sábado, 16 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Empresa Júnior – O que é e como funciona.

O que é uma Empresa Júnior?

* Por Gustavo Periard

Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, cujos principais objetivos são: fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação; aproximar o mercado de trabalho das academias e os próprios, além de uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico. Com a elaboração de projetos de consultoria na área de formação dos alunos. As Empresas Juniores contemplam as necessidades de três clientes principais:

1 – Os alunos: Que se utilizam da interação entre os membros da empresa e da troca de conhecimento e experiências para se desenvolverem pessoal, profissional e academicamente;

 2 – As empresas: Que se beneficiam com os projetos desenvolvidos pelos alunos, cujas características são a alta qualidade dos trabalhos, garantida pela orientação dos professores, e o baixo investimento, uma vez que as empresas juniores não visam o lucro. Assim, as empresas conseguem bons projetos a um custo muito baixo;

3 – As universidades: Que são favorecidas pelo retorno em imagem institucional, garantido pela divulgação que as Empresas Juniores necessariamente fazem ao seu nome. As Universidades que investem nas Empresas Juniores tem o retorno de imagem e, também, um retorno no que diz respeito à atração de novas parcerias, alunos e clientes (no caso de prestação de consultorias etc).

 O que é feito em uma Empresa Júnior?

 Basicamente, os alunos que participam de uma Empresa Júnior têm como rotina a elaboração de ensaios práticos apoiados em uma visão acadêmica, o que lhes proporcionam um considerável e importante diferencial competitivo entre aqueles que almejam prosperar profissionalmente.

São desenvolvidos projetos de consultoria, protótipos de novos produtos, estratégias de gestão e marketing, bem como documentos de estudos e pesquisas sobre o mercado de atuação. Além de gerenciamento de projetos, liderança de equipes, gerenciamento de departamentos, geração de networking com grandes profissionais, etc. Muitos destes trabalhos, auxiliados por grandes professores de suas universidades.

Enfim, em uma Empresa Júnior, os alunos podem exercitar seu lado empreendedor e pesquisador, trabalhando forte na geração de novas idéias, contribuindo para a resolução de problemas e necessidades de grandes empresas.

Quais as vantagens de se participar de uma Empresa Júnior?

Existem muitas vantagens para um aluno que ingressa em uma Empresa Júnior. A experiência adquirida neste tipo de trabalho coloca o aluno à frente de seus concorrentes no concorrido mercado de trabalho, levando-o a um patamar mais elevado nas seleções de emprego.

Os alunos empreendedores saem na frente na conquista de grandes oportunidades, uma vez que o ambiente que eles protagonizam nada mais é do que uma arena de constantes desafios. Onde aprendem como lidar com situações novas e a conviver com pessoas em um ambiente organizacional, sem falar no convívio com empresários de verdade, ferramentas de gestão, reuniões com profissionais etc. Algo que, sem dúvida, seria praticamente impossível de ser vivenciado em um estágio comum.

Como ingressar em uma empresa júnior?

Todo aluno que desejar ingressar em uma empresa júnior deverá participar de um processo seletivo que consiste, basicamente, em prova de conhecimentos gerais, entrevista, redação, dinâmica de grupo etc. Estas etapas variam de empresa para empresa, mas seguem basicamente o mesmo escopo geral. Sempre contando com a dedicação e comprometimento dos alunos em contribuir com o crescimento e desenvolvimento da empresa, por isso o Marketing Pessoal também é importante.

Algumas destas empresas implementam, também, uma espécie de processo seletivo que mais se parece com uma seleção para o cargo de Trainee, onde os alunos passam por todas as áreas da empresa, participando de treinamentos e atividades de preparo para ocuparem um cargo na empresa.

O Brasil é o país com mais empresas juniores no mundo!

Recentemente, o Bom Dia Brasil apresentou uma reportagem sobre as empresas juniores, onde destacava que o Brasil é hoje o país com o maior número de empresas juniores do mundo. São mais de 1.200 empresas, onde 90% de seus clientes são micro e pequenos empresários. Fato este que demonstra a real importância deste modelo empreendedor, tanto para alunos quanto para organizações da região onde a empresa júnior está instalada.

Como vimos, nos dias de hoje, a Empresa Júnior se apresenta como uma excelente alternativa para alicerçar uma revolução em toda a metodologia de ensino superior do Brasil e do mundo. Substituindo arraigados paradigmas, rumo à uma política de completo incentivo ao empreendedorismo acadêmico. Por isso, é importante que cada vez mais universidades incentivem esta modalidade de ensino e vivência profissional.

