sexta-feira, 15 de março de 2013

Marketing & Idéias: No Dia Mundial do Consumidor 15/3, Dilma Rousseff anuncia novas medidas de proteção ao consumidor.

 
Objetivo do governo é transformar a proteção ao consumidor em política de Estado. Anúncio é feito durante as comemorações do Dia Mundial do Consumidor.
 
Em meio à comemoração do Dia Mundial do Consumidor, nesta sexta-feira (15/3), a presidente Dilma Rousseff anunciou, no Palácio do Planalto, o Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec). Segundo o governo, a proposta de lei determinará que os institutos de Defesa do Consumidor (PROCONs) terão poder executivo para solucionar conflitos e evitar que o consumidor tenha de ir à Justiça. Para isso, vários ministérios estão envolvidos e eles integração a Câmara Nacional de Relações do Consumo: Justiça, Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Planejamento e da Casa Civil. A primeira missão desse órgão que funcionará como um observatório é criar, em 30 dias, uma lista de produtos essenciais ao consumidor.

Para a presidente, as medidas que são implantadas hoje, “configuram um novo marco regulatório das relações de consumo. Não de um contra o outro, mas a favor de todos”. Ela destacou que se trata de um plano que contempla as relações invisíveis, “os valores que têm que permear as relações de consumo”, além de ser um importante passo nas relações sociais e na projeção da economia. “O Brasil, da mesma forma que acontece com países desenvolvidos, terá construído, dessa forma, uma moderna política de estado”.

Um dos objetivos do plano é diminuir as desigualdades territoriais em relação ao acesso às assistências técnicas e serviços no Brasil. Segundo a presidente, o conselho ministerial que está formado para debater o projeto pretende transformar a agenda referente ao tema como prioritária, “um observatório nacional das relações de consumo”.
 
Dilma destacou o trabalho que será realizado em uma das três câmaras de trabalho do Plandec, a de pós-venda, que trata das questões mais críticas. Com o processo de expansão do consumo no país, há, segundo a presidente, uma escassez de assistências técnicas em várias regiões. “No Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste é uma carência sensível, palpável e que compromete a qualidade do consumo. Isso traz dificuldades para o consumidor que, para solucionar coisas básicas, têm problemas significativos, que o atingem e até o anulam”.

Durante a cerimônia, Dilma assinou o decreto que institui a Câmara Nacional e institui o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para o comércio eletrônico. O documento também altera o CDC para fortalecer a atuação dos Procons. Com essa medida, o plano amplia o poder jurídico dos Procons, cujos acordos terão valor judicial, a fim de reduzir os processos no Judiciário e também os custos. “Cerca de 70% da demanda dos juizados de pequenas causas, são relativas ao Código de Defesa do Consumidor. Cada processo custa R$ 1 mil para resolver uma demanda de R$ 300”, revelou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
 
Poder ao Procon
Cardozo abriu a cerimônia, falando sobre a história do Dia do Consumidor. Ele defendeu que um plano em defesa dos consumidores precisa da integração não apenas do governo e do Poder Legislativo, mas também de órgãos da sociedade civil. "O sistema tem de ser punitivo para quem não cumpre o que a lei determina", explica o ministro. Ressaltou, no entanto, que o sistema precisa ajudar aqueles que "não têm condições" de atender as leis.

A secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira, especificou, em seguida, alguns pontos do plano, explicando que neste momento, em que temos mais direito de consumir, “queremos consumir com mais direitos”. De acordo com ela, o projeto determina poderes aos mais de 700 PROCONs do país. Entre eles estão a restituição de cobranças indevidas, substituição ou reparação de produtos e a prestação adequada de informações.

Data histórica

Desde o pronunciamento do presidente norte-americano John Kennedy, em 15 de março de 1962, a data tem sido referência para os direitos do consumidor em todo o mundo. Na ocasião, Kennedy defendeu quatro direitos fundamentais dos consumidores: à segurança, à informação, à escolha e a ser ouvido. Vinte e três anos depois, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os direitos do consumidor como diretrizes das Nações Unidas, instituindo o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, comemorado hoje.
 
 
Fonte: www.correiobraziliense.com.br
 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Marketing & Idéias: Veja como será o novo Facebook.



