terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Assunto é ... Inovação ! - Saiba quais são empresas mais inovadoras do mundo.

Ranking divulgado pela revista Fast Company cita a Azul Linhas Aéreas e o serviço Sonora, do Terra.

Quando se fala em inovação é difícil sair de alguns nomes de empresa que lideram o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para os consumidores. Anualmente, a revista Fast Company divulga seu ranking de empresas mais inovadoras de mundo e nomes como Apple, Facebook e Google estão sempre nas primeiras colocações.

Na edição 2011, a liderança cabe à Apple, que ficou em terceiro no ano passado. A publicação ressalta a empresa por “dominar o cenário dos negócios em 101 maneiras diferentes”, uma referência à inovação em tablets, smartphones e tocadores digitais de música.

O “crescimento explosivo de cinco anos que redefiniu as comunicações” colocou o Twitter na segunda colocação. A empresa havia ficado apenas na 50ª posição no ano passado e teve uma subida impressionante. A Amazon, que ficou em segundo no ano passado caiu para a 27ª, mas foi reconhecida pelos seus esforços em inovação de e-readers.

A terceira colocação foi do líder do ano passado, o Facebook. “Apesar de Hollywood, a empresa tem 600 milhões de usuários”, uma referência ao filme sobre seu fundador Mark Zuckerberg. Fecham o top ten a Nissan, que criou o carro elétrico Leaf, o site de compras coletivas Groupon, Google, Dawning Information Industry (que criou o computador mais rápido do mundo), Netflix (pelo serviço de streaming e por ter quebrado a Blockbuster), Zynga (pelos jogos sociais) e Epocrates (serviço que dá referência imediatas sobre remédios para médicos e enfermeiros).

E há uma empresa brasileira no ranking. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é citada na 47ª colocação por ser considerada a “companhia aérea adequada para o Brasil”. O baixo custo aliado às formas de pagamento que dispensam cartões de crédito são considerados fatores importantes no País. Até o final de 2011, diz a publicação, a Azul deverá chegar a 50 cidades, inclusive muitas que não são atendidas atualmente.

Sonora na lista

O ranking da Fast Company tem sub-divisões por mercados. O Terra foi citado na categoria Música, em quinto lugar, por seu modelo de conteúdo “lucrativo e focado em música”, em referência ao serviço Sonora. A liderança da categoria foi da Pandora, por levar seu serviço de seleção de música aos carros.

Na categoria mobile, o ranking tem, pela ordem, Foursquare, eBay (pelas compras em celular), Voxiva (pelos aplicativos), Skype e Square. No mercado de moda, destaque para Burberry, Opening Ceremony, RentTheRunway, J. Crew e Createthe Group. Em design, as cinco primeiras colocações ficaram com Stamen Design, Local Projects, Hoefler & Frere-Jones, Berg e Fuseproject; em biotecnologia estão Amyris, Orneros, Synthetic Genomics, Galapagos e Amgen.

O homem do desodorante

E, finalmente, a publicidade. A liderança foi conquistada graças ao homem de Old Spice, Grand Prix de Film em Cannes, que garantiu a primeira colocação do ranking da Fast Company à Wieden+Kennedy.

A Kraft aparece em segundo por conta de sua estratégia de marketing para as mães, uma categoria geralmente colocada em segundo plano. Na sequencia, veio a Ford, por suas ações em mídias sociais. Depois, a Mullen, pelo trabalho para clientes como JetBlue e Zappos.

Em quinto, veio o grupo Vivaki, que criou um modelo novo de colaboração entre agências rivais dentro do Publicis Groupe. O Google Creative Lab ficou em sexto, por conta de seus trabalhos interdisciplinares, seguido por Horizon Media, empresa de mídia que seguiu independente mas inventiva e lucrativa.

A Grey de Nova York ficou em oitavo pelo trabalho de marketing focado em histórias contadas que são adicionadas à cultura popular. Foi seguida pela 360i, pelo trabalho em buscas e mobile, e BBDO, pelo trabalho que vai além dos 30 segundos dos comerciais.

Fonte: www.mmonline.com.br

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Receita original da Coca-Cola é descoberta 125 anos depois, diz site.


A fórmula do refrigerante mais
 popular do mundo teria sido
 publicada num jornal em 1979.
 A fórmula original do refrigerante mais popular do mundo estava na fotografia que ilustrava um artigo sobre a história da Coca-Cola publicado num jornal em 1979.

