Uma nova promoção da Bombril irá movimentar os consumidores das regiões Norte e Nordeste a partir do dia 16 de agosto. A agência Nova Promoção e Conteúdo, do grupo Caco de Telha Entretenimento, foi a escolhida pela companhia para o desenvolvimento da promoção “Bom Bril abalou! 1001 prêmios pra você”.
A ação especial terá Ivete Sangalo e Carlos Moreno como garotos propaganda e irá sortear 10 carretas contendo 100 prêmios, como TV, microondas e máquina de lavar louça, além de uma casa no valor de R$ 50 mil em certificados de barras de ouro.
As regiões Norte e Nordeste são estratégicas para a Bombril, representando 19% do faturamento da companhia. Para a categoria de lã de aço, essas praças juntas somam 22% de participação no mercado brasileiro. Além das fábricas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, a empresa possui um parque fabril em Abreu e Lima, Pernambuco, tendo uma linha exclusiva para o consumidor do Norte e do Nordeste – a Pronto Bril – que conta com 47 produtos entre amaciantes, detergentes, esponjas sintéticas, sabão em barra, alvejantes, água sanitária, detergente em pó e desinfetantes. A fábrica de Abreu e Lima produz 70 mil toneladas anualmente e emprega 450 funcionários diretos (15% a mais que em 2009).
“Queremos estar mais próximos dos consumidores do Norte e do Nordeste. O lançamento da campanha com a Ivete faz parte do projeto Arrastão Nordeste, que deu início em abril, com ação de patrocínio nos principais eventos regionais; promoção no ponto de venda e campanhas de incentivo com a equipe comercial”, declara Marcos Scaldelai, diretor de marketing da Bombril. “A promoção regional fecha o projeto com chave de ouro. Mas em 2011 teremos novas ações direcionadas para essas regiões”, adianta o executivo
Fonte: www.portaldapropaganda.com
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Redes sociais ajudam empresas a criar empregos.
As redes sociais já são ferramentas importantes para ajudar muitas empresas a vender mais. Agora estão ajudando a criar empregos também.
Ninguém precisa esconder do chefe que está navegando pela internet. Afinal, é o trabalho delas. A maior rede de varejo do Brasil contratou um grupo para acompanhar o que os clientes estão dizendo nas redes sociais.
"A gente consegue ver aquilo que agrada mais, aquilo que agrada menos e conseguir pautar os nossos serviços, nossos produtos, para o que nosso consumidor quer, que é a razão da gente ser", explica a gerente Andréa Dietrich.
Com muitos elogios, uma linha de produtos vai aumentar em breve. Agora, o trabalho desses consultores digitais também serve para evitar que informações negativas provoquem crises.
"Às vezes se a gente não está monitorando, por acaso não viu, quando você vê já tem um monte de gente 'retweetando' uma informação que não necessariamente é verdadeira. Então se não age rápido, a coisa cresce bastante", afirma a consultora digital, Nathália Homem de Mello.
O nome varia de empresa para empresa. Consultor digital, animador de redes sociais, analista de mídias sociais. Mas o trabalho é o mesmo: monitorar o que estão falando da empresa na internet e fazer com que falem bem.
O jornalista Rafael Ferreira de Matos é quem ocupa o cargo em uma das maiores imobiliárias do país. Para resolver o problema de uma cliente que tinha postado uma reclamação, ele apelou até, para o gosto musical em comum.
"Por acaso ela gosta de uma banda que eu também gosto. Para a gente deixar a conversa mais descontraída, eu citei a banda. Ajudou a resolver o problema e ajudou a imagem da empresa ficar positiva".
Uma faculdade de São Paulo até abriu um curso de mídias sociais. O coordenador, Eric Messa, explica qual profissional esperar formar.
"Um profissional que seja capaz de identificar o que é dito sobre a marca dentro das redes e transformar essa informação em estratégias que ampliem e difundam a marca, o produto".
Fonte: g1.globo.com/jornal-da-globo
Ninguém precisa esconder do chefe que está navegando pela internet. Afinal, é o trabalho delas. A maior rede de varejo do Brasil contratou um grupo para acompanhar o que os clientes estão dizendo nas redes sociais.
"A gente consegue ver aquilo que agrada mais, aquilo que agrada menos e conseguir pautar os nossos serviços, nossos produtos, para o que nosso consumidor quer, que é a razão da gente ser", explica a gerente Andréa Dietrich.
Com muitos elogios, uma linha de produtos vai aumentar em breve. Agora, o trabalho desses consultores digitais também serve para evitar que informações negativas provoquem crises.