 
Rede ficará bem mais parecida com o Google +
 
O próprio Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, apresentou nesta quinta-feira (7) a maior transformação que a rede social já implementou desde que foi lançada. O novo layout trará mudanças profundas e deve impactar fortemente a forma como os usuários utilizam suas funcionalidades. O objetivo com a ação é deixar a timeline mais limpa, algo que – inclusive – deixará o Facebook bem mais parecido com o Google +.
Agora, a interface será dividida em apenas duas colunas, em vez das três que existem atualmente. Na da esquerda, ficará o feed, onde serão exibidas as atualizações dos amigos e páginas seguidas. Na da direita, ficarão os conteúdo de cunho mais automático, como os botões de segmentação do conteúdo e as notificações.
 
E, por falar em segmentação, com o auxílio dos botões localizados na direita, o usuário poderá definir mais facilmente se quer ver na timeline apenas conteúdos de amigos, de páginas que segue ou de listas específicas.
 
As fotos terão mais destaque e serão exibidas com tamanhos maiores. A rede também promete mais agilidade para exibição de imagens grandes e vídeos mais longos.
 
O chat ficará agora em uma coluna destacada, mais escura, à esquerda, fora da timeline, como já é atualmente. Ele dividirá espaço, entretanto, com botões de eventos, aplicativos, fotos etc.
 
A nova interface será liberada aos poucos e ainda não há informações de quando estará disponível para os usuários brasileiros. Pelo tamanho do público brasileiro, entretanto, as novidades não devem demorar para chegar por aqui.
 
Veja abaixo o vídeo lançado pela rede para apresentar as mudanças (em inglês):
 
 
 
 
 
Fonte: www.administradores.com.br
 

quarta-feira, 6 de março de 2013

Marketing & Idéias: Palestra: "Virtudes e Efeitos Colaterais da Nova Comunicação Digital. "

Como usar as redes com eficiência e criatividade ? Conheça experiências inovadoras na comunicação através de vídeos, blogs, twitter, e outras ferramentas digitais.
 


 
Fonte: Fiepe / Sebrae 
 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Marketing & Idéias: Comercial da Sony relembra os produtos mais famosos da marca.

 
O vídeo foi lançado para divulgar o novo smartphone da empresa, o Xperia Z.
 
Para divulgar o lançamento do seu smartphone, Xperia Z, a Sony criou uma propaganda que relembra seus produtos mais famosos em diferentes épocas: a televisão em cores, Handycam, Walkman e o PlayStation.
 
Dirigido por Tarsem Singh, responsável por filmes como “A Cela”, e “Imortais”e“Espelho, Espelho Meu”. O filme ainda celebra a cultura indiana e acompanha uma versão do clássico“Sound and Vision”de David Bowie, remixado por Sonjay Prabhakar.
 
Assista ao vídeo abaixo:
 
 
 
Fonte: www.administradores.com.br
 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Marketing & Idéias: 8 marcas que já cometeram gafes de marketing em 2013.

 
Ações duvidosas colocaram Nike, Gilette, Devassa e Globo na mira de consumidores nos primeiros meses deste ano.
 
Kia
 
No começo de fevereiro, a Kia viu uma ação de "product placement" na novela Salve Jorge virar assunto - negativo - nas redes sociais. A trama incluiu a gravação de um comercial falso para a montadora - e a garota-propaganda contratada foi justamente uma das mulheres vítimas do tráfico internacional.
 
Rosângela, interpretada pela atriz Paloma Bernardi, estrelou a peça em trajes sensuais, ao lado da sua “cafetina”. A recepção azedou. Uma safra de fortes críticas não tardou a acontecer na internet: pegou mal a associação entre a marca e a contratação de mulheres escravizadas.
 


 

Nike
 
No meio de fevereiro, a Nike se viu em meio a uma saia-justa por (novamente) patrocinar uma estrela que se provou uma aposta errada: o corredor Oscar Pistorius, acusado de matar a tiros a namorada na África do Sul.
 
