sexta-feira, 25 de maio de 2012

Marketing & Idéias: 5 ótimas campanhas no Facebook que não foram vistas no Brasil.

Na Colômbia, um rapaz decide repentinamente doar tudo que tem. Na Índia, deuses ganham perfis no Facebook e interagem via chat.


Homecenter Sodimac - O homem que doou tudo que tinha


Na Colômbia, a rede de móveis e utensílios domésticos Homecenter Sodimac fez uma ação para quebrar a crença de que a comunicação de marcas no país só funcionava efetivamente em mídias convencionais e de massa.

No dia 23 de fevereiro do ano passado, um rapaz colombiano chamado Juan Miguel Cure resolveu doar tudo que já havia comprado e que tinha em sua casa. Para disseminar seu intento, ele criou uma página no Facebook com fotos e vídeos de tudo que estava disponível para doação: geladeira, TV, portas, janelas e até mesmo o piso de sua casa.

No dia 3 de março, centenas de colombianos estavam em frente à casa Juan, organizados em uma fila que fez a volta no quarteirão, prontos para levar tudo que pudessem. E levaram. Até o fim do dia, a casa de Juan estava vazia. Foi só então que Juan Miguel revelou o motivo de seu repentino "surto de bondade e minimalismo": a Homecenter Sodimac era a melhor desculpa para renovar toda a casa a preços baixos. E, claro, ele estava sendo patrocinado pela loja.

A página da ação ganhou 2 novos fãs a cada seis minutos e os posts de Juan Miguel Cure foram vistos quase 350 mil vezes. As vendas da Homecenter aumentaram 54% em comparação com o mesmo período de 2010.

A campanha foi criada pela Young & Rubicam.

Nike - Take Mokum


Em Amsterdam, a Nike criou um aplicativo que permitiu que usuários do Facebook pudessem traçar rotas de grafite no mapa da cidade. Funcionava assim: os atletas registravam seus percursos com o Nike+ e podiam preencher pelo aplicativo, com cores, os quilômetros corridos.

O conceito atraiu muitos corredores urbanos, que começaram a usar a criatividade para desenhar mapas de variadas formas e cores - incluindo caveiras e símbolos do game Space Invaders - enquanto se exercitavam.

Junto ao aplicativo, a Nike abriu uma pop-up store perto do parque mais famoso de Amsterdam. A loja engajou jovens no projeto Run Unleashed Experience, com eventos, corridas e testes livres de produtos da marca. Outdoors, banners online e táticas de marketing de guerrilha também foram usados. A campanha durou seis semanas.

O resultado?

A página do projeto foi curtida por mais de 9 mil usuários e o clube foi visitado 183,275 vezes no Facebook. 220 mapas foram criados, coloridos com 1,268 quilômetros percorridos no Nike+.

A campanha foi criada pela agência Boondoggle.

MTS MBlaze - Gods on Facebook


Na Índia, a marca de telefonia móvel MTS MBlaze lançou a campanha "The Gods on Facebook", pela qual criou páginas na rede social para divindades hindus como a deusa Durga.

A campanha aconteceu durante o último Durga Puja, um grande festival anual comemorado intensamente por cinco dias na Índia.

A ideia era que a marca fosse notada no mercado durante o período festivo. Assim, criou-se o primeiro Durga Puja no espaço virtual, onde pessoas poderiam encontrar a deusa Durga e outras divindades hindus no Facebook. Os deuses, inclusive, também interagiam entre si.

A história da vitória de Durga sobre o demônio Mahish Asur ganhou vida em posts, vídeos, interações e no Facebook, além de cerimônias online e representações de divindades em 3D.

A campanha foi promovida por 250 anúncios em outdoor que mostravam as divindades interagindo no Facebook. Também foram veiculados 50 spots em rádios e 9 filmes foram compartilhados no Facebook. Uma projeção gigante mostrou um chat dos deuses.

