sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Marketing & Idéias: Supermercado de Londrina recebe primeiro autocaixa do Brasil.

A loja do Grupo Muffato, é a primeira a receber o equipamento que permite que o consumidor passe e pague a compra sozinho. O serviço já funciona em estabelecimentos da Europa e Estados Unidos.

O cliente escolhe os produtos que precisa, vai até o caixa, pesa, passa os códigos de barra no leitor, ensaca e paga com cartão de débito ou crédito. Tudo sozinho, sem precisar interagir com ninguém. Essa é a novidade que o Grupo Muffato está implantando no supermercado da Avenida Madre Leônia Milito, em Londrina, no estado do Paraná.

O serviço, lançado nesta quarta-feira (21) – chamado pela empresa de autocaixa – já está disponível para os consumidores. É a primeira loja do Brasil a receber o self checkout, um serviço que já existe em vários países da Europa e nos Estados Unidos. Usar o autocaixa é simples e mais fácil que usar um caixa eletrônico. A própria máquina orienta os consumidores no passo a passo. Funcionários do supermercado auxiliam e fiscalizam o processo, incluindo a venda de bebidas alcoólicas, que é proibida para menores de 18 anos.

Conforme o diretor do grupo, Everton Muffato, a receptividade do serviço está ótima. “A ideia é reduzir o tempo de fila e agilizar o serviço. E, pelos nossos testes, nossos clientes, dos 15 aos 75 anos, gostaram da agilidade que o equipamento proporciona”, conta. Hoje, de acordo com ele, a maioria da população está ansiosa por novas tecnologias que facilitem o dia a dia. “Essa nova geração, usuária de tablets e smartphones, está ávida por facilidades tecnológicas”, afirma.

Segundo o diretor, o grupo – em parceria com a empresa RMS Software, que trouxe o equipamento da Europa - está “tropicalizando” a tecnologia há dois anos. “Tivemos que fazer muitas adaptações para que as máquinas ficassem fáceis de usar e que trabalhasse com o sistema tributário brasileiro, que é bem mais complexo que o europeu”, explica. O resultado, de acordo com ele, é uma mescla de tecnologias nacionais e estrangeiras. “Talvez por causa dessa dificuldade toda, somos os primeiros a implantar o serviço por aqui”, diz.


Fonte: www.gazetadopovo.com.br














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