quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Marketing & Idéias:Saiba como tornar sua marca inesquecível.

Especialista aponta dicas que podem ser fundamentais para o seu negócio, fazendo com que sua marca seja sempre bem lembrada pelos consumidores

Entra ano, sai ano e sempre há uma nova premiação do tipo "Top of mind" aparecendo no mercado, seja da emissora de TV, da associação de lojistas ou de uma das tantas consultoria que existem por aí. É verdade que, embora a maioria costume ouvir o público consumidor nas ruas, outras não têm critérios muito confiáveis. Mas, independente do troféu ou do certificado para expor na parede, o que você tem feito para colocar o seu negócio entre os mais lembrados?

"O segredo para fazer uma marca top of mind é a qualidade das ações de branding. Elas precisam ser únicas e relevantes para o consumidor", afirma Marco Antônio Rezende, diretor de Branding da Cauduro Associados.

O especialista diz ainda que as ações "precisam ser estratégicas e duradouras, ir muito além de uma simples campanha de publicidade, trimestral ou semestral. A marca precisa falar uma linguagem consistente e integrada. E, principalmente, a marca precisa ser verdadeira, sempre verdadeira".

Aspecto real, atratividade e certeza antecipada

Segundo o executivo, teoricamente, há dois caminhos que contribuem para a criação de marcas top of mind. O primeiro resulta da chamada base quantitativa. Neste processo, a identificação do consumidor com a marca acontece em três níveis diferentes: aspecto real, atratividade e certeza antecipada. No aspecto real, o consumidor vai perceber se a marca é funcional, irá avaliar o preço produto e a durabilidade.

Um exemplo interessante é a fabricante de utensílios de cozinha Tramontina. Desde o início, em 1911, o principal produto da Tramontina ressaltou atributos como inovação, design e, especialmente, o material 100% inoxidável, que não enferruja.

A atratividade, por sua vez, está relacionada à emoção, ao objeto de desejo. Ou seja, o produto precisa ser atraente. Um exemplo simples é a seleção de uma fruta em uma feira. Observamos a cor, o aspecto, o formato, o brilho e, por fim, escolhemos aquela que parece mais atrativa.

O último nível da base quantitativa é a certeza antecipada. Neste momento, o consumidor tem a certeza de que aquele produto que ele compra lacrado virá sem defeitos e irá satisfazer todas as necessidades. Como exemplo, podemos citar uma garrafa lacrada de Coca-Cola ou uma lasanha congelada da Sadia. Ao atender positivamente aos três níveis da base quantitativa, é criada a base para a identificação do consumidor com a marca.

Rezende lembra que todos os elementos citados são importantes, e que precisam caminhar juntos. "Os três fatores influenciam o consumidor como um todo. Exprimem os três registros da psique humana. Atuam por igual. Quando um deles falha, a marca passa a ser um simples logotipo, deixa de ser capaz de determinar as atitudes e os comportamentos do consumidor", afirma.

Design e comunicação

A forma como uma marca se apresenta também é fundamental. Não há como perceber bem um negócio se ele não se apresenta bem. Entram aqui os chamados fatores qualitativos. Nesse sentido, Rezende apresenta alguns critérios que devem ser considerados para que a marca apareça bem na fita! Segundo ele, "originalidade, qualidade de percepção, beleza, capacidade de comunicar a essência da marca e, principalmente, a qualidade da recepção dos consumidores" são fatores indispensáveis na hora de definir o design de uma marca.

Fonte: www.administradores.com.br




Marketing & Idéias: 7 dicas para quem quer se tornar um bom empreendedor


Um bom empreendedor precisa ter iniciativa para criar um novo modelo de negócio, já que o empreendedorismo é uma característica do administrador que tem com objetivo o sucesso.

Cada vez mais pessoas estão concretizando o sonho do próprio negócio. Em 2010, foram constituídas 1.370.464 empresas, o que revela um crescimento de 101% em relação a 2009, segundo dados do Departamento Nacional de Registros do Comércio (DNRC) da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)

No entanto, apesar desse crescimento no número de negócios próprios, nem todas as pessoas sabem o que é preciso para se tornarem boas empreendedoras e, assim, se manterem no mercado. Não adianta, por exemplo, a vontade de trabalhar sem que se saiba usar a criatividade, ou disciplina na execução de tarefas sem um bom diálogo com os funcionários.

Para o empresário Rogimar Rios, "um bom empreendedor precisa ter iniciativa para criar um novo modelo de negócio, já que o empreendedorismo é uma característica do administrador que tem com objetivo o sucesso".

Além disso, o empresário dá outras dicas para quem quer se tornar um bom empreendedor. Confira:

1. Saiba lidar com personalidades desafiadoras. Ouça-as com o coração e com os olhos, não somente com os ouvidos.

2. Tenha determinação e disciplina. Anote idéias e faça seu planejamento com dia, hora e local em que tudo deverá acontecer.

