quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mas o que vem a ser e-Marketing Pessoal ?


Se existe algo que está em alta são as temidas e amadas redes sociais, atualmente com as facilidades de acesso à internet, mais e mais adeptos fazem uso destas ferramentas para se relacionarem.

Por Saulo Veríssimo *

No Brasil, em Janeiro de 2010, segundo o Ibope, a população de internautas esteve conectada cerca de 45h nos 30 dias do referido mês. Com isso, o crescimento na utilização das ferramentas como Orkut, Facebook, Blogger, Messenger, Twitter, Linkedin e outros é assustadora. Se alguém não está inserido em uma dessas “manias” internacionais chega a ser discriminado pelos demais.

Não é difícil percebermos, porém, que a exposição de nossas vidas é algo inevitável, uma vez que postamos fotos, comentários, curtimos ou não determinadas frases e nossos perfis são cada vez mais públicos. No entanto é possível tirar proveito de toda essa exposição. O marketing pessoal que pode ser feito com o uso dessas ferramentas, que eu defino como e-marketing pessoal, é algo que favorece a promoção do profissional.

O e-marketing pessoal, é a ferramenta para desenvolvimento e promoção eletrônica do indivíduo, através da exposição de sua imagem e conteúdo, gerando uma rede de relacionamento sem limites de tamanho. Seguindo a idéia do marketing pessoal, onde o ser é trabalhado como um “produto pessoa” e o investimento no conteúdo e apresentação pessoal são fundamentais. O e-marketing pessoal utiliza-se das redes sociais para sua auto-promoção, fazendo disso um diferencial competitivo aos profissionais que buscam assenção num mercado cada vez mais on-line, além de acelerar o processo à velocidade da internet.

É claro que a ferramenta do e-marketing pessoal, não descarta o trabalho “off-line”, a busca por conhecimento e a utilização pessoal de suas redes de relacionamento. Porém, mais e mais empresas utilizam-se desta ferramenta para buscar informações sobre seus candidatos nas redes de relacionamento. Por mais que não admitam, os analistas de RH se interessam pelo que você expressa na rede.

Por isso é de extrema importância está inserido nas redes sociais, investir tempo em alimentar este “portifólio” on-line com informações que despertem o interesse do mercado e principalmente cautela na participação de certas comunidades disponíveis nestas redes, além de bom senso ao postar fotos e vídeos a seu respeito. Os textos do tipo “Quem sou eu” devem conter informações que demonstrem quem de fato você é, demonstrando suas qualidades.

Lembre-se que ao ingressar no universo on-line, você estará exposto para o mundo que lhe enxergará e fará comentários sobre quem você é através das impressões que deixar em seus “post´s”, por isso faça bom proveito, afinal somos o que parece.


*Saulo Veríssimo é Gerente de Marketing da FASE Faculdade (PE), Palestrante e Consultor em Educação profissional pela Veríssimo Treinamento e Desenvolvimento, Especialista em Marketing, e estratégias de gestão de vendas com foco em resultados.

Analista e consultor em marketing digital, mídias e redes sociais, atuando na criação de estratégias de comunicação digital, tendo como alguns clientes, Grupo Provider, Wizard Recife, IBC - Indústria Brasileira de Condutores, Shopping Center Tacaruna, Bugaloo e Sistema Jornal do Commércio de Comunicação.

É com grande prazer que publico este artigo do meu amigo e parceiro Saulo Veríssimo, mostrando todo seu comprometimento com o marketing e através de seu conhecimento contribuindo para a construção de carreiras de jovens e também de profissionais experientes.

Luiz Fernando Madalozo

Ibope lança Media Book com dados de 13 países do continente americano.


Material reúne informações sobre audiência de TV aberta e TV por assinatura, rádio, internet, jornal, revista e investimento publicitário.

O Ibope Media lançou a 3ª edição do Media Book, publicação com dados consolidados do cenário latino-americano, de janeiro a dezembro de 2010.

O material reúne informações sobre audiência de TV aberta e TV por assinatura, rádio, internet, jornal, revista e investimento publicitário de 13 países do continente americano onde o Ibope está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai).

Entre as informações contidas no Media Book estão os programas mais assistidos na TV aberta e TV por assinatura, canais de TV e estações de rádio com maior audiência, jornais e revistas com as maiores penetrações, perfil dos usuários de internet e as categorias mais acessadas.

Também estão disponíveis dados sobre o investimento publicitário mensal em cada mídia, as maiores agências e os maiores anunciantes, além de dados da população dos países, como nível socioeconômico, posse de bens e divisão da população por idade, entre outros.

Publicado em português, inglês e espanhol, o Media Book é uma importante ferramenta de consulta para identificar oportunidades e auxiliar na tomada de decisão, oferecendo uma visão única e global do mercado de mídia da América Latina.


Fonte: exame.abril.com.br










quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mundo do Marketing e Michal Page traçam perfil do profissional de Marketing no Brasil.










Empresas desenvolvem pesquisa para entender o momento em que vivem os executivos da área.

