Empresas de medicamento apostam suas fichas no mercado nordestino.
Os nordestinos não estão gripando mais, não estão com excesso de gases, e não têm bebês com mais assaduras. Mas estão com mais dinheiro no bolso para comprar os remédios que combatem esses males. Reflexo da expansão da cobiçada classe C. Isso não passou despercebido pela indústria farmacêutica.
Os laboratórios começaram a investir pesado em propaganda na região para aumentar a venda dos medicamentos de venda livre (ou OTC, sigla em inglês). Dos genéricos e, especialmente, daqueles chamados "de marca", que são cerca de 50% mais caros.
Uma das empresas que andam fazendo juras de amor eterno aos consumidores nordestinos é a multinacional Bristol-Myers Squibb. O laboratório atua no mercado nacional de OTC com o anti gases Luftal, o antigripal Naldecon e o creme contra assaduras Dermodex. "Apostamos muitas fichas na região. Ano passado, o Nordeste cresceu 22% para a Bristol, enquanto no Brasil cresceu 10%", compara Paulo Pinton, gerente da unidade de OTC do laboratório no país. "Já é o nosso segundo maior mercado no país, depois de São Paulo, nossa principal praça".
Isso tudo apesar de um modesto "investimento-teste" de R$ 700 mil na divulgação do Luftal. Para 2010, o orçamento em marketing será de R$ 4,3 milhões para divulgar os três produtos. "Nunca tínhamos feito uma ação de propaganda no Nordeste. Achávamos que tínhamos uma marca muito premium", diz Pinton. A percepção mudou. "O consumidor do Nordeste usa boas marcas, gosta de produto de valor agregado. A classe C está disposta a investir nas marcas porque não dispõe de dinheiro para testar aquelas de qualidade duvidosa. Tem que acertar e continuar".
Hoje, a empresa conta com um plano de comunicação para o Naldecon e o Luftal em programas populares das TVs locais. A ideia é massificar o produto. A Bristol planeja crescer acima de 10% com os negócios de OTC este ano. E 40% disso devem vir da região.
Antigripal vende mais.
As vendas totais de medicamentos no Brasil somaram R$ 30,2 bilhões em 2009. Os dados são da consultoria IMS Health. Deste total, cerca de R$ 500 milhões ficam com o segmento dos antigripais. São mais de 100 marcas, incluindo as similares. A maioria, aliás, é de similares. No ranking, o Naldecon da Bristol ocupa o terceiro lugar, com 10% de participação (atrás de Benegripe e Coristina).
A meta da empresa para este ano é chegar a 12,5%. "Queremos brigar pela liderança", diz Paulo Pinton (foto). Em Pernambuco, a participação é de 5%. A cartela com duas doses custa R$ 3,50. E a empresa não pode fazer promoção. "Só podemos baixar o preço do Dermodex, porque é considerado um cosmético. Passamos a cobrar R$ 9,80 contra R$ 13 do mercado nacional".
O executivo acredita que o preço nem sempre é o maior fomentador de aumento de vendas de um produto. No caso do creme para assaduras, ele espera por uma mudança de postura dos pais. Na opinião de Pinton, a situação da economia nordestina é a melhor possível para qualquer marca se desenvolver. "A gente viu essa oportunidade. Outras marcas farão o mesmo".
Por: Tatiana Nascimento
Fonte: Diário de Pernambuco
sexta-feira, 28 de maio de 2010
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Apple passa Microsoft em valor de mercado.
Empresa de Steve Jobs atingiu valorização de US$ 225,1 bilhão, quase US$ 3 bilhões acima do valor da ex companhia de Bill Gates.
O valor de mercado da Apple superou o da Microsoft. A companhia de Steve Jobs atingiu valorização de US$ 225,1 bilhão, ultrapassando em quase US$ 3 bilhões o preço da ex companhia de Bill Gates, avaliada em US$ 222,7 bilhões.
De acordo com a agência de notícias Reuters, o fato ocorreu graças a valorização de 1% das ações da fabricante do iPhone em Nasdaq, aproximadamente 1 hora antes do fechamento do pregão da Bolsa de Valores de Nova York.