A receita da Coca-Cola, guardada sob sete chaves pelos proprietários da empresa durante 125 anos, deixou de ser um mistério, segundo um site que afirma ter descoberto os ingredientes em uma página esquecida de jornal. Como publicada nesta terça-feira (15/02) em seu site pelos produtores do programa de rádio "This American Life", a fórmula original do refrigerante mais popular do mundo estava na fotografia que ilustrava um artigo sobre a história da Coca-Cola, publicado no jornal "Atlanta Journal Constitution" de 1979.

A imagem mostra uma lista de ingredientes escritos de próprio punho em 1886 por um amigo do criador da bebida, John Pemberton, em um livro de boticário passado de geração em geração que atualmente estava com uma mulher em Griffin (Geórgia), conforme "Thisamericanlife.com". A Coca-Cola, que mantém a versão oficial de sua receita em um cofre em Atlanta que só dois funcionários têm a chave, não confirmou se a composição publicada é a correta.

Da lista publicada, a parte mais reveladora é a que explica como misturar o 7X, uma substância que só representa 1% da bebida, mas que é crucial para dar o sabor característico. Para a mistura do famoso ingrediente secreto são necessárias oito onças de álcool, 20 gotas de óleo de laranja, 30 gotas de óleo de limão, dez de óleo de noz moscada, cinco de óleo de coentro, 10 de óleo de neroli - das flores da laranjeira amarga - e 10 de óleo de canela.

O restante da bebida é elaborado com três onças de ácido cítrico, duas onças e meia de água, uma de cafeína, uma de baunilha, duas pintadas de suco de lima, uma onça e meia de bala para dar cor e uma quantia de açúcar que é ilegível na lista. A receita original inclui três copos de extrato de fluído de coca, um ingrediente que a companhia retirou do composto no início do século 20 após um corrente de críticas.

Resta saber se, além da eliminação desta substância, os proprietários da Coca-Cola aplicaram modificações substanciais na fórmula desde que Pemberton a projetasse. Para tentar comprová-lo, a equipe do programa radiofônico reuniu um grupo de analistas e de amantes da bebida em uma degustação da mistura obtida pela receita.

Segundo o site, a maioria dos que provaram não encontravam diferenças da Coca-Cola comercializada. "Acho que esta é de verdade uma versão da fórmula", disse ao programa o historiador Mark Pendergrast, autor de uma história da bebida.

Fonte: Época Negócios

Os hotéis "verdes" são a bola da vez.

BNDES já financiou quase R$ 200 milhões para projetos de hotelaria ambientalmente corretos.

De olho na agenda ambiental do País e nos megaeventos esportivos dos próximos anos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já emprestou quase R$ 200 milhões para projetos de hotelaria ambientalmente corretos. Desde janeiro de 2010, quando o ProCopa Turismo foi criado, três novos empreendimentos foram aprovados, num total de recursos empenhados de R$ 178,5 milhões. O orçamento anual do programa é de R$ 1 bilhão.

Dividido em dois sub-programas, o BNDES ProCopa Turismo Hotel Eficiência Energética e o BNDES ProCopa Turismo Hotel Sustentável, a linha de crédito prioriza os projetos considerados eficientes do ponto de vista energético e ambientalmente sustentáveis. O primeiro é voltado aos hotéis que obtenham certificação de eficiência energética nível "A" dentro do Programa de Eficiência Energética nas Edificações. O segundo é para empreendimentos que obtenham certificação no Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem. Em ambos, a entidade certificadora tem de ser credenciada no Inmetro. Quanto mais pré-requisitos os empreendimentos contemplarem, melhores condições de financiamento, sobretudo em relação aos prazos, conseguem.

Atualmente, o programa já tem três operações aprovadas: a reforma do Hotel Glória e a construção de duas unidades Íbis também no Rio de Janeiro, nos bairros de Botafogo e Copacabana, cujos financiamentos somam R$ 178,5 milhões. Há, ainda, projetos em análise para empreendimentos em todas as regiões do País, que somam R$ 205,5 milhões em pedidos de financiamento.

