Toda marca deve carregar um signo para ser lembrada pelo cliente.
* por Daniela Khauaja
Na área acadêmica, uma disciplina bastante importante é o estudo de signos, conhecido como semiótica. Apesar dos empreendedores não precisarem conhecer a fundo esse campo, é bom lembrar que toda marca é um signo, o que deixa clara a ligação entre marketing e semiótica.
Um dos pontos a serem analisados é como os clientes primeiro se deparam com seus produtos. Para isso, analise embalagens, rótulos, protótipos de produtos, logotipos, peças publicitárias da sua empresa. Pesquisas com clientes no ponto de venda e com os funcionários pode ajudar a desenvolver isso.
Depois, preste atenção à marca. Pode ser apenas um nome ou um desenho. Lembre-se que ela carrega muitos significados na cultura do consumidor e os profissionais de marketing buscam descobrir, criar, traduzir e transformar esse significado. Em um ambiente tão competitivo e no qual os produtos não conseguem mais diferenciarem-se por atributos funcionais, administrar de maneira consciente como os clientes enxergam a sua empresa é crucial para o sucesso.
Uma análise deste tipo pode ajudar na escolha das cores de uma embalagem, do formato de um produto, das palavras que formam um slogan, entre outras escolhas relacionadas aos elementos da marca que devem ser pensadas e discutidas com toda a equipe.
* Daniela Khauaja é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM.
Fonte: Exame.abril.com.br