sábado, 31 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Quais são as marcas mais lembradas pelas mulheres ?


Pesquisa mostra que algumas marcas se mantém líderes, enquanto outras surpreendem com crescimento.



Fonte: www.mundodomarketing.com.br

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: 3 Tendências para o Marketing Mundial em 2012


O site Marketing Week, um dos maiores sobre o assunto no Reino Unido, prevê 3 tendências em tecnologia que sacudirão o mundo do Marketing em 2012.

• Em primeiro lugar, o site aposta no Google+. O veículo argumenta que algumas mudanças, como a da timeline, poderá atrair maior atenção à rede social do Google. E um dos maiores trunfos da plataforma será a possibilidade de integração com produtos como o Chrome, Maps e Android.




• Em segundo é o Mobile Wallet, uma ferramenta que possibilita o pagamento via celular. No Brasil essa ferramenta ainda está em desenvolvimento, porém na Europa e Estados Unidos, as empresas como Starbucks e Google já lançaram seus próprios sistemas de pagamento móvel. Além disso, uma pesquisa realizada por Forrester Research prevê que o comércio mobile atingirá US$ 31 bilhões globalmente até 2016.

 
• Outra aposta é o Smat TV. Muito parecido com um smartphone, o smart TV oferece uma série de serviços via internet, como aplicativos, streaming de mídia, navegação na web e jogos. Rumores que a Apple lançará sua versão deste dispositivo reforça a tendência do sucesso do Smart TV em 2012.
 
 
 
Fonte: www.mundodomarketing.com.br

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: 11 filmes para ver (ou rever) em 2012 e mudar sua carreira.


Especialistas em desenvolvimento profissional indicam longas metragens de todos os gêneros para você repensar sua carreira.

O Palhaço

Junto com toda a trupe do circo, Benjamin (Selton Mello) roda o país dividindo os palcos com seu pai. Apesar da paixão que a tarefa de ser palhaço exige, o jovem entra em crise com sua vocação.

“Todo mundo passa por isso, mas muitos negam a crise e se obrigam a continuar na carreira”, diz Thelma Teixeira, consultora de projetos na Dasein Executive Search.

O filme mostra a importância de investir no “verdadeiro papel, ou seja, aquele que melhor representamos”, como explica João Xavier, diretor geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos. No filme, segundo ele, Benjamin descobre isso exatamente quando estava procurando a si mesmo em outras carreiras.

“Quando o chefe dele faz uma piada, ele percebe que fazer piada era algo que ele fazia bem. E o mais importante: ele gostava de divertir as pessoas. Ele não sabia disso antes”, diz.

O Palhaço
Direção: Selton Mello
Duração: 90 minutos
Gênero: Comédia Dramática


Cisne Negro

A bailarina Nina Sayers (Natalie Portman) conquista o papel principal de O Lago dos Cisnes. Ela tem confiança para interpretar Odette, o Cisne Branco, mas luta para viver Odile, o Cisne Negro. O filme narra a superação dos limites físicos e as barreiras psicológicas da bailarina.

“No mundo corporativo você enxerga situações semelhantes, é muita cobrança, pressão e competição. Se no palco ela busca aplausos, no nosso caso buscamos a aprovação do chefe ou do cliente”, afirma Marcelo Cuellar, headhunter da Michael Page, empresa especializada em recrutamento.

Para ele, o filme ensina que só a perfeição da técnica não adianta, é preciso paixão. “Outra dica do filme é a importância de conhecer seus limites. Executivos que viram a noite e abusam de remédios é um exemplo de que qualquer profissão precisa de paixão com responsabilidade”, explica.

Cisne Negro
Direção: Darren Aronofsky
Duração: 108 minutos
Gênero: Drama


Margin Call - O dia antes do fim

O filme, que acaba de estrear no circuito nacional, segue o drama de um grupo de executivos que luta para evitar a falência de um banco de investimentos. As medidas poderão arruinar os mercados globais.

“Excelente para mostrar o jogo político e como a hierarquia funciona em empresas. Além disso, mostra como se portar (ou não) em ambientes de crise”, diz Paulo Mendes, da 2GET.




Margin Call - O dia antes do fim
Direção: J.C. Chandor
Duração: 107 minutos
Gênero: Drama


Meia Noite em Paris

O roteirista Gil (Owen Wilson) viaja a Paris com sua noiva (Rachel McAdams) para acompanhar os pais dela em uma viagem de negócios. Apesar da carreira bem sucedida em Hollywood, o personagem deseja ser escritor.

