quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Marketing 3.0. Ta preparado?

Apesar de não ser muito afeito a nomenclaturas com séries numéricas, como web 2.0, 3.0 e etc., confesso que um livro do gênero me chamou a atenção. Trata-se do "Marketing 3.0" de Hermawan Kartajaya, fundador e CEO da KarkPlus inc. e um dos "50 gurus que moldaram o futuro do Marketing", segundo o Chartered Institute of Marketing, Iwan Setiawan, da Kellog School of Management e Philip Kotler (dispensa apresentações),

O livro traça a evolução do Marketing desde sua versão 1.0, baseado em produtos, passando pela fase 2.0, baseado no consumidor, para desaguar no que os autores denominaram de Marketing 3.0.

O movimento da "nova era" adotado pelas empresas lideres para alcançar os clientes que buscam produtos que satisfaçam suas necessidades mais profundas de criatividade, comunidade, idealismo, e com acesso à tecnologia, se deu em virtude da percepção de que as antigas regras do marketing não as ajudarão a fazê-lo.

A AMA - American Marketing Association criou em 2008 uma nova definição de Marketing já incluindo o interesse público no conceito:

"Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, oferecer e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes parceiros e para a sociedade como um todo."

Ao acrescentar "sociedade", a nova definição reconhece que o marketing tem impactos de grande escala que vão além do que acontece nas negociações privadas entre indivíduos e empresas. Mostra também que agora o marketing está pronto para abordar as implicações culturais da globalização.

O livro ensina a como demonstrar sua relevância nessa comunidade global interconectada com o surgimento do marketing 3.0, ou a era voltada para valores. Em vez de tratar as pessoas simplesmente como consumidoras, os profissionais de marketing devem tratá-las como seres humanos plenos: com mente, coração e espírito.

Cada vez mais, os consumidores estão em busca de soluções para satisfazer seu anseio de transformar o mundo globalizado num mundo melhor. Em um mundo confuso eles buscam empresas que abordem suas mais profundas necessidades de justiça social, econômica e ambiental em sua missão, visão e valores. Buscam não apenas satisfação funcional e emocional, mas também, satisfação espiritual, nos produtos e serviços que escolhem.

Fonte: mkt360.blogspot.com

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Coca-Cola ganha design futurista.

A Coca-Cola ganhou formas futuristas pelas mãos do designer francês Jerome Olivet.

Carinhosamente chamada de "Mystic", a embalagem especial do refrigerante americano traz "linhas sexies" e mantém a famosa silhueta arredondada da garrafa, porém com traços mais esculpidos.

A variante para a garrafa de Coca-Cola, segundo o designer, não foi uma tentativa de criar uma embalagem eco-friendly, mas apenas um exercício para expressar a felicidade em três dimensões. Tudo dentro do conceito Coca-Cola: "Abra a Felicidade".

Fontes: Exame.com / omarketizador.com

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pense como Steve Jobs!

Após uma série de entrevistas com ex-funcionários da Apple e especialistas, escritor tenta decifrar o “jeito de pensar” de Steve Jobs. Confira dicas para pensar como o CEO da Apple.

As inovações que saem da cabeça de Steve Jobs foram, em grande parte, responsáveis pelo sucesso atual da Apple. Mas a maneira de pensar de um dos maiores inovadores da atualidade, se não tem receita certa, tem ao menos alguns ingredientes definidos.

Pelo menos é o que acredita o consultor Carmine Gallo, autor de livros como “Faça Como Steve Jobs”. Ele entrevistou diversos ex-funcionários da Apple e uma série de especialistas para traçar um perfil sobre o jeito de pensar do CEO da Apple. Segundo psicólogos, algumas técnicas garantem um poder de raciocínio parecido com o de Jobs que pode levar alguém ao sucesso. Confira algumas dicas e exemplos que Gallo revelou em artigo para a revista Forbes:

Inspire-se

“Uma série de ideias de Jobs vêm dos lugares e experiências mais improváveis”, diz o autor. Segundo ele, o CEO não tem medo de se arriscar. Exemplo disso são as aulas de caligrafia que ele teve durante a faculdade ou as visitas que fazia ao setor de cozinha da loja de departamento Macy's. “Jobs se expõe a uma série de experiências que acabam se tornando o início de um processo criativo”, afirma.

Transforme suas inspirações

Não adianta nada se expor a experiências diversas se você não estiver disposto a transformá-las em ideias reais. “Jobs vê as mesmas coisas que outros líderes, mas ele as percebe de maneira diferente. Percepção é o que separa o inovador do imitador”, afirma Gallo.

Segundo o autor, psicólogos tentam há tempos descobrir o que faz um inovador diferente. Uma pesquisa de três anos da universidade de Harvard mostrou que “criatividade é a capacidade de conectar coisas”. Por isto, tente “materializar” o que te inspira. A visita à Macy’s, por exemplo, foi feita na época da criação do Apple II, que Jobs queria que fosse um computador para ser usado por qualquer pessoa dentro de casa. Nada melhor que se inspirar em utensílios comuns de cozinha.