A criação foi da Rediffusion Y&R.

Dove - The Wall of Beauty


Em Tel Aviv, Israel, a Dove, Unilever, criou um aplicativo para o Facebook conectado a um outdoor digital em uma das regiões mais conhecidas da cidade. Pela ferramenta, as mulheres podiam fazer o upload de uma imagem delas com o aplicativo, e o retrado era transmitido ao outdoor com a seguinte frase: "A beleza não tem apenas uma rainha".

A campanha foi feita durante o concurso anual de rainha da beleza e além do aplicativo para Facebook, envolveu conteúdo para TV e outdoors digitais.

Funcionou?

15 mil pessoas falaram sobre a campanha na página de Dove no Facebook e 9 mil instalaram o aplicativo.

170 mil pessoas se envolveram em debates online e 17 mil falaram sobre a campanha em redes socias

A página acumulou 23 mil novos fãs.

A criação foi da McCann Erickson Tel aviv para a Unilever.

Sky - Don Natale


Na Itália, Santa Claus virou Don Natale pelas mãos da M&C Saatchi em uma ação da Sky. O bom velhinho se juntou a uma das figuras mais famosas da história do cinema para dar lugar a um "Godfather Santa Claus", com a missão de entregar os bons desejos natalinos a amigos de usuários no Facebook. Desejos que "ninguém poderia recusar".

Um aplicativo no Facebook criava um vídeo customizado com as informações pessoais, fotos e uma mensagem.

Em menos de duas semanas, a campanha obteve como resposta mais de 600 mil cartões de Natal entregues por "Don Natale", mais de 500 mil visitantes únicos no app e quase 100 mil fãs.


Fonte: exame.abril.com.br






















terça-feira, 22 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Os 50 times com a marca mais valiosa do mundo (4 são brasileiros).

Corinthians, São Paulo, Internacional e Flamengo integram o ranking da Brand Finance.

Enquanto o Manchester United permanece desde 2011 sendo a marca mais valiosa do mundo entre os clubes de futebol, o ranking Brand Finance Football 2012 escalou quatro times brasileiros entre as 50 posições: Corinthians, São Paulo, Internacional e Flamengo.

Com um valor de marca avaliado em 77 milhões de dólares, o Timão aparece em 24º. Em 39º vem, valendo 58 milhões de dólares, o São Paulo. O Internacional e o Flamengo ocupam a 44ª e a 47ª posições, respectivamente, com valor de marca de 51 milhões e 46 milhões de dólares.

Com um valor de marca de 853 milhões de dólares, os ingleses são seguidos pelo Bayern de Munique (US$ 786 milhões) - que em 2011 aparecia em quarto lugar, Real Madrid (US$ 600 milhões) - o segundo do ano passado -, Barcelona (US$ 580 milhões) - também com queda de uma posição -, e Chelsea (US$ 398 milhões), que conseguiu se manter em quinto e cuja marca deve ter valorizado desde o último sábado (19), com a conquista da Liga dos Campeões da UEFA.

Veja abaixo a lista com os 50 mais valiosos.