3. Seja inteligente, saiba usar o seu pensamento a seu favor. Seus pensamentos determinam a sua freqüência e seus sentimentos lhe dizem imediatamente em que freqüência você está. Quando se sente mal, você está na freqüência que atrai coisas ruins, prejudicando o alcance de suas metas.

4. Tenha meta e siga um método. Quando uma pessoa tem os dois, ela rompe barreiras.

5. Tenha fé, mas não deixe de agir para modificar a realidade. Vá do pensamento à ação.

6. Empreendedor deve encontrar, avaliar e desenvolver a oportunidade de criar algo novo.

7. Tire proveito do fracasso. Saiba usar a experiência sem sucesso em aprendizado.

Fonte: www.administradores.com.br









Marketing & Idéias: Confira as empresas de tecnologia mais ecológicas, de acordo com o Greenpeace

O intuito do Greenpeace é incentivar práticas que reduzem impactos climáticos e emissões de carbono através de ações mais sustentáveis.

O Greenpeace lançou um Guia para Eletrônicos Mais Verdes com o ranking das empresas de tecnologia (celulares, televisões e computadores) mais ecológicas. O intuito é incentivar práticas que reduzem impactos climáticos e emissões de carbono através de ações mais sustentáveis. O primeiro lugar foi da HP.

Veja a classificação:

  1 – HP
  2 – Dell
  3 – Nokia
  4 – Apple
  5 – Philips
  6 – Sony Ericsson
  7 – Samsung
  8 - Lenovo
  9 – Sony
10 – Panasonic
11 – Sharp
12 – Acer
13 – Toshiba
14 – LG
15 – RIM

Em 2010, a Nokia havia ficado em terceiro lugar, mas caiu e foi ultrapassada pela HP, devidos às políticas sustentáveis. A Apple subiu cinco posições em relação ao ano passado.

Fonte: www.administradores.com.br / Greenpeace












quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: As cinco diferenças entre os vencedores e os perdedores.

Rosabeth Moss Kanter, professora de Gestão em Harvard, mostra algumas situações que diferenciam as empresas de sucesso das outras.

Indiscutivelmente vivemos em um mundo globalizado. Informações de todos os tipos estão mais acessíveis, estamos conectados a qualquer parte do mundo em minutos, bolsas de valores ascendem e derrubam empresas em poucas horas. E nessa atual conjuntura, tornou-se cada vez mais necessário lidar com problemas, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas.

É nesse momento que ter uma atitude proativa e por em prática a resiliência, pode fazer a diferença para o sucesso de uma empresa, afirma Rosabeth Moss Kanter, professora de Gestão em Harvard e eleita pelo The Times de Londres uma das "50 mulheres mais poderosas do mundo".Em palestra na ExpoManagement, ela ressaltou em cinco tópicos as principais diferenças que fazem equipes e empresas serem vencedoras ou perdedoras.

1 - Vencer é muito melhor do que perder

"Vencer produz um comportamento melhor, facilita as ações, passa confiança", destaca a professora. Para ela, os líderes devem instigar esse sentimento de vitória, enfatizando as conquistas já realizadas e mostrando que é possível conquistá-las novamente..

2- Vencer requer muito trabalho

"Vencer significa trabalho árduo, disciplina, métricas e profissionalismo", destaca a professora. Ela afirma que as empresas que permanecem no topo são obcecadas pela vitória.

3- Ter uma equipe forte em vez de um talento

Rosabeth explica que as equipes de destaque nem sempre possuem os melhores jogadores, o que elas têm são as melhores equipes. "Não é o talento individual, é o talento coletivo que faz a diferença em equipes vencedoras e empresas vencedoras". A professora de Harvard indica que nos times perdedores, cada um joga por si e não é estimulado à cultura do aprendizado e o trabalho coletivo.

4 - Os vencedores pensam pequeno e pensam grande

"Tudo bem, as metas têm que ser grandes, mas você precisa ter objetivos pequenos, fazer por etapas. [...]. As vezes uma pequenas ideia, uma pequena sugestão pode crescer e fazer um sucesso estrondoso", indica Rosabeth Kanter. Ela destaca o exemplo da IBM que fez um trabalho de resiliência, envolvendo seus funcionários, e passou a atuar em outras áreas da tecnologia por conta da ideia de muitos desses colaboradores. "Essas ideias que emergem podem se tornar importantes e acabar fazendo com que os vencedores continuem vencendo", ressalta.

5 - Saber encarar a derrota

"Os problemas vão acontecer de qualquer lado, as pisadas de bolas, as escorregadas. Até equipes vitoriosas tem defeitos, mas elas enfrentam esse problema com rapidez", afirma Rosebeth. E ela indica que isso acontece nas equipes bem sucedidas pois existe uma comunicação integrada, uma participação maior da equipe e é adotado a resiliência.