Exercite a criatividade até em momentos improváveis

“Quando Jobs começou o projeto da Apple Store, ele propôs evitar contratar alguém da indústria da computação para comandar o projeto”, afirma o autor. Não foi a primeira vez que ele usou a criatividade num momento onde muitos prefeririam ser conservadores. A primeira equipe de desenvolvimento do Macintosh tinha músicos, artistas, historiadores e até poetas, segundo Gallo.

Não desista

Gallo alerta: Jobs percebe as coisas de maneira diferente e esta habilidade não é exclusiva dele. Mas desenvolvê-la é difícil. “Buscando novas experiências e pensando diferente para resolver problemas comuns, você vai forçar seu cérebro a gastar mais energia que o normal. Fazer isto não é fácil, mas levar a si próprio para fora de sua zona de conforto vai aumentar sua chance e potencial de ter novas ideias e transforma-las até em negócios”, diz Gallo.

As melhores frases de Steve Jobs

>>> “Não tenho planos de me aposentar. Eu não vejo a minha trajetória como uma ‘carreira’. Eu faço coisas. Eu respondo a coisas. Isso não é uma carreira – é uma vida.”>>> Time, abril de 2010

>>> “Meu trabalho é inspirar pessoas. É criar espaço para elas, abrir clareiras criativas no meio da burocracia corporativa.”
>>>
Macworld, fevereiro de 1984

>>> “Os processos tornam a empresa mais eficiente. Já a inovação nasce das pessoas no corredor, ou umas ligando para as outras às 10h30 da noite quando tiveram uma grande ideia, ou se deram conta de furos no modo como estávamos pensando. A inovação nasce de reuniões de meia dúzia de pessoas, feitas no calor da hora, quando alguém descobriu o jeito mais insanamente genial de fazer algo.” >>> Business Week, outubro de 2004

>>> “Eu não faço pesquisa de mercado. A gente investe bastante estudando nossa base instalada de usuários. Também prestamos atenção às tendências da indústria. Mas, no fim, é muito difícil criar algo com base em grupos de foco. Na maioria das vezes, as pessoas não sabiam que desejavam uma novidade até você mostrar à elas.” >>> Business Week, maio de 1998

Fonte: epocanegocios.globo.com

Biruta é a melhor agência para trabalhar.

Estudo inédito da Great Place to Work focado no mercado de comunicação destaca 15 empresas.

A agência carioca Biruta Mídia Mirabolantes foi a vencedora da primeira edição da pesquisa Melhores Agências de Comunicação para Trabalhar, realizada pela Great Place to Work. O levantamento, que envolveu 90 agências de todo o Pais, é inédita na história do instituto, que tem 25 anos de mercado e realiza pesquisas em 45 países. A ideia de realizar o estudo com foco no mercado de agências de comunicação foi da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), que divulgou o resultado na noite desta quarta-feira, 20, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (foto abaixo), durante o Festival Brasileiro de Publicidade, que acontece até sexta-feira, 22.

A pesquisa Melhores Agências de Comunicação para Trabalhar contou ainda com apoio de outras entidades, como Abap, ABA, Ampro e Abemd. O objetivo do estudo é, não só divulgar um ranking com as melhores colocadas, mas divulgar buas práticas de gestão de pessoas no mercado de comunicação. O Meio & Mensagem é o parceiro de mídia da iniciativa e publicará em sua edição impressa da próxima semana uma reportagem especial detalhando a pesquisa e as agências melhores colocadas.

Além da Biruta Mídias Mirabolantes, outras 14 empresas foram premiadas. Como há uma nota de corte, o número de agências citadas no ranking varia conforme a pontuação de cada uma. Das 15 destacadas, apenas as cinco primeiras foram ordenadas a partir da nota mais alta: Biruta Mídias Mirabolantes, em primeiro; Portal, em segundo; F.biz, em terceiro; Quiz, em quarto; e Netza, em quinto. Da sexta à décima-quinta, as agências estão listadas pela ordem alfabética: Bullet, e|ou, Fischer+Fala, Mercatto, M51, New Style, OpusMúltipla, Plan B, PPM e Prisma.

Rafael Liporace, sócio da Biruta Mídias Mirabolantes, comemorou a premiação e lembrou que a empresa começou pequena, com poucos recursos mas conquistou seu espaço no mercado graças à união dos sócios e de todos que trabalham na agência, sediada no aprazível bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. “A lição tirada com a premiação é de que aprender é a melhor coisa do mundo. E nós na Biruta aprendemos uns com os outros todo o tempo”, ressaltou Liporace em seu discurso de agradecimento.

Cyd Alvarez, presidente da ABP, destacou a grande quantidade de agências inscritas neste primeiro ano – o que surpreendeu os organizadores do levantamento – e disse que essa procura demonstra a preocupação do mercado com gestão de recursos humanos. Para ele, os premiados se sentiram tão orgulhosos com o prêmio quanto se tivessem recebido o Grand Prix de um festival. “Com o apoio da Abap, ABA, Abemd e Ampro, vemos que outras áreas da comunicação que não apenas a propaganda também estão se preocupando com gestão. Sempre comemoramos os trabalhos que fazemos para nossos clientes e, desta vez, o prazer foi o de comemorar o resultado de um trabalho feito por nós, dentro das agências, em benefício das pessoas que nelas trabalham”, salientou.

