segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Marketing & Idéias: 17 de Outubro - Dia do Profissional de Propaganda.


Parabéns a todos os meus colegas de profissão, publicitários, mercadólogos e profissionais de marketing e também a todos os profissionais de propaganda deste país, que através de idéias criativas conseguem se comunicar com seus clientes e consumidores de forma positiva e eficaz.

"Uma idéia na cabeça e um produto no mercado ..."

Luiz Fernando Madalozo

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Marketing & Idéias: Vamos promover o marketing do bem ? Então vamos falar da Abrale-Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia.


Quando vi o depoimento do ator Reynaldo Gianecchini falando pela primeira vez a respeito de sua doença, confesso que fiquei bastante comovido, porém mais do que comovido tive a nítida sensação de estar presenciando uma verdadeira lição de vida onde poucas pessoas (talvez as iluminadas), conseguem reverter um problema tão grave em uma experiência positiva.

Quem já assistiu seu depoimento sabe do que estou falando, pois sua narrativa descreve que por pior que nossos problemas possam nos parecer, alguma explicação divina que não é de nosso entendimento poderá num futuro nos fazermos compreender melhor o porquê de tal problema.

Este depoimento mostra ainda que quando DEUS fecha uma porta, é por que ele está abrindo uma janela para contemplarmos a vida de forma diferente e reavaliarmos nossos valores.


Me senti no dever de compartilhar esta experiência com meus leitores, principalmente por se tratar de algo tão nobre e de uma instituição tão séria como a Abrale.

Luiz Fernando Madalozo

Maiores informações a respeito da Abrale e do Movimento Contra o Linfoma, é só acessar o site www.abrale.org.br



Abaixo o vídeo com o depoimento do ator Reynaldo Gianecchini e o vídeo da campanha do Movimento Contra o Linfoma, estrelado pelo ator Lima Duarte.






Fonte: www.abrale.org.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Marketing & Idéias: Twitter é 8,4 mil vezes mais eficaz que Procon.

Reclamando na rede social, consumidores recebem resposta entre 5 minutos e duas horas, e resolvem o problema em até 24 horas, diz Folha.com.

Os consumidores que usam o Twitter para reclamar obtêm uma resposta até 8,4 mil vezes mais rápida do que se procurassem ajuda pelo Procon. Pelo Facebook, a eficiência pode ser até 1,4 mil vezes maior.

Os números saíram hoje no site do Estadão, e foram baseados em uma pesquisa divulgada pela Folha.com, segundo a qual as reclamações que chegam às empresas pelo chamado SAC 2.0 (redes sociais), dão muito mais resultado porque atingem diretamente a imagem das marcas. A eficiência é, inclusive, maior do que a do Procon.

Por esses canais, os protestos dos consumidores acabam se espalhando entre amigos e conhecidos, tornando-se uma bola de neve e chegando a cada vez mais gente.

Outra saída, bem mais visível aos consumidores - e perigosa à imagem das empresas quando elas não agem corretamente - é o site Reclame Aqui. O serviço atua como um canal online direto de comunicação entre consumidor insatisfeito e marca.

No ano passado, o site registrou uma média de 4 milhões de visitas por mês, número quatro vezes maior do que o alcançado em 2009 e também superior à contagem de atendimentos realizados pelo Procon - Procuradoria de Defesa do Consumidor - neste ano, fechada em 630 mil.

De acordo com Maurício Vargas, diretor geral do Reclame Aqui, quando o consumidor reclama por telefone ou vai em uma loja física para isso, ele é bastante complacente. "Mas quando esse mesmo consumidor entra em uma rede social ou qualquer outra rede na web, ele usa muita força no que diz e apela mais, colocando detalhes da má experiência que teve. Então esse impacto é muito grande para as marcas", diz.

Veja o tempo médio de resposta em cada canal:


Twitter

Resposta entre 5 minutos e 2 horas

Resolução do problema em até 24 horas

Facebook

Resposta entre 30 minutos e 6 horas

Resolução em até 24 horas

Chat

Resposta em até 5 dias úteis

Resolução em mais de 5 dias úteis

0800

Resposta em até 5 dias úteis

Resolução em mais de 5 dias úteis

Procon

Resposta em até 1 mês

Sem prazo para resolução


Fonte: exame.abril.com.br

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Marketing & Idéias: Propaganda da Johnnie Walker com Pão de Açúcar que vira gigante faz sucesso.


O primeiro comercial brasileiro da marca de uísque Johnnie Walker foi lançado na última sexta-feira (07/10) e já faz sucesso na internet.

Na peça publicitária, o Pão de Açúcar se transforma num gigante que caminha nas ruas do Rio de Janeiro e vai até o mar com o famoso slogan da empresa, "Keep Walking" ("continue andando", em português). É a primeira vez que a Johnnie Walker faz um comercial específico destinado a apenas um país.

Como homenagem aos brasileiros, a campanha também destaca que "o gigante não está mais adormecido". A frase é uma referência ao fato de que o Brasil era considerado um gigante adormecido pelas outras potências globais no passado.