Outra iniciativa "ambiental" no setor hoteleiro foi a parceria, selada no início de janeiro deste ano, entre a IHG e o WWF-Brasil, com a primeira associando-se ao Clube Corporativo da entidade. Todos os hotéis da IHG no Brasil darão uma contribuição financeira anual com o objetivo de apoiar o WWF em atividades desenvolvidas pela instituição para a conscientização ecológica.

Com a campanha "Cortesia Solidária", cada vez que houver solicitação de cortesia de diária ou eventos, os hotéis, em contrapartida, convidarão os solicitantes a participar da campanha. Clientes e hóspedes também poderão fazer doações voluntárias em urnas localizadas nas recepções dos hotéis.

Nos dois hotéis que a rede Windsor construirá na Barra da Tijuca (um corporativo e um full service) a preocupação com a sustentabilidade também está presente, apesar de o BNDES não estar diretamente envolvido. "Os dois projetos beneficiarão a preservação do meio ambiente da Barra da Tijuca e serão equipados com sistemas de redução do consumo de água e energia", promete Paulo Marcos Ribeiro, diretor de marketing do grupo.

Fonte: www.mmonline.com.br

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Novo slogan do governo une riqueza e pobreza.

"País rico é país sem pobreza" alinha texto com discurso da presidente Dilma Rousseff.

O governo federal está mudando a assinatura das suas campanhas. O slogan “Brasil, um País de todos” criado pelo publicitário Duda Mendonça em 2002, no primeiro do ano da era Lula na Presidência da República, sai de cena.

A partir de agora será “País rico é país sem pobreza”, alinhado com o texto da presidente Dilma Rousseff, que tem enfatizado nos seus pronunciamentos a erradicação da pobreza.

A criação é de Marcelo Kertész, publicitário que atuou na criação dos programas de televisão da campanha da presidente Dilma, ao lado da diretora Lô Politi.


Veja a apresentação da nova marca





Fonte: Exame.com













sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Knorr passa por saia justa no Big Brother Brasil

A gafe gerou burburinho no Twitter, pelo qual usuários ainda se mostraram descontentes com o formato escolhido pela produção do programa.

Outra vez, uma marca patrocinadora do Big Brother Brasil sofreu por causa de uma competição do reality da Globo. A Prova do Líder da última quinta-feira (3) foi bancada pela Knorr, que teve seu logo estampado com destaque pelo canal. Porém, participantes começaram a cantar o jingle da concorrente Maggi espontaneamente durante o evento, informou a Exame.com.

A gafe gerou burburinho no Twitter, pelo qual usuários ainda se mostraram descontentes com o formato escolhido pela produção do BBB. O descontentamento, neste caso, é porque que os participantes foram instruídos a se vestirem de galinha para serem "assados", o que incluía colocar um saco plástico sobre a cabeça. "Super pega bem pra Knorr esse merchan/fail de assar humanos com saco plástico na cabeça. Super da hora!", ironizou um internauta.


 É a segunda vez que uma empresa passa por saia justa na edição 2011 do BBB. No dia 13 de janeiro, quando ocorreu a primeira Prova do Líder, a Guaraná Antarctica também ganhou destaque no microblog por causa de um suposto problema.

Considerada pelos internautas um "erro de marketing", a prova aconteceu apenas dois dias após a estreia do BBB e fez com que a patrocinadora se tornasse a marca mais comentada na rede, com 78% das menções entre 27 de dezembro e 26 de janeiro, segundo a consultoria Predicta. Das 9.861 mensagens sobre a Antarctica, 7.066 foram feitas no dia 13 de janeiro.

Fonte: www.administradores.com.br

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Seja difícil de imitar !

Empresas únicas, marcas singulares que fazem a diferença, criam mercados e mantêm a lealdade dos seus consumidores.

O Guaraná Antarctica tem um sabor inigualável. O "Old Mother Owl" (Velha Mãe Coruja) mais conhecido como Omo, rende mais? Não sei, nunca fiz o teste. E o que dizer de um carro Ferrari ou da moto Harley-Davidson? E quem nunca usou um bandaid - band (faixa, em inglês) por causa do pedaço de esparadrapo e aid (socorro, ajuda) - que desde 1947 nos socorre em pequenos ferimentos? E a experiência de jogar no Nintendo Wii ou no PlayStation 3?

Empresas únicas, marcas singulares que fazem a diferença, criam mercados e mantêm a lealdade dos seus consumidores.