No mesmo horário, as ações da dona do Windows registravam queda de 2,2 por cento.
Com o crescimento, a Apple tornou-se a segunda maior empresa em valor de mercado dentre as companhias que integram o índice Standard & Poor"s 500. Exxon Móbil encabeça a lista.
Fonte: www.itweb.com.br
O valor de mercado da Apple superou o da Microsoft. A companhia de Steve Jobs atingiu valorização de US$ 225,1 bilhão, ultrapassando em quase US$ 3 bilhões o preço da ex companhia de Bill Gates, avaliada em US$ 222,7 bilhões.
De acordo com a agência de notícias Reuters, o fato ocorreu graças a valorização de 1% das ações da fabricante do iPhone em Nasdaq, aproximadamente 1 hora antes do fechamento do pregão da Bolsa de Valores de Nova York.
No mesmo horário, as ações da dona do Windows registravam queda de 2,2 por cento.
Com o crescimento, a Apple tornou-se a segunda maior empresa em valor de mercado dentre as companhias que integram o índice Standard & Poor"s 500. Exxon Móbil encabeça a lista.
Fonte: www.itweb.com.br
sábado, 22 de maio de 2010
Nextel lança leilão virtual no Twitter.
Lance do Bem será revertido para a CUFA.
Internauta não pagará pelo objetivo, a Nextel arca com o valor.
A Nextel realiza o leilão virtual "Lance do Bem" no Twitter onde os valores dos prêmios que foram doados por celebridades serão revertidos para a Central Única das Favelas (CUFA), que tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores. O detalhe é que o internauta ganhador não pagará nada pelo objetivo, quem arca com o custo é a Nextel. A ação foi criada pela agência One Digital.
Para participar o internauta precisa dar o lance mais próximo ou igual ao valor oficial dos itens leiloados, que foram avaliados por especialistas e registrados em cartório. O usuário precisa seguir o perfil @naotenholimites e tentar adivinhar o valor dos objetos. Cada participante pode efetuar três lances diários por objeto, indicando o artista, o prêmio, o valor e a marca #lancedobem.
Entre os itens leiloados estão: um vestido doado pela atriz Camila Pitanga utilizado no chá de bebê de sua filha Antonia; uma camiseta do MV Bill; uma prancha de surf do Renan Rocha, único atleta brasileiro com uma nota máxima no Pipeline do Havaí; um DVD e camiseta autografados pelo sambista Dudu Nobre; uma camisa do Santos autografada pelo jogador Neymar. Além disso, outros quatro itens foram doados por blogueiros.
"Nosso objetivo é movimentar a rede e mostrar que juntos não temos limites e podemos ajudar muito", finaliza Gustavo Diament, vice-presidente de Marketing da Nextel. Confira aqui o site da campanha.
Fonte: www.proxxima.com.br
Internauta não pagará pelo objetivo, a Nextel arca com o valor.
A Nextel realiza o leilão virtual "Lance do Bem" no Twitter onde os valores dos prêmios que foram doados por celebridades serão revertidos para a Central Única das Favelas (CUFA), que tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores. O detalhe é que o internauta ganhador não pagará nada pelo objetivo, quem arca com o custo é a Nextel. A ação foi criada pela agência One Digital.
Para participar o internauta precisa dar o lance mais próximo ou igual ao valor oficial dos itens leiloados, que foram avaliados por especialistas e registrados em cartório. O usuário precisa seguir o perfil @naotenholimites e tentar adivinhar o valor dos objetos. Cada participante pode efetuar três lances diários por objeto, indicando o artista, o prêmio, o valor e a marca #lancedobem.
Entre os itens leiloados estão: um vestido doado pela atriz Camila Pitanga utilizado no chá de bebê de sua filha Antonia; uma camiseta do MV Bill; uma prancha de surf do Renan Rocha, único atleta brasileiro com uma nota máxima no Pipeline do Havaí; um DVD e camiseta autografados pelo sambista Dudu Nobre; uma camisa do Santos autografada pelo jogador Neymar. Além disso, outros quatro itens foram doados por blogueiros.