"Às vezes se a gente não está monitorando, por acaso não viu, quando você vê já tem um monte de gente 'retweetando' uma informação que não necessariamente é verdadeira. Então se não age rápido, a coisa cresce bastante", afirma a consultora digital, Nathália Homem de Mello.
O nome varia de empresa para empresa. Consultor digital, animador de redes sociais, analista de mídias sociais. Mas o trabalho é o mesmo: monitorar o que estão falando da empresa na internet e fazer com que falem bem.
O jornalista Rafael Ferreira de Matos é quem ocupa o cargo em uma das maiores imobiliárias do país. Para resolver o problema de uma cliente que tinha postado uma reclamação, ele apelou até, para o gosto musical em comum.
"Por acaso ela gosta de uma banda que eu também gosto. Para a gente deixar a conversa mais descontraída, eu citei a banda. Ajudou a resolver o problema e ajudou a imagem da empresa ficar positiva".
Uma faculdade de São Paulo até abriu um curso de mídias sociais. O coordenador, Eric Messa, explica qual profissional esperar formar.
"Um profissional que seja capaz de identificar o que é dito sobre a marca dentro das redes e transformar essa informação em estratégias que ampliem e difundam a marca, o produto".
Fonte: g1.globo.com/jornal-da-globo
domingo, 15 de agosto de 2010
1º Fórum de Marketing Empresarial: líderes empresariais e a superação da crise.
Apresentar o surgimento de um novo mercado no período pós-crise e destacar a importância do marketing na reestruturação das estratégias das empresas são os objetivos da primeira edição do FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL.
Apresentar o surgimento de um novo mercado no período pós-crise e destacar a importância do marketing na reestruturação das estratégias das empresas são os objetivos da primeira edição do FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL.
Promovido pela DORIA ASSOCIADOS, grupo de comunicação e marketing de João Doria Jr., e a EDITORA REFERÊNCIA, que publica o jornal Propaganda & Marketing e as revistas “Propaganda” e “Marketing”, O projeto terá a coordenação do jornalista Adonis Alonso. O FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL passa a integrar o calendário do LIDE-Grupo de Lideres Empresariais a partir de 2010. O encontro reunirá cerca de 200 líderes empresariais das mais importantes corporações nacionais e multinacionais, bem como seus diretores de marketing de 13 a 15 de agosto, no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP).
“Para ter o comando da agência, e consequentemente da marca, os executivos precisarão cada vez mais estar sintonizado com todos os públicos estratégicos, seja stakeholdes, funcionários, consumidores, fornecedores, investidores e clientes”, detalha Armando Ferrentini, diretor-presidente da EDITORA REFERÊNCIA. O FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL buscará orientar empresários a encontrar ferramentas adequadas para cada público, a fim de ampliar a visibilidade da marca, fidelização do cliente e maximização dos lucros. Além de ajudar a compreender que o consumidor não é mais o mesmo no momento em que a crise econômica internacional estiver totalmente superada.
“O FORUM terá uma força tão importante, que será difícil um líder que tenha relação direta com o consumidor não participar”, comenta João Doria Jr., presidente da DORIA ASSOCIADOS e do LIDE.
O encontro terá como público, empresários e dirigentes de marketing que tenham relações diretas com o consumidor. Durante três dias de evento, os participantes terão atividades de relacionamento e conteúdo, como workshops com especialistas, debates e cases empresariais de sucesso. Entre os expositores confirmados estão o presidente do Wal-Mart, Héctor Núñez, que falará sobre a nova atitude das empresas perante o consumidor na pós-crise – ligado ao público consumidor de classes C, D e E. Também participa o presidente da Nestlé, Ivan Zurita, que apresentará sobre os valores e as responsabilidades da marca para atender bem e vender bem.
O evento também elegerá os melhores cases do mercado e o dirigente de marketing empresarial de maior destaque nos 12 meses anteriores ao encontro no PRÊMIO FORUM DE MARKETING. As categorias serão: Marketing Institucional, Marketing de Produto, Marketing de Varejo, Marketing Digital, Marketing da Inovação, Marketing de Relacionamento, Marketing de Serviço Público, Marketing Social, Marketing de Sustentabilidade e Endomarketing.
A campanha de divulgação do evento, produzida pela agência Africa, sob direção do criativo Sergio Gordilho, tem inicio esta semana nos principais jornais e revistas do Brasil. A Doria Associados Editora publicará a revista “FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL”, que terá João Doria Jr. como Publisher e Daniela Filomeno, como diretora de Conteúdo. O evento terá transmissão ao vivo pela internet. O site oficial é o www.forumarketingempresarial.com.br
Fonte: www.portaldapropaganda.com.br
Apresentar o surgimento de um novo mercado no período pós-crise e destacar a importância do marketing na reestruturação das estratégias das empresas são os objetivos da primeira edição do FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL.