  Time  -  US$ milhões - 2012

  1  Manchester United  -  661
  2  Bayern de Munique  -  493
  3  Real Madrid  -  643
  4  FC Barcelona  -  629
  5  Chelsea  -  314
  6  Arsenal  -  301
  7  Liverpool  -  250
  8  Manchester City  -  170
  9  AC Milan  -  273
10  Schalke 04  -  135
11  Borussia Dortmund  -  125
12  Tottenham  -  127
13  Inter Milan  -  263
14  Ajax  -  74
15  Olympique de Marseille  -  119
16  Juventus  -  184
17  Hamburg SV  -  134
18  Olympique Lyonnais  -  121
19  Aston Villa  -  69
20  Newcastle United  -  40
21  AS Roma  -  101
22  SSC Napoli  -  70
23  Everton  -  61
24  SC Corinthians  -  77 *
25  FC Girondins do Bordeaux  -  77
26  PSV Eindhoven  -  46
27  FC Basel 1893  -  72 *
28  VFB Stuttgart  -  81
29  West Ham United FC  -  70 *
30  Werder Bremen  -  68
31  Valencia CF  -  80
32  VfL Wolfsburg  -  66 *
33  Sunderland AFC  -  66 *
34  Fulham FC  -  54
35  Guangzhou Evergrande FC  -  65 *
36  Bayer 04 Leverkusen  -  64 *
37  Celtic  -  49
38  Paris Saint-Germain FC  -  64 *
39  São Paulo FC  -  58 *
40  Seattle Sounders FC  -  58 *
41  FC Zenit St Petersburg  -  56 *
42  Stoke City FC  -  55 *
43  Hertha BSC Berlin  -  55 *
44  SC Internacional  -  51 *
45  Atlético de Madrid  -  88
46  Sevilla FC  -  49 *
47  CR Flamengo  -  46 *
48  SS Lazio  -  55
49  ACF Fiorentina  -  56
50  Los Angeles Galaxy  -  46 *

* valores de 2011. 


Fonte: exame.abril.com.br











sábado, 19 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Neymar é atleta com maior potencial de marketing no mundo, diz revista.

Para a revista inglesa SportsPro, santista é 'a aposta certeira: jovem, talentoso e com Olimpíada e uma Copa do Mundo em casa no horizonte'.

Para quem ainda tinha dúvida de que Neymar é uma estrela mundial, a revista inglesa SportsPro, especialista em negócios do esporte, coloca o santista no topo de seu já tradicional ranking dos atletas com maior potencial de marketing do mundo. O atacante deixa para trás o norte-irlandês Rory McIlroy, líder do ranking mundial de golfe, e o argentino Lionel Messi, eleito pela Fifa o maior jogador do planeta dos últimos três anos. Neymar sucede o velocista jamaicano Usain Bolt, que liderou o ranking no ano passado e aparece em quarto na lista deste ano.

O bom momento da economia brasileira pesou na escolha. Para David Cushnan, editor da SportsPro, Neymar é, numa tradução livre, "a aposta certeira: jovem, talentoso e com uma Olimpíada e uma Copa do Mundo em casa no horizonte. Ele já é uma superestrela no Brasil, uma das economias mais robustas do mundo e um vasto mercado em crescimento".

Se você é uma marca procurando causar impacto no Brasil, Neymar certamente seria o atleta a ser escolhido. Ele é o garoto do pôster do Brasil nesta década esportiva - disse Cushnan.

Neymar já tem contrato de patrocínio com 11 empresas: Ambev (Guaraná Antarctica), Banco Santander, Claro, Heliar, Lupo, Nike, Panasonic, Red Bull, Tenys Pé Baruel, Unilever e Volkswagen.

Veja os 10 atletas com maior potencial de marketing, para a SportsPro

Neymar (futebol / Brasil)
Rory McIlroy (golfe / Irlanda do Norte)
Lionel Messi (futebol / Argentina)
Usain Bolt (atletismo / Jamaica)
Cristiano Ronaldo (futebol / Portugal)
Blake Griffin (basquete / Estados Unidos)
Novak Djokovic (tênis / Sérvia)
Sebastian Vettel (automobilismo / Alemanha)
Tim Tebow (futebol americano / Estados Unidos)
Yani Tseng (golfe / China)


Fonte: www.globo.com









sexta-feira, 18 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Martha Gabriel em Recife - Curso Marketing na Era Digital.


A Oficial Martha Gabriel convoca todos os Soldados para uma grande Operação: Curso Marketing na Era Digital: Estratégias, Planejamentos e Métricas, dias 18 e 19/Agosto.  Aliste-se!

Preço promocional de R$ 299,00 para os 50 primeiros alistados.

