quarta-feira, 17 de março de 2010

O tema é : Sustentabilidade.



Carrefour elimina uso de sacolas plásticas até 2014.


Em ação pioneira no varejo brasileiro, as sacolas plásticas serão banidas em todas as lojas da rede de supermercado em até 4 anos.

O Grupo Carrefour Brasil anunciou segunda-feira (15/03), Dia Mundial do Consumidor, a eliminação do uso das sacolas plásticas tradicionais na sua unidade de Piracicaba (SP). Inédita no varejo brasileiro, a decisão representa um dos maiores avanços na área de sustentabilidade no País e é o primeiro passo de um projeto que será estendido gradualmente a todas as lojas Carrefour nos próximos quatro anos.
A iniciativa é um marco das ações do Carrefour no âmbito do consumo consciente e conta com importantes apoios das esferas governamentais e do terceiro setor, como do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e do presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Hélio Mattar.
“A eliminação das sacolas plásticas tradicionais é uma ação decisiva do Carrefour na defesa e preservação do meio ambiente, em uma questão diretamente ligada ao nosso negócio. Recebemos todos os dias mais de um milhão de clientes em nossas lojas e entendemos que este é um importante canal para conscientizar e influenciar o comportamento do consumidor, estimulando seu engajamento no processo”, afirma o Diretor-Superintendente do Grupo Carrefour Brasil, Jean-Marc Pueyo.

Já o Diretor de Sustentabilidade do Grupo, Paulo Pianez, entende que o momento é oportuno para essa iniciativa. O consumidor brasileiro está se conscientizando cada vez mais sobre os danos causados pelas sacolas plásticas tradicionais ao meio ambiente. Para o executivo, “já existe um forte movimento do público em geral, governo e ONGs para substituir as sacolinhas, mas sabemos que temos um importante desafio no sentido de discutir e convencer os consumidores sobre a importância do seu apoio e envolvimento nessa mudança.”
Para estimular os clientes, a loja de Piracicaba distribuirá gratuitamente sacolas retornáveis até 31 de março, além de oferecer várias opções sustentáveis de embalagens para compra.
A ação também é um desdobramento da participação da rede na campanha “Saco é um Saco”, lançada no último ano pelo Governo Federal. O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, atesta a importância da decisão da rede: “Há campanhas que pegam e outras, não. O mais difícil é reciclar idéias. Quando uma campanha dá certo, é porque as pessoas entenderam com clareza a mensagem, a necessidade e a urgência de agir. Não dá para observar as consequências do consumo desenfreado, da perda da biodiversidade, das enchentes e fingir que nada está acontecendo e que não temos culpa no cartório. Saco é um saco mesmo – é o que a natureza está gritando. A empresa que apoia essa campanha está contribuindo para um planeta melhor, e uma simples atitude pode ajudar o mundo”, ressalta o ministro Carlos Minc.

Fonte : www.tendenciasemercado.com.br

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