sexta-feira, 22 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Brasileiro prefere boca a boca a anúncios.

Pesquisa Nielsen revela grau de confiança em publicidade e destaca busca na web e recomendações de conhecidos.

A edição da Pequisa Online Global, realizada pela Nielsen no terceiro trimestre de 2011, aponta que, no Brasil, inserção de resultados em busca na internet são considerados mais confiáveis pelos consumidores que a veiculação em mídia, seja online ou off-line. Do total de entrevistados, 68% afirma “confiar totalmente” e “confiar um pouco” em search advertising. O número só é precedido por Recomendações de conhecidos (93%), websites de marcas (75%) e conteúdo editorial (70%).

Em primeiro lugar entre as veiculações publicitárias tradicionais está a televisão, com 64%, seguida de revistas (64%), jornais (61%), outdoor (60%), merchandising em TV (59%), rádio (57%), propaganda em cinemas (57%). A maior rejeição ficou com mensagens de texto em aparelhos celulares (64% não confiam muito ou não confiam nada) e propaganda em telas de dispositivos móveis (57%).

A pesquisa Online Global Nielsen foi feita entre 31 de agosto e 16 de setembro de 2011 e entrevistou 507 pessoas no Brasil.


Fonte: www.meioemensagem.com.br






Marketing & Idéias: Coca-Cola cria garrafas para as Olimpíadas.

A Coca-Cola lançou no Reino Unido uma edição limitada de garrafas de alumínio em comemoração aos Jogos Olímpicos.

Dos oito modelos criados, dois serão entregues ao longo do percurso da Tocha e outros seis distribuídos no Parque Olímpico durante os jogos.

Foram produzidos três frascos especiais nas cores amarelo, vermelho, azul e preto, além de dois da Union Jack e outros dois da mesma edição, porém, com tons de dourado e azul claro.

A marca também estará presente no torneio por meio da música ambiente que tocará no local e do concerto final, realizado no dia 26 de julho, no Hyde Park.


Fonte: exame.abril.com.br







terça-feira, 19 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Quanto custa um profissional de marketing promocional?

Ampro cria tabela de custos dos profissionais de Marketing Promocional. Associação fez ainda a atualização nos preços de criação e produção de 225 materiais

A Ampro (Associação das Agências de Marketing Promocional) elaborou uma tabela com os custos do trabalho de profissionais da área, entre eles os de atendimento, criação, planejamento e operação de projetos.

Os valores referem-se às horas trabalhadas. A tabela será atualizada semestralmente e, por meio dela, a entidade busca profissionalizar o mercado.

A associação fez ainda a atualização nos preços de criação e produção de 225 materiais. Dez deles permaneceram com os valores abertos à negociação entre as partes envolvidas.

Outra ação da Ampro é o reforço ao conceito Four or Pay, que propõe que anunciantes convidem, no máximo, quatro agências para concorrências. A inclusão de mais implica no pagamento de 1% do valor do projeto em disputa a cada participante, até o limite de R$ 5 mil.


Fonte: exame.abril.com.br



sábado, 16 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Empresa Júnior – O que é e como funciona.

O que é uma Empresa Júnior?

* Por Gustavo Periard

Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, cujos principais objetivos são: fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação; aproximar o mercado de trabalho das academias e os próprios, além de uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico. Com a elaboração de projetos de consultoria na área de formação dos alunos. As Empresas Juniores contemplam as necessidades de três clientes principais:

1 – Os alunos: Que se utilizam da interação entre os membros da empresa e da troca de conhecimento e experiências para se desenvolverem pessoal, profissional e academicamente;

 2 – As empresas: Que se beneficiam com os projetos desenvolvidos pelos alunos, cujas características são a alta qualidade dos trabalhos, garantida pela orientação dos professores, e o baixo investimento, uma vez que as empresas juniores não visam o lucro. Assim, as empresas conseguem bons projetos a um custo muito baixo;

3 – As universidades: Que são favorecidas pelo retorno em imagem institucional, garantido pela divulgação que as Empresas Juniores necessariamente fazem ao seu nome. As Universidades que investem nas Empresas Juniores tem o retorno de imagem e, também, um retorno no que diz respeito à atração de novas parcerias, alunos e clientes (no caso de prestação de consultorias etc).

 O que é feito em uma Empresa Júnior?

 Basicamente, os alunos que participam de uma Empresa Júnior têm como rotina a elaboração de ensaios práticos apoiados em uma visão acadêmica, o que lhes proporcionam um considerável e importante diferencial competitivo entre aqueles que almejam prosperar profissionalmente.

São desenvolvidos projetos de consultoria, protótipos de novos produtos, estratégias de gestão e marketing, bem como documentos de estudos e pesquisas sobre o mercado de atuação. Além de gerenciamento de projetos, liderança de equipes, gerenciamento de departamentos, geração de networking com grandes profissionais, etc. Muitos destes trabalhos, auxiliados por grandes professores de suas universidades.

Enfim, em uma Empresa Júnior, os alunos podem exercitar seu lado empreendedor e pesquisador, trabalhando forte na geração de novas idéias, contribuindo para a resolução de problemas e necessidades de grandes empresas.

Quais as vantagens de se participar de uma Empresa Júnior?

