sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Marketing & Idéias: Brasil é o terceiro maior mercado de computadores do mundo, aponta pesquisa.

Em 2011, foram comercializados 15,4 milhões de aparelhos no país.

Em 2011, o Brasil chegou à marca de 15,4 milhões de computadores vendidos, número que, segundo a IDC Brasil, comprova a previsão de um ano bastante aquecido, principalmente no que diz respeito à competição entre os fabricantes.

De acordo com o estudo Brazil Quarterly PC Tracker, 55% dos equipamentos são notebooks e netbooks e 45% são desktops. Deste total, 70% foram destinados ao segmento doméstico e 30% ao segmento corporativo, que inclui governo e educação.

"As compras do segmento doméstico cresceram aproximadamente 20% em relação ao ano de 2010. Já o corporativo teve crescimento de 10%, desconsiderando governo e educação, que teve queda de 24%", afirma Luciano Crippa, gerente de pesquisa da IDC Brasil.

Somente no último trimestre de 2011 foram vendidos 4,2 milhões de computadores, sendo 40,8% desktops e 59,2 notebooks e netbooks. "O quarto trimestre foi bom, porém poderia ter sido ainda melhor não fosse a alta do dólar e dificuldade para a aquisição de HDs, devido às enchentes na Tailândia", disse Crippa, que aponta crescimento de 10% no último trimestre de 2011 em relação ao mesmo período de 2010.

No início de 2011, a IDC previa que o mercado chegaria à marca de 15,3 milhões de computadores. "Este foi um ano que consolidou o Brasil na terceira posição do mercado mundial de computadores, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos.

Ainda de acordo com a pesquisa, as vendas de netbooks tiveram redução de 18% em relação ao ano de 2010, principalmente por conta do crescimento do mercado de tablets e de notebooks. "Grande parte dos usuários que buscavam até então o netbook como um segundo computador, para navegação na internet, já conseguiram compreender que o tablet pode oferecer uma experiência de uso muito mais apropriada".


Fonte: www.administradores.com.br




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