* Gustavo Periard é Administrador formado pela UFF. É um apaixonado por Administração que busca disseminar todo conhecimento possível através de posts de alta qualidade na internet. É editor do blog www.sobreadministracao.com.



Fonte: www.sobreadministracao.com



 

 


 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Campus Party Recife tem data e locais revelados.


O blog da Campus Party confirmou a data da edição recifense neste segundo semestre.

Será entre os dias 26 a 30 de julho, no Chevrolet Hall e Centro de Convenções de Pernambuco. “Trata-se de uma edição especial, que chega para somar com a versão anual realizada em São Paulo”, diz o comunicado oficial.

Maior evento tecnológico da América Latina, a Campus Party possui outras edições em cidades como Santiago, Bogotá e Madri, e acontece no Brasil fora de São Paulo pela primeira vez. O lançamento oficial, com todos os detalhes e destaques da programação, será feito na próxima terça (5).

Pensamos: já estamos na maior cidade do Brasil, agora precisamos ir para a mais tecnológica, disse ao NE10, Paco Ragageles, em visita à cidade, quando se encontrou com autoridades do Governo e da Prefeitura. A organização espera um público de cerca de um terço da Campus Party paulista.



Fonte: blogs.ne10.uol.com.br/mundobit



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Life Vest Inside, um movimento salva-vidas para o coração.

Ao treinar experiências gentis e emocionantes, dá-se abertura a oportunidades ao redor enquanto se reconhece o portencial para a mudança, simplesmente por começar a mudança em nós mesmos.

Essa é a filosofia que move o "Life Vest Inside" (algo como salva-vidas do coração, em tradução livre para o português).

O movimento busca incentivar as pessoas a viverem e acreditarem na bondade de cada indivíduo, para assim melhorar o mundo. O projeto prega que esse trabalho de gentileza deve estar ligado à compaixão, à empatia e à conexão humana.

"Um sorriso, um toque ou uma palavra de conforto. Até mesmo o menor gesto pode iluminar um dia escuro ou apagar um fardo pesado" - Life Vest Inside

A criadora do Life Vest Inside é a educadora americana Orly Wahba, que vem cultivando a gentileza em suas aulas de ensino fundamental desde 2004. O movimento ganhou vida a partir desse trabalho e tem como principal alvo as crianças, que têm grande poder de disseminar a ideia.

Para participar basta ser um disseminador de gentilezas e promover o amor ao próximo. As escolas e os grupos juvenis interessados também podem visitar o site do Life Vest Inside, lifevestinside.com, registrar participação e se envolver diretamente com o movimento.

E você? Está sensibilizado com a causa? Então compartilhe o vídeo abaixo nas redes sociais e contribua com a rede da gentileza entre seus amigos.



Matéria indicada por Márcia Valença


Fonte: www.ecodesenvolvimento.org.br - Informação para um mundo sustentável. 


Marketing & Idéias: Suba a bordo do navio do Greenpeace.

Nos dias 02 e 03 de junho o público de Recife terá a oportunidade de subir a bordo do novo Rainbow Warrior, conhecer a tripulação e participar das campanhas de proteção ambiental do Greenpeace Brasil.

Terceiro navio do Greenpeace a ostentar o nome Guerreiro do Arco-Íris, o navio foi lançado em outubro do ano passado, mas já se tornou um ícone em sustentabilidade. Cada detalhe foi pensado para reduzir ao máximo seu impacto sobre o meio ambiente, desde o uso da força dos ventos como principal motor, até um sistema de tratamento de água e resíduos.

 Seu motor de propulsão diesel-elétrica é acionado apenas sob condições climáticas desfavoráveis ou em ações que exijam potência máxima. Mesmo assim, o design inovador do casco permite que menos combustível seja gasto, com menos emissão de gases poluentes. A construção do navio só foi possível graças ao apoio de mais de 3 milhões de colaboradores regulares do Greenpeace em todo o mundo, além de 100 mil doações específicas.

Na visita ainda será possível saber mais sobre a lei de Desmatamento Zero, proposta de iniciativa popular que pede o fim do desmatamento no país. Se desejar, traga seu título de eleitor para assinar a petição.

O navio estará atracado no porto do Recife (entre os armazéns 7 e 8). A visitação é gratuita e acontece no sábado e domingo, 02 e 03 de junho, das 10h às 17h. Venha com roupas confortáveis.