"Nosso objetivo é movimentar a rede e mostrar que juntos não temos limites e podemos ajudar muito", finaliza Gustavo Diament, vice-presidente de Marketing da Nextel. Confira aqui o site da campanha.
Fonte: www.proxxima.com.br
Danoninho em ação ecológica.
Produto vem com sementes para as crianças plantarem e aprenderem sobre conservação da natureza.
A Danone acaba de lançar a ação educativa "Danoninho para plantar". Trata-se de uma edição limitada do tradicional produto no sabor morango, com o objetivo de incentivar a experiência e a educação ecológica das crianças.
A ação convida as crianças a plantarem hortaliças e flores nos próprios potinhos de danoninho, após serem consumidos. Para isso, o produto vai trazer anexo um sachê com as sementes. A Danone também fechou uma parceria com o Instituto Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas) para contribuir com o reflorestamento da Mata Atlântica. A embalagem do danoninho vem com um código exclusivo que permite acesso para as crianças criarem uma árvore virtual na "Floresta do Dino" no site (clique aqui).
A divulgação será feita em por meio de dois filmes veiculados em TV aberta e por assinatura, o primeiro "Eco Kids" filme traz elementos do universo infantil e o segundo "Eco Mães" mostra uma história sob o ponto de vista das mães. Com criação de Paulo Monteiro, Luiz Haruo e Mariangela Silvani.
Fonte: www.meioemensagem.com.br
A Danone acaba de lançar a ação educativa "Danoninho para plantar". Trata-se de uma edição limitada do tradicional produto no sabor morango, com o objetivo de incentivar a experiência e a educação ecológica das crianças.
A ação convida as crianças a plantarem hortaliças e flores nos próprios potinhos de danoninho, após serem consumidos. Para isso, o produto vai trazer anexo um sachê com as sementes. A Danone também fechou uma parceria com o Instituto Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas) para contribuir com o reflorestamento da Mata Atlântica. A embalagem do danoninho vem com um código exclusivo que permite acesso para as crianças criarem uma árvore virtual na "Floresta do Dino" no site (clique aqui).
A divulgação será feita em por meio de dois filmes veiculados em TV aberta e por assinatura, o primeiro "Eco Kids" filme traz elementos do universo infantil e o segundo "Eco Mães" mostra uma história sob o ponto de vista das mães. Com criação de Paulo Monteiro, Luiz Haruo e Mariangela Silvani.
Fonte: www.meioemensagem.com.br
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Marca Brasil vale US$ 255 bilhões.
Se fosse uma marca multinacional, o Brasil estaria um pouco longe do Top of Mind. De acordo com o especialista em “nation branding”, Simon Anholt, a marca Brasil está em 22º lugar no ranking mundial. Anholt mostrou o porquê desta posição no “Brand Brasil 2010 – O valor da marca de um país”, evento que aconteceu nos dias 10 e 11 deste mês em São Paulo.
Atualmente a marca Brasil equivale a US$ 255 bilhões, mesmo estando na 8ª posição entre as maiores economias do planeta. Os principais motivos desta discrepância são as exportações baseada principalmente em commodities, o que faz do país o último colocado se comparado aos países do BRIC. As cinco primeiras “marcas” do ranking são EUA (US$ 19.735 tri), Japão (US$ 9.590 trilhões ), Alemanha (US$ 5.396 trilhões ), Reino Unido (US$ 3.560 trilhões ) e França (US$ 3.168 trilhões ).
Confira o ranking das 10 marcas mais valiosas:
Por Thiago Terra.
Fonte: www.mundodomarketing.com.br
Atualmente a marca Brasil equivale a US$ 255 bilhões, mesmo estando na 8ª posição entre as maiores economias do planeta. Os principais motivos desta discrepância são as exportações baseada principalmente em commodities, o que faz do país o último colocado se comparado aos países do BRIC. As cinco primeiras “marcas” do ranking são EUA (US$ 19.735 tri), Japão (US$ 9.590 trilhões ), Alemanha (US$ 5.396 trilhões ), Reino Unido (US$ 3.560 trilhões ) e França (US$ 3.168 trilhões ).
