sexta-feira, 29 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Rolling Stones apresentam nova versão da sua logo.


A primeira vez que a marca apareceu foi em 1971 na capa do disco Sticky Fingers.

Como parte das celebrações do 50º aniversário dos Rolling Stones, foi lançada uma versão atualizada da língua que se tornou o cartão de visitas do grupo. O novo design foi criado pelo artista Shepard Fairey.

A imagem original foi desenhada em 1969 por Jonh Pashe, um estudante da Royal College of Art de Londres, a pedido do próprio Mick Jagger que estava insatisfeito com a logomarca oferecida pela gravadora na época, a Decca Records.

Pelo trabalho, Pashe recebeu apenas 50 libras. Depois, com o sucesso, a banda ofereceu mais 200. Nada comparado aos 50 mil pagos pelo Victoria and Albert Museum pela obra original. Ele se inspirou na boca carnuda do líder dos stones e na atitude de anti-autoritarismo assumida pelo quarteto. Seu objetivo também era criar um símbolo de fácil reprodução e que ficasse gravado na mente dos jovens.

A primeira vez que a marca apareceu foi em 1971 na capa do disco Sticky Fingers.



Fonte: www.administradores.com.br








quarta-feira, 27 de junho de 2012

Marketing & Idéias: As 5 marcas de cerveja mais valiosas do mundo.


Ranking da Millward Brown conta com três marcas da AB Inbev e traz também a mexicana Corona, cobiçada pela belga-brasileira.


1. Bud Light (AB InBev)

Valendo 8,368 bilhões de dólares, a marca Bud Light figura no topo do ranking elaborado pela Millward Brown, que traz as cervejas mais valiosas do mundo em 2012.

Em 2011, a marca ocupava o segundo lugar, atrás da Budweiser, também da AB InBev. De lá pra cá, teve uma valorização de 17%, tomando a primeira posição.

Nos Estados Unidos, a marca possui grande apelo principalmente por ser patrocinadora oficial da NFL, a Liga Nacional de Futebol Americano.

Uma das ações bacanas da marca no ano passado foi o lançamento de uma edição limitada, com um rótulo que trazia uma espécie de "raspadinha" e permitia que os consumidores escrevessem nele com objetos metálicos.

Além disso, a Bud lançou o Ice Cold Index, um app que mostrava o desconto que os consumidores receberiam na compra da cerveja em bares e pubs, de acordo com a temperatura do dia. Quanto maior fosse a temperatura, maior era o desconto.


2. Budweiser (AB InBev)

Assim como a Bud Light subiu, a Budweiser, da AB InBev, caiu 15% do ranking do ano passado para cá, ocupando agora a segunda posição. A marca vale 7,514 bilhões de dólares.

Importante lembrar que foi no ano passado o lançamento da Budweiser no mercado brasileiro. A cerveja entrou com uma plataforma musical forte, patrocinando diversos shows e festivais musicais. Nos esportes, também atua agressivamente, com destaque para o patrocínio ao UFC.


3. Heineken (Cervejaria Heineken)

Mesmo apresentando uma queda de 8% em seu valor de marca do ano passado para este, a Heineken se manteve na terceira posição no ranking da Millward Brown, com um valor de 6,058 bilhões de dólares.

A marca investiu fortemente na China, apostando no segmento premium. Daqui para frente, espera que um grande crescimento venha de mercados como o Brasil e o México, de acordo com a Millward Brown.


4. Cerveja Corona

Valendo 5,114 bilhões de dólares, a cerveja Corona, do Grupo Modelo, do México, aparece na quarta posição no ranking.

Do ano passado para cá, a marca teve uma queda de 6% em seu valor. Mesmo assim, manteve-se na quarta posição.

Com uma valor de mercado de US$ 23 bilhões, o Grupo Modelo é hoje a maior cervejaria do México, e está a um passo de ser comprado pela Anheuser-Busch InBev por US$ 10 bilhões. O grupo belga-brasileiro confirmou hoje o interesse em adquirir os 50% restantes da cervejaria - atualmente a AB InBev detém 50% do grupo, porém, não controla a empresa.


5. Skol (AB InBev)

São Paulo - Quinta entre as cinco mais valiosas, a brasileira Skol está valendo 4,698 bilhões de dólares, e cresceu 3% do ranking do ano passado para este.

A marca tem uma forte atuação em plataformas digitais. No início deste ano, por exemplo, lançou no Facebook uma promoção pela qual seus fãs poderiam ter fotos estampadas em uma embalagem especial da cerveja.

Além disso, criou um ovo especial para a Páscoa deste ano, feito com cerveja. O doce ganhou o apelido de "Redondinho" e teve grande apelo popular, principalmente no Facebook, onde a ação foi lançada.


Fonte: exame.abril.com.br

























Marketing & Idéias: Tetra Pak premia empresas de design de embalagens.


As agências Sempre Comunicação, Hub Brasil e Monstro foram destaques do Programa Tetra Pak de Qualidade Gráfica.

Durante a Fispal Tecnologia (Feira Internacional de Embalagens e Processos para as Indústrias de Alimentos e Bebidas) a Tetra Pak entregou o prêmio do "Programa Tetra Pak de Qualidade Gráfica 2012" para os melhores trabalhos desenvolvidos pelas empresas de design no último ano. As agências Hub Brasil, Monstro e Sempre Comunicação receberam reconhecimento nas categorias Ouro, Criatividade e Revelação, respectivamente. Já a AMP Propaganda e a TR3S foram destaque nas premiações prata e as Black Ninja Comunicação, Narita Design, PA Publicidade receberam o troféus da categoria Bronze.