O Mundo do Marketing fechou uma parceria com o Grupo Michael Page e realiza uma pesquisa para entender o momento em que vive o profissional de Marketing brasileiro, seu perfil e sua visão de futuro. A ideia é mostrar quem são esses profissionais, cada vez mais exigidos pelas empresas e pela sociedade. Para participar do estudo, basta acessar o site.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

Se você é profissional de marketing, clique aqui e participe da pesquisa.

Luiz Fernando Madalozo

Danone presenteia blogueiras com geladeiras que tuítam.

Ação para marca de águas Bonafont posta mensagens de incentivo ao consumo do produto em perfis do microblog.

A Danone distribuiu geladeiras portáteis conectadas à internet wireless para seis mulheres com perfis influentes no Twitter, em ação para a marca de águas engarrafadas Bonafont.

Toda vez que a porta do eletrodoméstico, contendo garrafas do produto, é aberta, um tweet é postado automaticamente no perfil da pessoa, avisando a seus seguidores que ela está bebendo água e incentivando que façam o mesmo. Caso o dono da geladeira fique 12 horas sem abri-la, o equipamento envia uma mensagem direta na rede social, lembrando-a de se hidratar.

A ação tem o objetivo de estreitar o relacionamento com formadores de opinião da internet e, consequentemente, com os consumidores. A estratégia foi criada pela agência de interatividade Wunderman, que desenvolveu a tecnologia.

Não é a primeira vez que a empresa recorre a porta-vozes da web como forma de divulgação. Recentemente, a Danone criou torradeiras que customizavam a superfície do pão com a frase “Tomou Actimel hoje?”, para sua marca de leite fermentado, e distribuiu entre blogueiras.


Perfeita a estratégia da Danone, utilizando as redes sociais não só para fixar sua marca e seu produto na mente dos seus consumidores, mas também estimular o hábito de consumo deste produto em tempo real. Através desta ação é possível verificar não só uma marca ou um produto nas redes socias, mas também o consumo deste, interagindo no microblog através de informadores e formadores de opinião. Genial ! 

Luiz Fernando Madalozo

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pnera a rede social de Zico e Ronaldo.

















 
Zico e Ronaldo, dois dos maiores nomes do futebol, estão lançando uma nova rede social o Pnera, em evento no Museu do Futebol. A iniciativa é voltada a atletas, torcedores e profissionais do esporte em geral.

A rede é uma espécie de “Facebook dos boleiros” e permite que os usuários criem um perfil com fotos, vídeos, acompanhem blogs, troquem mensagens e interajam com jogadores profissionais ou amadores. O principal atrativo do site é a ferramenta que permite aos aspirantes a jogador de futebol enviarem vídeos mostrando suas habilidades. O garoto cuja exibição for a mais votada irá passar uma semana fazendo testes em um clube da Série A do Brasileirão.

Ronaldo disse no lançamento “Se eu tivesse a oportunidade de mandar um vídeo, esperar em casa, fazer meu próprio lobby e ainda treinar em um clube grande, seria maravilhoso. Eu fiz uma peneira no Flamengo, passei em três, quatro fases, mas na época eu ‘quebrei’. Não tinha dinheiro para pegar condução todo dia”, contou lembrando a época em que passou por peneiras no começo da carreira.

Todos os custos com deslocamento e hospedagem, assim como os equipamentos de treino, serão bancados pelo site. “Já temos acordo com alguns clubes, mas o clube geralmente faz sua própria peneira”, declarou Ronaldo. “O que estamos fazendo é levar o jogador que a gente acha que tem potencial.”

O Pnera pretende ultrapassar um milhão de usuários em seis meses, mas a expectativa é que esse número seja atingido até antes disso. “O site não e só para os jovens, mas também para os atletas terem sua página, ter um perfil para divulgar”, disse Zico.

“Gosto muito de redes sociais. Sou um cara ligado em tecnologia e vou participar. Quem sabem não convido o Neymar para mandar um vídeo, acho que ele pode ser selecionado” disse Ronaldo

Acesse o Pnera

Fonte: mundoconectado.net

domingo, 11 de setembro de 2011

Eike Batista lança primeiro comercial do Grupo EBX.

















Campanha é voltada para o Complexo Industrial do Superporto do Açu, em construção no estado do Rio.

O Grupo EBX, holding do empresário Eike Batista, divulga hoje sua primeira campanha publicitária. Voltada para a promoção do Complexo Industrial do Superporto do Açu, em construção em São João da Barra (RJ) e com início da operação previsto para o final de 2012, o filme teve o local como cenário de fotos e gravações.

Lançado pela LLX, companhia de logística de Eike, o comercial é protagonizado pelo ator Luigi Baricelli e por Vitória Albinante Gaiato, de 7 anos, moradora de São João da Barra.

O filme será divulgado em rádios, emissoras de TV, cinemas, outdoors e jornais do Norte fluminense.

Dono de 12 empresas que formam o grupo EBX, Eike Batista é o oitavo homem mais rico do mundo e o primeiro do Brasil, segundo a revista Forbes. A fortuna do empresário está avaliada em cerca de 30 bilhões de dólares.

Assista ao filme, com exclusividade:




Fonte: exame.abril.com.br