Confira o ranking das 10 marcas mais valiosas:
Por Thiago Terra.
Fonte: www.mundodomarketing.com.br
terça-feira, 11 de maio de 2010
Tintas Coral volta à TV depois de dois anos.
Marca retorna para divulgar o projeto "Tudo de cor para você"
Depois de dois anos de ausência, a marca de tintas Coral volta à TV aberta neste mês. O retorno se dá para divulgação do projeto "Tudo de cor para você". A campanha criada pela Leo Burnett mostra a revitalização de locais deteriorados Brasil afora. O projeto, iniciado em fevereiro de 2009 no País, acabou motivando uma ação global da AkzoNobel, dona da Coral - que já levou o seu "Let's colour" para Paris, Londres e a indiana Jodhpur.
A companhia realizou no ano passado uma concorrência por sua conta global vencida pela Euro RSCG. Entretanto, segundo Rita Corradi, redatora da campanha na Leo Burnett, "o envolvimento e engajamento no projeto acabaram fazendo com que a Leo continuasse atendendo a Coral no Brasil". Por outro lado, a expectativa na Euro RSCG Brasil é de que o anunciante desembarque na agência nos próximos meses.
O "Tudo de cor para você" começou pelo bairro paulistano do Bixiga. "Ali se comprovou a teoria da campanha, de que a cor tem o poder de transformar os lugares, criar novas perspectivas e restabelecer relações", frisa Rita.
O projeto também já ocorreu no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro; no Pelourinho, em Salvador; na cidade de Olinda (foto); e na Igreja de Belém, no Pará. "A Coral vem revitalizando e pintando lugares públicos há 20 anos. Chegou a hora de mostrar ao público essa iniciativa", ressalta Benito Berretta, diretor de marketing da AkzoNobel para a América Latina.
A divulgação será feita com material aproveitado dos documentários gravados durante a revitalização dos locais. Os comerciais de 30 segundos exibem a transformação onde a ação ocorreu, mostrando o antes, o durante e o depois.
Por Bruno Borin
Fonte: www.meioemensagem.com.br
Depois de dois anos de ausência, a marca de tintas Coral volta à TV aberta neste mês. O retorno se dá para divulgação do projeto "Tudo de cor para você". A campanha criada pela Leo Burnett mostra a revitalização de locais deteriorados Brasil afora. O projeto, iniciado em fevereiro de 2009 no País, acabou motivando uma ação global da AkzoNobel, dona da Coral - que já levou o seu "Let's colour" para Paris, Londres e a indiana Jodhpur.
A companhia realizou no ano passado uma concorrência por sua conta global vencida pela Euro RSCG. Entretanto, segundo Rita Corradi, redatora da campanha na Leo Burnett, "o envolvimento e engajamento no projeto acabaram fazendo com que a Leo continuasse atendendo a Coral no Brasil". Por outro lado, a expectativa na Euro RSCG Brasil é de que o anunciante desembarque na agência nos próximos meses.
O "Tudo de cor para você" começou pelo bairro paulistano do Bixiga. "Ali se comprovou a teoria da campanha, de que a cor tem o poder de transformar os lugares, criar novas perspectivas e restabelecer relações", frisa Rita.
O projeto também já ocorreu no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro; no Pelourinho, em Salvador; na cidade de Olinda (foto); e na Igreja de Belém, no Pará. "A Coral vem revitalizando e pintando lugares públicos há 20 anos. Chegou a hora de mostrar ao público essa iniciativa", ressalta Benito Berretta, diretor de marketing da AkzoNobel para a América Latina.
A divulgação será feita com material aproveitado dos documentários gravados durante a revitalização dos locais. Os comerciais de 30 segundos exibem a transformação onde a ação ocorreu, mostrando o antes, o durante e o depois.
Por Bruno Borin
Fonte: www.meioemensagem.com.br
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