sábado, 9 de abril de 2011

Experiência de marca embalada pela música.



Marcas capricham na escolha das trilhas sonoras e levam emoção e experiência aos filmes publicitários.

Há filmes publicitários que se destacam tanto pela trilha sonora que acabam tornando-se muito mais significativos do que o próprios clipes originais das canções. Na maioria dos casos, a música é encaixada em uma ideia já existente. Em outros, a trilha se torna o elemento-mãe, e a ideia é construída e se desenvolve a partir da letra.

Isso depende muito da mensagem e da sensação que se quer passar com o comercial, mas em todos os casos, a escolha da trilha tem a ver com a geração de uma experiência emotiva e sensorial com a marca - e é através dela que se desenvolve a relação com os consumidores.

Em 2004 e no decorrer dos anos seguintes, a Apple lançou uma série de comerciais chamada “Silhouettes”, criada para promover o iPod nas ruas. A campanha foi eleita a “Propaganda de rua da década” pela AdweekMedia em 2010 por conseguir deixar o produto claro para as pessoas sem que ele fosse o foco do olhar nos anúncios publicitários.

As peças traziam silhuetas de pessoas dançando contra panos de fundo bem coloridos, sempre ouvindo músicas em iPods e fones da Apple, que são implicitamente lembrados por serem representados na cor branca. Dessa forma, os aparelhos destacam-se em relação à silhueta e também ao fundo.

Os comerciais e as "silhuetas dançarinas" são variados e modificam-se de acordo com a trilha. Entre os artistas que participaram da série com músicas próprias estão: Wolfmother , U2, White Stripes, The Temper Trap, Feist, Jet, The Fratellis, Coldplay, Gorillaz, Steriogram, The Black Eyed Peas, Daft Punk e outros.

Fonte: Exame.com

Como já foi mencionado acima este comercial não é nenhuma novidade para os fãs de propaganda e da banda U2, pois seu lançamento se deu em 2004, porém vale a pena dar uma conferida neste comercial que eu pessoalmente acho genial e atinge em cheio seu público-alvo.

Luiz Fernando Madalozo

Nenhum comentário: