segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Marketing & Idéias: Até que ponto a falta de atenção no PDV pode comprometer uma marca?

Sempre acreditei que observar as pequenas lições do mercado nos trazem excelentes aprendizados, tanto nos bons exemplos, como também nos erros grosseiros cometidos pelos pseudoprofissionais.

Procuro sempre estar atento a estas lições do dia a dia, pois na minha modesta opinião o marketing não se resume apenas em estratégias avançadas produzidas entre quatro paredes. Pode-se aprender muito com pessoas que não detém um nível acadêmico ou profissional esperado dentro da área de marketing, mas por outro lado possuem um conhecimento profundo da área onde atuam e com certeza conhecem seus produtos e seus clientes como poucos. Estou falando dos empreendedores do marketing que conseguem nos passar lições e informações valiosas, sem esse tal conhecimento acadêmico, contando apenas com sua intuição e experiência no ramo.

Então eu me pergunto como pessoas citadas acima nos dão verdadeiras aulas de marketing, enquanto profissionais, ditos preparados e com grandes contas publicitárias conseguem cometer erros gravíssimos e mostrando total falta de atenção e comprometimento com os seus clientes, resultando em perda de faturamento e até muitas vezes no comprometimento da marca.

Só como exemplo vou narrar um fato que pude testemunhar nessas minhas pequenas lições de observações do mercado.

Pois bem, num desses sábado à tarde como de costume fui até o supermercado mais próximo de minha residência para as compras da semana. Como se tratava de fim ano, já da pra imaginar a quantidade de pessoas que ali se encontravam. Donas de casa, crianças, jovens, namorados e chefes de família aguardavam sua vez na fila do caixa, que por consequência da data, não era pequena. Foi quando notei uma moça muito bonita, que percebi de imediato que trabalhava em um ponto de vendas dentro do supermercado. A mesma trajava uma roupa específica para a sua função, ou seja, roupa sóbria e com as cores e a logomarca da empresa a qual ela representava, uma marca de whisky muito conhecida no mercado.

A bela funcionária encontrava-se simplesmente encostada num canto do supermercado conversando com algumas funcionárias do próprio estabelecimento, de braços cruzados e a cerca de 500m dali o ponto de vendas onde a mesma trabalhava encontrava-se vazio, porém dava nitidamente pra perceber que o pobre coitado estava abandonado, pelo menos nos 30 minutos que permaneci na fila pude observar este comportamento por parte desta nobre “profissional”.

Com esta pequena cena que me chamou a atenção, pude então tirar algumas conclusões:

1. Na prateleira do supermercado e bem atrás do seu balcão do PDV, encontravam-se várias garrafas de whisky do fabricante ou seja, não faltava produto para demonstração.

2. A total falta de preparo e comprometimento da funcionária em relação ao seu trabalho, e consequentemente o descaso com a marca em questão.

3. A perda de oportunidade nas vendas, uma vez que se tratava de um sábado à tarde, em período natalino e com grande concentração de adultos as chances nas vendas seriam grandes.

4. O ponto de vendas e suas ações é a última escala de uma campanha de marketing entre produto e consumidor e neste momento nada pode dar errado ou manchar a marca desta empresa.

Bem, mas ao final deste relato alguém pode se perguntar: A funcionária errou e era despreparada. Sim, errou e errou feio, mas em minha opinião o maior responsável por este desastre não é a jovem em questão, mas o seu gestor, o grande profissional de marketing que julgo ter muitos anos de faculdade, e vários diplomas em sua sala, até porque trabalhar em uma grande indústria de bebidas com um nome tão respeitável no mercado, no mínimo este gestor precisará de vários anos de estudo. Mas nem com 5 ou 10 anos de aprendizado ou planejamento irão livrar um profissional de um erro como esse, se esta mesma ação não tiver um engajamento de todos os envolvidos, se não houver um treinamento adequado e principalmente um acompanhamento deste gestor nestas ações de PDV. Largar um profissional em uma ação de fim de semana sem um monitoramento e acompanhamento na minha concepção, trata-se de incompetência e negligência deste gestor.

No momento em que essa profissional encontra-se representando a empresa nesta ação, a sua postura e comportamento devem ser rigorosamente profissional e se caso, por algum motivo a ação tenha terminado, ou a mesma esteja aguardando a chegada de novos produtos para a retomada de sua função, em hipótese alguma ela deveria permanecer no local trajando a sua roupa de trabalho e próximo ao ponto de vendas passando esta imagem de que não estava nem aí para a sua função. O desfecho disso tudo infelizmente não pude acompanhar, pois chegando a minha vez no caixa, paguei minhas compras e fui embora. Se eu fosse um apreciador de um bom whisky, aquela marca com certeza eu não levaria, até mesmo porque não havia ninguém no ponto de vendas para me apresentar à mesma.

Muitas vezes vemos ações de marketing muito bem produzidas, com grandes gastos na verba publicitária, mas com apenas um detalhe equivocado, pode levar toda a campanha por água abaixo. Atenção aos detalhes, monitoramento e engajamento de todos os envolvidos em ações de marketing também são requisitos fundamentais para uma campanha de sucesso.


Luiz Fernando Madalozo



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