Promovido pela DORIA ASSOCIADOS, grupo de comunicação e marketing de João Doria Jr., e a EDITORA REFERÊNCIA, que publica o jornal Propaganda & Marketing e as revistas “Propaganda” e “Marketing”, O projeto terá a coordenação do jornalista Adonis Alonso. O FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL passa a integrar o calendário do LIDE-Grupo de Lideres Empresariais a partir de 2010. O encontro reunirá cerca de 200 líderes empresariais das mais importantes corporações nacionais e multinacionais, bem como seus diretores de marketing de 13 a 15 de agosto, no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP).
“Para ter o comando da agência, e consequentemente da marca, os executivos precisarão cada vez mais estar sintonizado com todos os públicos estratégicos, seja stakeholdes, funcionários, consumidores, fornecedores, investidores e clientes”, detalha Armando Ferrentini, diretor-presidente da EDITORA REFERÊNCIA. O FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL buscará orientar empresários a encontrar ferramentas adequadas para cada público, a fim de ampliar a visibilidade da marca, fidelização do cliente e maximização dos lucros. Além de ajudar a compreender que o consumidor não é mais o mesmo no momento em que a crise econômica internacional estiver totalmente superada.
“O FORUM terá uma força tão importante, que será difícil um líder que tenha relação direta com o consumidor não participar”, comenta João Doria Jr., presidente da DORIA ASSOCIADOS e do LIDE.
O encontro terá como público, empresários e dirigentes de marketing que tenham relações diretas com o consumidor. Durante três dias de evento, os participantes terão atividades de relacionamento e conteúdo, como workshops com especialistas, debates e cases empresariais de sucesso. Entre os expositores confirmados estão o presidente do Wal-Mart, Héctor Núñez, que falará sobre a nova atitude das empresas perante o consumidor na pós-crise – ligado ao público consumidor de classes C, D e E. Também participa o presidente da Nestlé, Ivan Zurita, que apresentará sobre os valores e as responsabilidades da marca para atender bem e vender bem.
O evento também elegerá os melhores cases do mercado e o dirigente de marketing empresarial de maior destaque nos 12 meses anteriores ao encontro no PRÊMIO FORUM DE MARKETING. As categorias serão: Marketing Institucional, Marketing de Produto, Marketing de Varejo, Marketing Digital, Marketing da Inovação, Marketing de Relacionamento, Marketing de Serviço Público, Marketing Social, Marketing de Sustentabilidade e Endomarketing.
A campanha de divulgação do evento, produzida pela agência Africa, sob direção do criativo Sergio Gordilho, tem inicio esta semana nos principais jornais e revistas do Brasil. A Doria Associados Editora publicará a revista “FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL”, que terá João Doria Jr. como Publisher e Daniela Filomeno, como diretora de Conteúdo. O evento terá transmissão ao vivo pela internet. O site oficial é o www.forumarketingempresarial.com.br
Fonte: www.portaldapropaganda.com.br
Faixa de pedestres vira propaganda em campanha do McDonald's.
Ação mais recente transformou as listras brancas em um saco de batatas fritas.
Durante o Zurifest, maior festival da Suíça com música, comida, esportes e acrobacias, o restaurante de fast food McDonald's enfrenta concorrência pesada de outros estabelecimentos, inclusive em produtos tradicionais como batatas fritas. Por isso, a empresa resolveu fazer uma ação diferente para chamar a atenção. Na frente de um de seus restaurantes, transformou a faixa de pedestres em um gigantesco saco de batatas fritas.
Vejam que brilhante ação de marketing !!!
Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios
Durante o Zurifest, maior festival da Suíça com música, comida, esportes e acrobacias, o restaurante de fast food McDonald's enfrenta concorrência pesada de outros estabelecimentos, inclusive em produtos tradicionais como batatas fritas. Por isso, a empresa resolveu fazer uma ação diferente para chamar a atenção. Na frente de um de seus restaurantes, transformou a faixa de pedestres em um gigantesco saco de batatas fritas.
Vejam que brilhante ação de marketing !!!
Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios
terça-feira, 10 de agosto de 2010
A importância do trabalho em equipe.
Este é um tema recorrente. Sempre esteve na mídia, nas discussões profissionais e, com alguma freqüência, é uma “pedra” no caminho do desenvolvimento profissional.