Ruy Shiozawa, CEO do Great Place do Work no Brasil, disse que o fato de o País ter dado o primeiro passo no mundo para avaliar as agências de comunicação é muito importante para o mercado nacional. A pesquisa, segundo ele, será realizada anualmente e as empresas interessadas já podem procurar informações sobre como se inscrever – a inscrição é gratuita. “Dos 45 países onde Great Place to Work realiza pesquisas, o Brasil foi o primeiro a avaliar este segmento”, afirmou. As 90 agências que se inscreveram este ano empregam, juntas, nove mil pessoas. E é justamente dos funcionários que vem a avaliação de maior peso para a pesquisa.

As premiadas de 2010

1ª Birutas Mídias Mirabolantes (Rio de Janeiro)
2ª Portal (Campinas)
3ª F.biz (São Paulo)
4ª Quiz (São Paulo)
5ª Netza (São Paulo)

Da 6ª a 15ª colocações, listadas em ordem alfabética:

Bullet (São Paulo)
e|ou (São Paulo)
Fischer+Fala (São Paulo)
Mercatto (Cuiabá)
M51 (Campinas)
New Style (São Paulo)
OpusMúltipla (Curitiba)
Plan B (Belo Horizonte)
PPM (house do Grupo Alsaraiva – São Paulo)
Prisma (Vitória)

Fonte: www.mmonline.com.br

Rota Publicidade Independente / Agência Júnior (Trabalho acadêmico do 3º Período de Marketing)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Redes sociais são aliadas na defesa do consumidor.

Uma rede de lojas de eletrodomésticos tem 24 funcionários que monitoram a internet.

O Código do Consumidor completou 20 anos este ano com os principais órgãos de defesa consolidados. E algumas poderosas ferramentas, que sequer existiam na época da criação do código, são hoje as principais aliadas de quem tem problemas depois de comprar um produto ou serviço.


Reclamar por meio do Twitter, do Facebook e até do You Tube já é uma prática comum. Grandes empresas apostam na rapidez e na eficiência das redes sociais.

Fonte: globonews.globo.com

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CQC em novo formato.

Assim que se encerrarem as transmissões do programa, na Band, começa outro programa imediatamente na internet, com pauta e conteúdo próprios.

O CQC desta segunda-feira, 18, estreia um formato inédito no Brasil. O projeto transmídia integra editorialmente a TV com a internet e coloca o mesmo conteúdo em ambas as plataformas: é o CQC 3.0. Assim que se encerrarem as transmissões do programa desta noite, na Band, começa outro programa imediatamente na internet, com pauta e conteúdo próprios. "Não é o mesmo formato da TV. É uma plataforma de conteúdo, e não de TV ou de internet", garante o presidente da iThink, Marcelo Tripoli. A iThink foi a agência responsável pela concepção do novo formato, juntamente com a Band (eBand) e a Eyeworks-Cuatro Cabezas, produtora do original Caiga Quien Caiga, da Argentina.

A criação do CQC 3.0 foi possível graças a um acordo entre a produtora da atração, a Band, em cuja grade o programa estreou em março de 2008, e a Telefônica, que patrocina o novo formato. Na internet, no início, o CQC 3.0 terá o patrocínio exclusivo do Speedy, da Telefônica. A aposta nessa integração de diferentes plataformas vem justamente da popularidade já existente de alguns dos oito integrantes do programa. E, desde o começo, o "CQC" mantém audiência consistente na internet, com debates entre fãs, trocas de informações e trechos do programa que são postados no YouTube.

Com esse patrimônio digital, o "CQC", praticamente, estava pronto para ter espaço próprio na internet. Pela web, o CQC 3.0 vai ao ar em site próprio, em streaming de vídeo. São 20 minutos transmitidos de um estúdio online. Os integrantes do programa, na rede, aproveitarão todos os recursos de interatividade da internet e poderão trocar conteú­do com os usuários por meio de chat e outras ferramentas como as redes sociais. "Depois disso, o programa ficará disponível on demand", explica Tripoli. A plataforma do "CQC", na internet, terá total interatividade e se aproximará muito mais do telespectador do que na TV, diz Tripoli. "Levamos vários meses para desenvolver esse projeto, que foi feito a seis mãos, pela Band, iThink e Telefônica", ressalta o executivo.

No primeiro momento, a Telefônica é patrocinadora exclusiva. Contudo, a comercialização de mídia do CQC 3.0 será feita pela Band e a divulgação também acontecerá nas plataformas digitais da Band e na emissora. Tripoli diz que, dada à popularidade dos integrantes do CQC, a publicidade do novo formato será feita também pelas redes sociais, principalmente o Twitter.

Entre os integrantes do programa, estão algumas das personalidades do microblog no Brasil, com milhares de seguidores. Rafinha Bastos, por exemplo, tem mais de 1,4 milhão de seguidores no microblog, Marco Luque e Danilo Gentili, cerca de 1,2 milhão de seguidores e Marcelo Tas, o apresentador, tem quase um milhão de seguidores no Twitter.

Tas no Terra

O apresentador do CQC, Marcelo Tas, transfere nesta semana para o Terra o seu blog hospedado no UOL desde agosto de 2003. A área comercial da casa nova já prepara um plano comercial com oferta de cotas de patrocínio ao endereço.