“O problema é que ele estava sempre seguindo o desejo de alguém – da noiva ou da família dela”, lembra Thelma. “Quando ele tem aquela alucinação, ele vê que pode fazer o que deseja e ter uma carreira completamente diferente”.

Segundo ela, na vida, tudo é uma questão de sair da zona de conforto. Com equilíbrio e moderação, mas com coragem.

Meia Noite em Paris
Direção: Woody Allen
Duração: 100 minutos
Gênero: Comédia romântica


Invictus

O longa conta a história de Nelson Mandela (Morgan Freeman) recentemente eleito o presidente da África do Sul, um país dividido devido ao apartheid. “Mandela usou o esporte como uma ferramenta de integração da população e é possível perceber a forte liderança”, explica Fernando Andraus, diretor da Executive Search.

O time de rúgbi que tem Francois Pienaar (Matt Damon) como capitão da equipe sul-africana tem o desafio de vencer a Copa do Mundo de Rúgbi que estava sendo realizada pela primeira vez no país.

“O filme traz lições de liderança, humildade e resiliência”, resume Andraus.

Invictus
Direção: Clint Eastwood
Duração: 134 minutos
Gênero: Drama


Lixo Extraordinário

O documentário indicado ao Oscar este ano segue o trabalho do artista plástico Vik Muniz no aterro Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.

“Muitas vezes, as pessoas não têm consciência do potencial que elas têm e deixam de fazer grandes coisas por isso”, diz Thelma. “As pessoas do filme não mudaram de profissão. Mas desenvolveram um meio para dar significado ao trabalho”.




Lixo Extraordinário
Direção: Lucy Walker
Duração: 99 minutos
Gênero: Documentário


Coração Valente

O filme estrelado por Mel Gibson se passa no século 13 e conta a história de um líder que leva seu povo a lutar pela independência da Escócia.

“Enquanto líder, o personagem de Gibson é motivador, inspirador e não mede esforços para conseguir o objetivo”, diz Bernardo Entschev, presidente da De Bernt Entschev Human Capital.

Ele ressalta também que é possível notar como os valores e ideais são puros e por isso consegue com naturalidade fazer com que mais pessoas se juntem à causa.

Apesar de um pouco violento, Entschev recomenda o filme porque tem uma mensagem relevante sobre liderança.

Coração Valente
Direção: Mel Gibson
Duração: 177 minutos
Gênero: Ação


Forrest Gump

A trama conta a história de Forrest Gump, um americano que vivenciou alguns dos principais momentos históricos da primeira metade do século 20 – sem perceber isso.

“O filme fala sobre essência. Apesar da simplicidade, o personagem nasceu para aquilo. Ele não seria diferente por causa das limitações que tinha”, diz André Asseff, diretor da Desix. “Há também a questão da lealdade. Ele sempre foi leal às pessoas que o ajudaram”.


Forrest Gump
Direção: Robert Zemeckis
Duração: 142 minutos
Gênero: Comédia dramática


Jerry Maguire - A grande virada

Tom Cruise interpreta Jerry Maguire, um agente esportivo bem sucedido que é demitido por sugerir que agentes deviam adotar um tratamento mais humano e ter menos clientes.

“Assisti esse filme várias vezes e é incrível que apesar dos momentos difíceis, o personagem não desistiu em nenhum momento. Matar um leão por dia era tudo que ele fazia, ele buscava sempre fazer o melhor”, explica Sócrates Melo, gerente sênior de recrutamento temporário da Robert Half.

Melo conheceu o Jerry Maguire pessoalmente, mas desde que assistiu o filme pela primeira vez afirma que mudou sua forma de enxergar as coisas. “É preciso ter resiliência, se antigamente era problema, hoje sei que é uma oportunidade de crescimento”, diz.

Jerry Maguire – A grande virada
Direção: Cameron Crowe
Duração: 135 minutos
Gênero: Comédia romântica


O segredo do meu sucesso

Cheio de ambição, Brantley Foster desembarca em Nova York com o objetivo de fazer uma carreira de sucesso. Mas só consegue emplacar um emprego no baixo escalão. A trama mostra as aventuras e desventuras dele para conseguir chegar ao topo.