Durante o evento os profissionais foram premiados por desenvolverem os layouts das embalagens de acordo com as especificações técnicas de impressão. A ação tem o objetivo de reduzir o tempo de desenvolvimento, destacar a importância da qualidade na finalização do design das embalagens, e ainda incentivar a integração dos diversos elos da cadeia produtiva.

Além do troféu, as empresas premiadas ainda receberam o selo "Qualidade Gráfica", criado para valorizar as agências e profissionais e indicar aos seus clientes a excelência de seus trabalhos.

Confira a lista completa dos premiados:

Prêmio Criatividade gráfica

Agência: MONSTRO
Cliente: Globalbev Bebidas e Alimentos
Produto: Suco de Laranja Gourmet Fast Fruit

Prêmio Revelação

Agência: SEMPRE COMUNICAÇÃO
Cliente: Laticínios Rezende
Produto: Leite UHT Integral Damare

Ouro

Agência: HUB BRASIL
Cliente: Itambé
Produto: Leite UAT (UHT) Integral Itambé

Prata

Agência: AMP PROPAGANDA
Cliente: Mariza Águas Minerais
Produto: Bebida Mista de Soja e Maçã MariSoy

Prata

Agência: TR3S (leia-se: TRÊS)
Cliente: Usina de Laticínios Jussara
Produto: Leite UHT Integral Jussara

Bronze

Agência: BLACK NINJA COMUNICAÇÃO
Cliente: SABE Alimentos
Produto: Leite UHT Integral Sabe

Bronze

Agência: NARITA DESIGN
Cliente: Cargill Agrícola
Produto: Molho Pronto Peneirado Pomarola Mais

Bronze

Agência: PA PUBLICIDADE
Cliente: Grupo Pão de Açúcar
Produto: Chá Branco de Baixa Caloria TAEQ


Fonte: www.administradores.com.br









segunda-feira, 25 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Desenvolvimento sustentável fará parte do currículo nas faculdades brasileiras.

Esse foi um dos compromissos voluntários anunciados na última sexta-feira (22), pelo Brasil durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

A partir do ano que vem, a sustentabilidade deve ser incluída no currículo acadêmico de todas as universidades brasileiras. Esse foi um dos compromissos voluntários anunciados na última sexta-feira (22), pelo Brasil, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

De acordo com o conselheiro do Conselho Nacional de Educação e pró-reitor da Fundação Getulio Vargas, Antônio Freitas Jr., a ideia é que, no futuro, a disciplina seja incorporada também da pré-escola ao ensino médio.

"Não faz sentido ensinar finanças sem ensinar ética ou meio ambiente. Educação superior é o começo, mas tem que ser em todas [as séries]. Incentivo a todos que façam ações. Não é só compromisso financeiro, precisamos de comprometimento dos governos".

Ele informou que a decisão já foi publicada no Diário Oficial da União na semana passada e que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou simbolicamente o compromisso durante a Rio+20.

"A sustentabilidade permeia todas as áreas, os enfoques é que são diferentes. Por exemplo, foi descoberto que o gás que sai do motor a diesel causa câncer. Então, um engenheiro mecânico tem que saber muito mais sobre esse assunto. Também tem a ver com economia, pois o assoreamento dos rios tem um custo", comentou o conselheiro.


Fonte: ww.administradores.com.br





sexta-feira, 22 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Brasileiro prefere boca a boca a anúncios.

Pesquisa Nielsen revela grau de confiança em publicidade e destaca busca na web e recomendações de conhecidos.

A edição da Pequisa Online Global, realizada pela Nielsen no terceiro trimestre de 2011, aponta que, no Brasil, inserção de resultados em busca na internet são considerados mais confiáveis pelos consumidores que a veiculação em mídia, seja online ou off-line. Do total de entrevistados, 68% afirma “confiar totalmente” e “confiar um pouco” em search advertising. O número só é precedido por Recomendações de conhecidos (93%), websites de marcas (75%) e conteúdo editorial (70%).

Em primeiro lugar entre as veiculações publicitárias tradicionais está a televisão, com 64%, seguida de revistas (64%), jornais (61%), outdoor (60%), merchandising em TV (59%), rádio (57%), propaganda em cinemas (57%). A maior rejeição ficou com mensagens de texto em aparelhos celulares (64% não confiam muito ou não confiam nada) e propaganda em telas de dispositivos móveis (57%).

A pesquisa Online Global Nielsen foi feita entre 31 de agosto e 16 de setembro de 2011 e entrevistou 507 pessoas no Brasil.


Fonte: www.meioemensagem.com.br






Marketing & Idéias: Coca-Cola cria garrafas para as Olimpíadas.

A Coca-Cola lançou no Reino Unido uma edição limitada de garrafas de alumínio em comemoração aos Jogos Olímpicos.

Dos oito modelos criados, dois serão entregues ao longo do percurso da Tocha e outros seis distribuídos no Parque Olímpico durante os jogos.

Foram produzidos três frascos especiais nas cores amarelo, vermelho, azul e preto, além de dois da Union Jack e outros dois da mesma edição, porém, com tons de dourado e azul claro.

A marca também estará presente no torneio por meio da música ambiente que tocará no local e do concerto final, realizado no dia 26 de julho, no Hyde Park.


Fonte: exame.abril.com.br