Fonte: www.mmonline.com.br

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ABA - ASSOCIAÇÃO BRASIL-AMERICA, a 27ª melhor empresa para trabalhar no Brasil!

O Great Place to Work® é uma empresa de consultoria com sede nos Estados Unidos e escritórios afiliados em diversos países do mundo.

A missão desta empresa é ouvir funcionários e avaliar empregadores para entender o que torna um ambiente de trabalho excelente. Um dos fundamentos para isso é a confiança entre liderança e liderados.

Há mais de uma década, o Great Place to Work® se dedica a ajudar as organizações a compreender as características, práticas e atitudes que conduzem à criação de um excelente lugar para trabalhar. Presente em 40 países, a consultoria baseia a pesquisa em duas avaliações: uma com os funcionários, que respondem de forma voluntária e anônima a um questionário sobre o ambiente de trabalho denominado Trust Index©, por meio do qual descrevem a realidade da empresa e explicam o que consideram único e diferenciado em seu ambiente de trabalho. A outra avaliação, denominada Culture Audit©, é realizada com a própria empresa, que detalha as suas melhores práticas e benefícios para a excelência do ambiente de trabalho. Há também auditorias realizadas por consultores do Great Place to Work®. A avaliação dos funcionários – Trust Index© –, responde por 67% do cálculo da média final. Esse processo de classificação resulta em um estudo internacional considerado um dos mais importantes do mundo.

A mesma metodologia é utilizada em todos os países e permite avaliar o nível de confiança dos funcionários em relação à empresa e a qualidade das relações entre funcionários e líderes. As empresas que mais se destacam são incluídas na lista das melhores do país no qual se localizam ou em listas de outras regiões do mundo.

Seguindo esta metodologia, o Great Place to Work® divulgou a lista de 2010, das 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil, conforme já divulgado abaixo. Porém o que vale ressaltar e dedicar um espaço à parte, é o fato de termos uma empresa genuínamente pernambucana, com sede em Recife, nesta lista na 27ª posição (em 2008 ocupou a 31ª posição, e em 2009 a 32ª posição), o que é motivo de muito orgulho para Pernambuco, pois demonstra através desta pesquisa que é possível se destacar no mundo corporativo, fora do eixo Rio São Paulo, com uma gestão de respeito e valorização aos colaboradores da empresa.

História da empresa


Fundada à 23 anos e com um faturamento estimado em R$ 9,2 milhões (2009), a ABA é uma instituição educacional que oferece curso de inglês, educação infantil e fundamental bilíngue e programas de intercâmbio profissional e acadêmico. Seus funcionários tem vários benefícios. Quem quiser pode participar das aulas de inglês, sem pagar nada. Esta mordomia é estendida também aos filhos e ao cônjuge. No caso de irmãos ou pais dos funcionários, há um desconto de 30% na mensalidade. Já na escola bilíngue, os filhos pagam apenas uma taxa de certificação internacional no valor de 10% da mensalidade básica.

A ABA procura incentivar a criatividade de seu time e dá liberdade para que cada um de seus empregados desenvolvam e demonstrem suas habilidades num ambiente de trabalho amistoso. Também investe em treinamento internacional todos os anos, cerca de 7% dos funcionários com nível superior e com bom desempenho participam de cursos e congressos no exterior. Após a conclusão, eles tem o compromisso de compartilhar com os colegas o que aprenderam na viagem, multiplicando o conhecimento. Neste ano, houve ainda a conclusão do primeiro do novo sistema de avaliação de desempenho, que visa potencializar os valores do time e corrigir eventuais dificuldades individuais.

Remuneração

Os funcionários recebem salários acima da média do mercado. Há também duas premiações: O Top Team, pagos semestralmente pelas metas alcançadas, e o ABA Creativity Challenge, que reconhece os professores que desenvolvem atividades didáticas criativas.

A empresa conta ainda com:

bolsa de estudos parcial para todos os funcionários.
subsídios a cursos de línguas total para todos os funcionários.
planos de aposentadoria para todos os funcionários.
possibilidade de horários flexíveis para todos os funcionários.
cesta de benefício flexível para todos os funcionários.
apoio psicológico parcial para todos os funcionários.

A pesquisa detectou ainda, o que mais os funcionários valorizam na empresa é:
desenvolvimento profissional (51%), qualidade de vida (31%), remuneração e benefícios (13%) e estabilidade (5%).

Fontes: www.greatplacetowork.com.br / Revista Época

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

As 100 Melhores Empresas Para Trabalhar.