Em uma época onde se fala tanto em crescimento sustentável, ecologia e respeito ao consumidor fica cada vez mais difícil ser diferente ou fazer a diferença, mas creio que independente do tamanho da sua empresa ou área de atuação você pode sim crescer e ser reconhecido. Como? Sendo difícil de imitar.

Os consultores norte-americanos Alexander Kandybin e Surbhee Gorver listaram alguns pontos que podem fazer efetivamente a diferença para uma empresa conquistar o mercado. Já adianto que a ideia não é ter todos simultaneamente, mas trabalhar forte para ser referência em pelo menos dois ou três dos pontos citados pode ser questão de sobrevivência.

Ponto 1 - Tecnologia

Ser o único a oferecer uma determinada tecnologia é algo raro e que dura pouco, pois rapidamente a concorrência copia ou faz melhor. Tentar se basear nesta estratégia exige alto investimento em inovação e pesquisa, mas que, dependendo do seu mercado, se faz necessário. O que jamais pode acontecer é sua empresa e produtos serem deficitários em tecnologia. O motivo: é morte certa em médio prazo. Além da tecnologia em produtos não podemos esquecer-nos de adotar a tecnologia em gestão. A diferença não deve estar só no que se produz, mas no modelo de negócio que possa trazer um diferencial no atendimento, distribuição, logística, escala ou custos operacionais menores do que a média do mercado.

Ponto 2 - Benefícios

Dizem que 98% do processo de vendas se dá em conhecer as necessidades, sonhos ou desejos dos seus clientes. Os benefícios que a sua empresa oferece aos seus clientes estão adequados ao que ele necessita, sonha ou deseja? Benefício efetivo é aquele percebido pelo cliente como tal. Aquilo que ele efetivamente usa e que só a sua empresa oferece. Caso o concorrente ofereça também, deixa de ser uma vantagem e cai na faixa do senso comum. Veja a linha calorias zero dos refrigerantes. Alguém lançou primeiro, hoje todos tem.

Ponto 3 - Características únicas

O que só o seu produto ou empresa faz de diferente? O que só você tem? Você vende commodity ou algo que vale a pena para o cliente pagar mais? O método de produção do que você vende torna seu produto único exatamente em quê? Esqueça o discurso da qualidade e mude para o da qualidade comprovada. Prove que seu produto é único por meio de testes comparativos, planilhas que demonstrem o quanto sua empresa pode ajudar em termos de produtividade, certificados de organismos reconhecidos, ou ainda melhor, depoimentos técnicos de clientes satisfeitos.

Ponto 4 - Experiência

A experiência de consumo envolve o aspecto emocional. A questão preço se torna de menor proporção pelo sentimento, sensação ou status que confere ao consumidor. As linhas de produtos gourmet são um bom exemplo como cafés, vinhos, cervejas. Posso citar também resorts, hotéis fazenda, aplicativos de informática, canais de TV fechados como de esportes, notícias ou filmes, entre milhares de outros exemplos que fazem a alegria dos aficionados por acesso ao que se há de melhor em determinado assunto. Neste ponto sua empresa precisa criar ou atender uma necessidade emocional dos seus clientes e assim manter uma relação de cumplicidade, fidelização e lealdade com o seu público.

Ponto 5 - Design e embalagem

Neste caso, normalmente exige-se mudanças no processo de produção o que torne e garanta a sua empresa certo período de exclusividade no mercado. As novas latas de cerveja ou as garrafas litro foram durante um bom tempo encontradas por uma ou outra marca nas prateleiras dos supermercados. No mercado de cosméticos certas embalagens e design são verdadeiras obras de artes e difíceis de resistir à tentação de compra. Praticidade e beleza já são itens consagrados e agora a novidade é a exploração do olfato para estimular o consumidor a escolher o seu produto.

Agora é hora de refletir quais dos pontos acima se aplica ao seu mercado e a sua realidade organizacional e criar algum método para ser reconhecido como diferente. O seu cliente não irá se lembrar ou escolher a sua marca pelo fato de ser igual as demais, mas sim pelo valor que criou pelo seu desempenho ou experiência de consumo.

O ditado diz que quem ri por último ri melhor. Então vale a pena citar a famosa frase do lendário Bob Marley:

"Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais".

Fonte: www.administradores.com.br