O Rainbow Warrior passará por mais três cidades brasileiras: Salvador, Rio de Janeiro e Santos. Confira a agenda:

•Recife: 2 e 3 de junho
•Salvador: 7 e 8 de junho
•Rio de Janeiro: 16 e 17 de junho
•Santos: 30 de junho e 1 de julho


Fonte: www.greenpeace.org/brasil

sábado, 26 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Por favor, abra a mente.

Conceitos do passado não fazem mais sentido no Marketing de hoje.

Por Bruno Mello do Mundo do Marketing

Como se faz uma promoção hoje em dia? É igual há 20 anos? Certamente não. Antes disso: como nasce e como se desenvolve um planejamento estratégico em pleno século XXI? Algumas poucas coisas não mudaram, é verdade, mas muitas se transformaram e alteraram de forma avassaladora a forma como se faz Marketing. Não vou elencá-las. Para ficar apenas na seara promocional, multiplicaram-se os pontos de contato com o consumidor e as dificuldades de acessá-lo. Para chamar a sua atenção, envolvê-lo e aumentar as vendas, é necessário se reinventar.

Semana passada, uma discussão me chamou atenção. Na verdade, uma tentativa de discutir, durante o julgamento de um prêmio, sobre a essência do Marketing Promocional. Enquanto uma minoria defendia uma essência de 20 anos atrás, a maioria olhava para o presente e enxergava outras possibilidades diante de uma realidade bem diferente. É importante dizer que não há nenhum problema com a disciplina, mas sim na visão de profissionais que não olham o mundo em sua volta. O próprio julgamento dos trabalhos mostrou isso.

Pouquíssimos cases saíram do comum e chamaram atenção pela inovação, enquanto outros fizeram mais do mesmo e sequer foram considerados. Mas houve aqueles que realizaram o trabalho de casa bem feito, seguindo as regras do mercado atual, e conseguiram seus prêmios. Isso mostra como ainda há uma minoria, que infelizmente não é tão minoria assim, que pensa como se estivéssemos no século XIX. Ficou provado que as ações embasadas num modelo de 20 anos atrás não são mais suficientes para entregar os resultados exigidos em 2011 e daí para frente. O mundo mudou e o Marketing deve mudar. Simples assim.

Pensamento de vanguarda

Isso não vale apenas para o Marketing Promocional. Vale principalmente para a estratégia, para o modelo de negócio e o modelo de gestão das empresas. O Marketing de toda companhia deve representar a vanguarda de pensamentos, planos e ações. E, como sempre, deve ser holístico, perpassar toda a organização, desde a estratégia até o café servido aos visitantes.

Quem trabalha com Marketing precisa capitanear as mudanças, preparar a empresa para os novos desafios, sem ficar pensando como se o mundo fosse o mesmo da época dos dinossauros. Seria o começo do fim. Já temos muitas áreas engessadas e retrógradas dentro das empresas. O Marketing tem que ser diferente e provar que não é só um departamento que gasta dinheiro.

Quem deixa de ver as mudanças pelas quais as pessoas, o mercado e o Marketing passaram não quer enxergar a realidade e não está preocupado com o futuro do seu negócio. Ficar preso a conceitos e modelos de 10, 15, 20 anos atrás é como jogar uma ancora no meio do mar e ficar parado no tempo. Só que até o mar mudou e um tsunami pode afundar o seu barco em questão de segundos.


Fonte: www.mundodomarketing.com.br










sexta-feira, 25 de maio de 2012

Marketing & Idéias: 5 ótimas campanhas no Facebook que não foram vistas no Brasil.

Na Colômbia, um rapaz decide repentinamente doar tudo que tem. Na Índia, deuses ganham perfis no Facebook e interagem via chat.


Homecenter Sodimac - O homem que doou tudo que tinha


Na Colômbia, a rede de móveis e utensílios domésticos Homecenter Sodimac fez uma ação para quebrar a crença de que a comunicação de marcas no país só funcionava efetivamente em mídias convencionais e de massa.

No dia 23 de fevereiro do ano passado, um rapaz colombiano chamado Juan Miguel Cure resolveu doar tudo que já havia comprado e que tinha em sua casa. Para disseminar seu intento, ele criou uma página no Facebook com fotos e vídeos de tudo que estava disponível para doação: geladeira, TV, portas, janelas e até mesmo o piso de sua casa.