Saiu a lista das 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil (2010). Confira abaixo :





1 Google Brasil
2 KIMBERLY-CLARK BRASIL
3 LABORATORIO SABIN
4 CATERPILLAR BRASIL
5 CHEMTECH
6 ACCOR
7 MAGAZINE LUIZA
8 FUNDACAO FIAT
9 ZANZINI MOVEIS
10 PORMADE PORTAS
11 GAZIN
12 SAS Brasil
13 PLASCAR
14 COCA-COLA RECOFARMA
15 JW Marriott Rio de Janeiro
16 DUKE ENERGY
17 PORTAL EDUCACAO LTDA
18 Cisco do Brasil
19 MAPFRE SEGUROS
20 GVT
21 PROMON
22 LOSANGO
23 FEDEX
24 BRADESCO
25 DIAGEO
3 M
ABA - ASSOCIACAO BRASIL-AMERICA
ABBOTT
Agencia F.biz
ALGAR MIDIA
Algar Telecom
AMBEV
AMIL RESGATE SAUDE
AON CONSULTORES DE SEGUROS E BENEFICIOS
Art IT
ASTRAZENECA
BANCO VOTORANTIM
BgmRodotec - Software de Gestao para Transporte
Brasilcap Capitalizacao S/A.
BV FINANCEIRA
BYOFORMULA - GRUPO
CAIXA SEGUROS
CI&T
CIGAM SOFTWARE CORPORATIVO LTDA.
COATS INDUSTRIA TEXTIL LTDA
Coca-Cola Brasil
COELCE
COPAGAZ DISTRIBUIDORA DE GAS LTDA
CP PROMOTORA DE VENDAS LTDA
DOMINIO SISTEMAS
DPASCHOAL
EMBRACON
EMBRAER
EMC
ERICSSON
FORD CREDIT BRASIL
FQM - Farmoquimica
GENZYME DO BRASIL
HERBARIUM
HOTEL FAZENDA FONTE COLINA VERDE
HSBC Software Development Brasil
INSTITUTO NORDESTE CIDADANIA
ITAU UNIBANCO
IVIA
JBT FOODTECH
JFL EQUIPAMENTOS ELETRONICOS INDUSTRIA E COMERCIO
JOST BRASIL
Kaizen
MABER
Mantecorp Industria Quimica e Farmaceutica
MC DONALD'S
METAL AR ENGENHARIA LTDA
MONSANTO
MWM INTERNATIONAL MOTORES
Netsolutions
NOVOZYMES LATIN AMERICA LTDA
ORACLE
OUROFINO AGRONEGOCIO
Pelissari Gestao & Tecnologia
Prezunic Supermercados
Prudential do Brasil Seguros de Vida
RHEDE RECICLAR
Sabre Holdings
SAGA S A GOIAS DE AUTOMOVEIS
SAMA S. A. - MINERACOES ASSOCIADAS
SCAPOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS DE HIGIENE LTDA
SEBRAE MINAS
SENAI SC
Serasa Experian
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CULTURA INGLESA S.A
SYDLE
Symantec Brasil Comercio de Software Ltda.
TORTUGA
Unimed Federacao Rio
UNIMED MISSOES
Unimed-Rio
Visagio
Vivo
XP Investimentos
ZEMA

Fonte: www.greatplacetowork.com.br

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Marketing cresce no terceiro setor e gera cases.

AACD, SOS Mata Atlântica e Ação Comunitária mostram que é possível utilizar o conceito para promover o bem.

O Marketing ainda é encarado com certa resistência por muitas instituições do terceiro setor, especialmente as pequenas e médias. Mas há exceções. As estratégias e ferramentas vêm ganhando espaço em organizações sem fins lucrativos como AACD, SOS Mata Atlântica, Ação Comunitária e Tucca, que percebem que investir em ações de Marketing é uma alternativa eficiente para conquistar novos apoiadores às causas defendidas.

Disseminar o conceito, no entanto, é um desafio. Se por um lado termos como “marketeiro” soam até mesmo de forma pejorativa, por outro, há resistência por parte das próprias organizações na hora de aplicar a verba, que poderia ser utilizada diretamente a favor da causa, em ações de Marketing. Para grandes associações do terceiro setor, como Greenpeace e WWF, a estratégia já faz parte do trabalho, o que está longe de acontecer para a maioria.

A AACD foge à regra. Além do famoso Teleton, transmitido anualmente pelo SBT, no ano passado, a Associação de Assistência à Criança Deficiente executou mais de 500 ações de publicidade e Marketing em parceria com cerca de 20 agências e produtoras. As iniciativas contribuíram para ampliar em 15% o número de atendimentos realizados em relação a 2008. Um dos principais elementos utilizados pela AACD é o Marketing Direto, para estabelecer relacionamentos duradouros e de afinidade com seus doadores.

Em agosto, a AACD completa 60 anos de existência e pretende desenvolver ações para comemorar a data. A estratégia está voltada para a história da associação e também presta contas dos recursos doados e utilizados nas nove unidades da instituição que atendem cinco mil pessoas diariamente. Uma iniciativa já posta em prática é o projeto Unique Types, feito em parceria com a AgênciaClick, que convida grandes nomes da publicidade brasileira a promoverem a AACD.

Marketing deve estar presente no terceiro setor

Independente do porte de cada instituição, o Marketing pode e deve ser aplicado. “Muitas ONGs já utilizam o Marketing porque têm planejamento, se reúnem, fazem divisões de tarefas e escolhem o mercado em que atuar”, aponta Sydney Manzione, professor de Marketing da ESPM e autor do livro Marketing Para o Terceiro Setor.

É o que acontece no Grupo Socorrista Irmão Alberto (GSIA). Há 22 anos, a instituição atua em São Paulo junto a famílias carentes para amparar idosos, crianças e enfermos. “O que nos diferencia de outros grupos espíritas é a formação acadêmica. Sou formada em Ciências da Comunicação e a Eudosia (Acuña Quinteiro, Presidente do Grupo) é fonoaudióloga e mestre-doutora em artes cênicas”, conta Leda Yukiko Matayoshi, Vice-presidente do GSIA.