Fonte: www.administradores.com.br


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: SWU Music & Arts Festival 2011 - O Festival de Música, Arte e Sustentabilidade.


Começa sábado dia 12/11 e vai até o dia 14 em Paulínia/SP, o maior festival de música, arte e sustentabilidade do planeta.

Mas você sabe o que é SWU? Você já deve ter ouvido falar sobre o Protocolo de Quioto, a Conferência de Copenhague e de reuniões entre países para reduzir a emissão de gases poluentes, certo? Mas, quantas pessoas já leram algum desses acordos – e mais: o que isso tudo tem a ver com a sua vida?

Sim, essas grandes conferências e decisões são muito importantes. O problema é que, vendo as coisas acontecendo lá longe, na TV ou no jornal, parece que tudo está além de nosso alcance, que não podemos fazer nada para ajudar. Ok, o planeta tem que ser mais sustentável, mas, o que nós temos a ver com isso?

O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver. O movimento nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, e parte da convicção de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças.

Não poder resolver os grandes problemas do noticiário não significa que você está de mãos atadas. A primeira coisa que você pode fazer para salvar o planeta é fazer alguma coisa. Simples assim. Mude hábitos, mostre que é possível e, desta forma, contagie aquele que está aí, do seu lado. Começa com você!

O Festival

O festival conta com atrações nacionais e internacionais de diversos estilos e gostos. Presenças confirmadas de Marcelo D2, Emicida, Ultraje a Rigor, Zé Ramalho, Raimundos, The Black Eyed Peas, Kanye West, Snoop Dogg, Lynyrd Skynyrd, Peter Gabriel, Duran Duran, Faith No More, Alice In Chains, Megadeth, Simple Plan e mais 60 atrações.


O Fórum Global

Grandes personalidades, ativistas, referências, o maior fórum de sustentabilidade da América Latina está ao seu alcance a partir de agora! O II Fórum Global de Sustentabilidade será gratuito e só quem tiver ingresso para o SWU Music and Arts Festival 2011 poderá participar.

Ingressos para o show ou maiores informações, é só acessar o site oficial do festival: www.swu.com.br

O evento conta ainda com Patrocínio Master da Prefeitura Municipal de Paulínia, Secretaria de Cultura de Paulínia e Cerveja Heineken. Apoio da Coca-Cola e Postos Ipiranga. Conta ainda com a parceria do Governo de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente, Café Melitta, Unica-União da Indústria da Cana-de-Açúcar, CPFL Energia, Compact Car-Soluções Logísticas Ecológicamente Corretas, NA Equipamentos, Espaço 10x21 Arte em Movimento, LPL Lighting Productions, Muraoka Massoterapia, Bicicletas Soul Cycles e Vitória Hotel Convention Indaiatuba. 

Lembrem-se ...  SWU Começa com você

Fonte: www.swu.com.br







quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: O Aprendiz inicia oitava temporada, segunda sob o comando de João Dória Júnior.


Vencedor levará R$ 1,5 milhão como prêmio.

Começou nesta terça-feira (1º), a oitava temporada de O Aprendiz, reality show produzido no Brasil pela rede Record e atualmente comandado pelo empresário e apresentador João Dória Júnior. O programa mantém este ano a volta às origens do formato feita em 2010, após variantes que incluíram edições temáticas, como "O Aprendiz – O sócio" e "O Aprendiz – Universitário".

Após a saída de Roberto Justus, apresentador do programa entre 2004 e 2009, chegou-se a especular a extinção do programa. Mas a Record manteve a proposta e agora chega à segunda edição sob o comando de João Dória com um prêmio tentador: R$ 1,5 milhão.

O formato continua basicamente o mesmo do início. Entre 153 mil inscritos, foram selecionados 16 participantes, escolhidos com base em seus currículos, entrevistas e desempenho durante a seleção. No programa, eles terão que disputar novas provas e cumprir várias tarefas, sob o olhar do apresentador e seus conselheiros (nove, no total), que definirão a cada semana quem sai e quem continua até a grande final.

"Essa vai ser a melhor temporada do Aprendiz de todos os tempos", disse João Dória na coletiva de lançamento da edição deste ano.

O programa começa às 23h, na TV Record.


Fonte: www.administradores.com.br

Excelente programa para os interessados em lições de empreendedorismo, liderança, humildade, trabalho em equipe, planejamento estratégico, perseverança, atitude, ações sociais e proteção ao meio ambiente. O reality show do mundo corporativo.

Programa obrigatório para gestores, administradores, profissionais de marketing ou simplesmente para pessoas que gostem de um programa de conteúdo relevante.

Luiz Fernando Madalozo