O mimo ao país tem suas razões. Em 2010, a marca cresceu 30% só no Brasil, o maior índice de expansão em todo o mundo. A superprodução contou com 420 profissionais de 11 nacionalidades em seis dias de gravação, duas toneladas de equipamentos, 216 figurantes e mais de 12 mil horas de trabalhos em computação gráfica. As empresas contratadas para fazer a peça foram a Zohar International, a Gorgeous e a The Mill. Esta última foi a mesma responsável pelos efeitos especiais do filme "O Gladiador", vencedor do Oscar de melhor filme em 200. A criação é da Neogama/BBH.



Veja o vídeo:


Fonte: www.jb.com.br

Marketing & Idéias: Marketing Canino ? Comercial de ração da Nestlé é "exclusivo" para cachorros.


A global alimentícia Nestlé lançou um comercial de ração que contém sons de alta-frequência direcionados exclusivamente para a audição canina. O anúncio de 23 segundos da marca de ração Beneful emite guinchos e assobios audíveis, além de um ganido muito alto que humanos simplesmente não conseguem ouvir.

"Nós queríamos criar um comercial de TV que nossos amigos de quatro patas pudessem ouvir e gostar, mas também permitir que o dono e o cão experimentassem isso juntos” diz Anna Rabanus, representante da Nestlé Purina.

A ideia da publicidade surgiu após um esforço parecido de atingir o olfato do fiel público canino. Na Alemanha, a companhia espalhou pôsters do produto que continham o cheiro da ração Beneful, esperando que cachorros guiassem seus donos em direção aos cartazes.

Ainda não se sabe se apelar para esse público diferenciado vai funcionar para a Nestlé. De acordo com as teorias de mercado, empresas direcionam suas propagandas para agentes racionais que trocam seu dinheiro por produtos ou serviços. Cachorros, mesmo podendo demonstrar raciocínio, não possuem poder aquisitivo e dependem de seus donos. Por outro lado, comerciais para crianças seguem a mesma linha e ainda é visível a dificuldade que os fabricantes enfrentam de atingir o público infantil.

Assista ao comercial:


Fonte: www.techtudo.com.br

domingo, 9 de outubro de 2011

Marketing & Idéias: As lições de Steve Jobs para o Marketing.


Inovação, design, experiência e excelência nortearam o cofundador da Apple.

* Por Bruno Mello

Steve Jobs reinventou o mercado de telefonia móvel com o iPhone, o de comunicação com o iPad, o de entretenimento com o Ipod e sua App Store, além da Pixar, criou uma experiência única com seus computadores pessoais e forjou um dos mais bem acabados modelos de negócios na Apple ao orientá-la pela inovação e pelo design. É daqueles visionários que transformam o mundo para sempre e que nos deixa muitas lições.

Todos os produtos de sucesso lançados enquanto Jobs dava as cartas ganharam vida a partir de um pensamento orientado pela simplicidade. Para muitos deles não havia sequer uma demanda latente, mas criaram desejos que beiram a doença. Filas de quase um dia inteiro para adquirir um produto são a prova disto. Steve Jobs mudou a forma de fazer Marketing no mundo. Ou fez uso da forma mais inteligente vista até então.

Jobs criou uma marca valiosa e principalmente amada e adorada por milhares de pessoas em todo o mundo. Desde então, não se fala mais em Branding sem citar o exemplo da maçã mordida. O líder aclamado pelas escolas de negócios do mundo inteiro e também por seus pares no terreno da tecnologia levou até o último nível o conceito que transforma os produtos em experiências. O varejo em experiência e um evento em algo esperado. Nenhuma loja no mundo vende mais por metro quadrado do que a Apple Store e nenhum evento na área de tecnologia chama mais atenção que os seus lançamentos de produtos.

Pense diferente

Pouquíssimas empresas no mundo conseguem transportar seus valores, seu DNA, sua essência e seu propósito de marca de forma tão tangível e sensitiva em seus produtos e em suas lojas. Isso porque é muito difícil encontrar exemplos como o de Steve Jobs. Como bem disse Barack Obama, Jobs foi “bravo o suficiente para pensar diferente, bravo o suficiente para achar que podia mudar o mundo e talentoso o suficiente para fazê-lo”.

Pensar diferente e ter coragem para mudar. Fácil no discurso, difícil na prática. Infelizmente, reservado a poucos profissionais e a poucas empresas. Digamos que Jobs teve muita facilidade em se diferenciar e criar produtos que se transformaram em sinônimos de categoria. Afinal, está tudo igual. A inovação é cada vez mais escassa. Poucos pensam diferente e têm coragem para mudar o status quo. Poucos têm a coragem de transformar um mercado. O mundo.

Mas só terá um Steve Jobs nos livros de história. O que chama atenção é que ele não inventou nada, “apenas” reinventou. Para isso, teve como meta nada menos que a excelência, como disseram os fundadores do Google. Não que seja uma tarefa menos árdua. Pelo contrário. Mas aqui também mora uma boa reflexão: a de que é possível transformar uma indústria pensando diferente e de forma simples. O mundo já está complexo demais. Difícil demais. Simplificar as coisas nunca foi tão urgente. E Jobs fez isso como ninguém nos últimos anos. É uma pena não tê-lo mais entre a gente para nos ajudar.

* Editor Executivo do Mundo do Marketing

Fonte: www.mundodomarketing.com.br