Ainda por cima, a empresa teve de tirar às pressas do ar um anúncio que mostrava uma foto do atleta correndo na pista ao lado da frase "Eu sou uma bala no cano do revólver". A alusão à velocidade do corredor acabou parecendo uma piada de mau gosto. A empresa anunciou, na sequência, a retirada do patrocínio do atleta.
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rede Globo

Em janeiro deste ano, a Rede Globo retirou um anúncio do ar às pressas um post de sua conta oficial no Twitter depois que uma ação de marketing foi mal recebida pelos internautas.
 
No domingo após a tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria, a emissora postou uma mensagem na rede social que convidava os seguidores a criar uma lápide virtual como parte da promoção da série "Pé na Cova". Após a publicação, o conteúdo foi mal recebido pelos internautas, que criticaram a "falta de sensibilidade", a “bola fora” e o “momento inapropriado”.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BlackBerry
 
Não demorou muito: menos de 15 dias após ser nomeada diretora de criação da BlackBerry, a cantora Alicia Keys confirmou a suspeita daqueles que classificaram sua escalação como inócua.
 
A artista foi flagrada usando um iPhone no começo de fevereiro. Alicia publicou na segunda-feira um tuite a partir de um aplicativo disponível apenas para iOS, o que causou constrangimento para a BlackBerry. Logo após a gafe, Alicia justificou-se insinuando que talvez sua conta no Twitter tenha sido hackeada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gilette
 
A campanha da Gilette para incentivar a depilação masculina não agradou parte do público. Sob o mote “Quero Ver Raspar”, e com a participação da estrela sul-coreana Psy, de Sabrina Sato e das gêmeas atletas Bia e Branca Peres, o comercial foi parar no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) após denúncias de consumidores.
 
Segundo a entidade, o processo foi aberto esta semana depois de 15 reclamações - 14 homens e uma mulher - que consideraram o filme preconceituoso, e que retratava os homens peludos como “primitivos” e nojentos”.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Volkswagen
 
Em janeiro, foi a vez da Volkswagen gerar revolta nas redes sociais por causa do comercial “Superstição”, retirado do ar após recepção negativa. O filme fazia referência à crença popular que associa gatos pretos à falta de sorte e recebeu duras críticas de donos de gatos e protetores de animais.
 
A empresa informou em comunicado oficial que a peça criada pela Almap BBDO deixará de ser exibida, “em respeito e atendimento às manifestações acerca do tema”. Internautas criticaram a escolha da marca, afirmando que a superstição popular pode ser vista como uma incitação a maus tratos a gatos pretos.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Devassa
 
O comercial "Tenha sua primeira vez com Devassa”, que apresentou Alinne Moraes como nova musa da cerveja, será julgado em março pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
 
Segundo o órgão, o processo, aberto no dia 21 de janeiro, surgiu após denúncias de dez consumidores que questionaram a “associação da cerveja à iniciação sexual”, e acusaram a peça de estimular jovens a “assumir um comportamento de risco”.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tesco
 
A rede de supemercados britânica Tesco foi a protagonista da maior crise de imagem do ano no país, depois que análise de autoridades sanitárias descobriram carne de cavalo nos hambúrgueres de fabricação própria da loja.
 
O caso, que explodiu em janeiro, gerou indignação nos consumidores, No Twitter, a empresa subiu da 26ª para a 3ª posição entre as marcas mais comentadas em todo o mundo, segundo a ferramenta The Most Tweeted Brands. Foram 176 mil menções (negativas, em sua imensa maioria) em 24 horas, em cerca de 150 países, atrás apenas das marcas Facebook e Google.
 
 
Fonte: exame.abril.com.br

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Marketing & Idéias: 20 logotipos inteligentes com mensagens escondidas.

 
Um logotipo pode dizer muito, mas às vezes precisa de tradução. Confira o significado por trás de algumas imagens, segundo seleção do Twisted Sifter.
 
FedEx

Você consegue ver a imagem escondida no logo da FedEx? Pode olhar de perto: o espaço em branco entre as letyras “E” e “X” forma uma seta perfeita, sugerindo o movimento - e velocidade - para a companhia de logística americana.



 

Amazon
Apesar de ser um logo bem literal, com o nome completo da empresa, o símbolo da Amazon tem espaço para esconder uma mensagem. Você já havia percebido a seta que liga a letra “A” até a letra “Z”? A ideia é reforçar que a empresa vende todos os tipos de produtos, de “A a Z”. Alguns interpretam ainda a seta como um sorriso.