Conteúdo Programático:

Módulo I. Marketing: tradicional & digital

Transformação do cenário de marketing
Comportamento do Consumidor
Plataformas digitais de marketing & tecnologias emergentes
Cases

Módulo II. Estratégias em Redes Sociais

Conceitos de redes e mídias sociais
Tipos de redes sociais
Números das mídias sociais no Brasil e no mundo
SMM – Social Media Marketing (Marketing em Mídias Sociais)
Estratégias em mídias sociais
Marketing viral
Gestão de crises

Módulo III. Planejamento e Métricas

Plano de Marketing
Macro Ambiente
Micro Ambiente
Ambiente interno
SWOT
Estratégias
Mensuração e Controle

Módulo IV. Marketing de Conteúdo e Transmídia Storytelling

Conceituação de conteúdos e formatos
Convergência, crossmídia e transmídia
Transmídia storytelling

Serviço:

Local: Hotel JangadeiroAv. Boa Viagem, 3114 – Boa Viagem – Recife/PE.
Data e Horário: 18 e 19/Ago de 2012 das 9h às 19h
Carga horária total: 16 h/a



Fonte: www.quarteldigital.com.br


sábado, 12 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Seminário HSM – Philip Kotler em Recife.

Marketing 3.0 - O novo papel do marketing em uma economia conectada por redes

A maior autoridade mundial em marketing vem ao Brasil, pela primeira vez em Recife, para conduzir empresários e executivos durante uma tarde repleta de reflexões sobre o novo papel, oportunidades e desafios do marketing no século 21. Seminário HSM – Philip Kotler: uma rara oportunidade de estar frente a frente com um dos inspiradores do marketing mundial.

Em toda a história da administração somente dois pensadores conseguiram permanecer como a principal referência em suas áreas de conhecimento por mais de quatro décadas: o já falecido Peter Drucker e Philip Kotler.




Maiores informações: eventos@hsm.com.br


Fonte: eventos.hsm.com.br






















quarta-feira, 9 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Branding além da morte: qual o segredo das marcas que nunca morrem?

Reportagem da revista Administradores nº 14 apresenta e discute casos de marcas que, mesmo após as empresas fecharem as portas, continuam vivas na cabeça dos consumidores.

Marcas como Banco Nacional, Kolynos e TV Manchete têm em comum o fato de representarem empresas ou produtos que deixaram de existir já há alguns anos. Mas, mais que isso, elas integram o seleto grupo das que têm conseguido sobreviver mesmo depois de decretada a morte dos negócios ao qual estavam vinculadas. Por que algumas marcas conseguem se manter vivas na memória do público mesmo após deixarem de existir oficialmente?

"Embora afetada pelo fim do negócio, a marca só deixará de existir, de fato, quando ninguém mais lembrar dela", explica Flávio Ferrari, especialista em Inteligência Competitiva, Marketing e Comunicação.

Ferrari destaca que é importante separar organização e marca, algo que – enquanto ambas estão ativas – é praticamente impossível de se fazer. Com o fim de um negócio, entretanto, a separação se torna mais evidente e, na maioria dos casos, a morte deste não acarreta necessariamente a extinção da percepção de valores que o público tem sobre ele.

Tal separação é importante, inclusive, na hora de colocar uma marca à venda. Como explica o professor Marcelo Boschi, da ESPM/RJ, "existem muitos casos relatados na bibliografia sobre marcas de empresas em processo falimentar que, mesmo após o fechamento de suas atividades, conseguem negociar suas marcas".

A cadeia de lojas de departamentos Mesbla é um exemplo disso. Mesmo em meio a várias dificuldades, sua reputação construída ao longo de 85 anos garantiu a venda de seu controle acionário por R$ 600 milhões.

"A questão central é tratar a marca como um ativo, ou seja, algo que tem valor e consequentemente é possível de ser comprada e vendida em qualquer fase de sua vida", complementa Marcelo Boschi.


Fonte: www.administradores.com.br