No dia 3 de março, centenas de colombianos estavam em frente à casa Juan, organizados em uma fila que fez a volta no quarteirão, prontos para levar tudo que pudessem. E levaram. Até o fim do dia, a casa de Juan estava vazia. Foi só então que Juan Miguel revelou o motivo de seu repentino "surto de bondade e minimalismo": a Homecenter Sodimac era a melhor desculpa para renovar toda a casa a preços baixos. E, claro, ele estava sendo patrocinado pela loja.

A página da ação ganhou 2 novos fãs a cada seis minutos e os posts de Juan Miguel Cure foram vistos quase 350 mil vezes. As vendas da Homecenter aumentaram 54% em comparação com o mesmo período de 2010.

A campanha foi criada pela Young & Rubicam.

Nike - Take Mokum


Em Amsterdam, a Nike criou um aplicativo que permitiu que usuários do Facebook pudessem traçar rotas de grafite no mapa da cidade. Funcionava assim: os atletas registravam seus percursos com o Nike+ e podiam preencher pelo aplicativo, com cores, os quilômetros corridos.

O conceito atraiu muitos corredores urbanos, que começaram a usar a criatividade para desenhar mapas de variadas formas e cores - incluindo caveiras e símbolos do game Space Invaders - enquanto se exercitavam.

Junto ao aplicativo, a Nike abriu uma pop-up store perto do parque mais famoso de Amsterdam. A loja engajou jovens no projeto Run Unleashed Experience, com eventos, corridas e testes livres de produtos da marca. Outdoors, banners online e táticas de marketing de guerrilha também foram usados. A campanha durou seis semanas.

O resultado?

A página do projeto foi curtida por mais de 9 mil usuários e o clube foi visitado 183,275 vezes no Facebook. 220 mapas foram criados, coloridos com 1,268 quilômetros percorridos no Nike+.

A campanha foi criada pela agência Boondoggle.

MTS MBlaze - Gods on Facebook


Na Índia, a marca de telefonia móvel MTS MBlaze lançou a campanha "The Gods on Facebook", pela qual criou páginas na rede social para divindades hindus como a deusa Durga.

A campanha aconteceu durante o último Durga Puja, um grande festival anual comemorado intensamente por cinco dias na Índia.

A ideia era que a marca fosse notada no mercado durante o período festivo. Assim, criou-se o primeiro Durga Puja no espaço virtual, onde pessoas poderiam encontrar a deusa Durga e outras divindades hindus no Facebook. Os deuses, inclusive, também interagiam entre si.

A história da vitória de Durga sobre o demônio Mahish Asur ganhou vida em posts, vídeos, interações e no Facebook, além de cerimônias online e representações de divindades em 3D.

A campanha foi promovida por 250 anúncios em outdoor que mostravam as divindades interagindo no Facebook. Também foram veiculados 50 spots em rádios e 9 filmes foram compartilhados no Facebook. Uma projeção gigante mostrou um chat dos deuses.

A criação foi da Rediffusion Y&R.

Dove - The Wall of Beauty


Em Tel Aviv, Israel, a Dove, Unilever, criou um aplicativo para o Facebook conectado a um outdoor digital em uma das regiões mais conhecidas da cidade. Pela ferramenta, as mulheres podiam fazer o upload de uma imagem delas com o aplicativo, e o retrado era transmitido ao outdoor com a seguinte frase: "A beleza não tem apenas uma rainha".

A campanha foi feita durante o concurso anual de rainha da beleza e além do aplicativo para Facebook, envolveu conteúdo para TV e outdoors digitais.

Funcionou?

15 mil pessoas falaram sobre a campanha na página de Dove no Facebook e 9 mil instalaram o aplicativo.

170 mil pessoas se envolveram em debates online e 17 mil falaram sobre a campanha em redes socias

A página acumulou 23 mil novos fãs.

A criação foi da McCann Erickson Tel aviv para a Unilever.

Sky - Don Natale


Na Itália, Santa Claus virou Don Natale pelas mãos da M&C Saatchi em uma ação da Sky. O bom velhinho se juntou a uma das figuras mais famosas da história do cinema para dar lugar a um "Godfather Santa Claus", com a missão de entregar os bons desejos natalinos a amigos de usuários no Facebook. Desejos que "ninguém poderia recusar".

Um aplicativo no Facebook criava um vídeo customizado com as informações pessoais, fotos e uma mensagem.

Em menos de duas semanas, a campanha obteve como resposta mais de 600 mil cartões de Natal entregues por "Don Natale", mais de 500 mil visitantes únicos no app e quase 100 mil fãs.


Fonte: exame.abril.com.br