 

Eighty 20

Esse é para geeks: os quadrados acima do símbolo da empresa de consultoria britânica ‘Eighty 20′, quando lidos em linguagem binária (1010000 e 0010100), foram os números 80 e 20, respectivamente

Milwakee Brewers

O clássico logo do time americano não apenas parece uma luva de baseball: a forma do objeto é gerada pelos contornos das letras "B" e "M", iniciais do time.
 
 
Goodwill
 
A face sorridente icônica é, na verdade, a letra “G” de Goodwill, empresa de contabilidade americana, vista de perto e depois de receber cortes.

Pittsburgh Zoo e PPG Aquarium

Nos dois lados da árvore que aparece como imagem principal do logo do zoológico de Pittsburgh, nos Estados Unidos, as faces de um gorila e de um leão podem ser vistas em branco, no “espaço negativo” do logo, como imagens secundárias.
 
Tostitos
 
Um desenho discreto fica escondido no logo da marca de salgadinhos Tortitos, da americana Frito-Lay. Entre as duas letras “T” e “I” bem no meio da frase, existe uma pequena festa acontecendo. As duas letras iguais representam pessoas. E os dois personagens leva uma pequena tortilha a um recipiente de molho bem em cima do “I”.

Eight

O nome simples e direto da "Eight" é honrado no logotipo cujas letras são todas formadas por recortes do número oito. A peça é criação do estúdio britânico Stylo Design.

 

Atlanta Falcons

O time de futebol americano da NFL adotou como logotipo um facilmente reconhecível “F”. Mas se você olhar mais atentamente, pode perceber que a letra é formada por uma ave de rapina estilizada

Roxy

Roxy é uma linha de roupas para meninas que praticam o surf e snowboard. De propriedade da Quiksilver, seu simbolo consiste em dois logos Quiksilver girados para formar um coração.

Via Rail Canadá

A empresa ferroviária canadense VIA tem um logotipo interessante. Se você focar no espaço em branco entre o 'V' e “I” e, em seguida, novamente no espaço em branco entre o 'I' e o 'A', você vai notar duas linhas paralelas que representam vias férreas.

 

Hershey's Kisses

A marca da Hershey's fez uma brincadeira discreta em seu logotipo. Os observadores irão notar que entre a letra “K” e o “I” de Kisses há um chocolate com o típico formato de gota escondido.

Mosleep

O logotipo da Mosleep, associação americana para tratamento de desordens do sono, contém uma letra "M" em destaque - e ela ainda ajuda a completar a forma de uma confortável cama.

Bronx Zoo

Outro exemplo do uso do do “espaço negativo”: a linha do horizonte dos prédios de Nova York pode ser enxergada nas pernas das girafas neste símbolo do zoológico do Bronx.
 

Hartford Whalers

O antigo time da NFL, liga de futebol americano, tinha um logo interessante. O “H” pode ser enxergado em cinza entre o azul e o verde, ao mesmo tempo em que ajuda a formar uma cauda de baleia, animal que dá nome ao time.

 

NBC

O icônico símbolo do canal americano traz um pavão em cor branca, com cinco penas coloridas represetando cada uma das divisões da empresa (hoje, depois do desenho original do logo, foram criadas mais divisões). A ave olha para a direita, postura geralmente associada a desenvolvimento e futuro.

Tour de France

O logotipo da competição de ciclismo contém a imagem de um ciclista, cujo corpo pode ser identificado na letra “R”, e as duas rodas da bicicletas são formados pelo “O” e pelo desenho do sol.

Spartan Golf Club

À primeira vista, pode ser observado um golfista que acabou de completar um lançamento. Mas a imagem ambígua traz também o capacete de um guerreiro espartano.

 

London Symphony Orchestra

O logo da London Symphony Orchestra não apenas representa a sigla "LSO", mas também se assemelha a um maestro conduzindo uma orquestra - com as letras “L” e “O” representando seus braços.

Baskin Robbins

O BR do logo da Baskin Robbins tem duas cores. Se você focar sua atenção apenas na parte rosa, vai notar o número 31 - exatamente o número de sabores que a marca de sorvetes americana tem em seu cardápio.



Fonte: exame.abril.com.br