Aliás, habilidade para trabalhar em equipe tem sido uma competência constante em todas as organizações, tanto que é pergunta obrigatória dos selecionadores nos processos de seleção.
Hoje em dia já é uma prática assimilada pela grande maioria dos profissionais, mas o início foi complicado. Há mais ou menos uma década algumas dúvidas da eficácia do trabalho em equipe preocupou os gestores de pessoas nas organizações. Surgiam questões como: “trabalhar em equipe reduz o ritmo das soluções”; “o grupo inibe as melhores propostas”; “em equipe alguns carregam o piano e os outros observam”, “é mais fácil fazer sozinho que explicar”, entre outras considerações.
Mas, foi notório, faltava prática e melhor análise.
Costumo enfatizar que “só se aprende fazendo”, reforçando a necessidade de se praticar os conceitos adquiridos para se dominar a teoria. É a experimentação permitindo conhecer os detalhes e as dificuldades do processo. Requer disposição e um pouco de coragem para tentar-se algo que não se domina completamente.
Com o trabalho em equipe é exatamente assim. Freqüentemente a resposta vem com a prática, principalmente porque trabalhar em equipe não é, apenas, uma técnica administrativa. É, também, um princípio de gestão!
Dessa forma o processo começou a amadurecer, junto com as pessoas. Trabalhar em equipe é um exercício de comunicação, paciência e...permissão. Permissão para que as pessoas encontrem seus espaços para propor e testar novas idéias. Todos nós temos diversos exemplos de soluções que foram dadas por pessoas que não nos pareciam capazes de tal proeza!
Paciência para que as pessoas se sintam confiantes de que a tentativa é possível e vale a pena, mesmo com o risco do erro. Afinal: “Você erra 100% dos chutes que não dá!”.
E comunicação, fator chave de sucesso em qualquer organização! O trabalho em equipe requer nivelamento de informações para que todos caminhem na mesma direção.
Vamos fazer uma comparação: - Você já cantou em coral? Um grupo coral tem que ter harmonia. É básico. Lógico que há os cantores solos, que no seu momento, por razões da sua habilidade, destacam-se da equipe de cantores, mas em seguida ao solo retornam à harmonia necessária ao conjunto para o melhor resultado e sob o comando de um maestro. Os cantores solos não podem destacar-se quando o solicitado é a harmonia de vozes. Destoaria o conjunto e prejudicaria o resultado geral. Todos têm sua contribuição. Você já ouviu a contribuição importante dos cantores que fazem a segunda voz? Pois é!
Este é um ponto importante no trabalho em equipe. Lógico que em uma equipe as pessoas não são iguais. Até porque uma das contribuições fundamentais das equipes é a riqueza das diferenças. Temos que ter opiniões diferentes, baseadas nas diferentes experiências, formações e pontos de vista. É a contribuição da diversidade, “pedra de toque” do melhor resultado. Uma equipe também existe para contestar posições estabelecidas. Nelson Rodrigues já dizia: “a unanimidade é burra!”.
E hoje, uma exigência tem contribuído significativamente para fortalecer a necessidade do trabalho em equipe. Refiro-me à exigência atual de novos conhecimentos das mais diferentes especialidades que as novas tecnologias tem solicitado. Ninguém poderia acumular, sozinho, todas as áreas de conhecimento necessárias para o melhor atendimento das nossas necessidades atuais.
Dependemos de uma equipe como nunca jamais aconteceu.
Portanto, vamos aprender!
Fonte: www.administradores.com.br
Aliás, habilidade para trabalhar em equipe tem sido uma competência constante em todas as organizações, tanto que é pergunta obrigatória dos selecionadores nos processos de seleção.
Hoje em dia já é uma prática assimilada pela grande maioria dos profissionais, mas o início foi complicado. Há mais ou menos uma década algumas dúvidas da eficácia do trabalho em equipe preocupou os gestores de pessoas nas organizações. Surgiam questões como: “trabalhar em equipe reduz o ritmo das soluções”; “o grupo inibe as melhores propostas”; “em equipe alguns carregam o piano e os outros observam”, “é mais fácil fazer sozinho que explicar”, entre outras considerações.
Mas, foi notório, faltava prática e melhor análise.
Costumo enfatizar que “só se aprende fazendo”, reforçando a necessidade de se praticar os conceitos adquiridos para se dominar a teoria. É a experimentação permitindo conhecer os detalhes e as dificuldades do processo. Requer disposição e um pouco de coragem para tentar-se algo que não se domina completamente.
Com o trabalho em equipe é exatamente assim. Freqüentemente a resposta vem com a prática, principalmente porque trabalhar em equipe não é, apenas, uma técnica administrativa. É, também, um princípio de gestão!