Assim como a maioria das organizações, um dos principais braços do GSIA são os eventos que realizam. Os almoços mensais servem para captar recursos para a instituição, mas são, principalmente, encontros estratégicos. É o momento em que as pessoas são envolvidas com o trabalho realizado, conhecem os projetos, como doação de alimentos, produtos de higiene, material escolar e agasalhos, e dão sugestões.

Verba oscilante impede planejamento de Marketing

Apesar de não ter um planejamento estratégico no papel, o Grupo sabe aonde quer chegar, planeja os passos e conta com agências parceiras para produzir cartazes, newsletters e programar ações pontuais. “Não fazemos um plano de negócio como uma empresa porque a verba é extremamente oscilante e, em primeiro lugar, vem a causa. Mas falta conhecimento no terceiro setor. "As pessoas aprenderam que Marketing é para vender. Acredito que é a ciência de organizar ideias em busca de resultado”, diz Leda.

Os parceiros são fundamentais para as organizações. A F/Nazca assina uma das ações recentes da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, a Tucca. No Dia das Mães, os internautas puderam doar R$ 10,00 e participar da campanha “Um pedacinho do céu pela cura do câncer infantil”. Quem colaborava ganhava uma nuvem virtual para customizar com uma mensagem e enviar para a mãe.

A Havaianas também é parceira da Tucca. Desde 2005, a ONG comercializa uma linha exclusiva da marca, a “Havaianas pela Cura”. A iniciativa está em sua terceira edição, conta sempre com mil pares assinados por um artista plástico e tem o total das vendas revertido para os programas da Associação. A coleção atual é assinada por Rodolpho Parigi.

Terceiro setor tem canais de relacionamento

Ao contrário da grande maioria das organizações do terceiro setor, a Ação Comunitária destina uma parte da verba para ações de Marketing. Há 43 anos realizando um trabalho de inclusão social, a instituição sabe da importância de aplicar o conceito e ter uma estratégia para o sucesso do projeto. “O Marketing social tem uma função diferente do mercado. Você mobiliza em torno de uma causa. Os canais de venda são, na verdade, canais de relacionamento”, compara Anatricia Borges, Gerente de Relacionamento e Mobilização de Recursos da Ação Comunitária.

Uma das iniciativas da Ação Comunitária para arrecadar verba é a comercialização de brindes corporativos há mais de 10 anos. Em 2010, a novidade é a linha feita com materiais sustentáveis com o tema Copa do Mundo. São peças como camisetas, bonés, canecas, mochilas, squeezes, mouse pads e chaveiros nas cores verde, amarelo, azul e branco que fazem referência ao mundial. O catálogo também conta com as linhas Office, Lazer, Ecológica e os “brindes criados com arte”, feitos com ilustrações das crianças e jovens atendidos pela Ação.

A organização mantém ainda uma loja virtual que apresenta o catálogo de brindes e os cartões de Natal. A expectativa para este ano é definir ainda mais o orçamento de Marketing e comunicação e potencializá-lo para empreender mais ações. “Nossa verba para Marketing é apenas 10% do orçamento da área de relacionamento. Se errarmos, perdemos dinheiro. Por isso buscamos ir direto ao alvo”, conta Anatricia.

Eventos aproximam potenciais doadores

Neste caso, o alvo são os potenciais doadores. Para isso, os eventos são uma ferramenta bastante eficaz. Em setembro aconteceu o V Torneio de Golfe Ação Comunitária, no São Paulo Golf Club. “É o único evento neste formato que desenvolvemos. Alcançamos um público de empresários que nos interessa e ajuda a criar valor para as marcas que estão apoiando”, diz a Gerente de Relacionamento da Ação Comunitária.

A Fundação SOS Mata Atlântica também sabe da importância de manter um relacionamento duradouro com quem defende a preservação do meio ambiente. No último fim de semana, durante o Viva a Mata, a organização lançou oficialmente a Conexão Mata Atlântica. A novidade é uma rede social da ONG em que os interessados podem se cadastrar, trocar experiências e participar de fóruns e eventos on-line que discutem questões ambientais.

O investimento em ações de Marketing faz parte da história da ONG, que nasceu em 1986e tinha em seu grupo de fundadores não só biólogos, ambientalistas e advogados, como também jornalistas e publicitários. Uma das primeiras ações da SOS Mata Atlântica reproduzia a bandeira do Brasil sem uma parte do verde, foi responsável por levar o tema da devastação para o dia a dia dos brasileiros e até hoje é utilizada como logo da fundação.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

sábado, 9 de outubro de 2010

Estudo mostra relação das crianças com aparelhos tecnológicos.

Pesquisa diz que 57% das crianças entre 5 e 9 anos já usaram computador.

As crianças não acessam tanto a internet como muitos acreditam. Um estudo feito pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) com crianças brasileiras entre 5 e 9 anos mostra que 57% das que já usaram um computador, 28% acessaram a web. Vinte por cento delas aprenderam a manusear a máquina na escola e 16% tiveram os pais como professor.