Existem muitas vantagens para um aluno que ingressa em uma Empresa Júnior. A experiência adquirida neste tipo de trabalho coloca o aluno à frente de seus concorrentes no concorrido mercado de trabalho, levando-o a um patamar mais elevado nas seleções de emprego.

Os alunos empreendedores saem na frente na conquista de grandes oportunidades, uma vez que o ambiente que eles protagonizam nada mais é do que uma arena de constantes desafios. Onde aprendem como lidar com situações novas e a conviver com pessoas em um ambiente organizacional, sem falar no convívio com empresários de verdade, ferramentas de gestão, reuniões com profissionais etc. Algo que, sem dúvida, seria praticamente impossível de ser vivenciado em um estágio comum.

Como ingressar em uma empresa júnior?

Todo aluno que desejar ingressar em uma empresa júnior deverá participar de um processo seletivo que consiste, basicamente, em prova de conhecimentos gerais, entrevista, redação, dinâmica de grupo etc. Estas etapas variam de empresa para empresa, mas seguem basicamente o mesmo escopo geral. Sempre contando com a dedicação e comprometimento dos alunos em contribuir com o crescimento e desenvolvimento da empresa, por isso o Marketing Pessoal também é importante.

Algumas destas empresas implementam, também, uma espécie de processo seletivo que mais se parece com uma seleção para o cargo de Trainee, onde os alunos passam por todas as áreas da empresa, participando de treinamentos e atividades de preparo para ocuparem um cargo na empresa.

O Brasil é o país com mais empresas juniores no mundo!

Recentemente, o Bom Dia Brasil apresentou uma reportagem sobre as empresas juniores, onde destacava que o Brasil é hoje o país com o maior número de empresas juniores do mundo. São mais de 1.200 empresas, onde 90% de seus clientes são micro e pequenos empresários. Fato este que demonstra a real importância deste modelo empreendedor, tanto para alunos quanto para organizações da região onde a empresa júnior está instalada.

Como vimos, nos dias de hoje, a Empresa Júnior se apresenta como uma excelente alternativa para alicerçar uma revolução em toda a metodologia de ensino superior do Brasil e do mundo. Substituindo arraigados paradigmas, rumo à uma política de completo incentivo ao empreendedorismo acadêmico. Por isso, é importante que cada vez mais universidades incentivem esta modalidade de ensino e vivência profissional.

* Gustavo Periard é Administrador formado pela UFF. É um apaixonado por Administração que busca disseminar todo conhecimento possível através de posts de alta qualidade na internet. É editor do blog www.sobreadministracao.com.



Fonte: www.sobreadministracao.com



 

 


 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Campus Party Recife tem data e locais revelados.


O blog da Campus Party confirmou a data da edição recifense neste segundo semestre.

Será entre os dias 26 a 30 de julho, no Chevrolet Hall e Centro de Convenções de Pernambuco. “Trata-se de uma edição especial, que chega para somar com a versão anual realizada em São Paulo”, diz o comunicado oficial.

Maior evento tecnológico da América Latina, a Campus Party possui outras edições em cidades como Santiago, Bogotá e Madri, e acontece no Brasil fora de São Paulo pela primeira vez. O lançamento oficial, com todos os detalhes e destaques da programação, será feito na próxima terça (5).

Pensamos: já estamos na maior cidade do Brasil, agora precisamos ir para a mais tecnológica, disse ao NE10, Paco Ragageles, em visita à cidade, quando se encontrou com autoridades do Governo e da Prefeitura. A organização espera um público de cerca de um terço da Campus Party paulista.



Fonte: blogs.ne10.uol.com.br/mundobit



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Life Vest Inside, um movimento salva-vidas para o coração.

Ao treinar experiências gentis e emocionantes, dá-se abertura a oportunidades ao redor enquanto se reconhece o portencial para a mudança, simplesmente por começar a mudança em nós mesmos.

Essa é a filosofia que move o "Life Vest Inside" (algo como salva-vidas do coração, em tradução livre para o português).

O movimento busca incentivar as pessoas a viverem e acreditarem na bondade de cada indivíduo, para assim melhorar o mundo. O projeto prega que esse trabalho de gentileza deve estar ligado à compaixão, à empatia e à conexão humana.

"Um sorriso, um toque ou uma palavra de conforto. Até mesmo o menor gesto pode iluminar um dia escuro ou apagar um fardo pesado" - Life Vest Inside

A criadora do Life Vest Inside é a educadora americana Orly Wahba, que vem cultivando a gentileza em suas aulas de ensino fundamental desde 2004. O movimento ganhou vida a partir desse trabalho e tem como principal alvo as crianças, que têm grande poder de disseminar a ideia.

Para participar basta ser um disseminador de gentilezas e promover o amor ao próximo. As escolas e os grupos juvenis interessados também podem visitar o site do Life Vest Inside, lifevestinside.com, registrar participação e se envolver diretamente com o movimento.

E você? Está sensibilizado com a causa? Então compartilhe o vídeo abaixo nas redes sociais e contribua com a rede da gentileza entre seus amigos.



Matéria indicada por Márcia Valença


Fonte: www.ecodesenvolvimento.org.br - Informação para um mundo sustentável.