Como deve ser a orientação do marketing em um mundo tão dinâmico, em que o comportamento do consumidor muda constantemente?
Em julho, cerca de 450 pesquisadores de 50 países vão se debruçar sobre questões que preocupam empresas e marcas às voltas com as mídias sociais e a competitividade do mercado, e pensar além do marketing "clássico" de segmentação, posicionamento, preço e distribuição de produtos, na 15ª edição do Congresso Mundial de Marketing, que acontece de 19 a 23 de julho na Reims Management School, na França.
O evento é o maior encontro do mundo voltado para a discussão das recentes pesquisas internacionais que revelam quem é o consumidor atual, o que o move e atrai, e como seu comportamento tem sido influenciado pelas mídias sociais e a publicidade tradicional.
Durante cinco dias, os 450 pesquisadores pensarão em vertentes mais inovadoras do marketing, ao longo de 130 diferentes sessões. Vão, por exemplo, debater como as mídias sociais podem ajudar no marketing de vinhos consagrados, entender a demanda por marcas falsificadas de roupa esportiva nos mercados emergentes, investigar como o neuromarketing explica a atração das pessoas pelas marcas, e explorar o marketing informal das feiras de rua no Brasil e na Índia.
Além das marcas
O Congresso não pretende discutir apenas consumo de marcas e produtos, explica o coordenador do evento, o professor brasileiro Adilson Borges, diretor do centro de pesquisa Valor & Persuasão na Reims Management School. A proposta é incluir aspectos do bem estar social e do consumo consciente. Em outras palavras, como o marketing social pode influenciar comportamentos e atitudes em relação a reciclagem e preservação do meio ambiente, doação de sangue ou compras online, explica Borges, que também é vice-presidente da instituição organizadora do evento, a Academy of Marketing Science, que promove internacionalmente a disseminação de conhecimentos e melhores práticas relacionadas ao marketing.
Fonte: www.administradores.com.br