Para Caio Brisolla, da Marcondes Consultoria, o filme é um retrato da geração Y. “É um cara que teve que aprender na rua, meio sem base. Hoje, a geração Y é muito mais bem preparada e não é carreirista”, diz o especialista.


O segredo do meu sucesso
Direção: Robert Zemeckis
Duração: 142 minutos
Gênero: Comédia dramática


Wall Street: O dinheiro nunca dorme

Ambientado no epicentro da crise de 2008, em Nova York, Wall Street – O dinheiro nunca dorme (Wall Street: Money Never Sleeps, 2010) traz uma crítica severa com relação aos valores.

“Os jovens estão cada vez mais ansiosos com relação ao sucesso. O filme mostra que é preciso tomar cuidado com isso”, diz Brizolla. “Não foque só na meta. Existe uma maneira correta de fazer as coisas”.




Wall Street: O dinheiro nunca dorme
Direção: Oliver Stone
Duração: 133 minutos
Gênero: Drama


Fonte: exame.abril.com.br








quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: 7 ações de marketing que colaboram para sucessos de marcas e empresas.

Melhorar o atendimento aos clientes, incentivar funcionários e ter uma atuação de sucesso, devem ser as metas das empresas.

Dentro do mundo empresarial é inquestionável relatar que algumas ações e estratégias possuem mais resultados do que outras. Distribuir panfletos no sinal de trânsito, chaveirinhos como brinde ou aqueles "descontões de 5% à vista" são exemplos de ações em que, no mínimo, o empreendedor não deve esperar um retorno satisfatório.

Atualmente, nota-se que o consumidor tem adquirido uma nova postura na hora da escolha de onde e como comprar. Por isso, as empresas devem estar antenadas em oferecer melhores produtos e um atendimento eficiente. Alias, alguns dos diferenciais oferecidos pelas grandes marcas englobam desde ações voltadas para o consumidor, passam pela valorização e capacitação dos colaboradores e chegam ao engajamento em ações de responsabilidade social.

Nesse contexto, são diversas as vertentes que podem e devem ser trabalhadas pelas empresas, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda e outros. Mas como fazer tudo isso?

A GfK, consultoria e 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo, destaca sete ações utilizadas que auxiliam no "ponta pé" inicial para o processo de marketing em diversos segmentos. Confira:

Utilizar canais de comunicação como redes sociais, blogs, fotologs, instant messaging, SMS etc. para aperfeiçoar o diálogo com o consumidor;

Trabalhar pela integração e consistência entre todos os canais de atendimento;

Entender a melhoria do atendimento/serviços ao cliente como um grande desafio;

Realizar periodicamente pesquisas de satisfação;

Valorizar os funcionários com ações de prevenção, plano de carreira e redução da rotatividade;

Monitorar a qualidade dos serviços prestados pelos canais do Contact Center;

Engajar-se em ações de responsabilidade Sócio-Ambiental e Sustentabilidade.

Para um empreendimento obter resultados, é preciso "sair da caixa", ou seja, trazer novos valores que chamem atenção de seu público alvo.

Fonte: www.administradores.com.br

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: 15 conselhos de Eike Batista para quem quiser ser o próximo bilionário



Biografia do empresário se concentra em lições para os homens de negócios.

Quando Steve Jobs convidou o jornalista Walter Isaacson para escrever sua biografia, lhe deu carta branca para abordar temas delicados e conversar com quem quisesse. Não é o caso de O X da Questão, que conta a história de Eike Batista. Lançado nesta semana, a obra foi escrita pelo seu assessor especial e amigo Roberto D’Ávila.

Sim, é claro que esta é uma versão mais do que autorizada da vida de Eike ao contrário de Steve Jobs, que não foi poupado por Isaacson. Mas ninguém vira o oitavo homem mais rico do mundo do nada. É possível encontrar boas lições para homens de negócios na obra.

Veja a seguir algumas delas:

O mundo precisa ser conquistado

“Minha mãe enxergava no mundo um lugar muito bom de viver, mas palco também de uma prova de resistência que precisava ser vencida com tenacidade ferrenha e obstinação que jamais fariam desistir ao primeiro obstáculo.”

Você acredita em você?

Um empreendedor é alguém que acredita na própria capacidade de realizar, pensa e repensa as etapas do seu projeto e dá vida a ele. Enxerga o que ninguém mais enxergou. Executa com eficiência. Isto vale para qualquer negócio. Seja qual for a dimensão. Antes de tudo, acredite em você.