Dessa forma o processo começou a amadurecer, junto com as pessoas. Trabalhar em equipe é um exercício de comunicação, paciência e...permissão. Permissão para que as pessoas encontrem seus espaços para propor e testar novas idéias. Todos nós temos diversos exemplos de soluções que foram dadas por pessoas que não nos pareciam capazes de tal proeza!
Paciência para que as pessoas se sintam confiantes de que a tentativa é possível e vale a pena, mesmo com o risco do erro. Afinal: “Você erra 100% dos chutes que não dá!”.
E comunicação, fator chave de sucesso em qualquer organização! O trabalho em equipe requer nivelamento de informações para que todos caminhem na mesma direção.
Vamos fazer uma comparação: - Você já cantou em coral? Um grupo coral tem que ter harmonia. É básico. Lógico que há os cantores solos, que no seu momento, por razões da sua habilidade, destacam-se da equipe de cantores, mas em seguida ao solo retornam à harmonia necessária ao conjunto para o melhor resultado e sob o comando de um maestro. Os cantores solos não podem destacar-se quando o solicitado é a harmonia de vozes. Destoaria o conjunto e prejudicaria o resultado geral. Todos têm sua contribuição. Você já ouviu a contribuição importante dos cantores que fazem a segunda voz? Pois é!
Este é um ponto importante no trabalho em equipe. Lógico que em uma equipe as pessoas não são iguais. Até porque uma das contribuições fundamentais das equipes é a riqueza das diferenças. Temos que ter opiniões diferentes, baseadas nas diferentes experiências, formações e pontos de vista. É a contribuição da diversidade, “pedra de toque” do melhor resultado. Uma equipe também existe para contestar posições estabelecidas. Nelson Rodrigues já dizia: “a unanimidade é burra!”.
E hoje, uma exigência tem contribuído significativamente para fortalecer a necessidade do trabalho em equipe. Refiro-me à exigência atual de novos conhecimentos das mais diferentes especialidades que as novas tecnologias tem solicitado. Ninguém poderia acumular, sozinho, todas as áreas de conhecimento necessárias para o melhor atendimento das nossas necessidades atuais.
Dependemos de uma equipe como nunca jamais aconteceu.
Portanto, vamos aprender!
Fonte: www.administradores.com.br
Dez ótimas dicas para o trabalho em equipe.
Cada vez mais o trabalho em equipe é valorizado. Porque ativa a criatividade e quase sempre produz melhores resultados do que o trabalho individual, já que "1+1= 3". Por tudo isto aqui ficam dez dicas para trabalhar bem em equipe.
1. Seja paciente
Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça uma sentença". Por isso é importante que seja paciente. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os outros, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.
2. Aceite as ideiás dos outros
As vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho, é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.
3. Não critique os colegas
As vezes podem surgir conflitos entre os colegas de grupo; é muito importante não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avalie as idéias do colega, independentemente daquilo que achar dele. Critique as idéias, nunca a pessoa.
4. Saiba dividir
Ao trabalhar em equipe, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.
5. Trabalhe
Não é por trabalhar em equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente.
6. Seja participativo e solidário
Procure dar o seu melhor e procure ajudar os seus colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda.
7. Dialogue
Ao sentir-se desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução de compromisso, que agrade a todos.
8. Planeje
Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que surja uma tendência para se dispersarem; o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.
9. Evite cair no "pensamento de grupo"
Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.
10. Aproveite o trabalho em equipe
Afinal o trabalho de equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas, e também de aprender com eles.
Fonte: www.curricular.com.br
1. Seja paciente
Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça uma sentença". Por isso é importante que seja paciente. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os outros, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.
2. Aceite as ideiás dos outros
As vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho, é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.
3. Não critique os colegas
As vezes podem surgir conflitos entre os colegas de grupo; é muito importante não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avalie as idéias do colega, independentemente daquilo que achar dele. Critique as idéias, nunca a pessoa.
4. Saiba dividir
Ao trabalhar em equipe, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.
5. Trabalhe
Não é por trabalhar em equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente.
6. Seja participativo e solidário
Procure dar o seu melhor e procure ajudar os seus colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda.
7. Dialogue
Ao sentir-se desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução de compromisso, que agrade a todos.
8. Planeje
Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que surja uma tendência para se dispersarem; o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.
9. Evite cair no "pensamento de grupo"
Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.
10. Aproveite o trabalho em equipe
Afinal o trabalho de equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas, e também de aprender com eles.
Fonte: www.curricular.com.br
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