Na preferência dos pequenos entre os aparelhos tecnológicos, o celular é um objeto que faz parte do cotidiano de 14% das crianças que participaram do estudo e 65% delas já usaram um celular. Entre as funcionalidades do telefone móvel, os jogos representam 88%, enquanto 60% das crianças preferem ouvir música.

O uso do computador pelas crianças é destinado a desenhar (80%), escrever textos (64%) e ouvir música (60%). Já a internet é usada por 97% dos pequenos para jogar e 55% a usam para brincar em sites de desenhos que elas assistem na TV.

Entre as regiões do país que mais usam a web, a centro-oeste aparece na frente com 43%, seguido por sul e sudeste com 40% e 30% respectivamente, além de norte com 12% e nordeste com 13%. A primeira Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação por Crianças no Brasil foi conduzida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br).

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

Gestão de Entidades Sem Fins Lucrativos.

Para os acadêmicos e profissionais de marketing, eis uma oportunidade de nos mantermos atualizados com um tema atual e de extrema importância, não só para a área dos profissionais de sociologia ou administração, mas também para nós acadêmicos ou profissionais de mercado, pois assuntos como gestão sustentável, 3º setor e elaboração de planos de sustentabilidade de ESFL, são sim, como já mencionei, de extrema relevância para nós, e é através deste seminário que poderemos compreender melhor o funcionamento desta àrea social, e trabalharmos com planejamento estratégico para o marketing social, em algum momento de nossas brilhantes carreiras.

Objetivo da palestra

Promover o debate, estudo e planejamento sobre gestão sustentável de Entidades Sem Fins Lucrativos, consolidando o Instituto de Ciência e Tecnologia Regional como referência de consultoria e assessoria em planejamento e elaboração de planos de sustentabilidade de ESFL e Movimentos Sociais.

Público Alvo

Dirigentes de ESFL e público com interesse na àrea sugerida pelo Seminário.

Metodologia

Conceituação e processo histórico do 3º Setor.
Planejamento estratégico de ESFL.
Construindo um Projeto Social.
Estruturando um Planejamento de Sustentabilidade para ESFL.

Informações

Horário: 14 ás 17:00 horas.
Data: 20 de outubro de 2010.
Local: Auditório da ETR-Escola Técnica Regional
na rua Gervásio Pires, 790 - Recife-PE.
Certificação: Instituto de Ciência e Tecnologia Regional.
Acesso: Gratuito
Inscrições: Até 80 participantes, na ETR, na
Rua Gervásio Pires, 741 - Recife-PE, ou pelo fone (81) 3366 3333

O evento conta ainda, com o lançamento do Guia de Gestão
para Entidades Sem Fins Lucrativos, com vendas no local.


Realização: ICTR - Instituto de Ciência e Tecnologia Regional.


Apoio: ETR - Escola Técnica Regional

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Eles estão saindo de casa!

Longe da mídia de massa, a mídia Out Of Home ganha cada vez mais espaço no planejamento de marketing dos anunciantes.

Assim como o consumidor, os meios de comunicação do século 21 não param mais em casa! Eles estão invadindo supermercados, padarias, academias, consultórios médicos, elevadores, ônibus, metrô, aeroportos… A novidade atende pelo nome de mídia digital out of home, ou apenas OOH, e engloba todo tipo de contato que é estabelecido com o consumidor “fora de casa”, como o próprio nome já diz.

No Brasil, grandes grupos de comunicação e anunciantes de peso têm direcionado cada vez mais o foco para esse canal, que nos quatro primeiros meses do ano registrou um crescimento de 80% sobre o mesmo período de 2009.

Fonte: www.revistamarketing.com.br

'Abaixo o etnocentrismo!'

Pesquisa do Grupo Troiano de Branding tenta decifrar o segredo por trás do sucesso de marcas fora do eixo Rio-São Paulo.

Em tempos de globalização é difícil imaginar marcas internacionais não ocupando a liderança e concentrando grande parte dos mercados. Mas é justamente o contrário o que acontece em muitas categorias Brasil afora. Para se ter uma ideia, 34% do faturamento do comércio nas áreas de alimentos, bazar, higiene e limpeza são provenientes de marcas regionais, de acordo com dados da Nielsen.

"Nosso pensamento mercadológico foi criado a partir da experiência de marcas nacionais. Existia a expectativa não realizada de que as grandes marcas iriam abocanhar as pequenas marcas paroquianas. A resistência delas em trincheiras as tornam forte. Será que estamos entendendo bem esse movimento das marcas regionais e descobrindo as oportunidades? Temos muito que aprender com elas. Abaixo o etnocentrismo!", pontua Jaime Troiano, do Grupo Troiano de Branding.

Na palestra "Longe dos olhos (nossos), perto do coração (deles): o carisma das marcas regionais", Troiano apresentou exemplos espalhados por todas as regiões do País, um levantamento feito pelo grupo que identificou seis razões essenciais que tornam as marcas regionais tão forte e os resultados de uma pesquisa que mediu a força e a personalidade de marcas regionais a partir da auditoria de marca, técnica desenvolvida pela consultoria.