Diga sim, quando todos dizem não

Aceitar o risco é um dom? Possivelmente, sim. Sempre estive preparado para dizer sim na minha vida. As pessoas costumam afirmar que é muito importante saber dizer não. É verdade. Eu já disse alguns. Mas talvez um dos segredos na minha trajetória empresarial seja a prevalência do sim.

Aprenda a aguentar a pressão

Alguém que se desespera em situação de crise, ou não tem a frieza necessária para enfrentar um obstáculo inesperado, deixará se vencer pelo estresse. (...) O estresse separa os homens dos meninos, os verdadeiros empreendedores dos que jamais montariam um negócio por sua própria conta e risco.

Arrisque, mas com os pés no chão

Arriscar não é partir para um voo cego. É ter coragem para enfrentar obstáculos que certamente surgirão. Com previsibilidade e planejamento, o risco se torna oportunidade.

Empresa precisa ter dono e às vezes, você estará sozinho

Um líder empresarial não deve delegar certas decisões. Algumas serão sempre solitárias. Muitas vezes é preciso deixar o coração em casa antes de tomar uma resolução. (...) No meu íntimo, eu me convenci então de que uma empresa precisa ter dono. O princípio de ser dono de um negócio é manter sempre vivo o alinhamento com seus parceiros e com o mercado.

Uma empresa precisa ter dono também para não correr o risco de se ver espremida entre forças antagônicas. Os caminhos, possibilidades e propostas que se apresentam no dia a dia de uma corporação são muitos. Quando existe a figura do controlador não há espaço para indecisão. Para o bem ou para o mal, ele decide.

Compartilhe seus sonhos com sócios estratégicos

Uma coisa ficou clara desde cedo: o espírito aventureiro precisava estar associado à pesquisa e ao compartilhamento de risco. (...) Aprendi a me associar. Tinha compreendido então os benefícios da presença de um sócio estratégico. Eu era desapegado o suficiente para abrir mão de parte dos meus negócios para vê-los gerar mais riqueza.

O corpo fala

“Um líder adquire o dom de ler o pensamento do interlocutor na expressão de seu rosto, numa sobrancelha franzida, num pigarro, num meneio de cabeça, num coçar de orelha. As pessoas têm muito a dizer com pequenos gestos e maneirismos. Enquanto expõe uma ideia, observe seu ouvinte.”

Seja humilde e aprenda a ouvir

A humildade é outro aspecto importante e correlato à capacidade de ouvir. Se você acha que só o que está na sua cabeça é válido, não terá interesse no que o outro tem a propor. Muitas das minhas ideias foram aprimoradas depois de conversas informais ou sugestões de especialistas e amigos (...). Quem ouve recebe ideias valiosas. Quem fala e não ouve apenas despeja suas verdades nas pessoas e a troca não acontece.

Cuide de todos os aspectos do projeto

Acredito que o empreendedor deve perseguir uma visão multidisciplinar, que proporcione clareza em relação a todos os procedimentos. Visão 360 graus é observar o entorno jurídico, político, financeiro, ambiental, social, humano, logístico, mercadológico e operacional.

Não deixe espaço para “puxadinhos”

Sou fanático por conceitos eficientes. Detesto “puxadinho”. Não me contento com nada que se defina como “mais ou menos”. Vivo para a excelência. É o que tenho em mente, quando vislumbro o futuro de minhas empresas e do Brasil.

O capital é de uma covardia descomunal

O capital é covarde. Esta é uma verdade no mundo dos negócios. O capital é de uma covardia descomunal e tem o poder de paralisar o capitalista quando ele se esconde atrás do próprio patrimônio. O medo é o grande inimigo do empreendedor, e o limite entre o medo e a paralisia é tênue.

Saiba quando parar

O tempo certo em cada negócio, aquilo que as pessoas chamam de “timing”, foi outro trunfo em meus empreendimentos. Mesmo nos casos de insucesso, fui feliz ao reconhecer o momento certo de parar. Eu me refiro ao que as pessoas qualificam como stop loss no mundo das finanças. Stop loss quer dizer interromper as perdas. Ou, em português mais claro, aceitar uma derrota.

