sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Marketing & Idéias: Iº Encontro dos Profissionais de Marketing Digital de Pernambuco foi um verdadeiro sucesso !

Evento reuniu profissionais de comunicação e marketing digital no Sistema Jornal do Commércio de Comunicação.

A partir desta quinta-feira (26) os usuários de mídias digitais podem se preparar para ter acesso a conteúdos publicitários de melhor qualidade na internet. A mudança deve ser o primeiro reflexo do I Encontro dos Profissionais de Marketing Digital de Pernambuco, realizado na noite desta quinta, no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), em Santo Amaro, centro do Recife. Profissionais, empresários e estudantes da área lotaram o espaço para conferir as palestras de especilistas em Redes Sociais e Comunicação e Marketing Digital.

O obejtivo do evento foi abrir um canal para troca de experiências e networking em Marketing Digital. Palestrantes de renome no mercado local falaram sobre diversos assuntos relacionados ao tema, passando pelos mais variados temas e apresentando dados e fatos do que aconteceu de bom e ruim em no ano que passou, além das tendências para este ano.

Quem abriu a noite de palestras foi o gerente de mídias sociais da Agência Conteúdo, Ygor Sarkis. Durante cerca de 40 minutos ele falou da importância de criar uma identidade entre a marca e o consumidor. Ygor alertou também para a importância de estar atento ao que acontece nas redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut, para conseguir gerar um conteúdo que vire sucesso entre os usuários desses sites fortalecendo o produto. "É importante criar um relacionamento com os usuários para gerar um produto de marketing", ressaltou o especialista.

Dando continuação ao evento, o diretor de marketing da Wizard Escolas de Idiomas, Saulo Veríssimo usou do bom humor e da interatividade com o público para palestrar sobre a importância de manter um relacionamento estreito e fiel com o cliente das empresas de publicidade e propaganda. Fazendo analogias com um envolvimento amoroso tradicional ele fez com que os profissionais e empresários da área de marketing digital entendessem que oferecer além do que o cliente pede é de grande valia nessa época de globalização e compartilhamento de informações. "Sensibilidade e fidelidade dão o tom das relações entre empresa, publicitário e usuário nos tempos da internet", resumiu Saulo Veríssimo.

A mais rápida entre as quatro palestras da noite, porém não menos informativa, foi a do diretor de criação da empresa Cappen, Felipe Medeiros. Adotando um estilo despojado o especilista dissertou sobre a mudança no jeito de fazer comunicação mercadológica no mundo. Exemplos como o vídeo "Luiza que está no Canadá", a música "Ai se eu te pego" e a polêmica foto do protesto dos estudantes contra o aumento das passagens dos ônibus na Região Metropolitana do Recife, em que um policial dá uma gravata numa manifestante, foram usados para mostar como os conteúdos se popularizam na internet em uma velocidade impressionante. "A comunicação está ganhando um novo nível e a internet ganhou força", resumiu Felipe Medeiros que ainda alertou que os profissionais da área de comunicação e marketing digital precisam estar atentos às mudanças tecnológicas.

Apesar do horário que a última palestra começou, por volta das 22h, o público ficou até o final para assitir a apresentação do diretor de criação da empresa Ampla, Maurício Nunes. O especialista mostrou dados de como a mídia digital alavancou o mercado publictário nos últimos anos, e mostrou produtos realizados de forma intergrada para a internet e todos os outros veículos de comunicação que fizeram sucesso com o público. Ele ainda fez questão de ressaltar que a maior parte dos produtos gerados na web é uma variação do que as pessoas vêm na televisão. Segundo informações apresentadas por Maurício Nunes, mais de 70% dos usuários brasileiros navegam na internet enquanto assistem TV. "Os profissionais devem se especializar nessa área de marketing digital uma vez que há espaço para todos no mercado de trabalho", garantiu.

Para encerrar o encontro foi realizado um debate entre os participantes que respondiam perguntas feitas pelo público através da hashtag #mktdigitalpe, que chegou a ficar entre os assuntos mais comentados em Pernambuco, via Twitter, na noite desta quinta-feira (25).

Ao final do debate, o gerente de marketing e comercial do Portal NE10, Felipe Menezes, avaliou que evento foi um sucesso por causa da grande participação do público. Ele ainda explicou que a ideia do encontro surgiu da própria necessidade criada pela evolução do marketing digital no mundo, e principalmente no Estado. No vídeo abaixo, Felipe Menezes faz uma avaliação positiva do encontro:


MOBILE - Todos os convidados para palestrar no evento ressaltaram a importância do investimento, por parte das marcas, no acesso à internet móvel. Segundo Felipe Menezes, gerente de marketing e comercial do Portal NE10, parceiro do I Encontro dos Profissionais de Marketing Digital de Pernambuco, revelou que cerca de 20% dos acessos de um dos blogs do portal, o Blog do Torcedor, são feitos através do mobile.


EVENTO - O encontro foi uma realização da Psiu Comunicação e da Agência Conteúdo, com a Safetec e o Portal NE10 como parceiros, além do apoio de diversas empresas voltadas para o marketing digital.


Fonte: ne10.uol.com.br

Nenhum comentário: