japão, em julho de 2007. "Tenho certeza que será um sucesso", diz James sobre a franquia brasileira, localizada na rua Augusta, na região dos Jardins. Em Tóquio, 76% dos que experimentaram produtos compraram depois os mesmos itens em lojas comuns.

Para participar o consumidor deve se cadastrar no site da empresa (www.samplecentral.com.br) e pagar uma anuidade de R$ 15. A ida à loja deve ser agendada e a cada visita pode levar cinco produtos. Em contrapartida, deve responder a uma pesquisa sobre os itens experimentados, num prazo de até cinco dias. Até o momento, 16 mil pessoas se cadastraram e a expectativa é chegar a 90 mil em nove meses.

As empresas participantes, além de divulgarem seus produtos por meio da experimentação, podem também ter acesso aos resultados da pesquisa. Os itens ficam nas prateleiras por 15 dias. Nesta primeira rodada a loja conta 230 marcas, de empresas como Nestlé, Hypermarcas, Avon, P&G, Panco, Ajinomoto e Wickbold, entre outras.

Fonte: www.mmonline.com.br