De acordo com Troiano, os seis fatores que contribuem para a construção da força das marcas regionais são: o Apartheid Mercadológico (a visão distorcida que o Sul Maravilha tem do resto do País), o Segredo Logístico (proximidade entre produção e consumo), a Cultura Local, a Confirmação da Presença, o Belonging (o marketing da integração ao invés do da diferenciação) e a Preservação da Identidade Local.

"Existem muitas marcas regionais líderes. No Centro-Oeste, por exemplo, elas respondem por 72% do faturamento. Em Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro respondem por 63%", destaca Troiano, citando cases de sucesso como Biscoito Globo (que possui apenas dois sabores e um canal de distribuição), no Rio, e Aymoré, em Minas, que de acordo com dados do Ibope está presente em 99% dos lares mineiros. Outros exemplos citados por Troiano são Drogaria Araújo (MG), fraldas Sapeka (GO, comprada pela Hypermarcas), Guaraná Jesus (MA, comprada pela Coca-Cola) e Vitarella (PE), dentre outros.

Fonte: www.mmonline.com.br

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Por um Brasil melhor!

Confira o marketing do bem praticado por nove empresas que tiveram 13 cases premiados no Marketing Best Sustentabilidade.

Treze cases de nove empresas foram premiados na nona edição do Marketing Best Sustentabilidade, cuja grande novidade neste ano começa justamente pelo nome. Realizado pela Editora Referência e pela Madia Marketing School, até o ano passado o prêmio era designado Marketing Best Responsabilidade Social. O novo nome visa justamente dar uma cara mais abrangente à premiação. Tanto que neste ano o júri analisou os cases classificando-os em quatro áreas – Sustentabilidade na Economia Verde, para aqueles que apresentavam práticas econômicas sustentáveis; Sustentabilidade na Inclusão Social, para ações de valorização das pessoas e de promoção da qualidade de vida; Sustentabilidade no Incentivo à Cultura, para os cases que utilizavam atividades culturais para promover a cidadania; e Sustentabilidade no Meio Ambiente, para práticas ecologicamente corretas.

Presidente da Alap (Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade), Jomar Pereira da Silva, que presidiu o júri do 9º Marketing Best Sustentabilidade, afirma que hoje todas as grandes empresas se preocupam com sustentabilidade. Por isso, coube aos jurados premiar as companhias que realmente apresentavam consistência em suas ações sociais. “Hoje em dia não adianta mais tratar temas como sustentabilidade apenas para se promover. Tem que existir relevância”, diz.

Para ele, além de incentivar cada vez mais a prática da sustentabilidade, o Marketing Best serve de incentivo para pequenas e médias empresas que querem partir para esse caminho, mas não possuem experiência. “Muitas organizações desejam promover práticas sustentáveis e não têm nenhum referencial para isso. Os cases que temos apresentado ao longo desses nove anos de premiação podem servir de inspiração para essas empresas”, afirma.

Além de Silva, fizeram parte do júri o presidente da Dclemente & Associados, Décio Clemente; o diretor-presidente da MadiaMundoMarketing, Francisco Alberto Madia de Souza; e o presidente da M.Books Editora, Milton Mira de Assumpção.

- AACD
1 - Teleton 2009 – Sua ajuda é o que nos move.

- ASSOCIAÇÃO VIVA E DEIXE VIVER
2 - 6º Congresso de Humanização da Saúde em Ação.

- BRADESCO CAPITALIZAÇÃO
3 - Projeto Social da Bradesco Capitalização garante atendimento humanificado e tecnologia de ponta como tratamento para vencer o câncer.

- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
4 - Orquestra Criança Cidadã: um exemplo de Inclusão Social.

- CHOCOLATES GAROTO
5 - Espaço Cult: Conhecimento, entretenimento e informação.

- CIA. ULTRAGAZ
6 - Programa de Capacitação para funcionários revendas Ultragaz – Especialista em atendimento.

- ESTRE AMBIENTALOXIL
7 - Alta Tecnologia a Serviço da Manufatura Reserva de Resíduos Sólidos.
8 - Aquecimento Global reduzido com projeto inovador de crédito de Carbono.
9 - Educação Ambiental é investir no Futuro.
10- Ações Culturais e Meio Ambiente.


- FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN
11- Costurando o Futuro.

- PETROBRAS TRANSPORTE
12- Levando a Vida na Flauta.
13- Escola CIEDS – Barueri em Foco.

Fonte: www.revistamarketing.com.br

sábado, 2 de outubro de 2010

Agência cria propaganda antissuicida.

Anúncio luminoso "Você não está sozinho" aparece no alto de ponte da Sérvia.

Um levantamento do governo da Sérvia apontou que o país tem mais de 1.400 casos de suicídio por ano. Deste total, 40 mortes acontecem com pessoas que pulam das pontes da cidade de Belgrado.

Foi para chamar a atenção para este assunto que o governo, em parceria com os publicitários da agência de propaganda McCann Erickson, criaram um anúncio luminoso que só pode ser visto pelas pessoas que chegam até a grade de proteção no alto da ponte. Nele está escrito "Você não está só" e um número de uma organização de prevenção ao suicídio.

Com a nova ação publicitária, o governo sérvio pretende diminuir o número de pessoas que se jogam com frequência do alto de pontes no país.

Fonte: revistagalileu.globo.com