Prepare-se: um dia, você vai errar

Não pense que é infalível ou que um negócio só vai dar certo de tudo for feito com a mais absoluta perfeição. Isso é utopia. (...) Não há perfeição num negócio. Faça, refaça, corrija e avance. A única coisa certa no mundo dos negócios é que você vai errar. Se tiver humildade para reconhecer esta verdade, terá meio caminho andado para aprimorar suas práticas como empreendedor.

Nunca terceirize os erros

É muito importante quando o empreendedor se assume como o responsável por um fracasso. Se há uma equipe, e se essa equipe conta com um líder, o fracasso é sempre responsabilidade dele. Nunca terceirize os erros. Não aponte o dedo nem jogue a responsabilidade sobre terceiros. O outro não é a melhor desculpa para um fracasso. O reconhecimento do erro engrandece o empreendedor. Costumo dizer o seguinte: feliz de mim que cometi erros.

Fonte: exame.abril.com.br

Marketing & Idéias: Os livros de marketing mais vendidos em 2011


Marketing 3.0 – as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano, de Philip Kotler, é o livro mais lido do ano.

Entra ano e sai ano, mudam as tendências, os cenários, os mercados e os consumidores, mas Philip Kotler continua como o principal formador de opinião em marketing.

O norte-americano é, pelo quarto ano consecutivo, o autor da obra mais vendida do segmento. "Marketing 3.0 – as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano" é o livro mais lido do ano de acordo com o Top 10 de Livros mais vendidos de marketing em 2011.

Há, no entanto, uma novidade no levantamento realizado pelo Mundo do Marketing anualmente a partir dos relatórios de vendas das livrarias e e-commerce da Saraiva, Siciliano, Fnac, Submarino, Cultura e Laselva deste ano. Kotler continua soberano, mas não com o clássico Administração de Marketing, desta vez, o segundo livro mais vendido do ano.

Esta é apenas a segunda das cinco obras de Kotler no Top 10 de 2011. As outras são Princípios de Marketing, em sétimo lugar, Marketing para o Século XXI, em oitavo, e Marketing de A a Z , em décimo.

A lista deste ano mantém o número de cinco brasileiros entre os mais vendidos autores de Marketing. Quatro deles falam sobre o mercado digital.

A Bíblia do Marketing Digital, de Cláudio Torres, está em terceiro lugar entre os livros mais vendidos no Brasil, seguido por A Revolução das Mídias Sociais, de André Telles, em quarto, Os 8 Ps do Marketing Digital, de Conrado Adolpho Vaz, em quinto, Marketing Na Era Digital, de Martha Gabriel, em sexto, e Gestão de Marketing e Comunicação, de Mitsuru Higuchi Yanaze, em nono.

O Top 10 de Livros mais vendidos de marketing traz duas importantes mudanças em 2011. Pela primeira vez, foi considerado o resultado de vendas da Laselva, importante canal de compra entre executivos em viagens pelo Brasil.

Outra alteração foi o número de obras analisadas para a formação do ranking. Ao contrário dos anos anteriores, em 2011, os 20 mais vendidos de cada livraria pontuaram para formar o ranking geral.

O resultando do levantamento feito este ano deixa claro a busca dos profissionais para se prepararem diante das transformações do mercado. Se nos anos anteriores o livro mais vendido - Administração de Marketing - conseguia a primeira posição no ranking por ser o mais recomendado pelas faculdades e MBAs, Marketing 3.0 e todas as obras focadas no mercado digital dão a dimensão de que o mundo realmente mudou.

Veja aqui o ranking completo de 2011:

1) Marketing 3.0 - As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano
Philip Kotler - Campus Elsevier

2) Administração de Marketing
Philip Kotler - Pearson Education

3) A Bíblia do Marketing Digital
Cláudio Torres - Novatec

4) A Revolução das Mídias Sociais
André Telles - M. Books

5) Os 8 Ps do Marketing Digital - O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital
Conrado Adolpho Vaz - Novatec

6) Marketing Na Era Digital - Conceitos, Plataformas e Estratégias
Martha Gabriel - Novatec

7) Princípios de Marketing
Philip Kotler - Pearson

8) Marketing para o Século XXI - Como Criar , Conquistar e Dominar Mercados
Philip Kotler - Ediouro

9) Gestão de Marketing e Comunicação - Avanços e Aplicações
Mitsuru Higuchi Yanaze - Saraiva

10) Marketing de A a Z - 80 Conceitos que Todo Profissional Precisa Saber
Philip Kotler - Campus Elsevier

Fonte: exame.abril.com.br