domingo, 12 de junho de 2011

Filme "Eduardo & Mônica" criado para o comercial da Vivo gera polêmica na internet.

Recentemente a Vivo lançou um comercial criado pela agência Africa, com produção da O2 Filmes, para o Dia dos Namorados e que está fazendo sucesso na internet, usando como tema a música do Legião Urbana "Eduardo & Mônica"

Todos viram o filme correto? Mas a grande polêmica criada em cima deste vídeo, é o fato de que ele é praticamente igual a de um antigo comercial da operadora de telefonia móvel ATL, lançado em 2002.

A marca da operadora de telefonia celular ATL (Algar Telecom Leste) que atuou no Rio de Janeiro e Espírito Santo teve filme semelhante e com a mesma música, e por este motivo está gerando polêmicas e discussões nas redes sociais do país.

A ATL foi adquirida em 2004 pela Claro e o filme, segundo apurações do propmark, foi criado pela então Salles D’Arcy (hoje Publicis). O roteiro mostra cenas de uma casal interagindo em festas e ambientes públicos, sempre com a intenção de divulgar o serviço de telefonia celular.

Assistam abaixo o primeiro comercial lançado pela ATL em 2002, e em seguida o comercial da Vivo lançado em 2011, e tirem suas próprias conclusões !



segunda-feira, 6 de junho de 2011

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado !

















Faculdade concluída e finalmente podemos dizer com orgulho: Somos Gestores de Marketing ! Certo ? Certo, porém fica aí uma dica pra quem ainda não concluiu a faculdade e está em fase de se preparar para a sua tão esperada conclusão de curso.

Atenção no decorrer das aulas, sim pois seu TCC começa à partir do seu primeiro dia de faculdade, pois todas as lições que você obtiver dentro de sala de aula e durante suas pesquisas acadêmicas, servirão para o seu TCC, e lhe servirá de bagagem. Procure levar a sério (não tente empurrar com a barriga), pois além de ser um grande aprendizado pra você, é um momento especial e único onde você terá a oportunidade de pesquisar um tema escolhido por você e que irá defender no dia da sua apresentação.

Procure ler e se informar com assuntos ligados ao seu tema. Leia livros, revistas, artigos, monografias que tenham a ver com o tema, e principalmente mantenha-se antenado no que está acontecendo no dia a dia, pois até o momento em que você encerrar o seu trabalho, outros tópicos mais atuais poderão ser adicionados ao seu TCC.

Outra dica que julgo importante é, depois de pronto leia e releia seu trabalho antes de apresentar, pois é quando estamos de cabeça fria é que conseguimos visualizar melhor nossos erros (passei muito por isso).

Não desgrude de seu orientador pois ele lhe dará todo apoio necessário as normas da ABNT e a coerência da sua defesa.

E pra finalisar e o mais importante: LEVE A SÉRIO, pois o seu Trabalho de Conclusão de Curso é o seu CARTÃO DE VISITAS. Não tente enrolar e fazer só por fazer pois além de você acumular conhecimento, principalmente no tema que você escolher, é O SEU NOME que estará ali na capa do trabalho.

Dica de quem já viveu esta fase. É cansativo, é demorado, MAS VALE A PENA !

Bem, dicas à parte segue abaixo um breve resumo de nossa monografia onde procuramos eu e meus amigos e parceiros de faculdade Luiz Antônio e Pedro Felipe, defender nosso TCC com o tema : EMBALAGENS DE IOGURTE COMO FATOR DE DECISÃO NA HORA DA COMPRA DO PRODUTO.

Para quem se interessar no assunto, disponibilizo o link http://www.megaupload.com/?d=XQPEVVRH para quem quiser baixar nossa monografia, onde abordamos temas como: história da embalagem, história da embalagem no Brasil, psicologia aplicada ao marketing, design de embalagens, cores, valores agregados nas embalagens de iogurte, artes nas embalagens de iogurte, ações ecológicas, e reciclagem como fator de decisão na hora da compra do produto.

Este trabalho pretende ser também uma fonte de consulta e de informação, e que transporte o leitor, seja ele profissional de marketing, acadêmico, ou simplesmente um interessado no assunto, a um mundo extremamente interessante no que se refere a marketing e embalagens de iogurtes, contribuindo assim em suas pesquisas.

Luiz Fernando Madalozo

Dia 5 de junho - Dia do Meio Ambiente


No dia do meio ambiente o Marketing & Idéias, presta uma homegaem a WWF e ao Greenpeace, estas duas organizações não governamentais que protegem, defendem e até compram brigas com governantes e grandes corporações em defesa de nosso planeta, nossa fauna, nossa flora, e consequentemente em nossa defesa.

Como forma de homenagear publicamos algumas peças publicitárias destas duas ONGS, já veiculadas no Brasil e em alguns países, onde tentam através destas campanhas chamar a atenção das autoridades e da população em geral.

Confiram a seguir estas verdadeiras obras primas da criação publicitária.



O WWF é uma organização não-governamental dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.












O Greenpeace definiu como escopo de seu trabalho em favor do ambiente os seguintes temas: florestas, clima, energia, oceanos, agricultura sustentável (transgênicos), tóxicos e desarmamento/promoção da paz.

A partir de objetivos e estratégias determinados, esses temas transformam-se no que chamamos “campanhas” – um trabalho de investigação, exposição e confronto a partir das demandas da organização em cada país onde ela atua.







Fonte: WWF / Greenpeace




sábado, 4 de junho de 2011

Pão de Açúcar cria metas para operação sustentável.


Marca divulgará “Compromisso com a Natureza” no Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Pão de Açúcar lança no próximo dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, o documento “Compromisso com a Natureza”. A rede realizou um estudo que elencou as ações de maior impacto para promover a operação sustentável em suas lojas. O projeto é baseado no conceito dos 3R que compreende a redução, a reutilização e a reciclagem dos materiais dos pontos de venda. As iniciativas envolvem ações como a eliminação de sacolas plásticas em todo Brasil, gestão de resíduos com a reciclagem, a expansão da linha de produtos orgânicos e o controle da emissão de CO2.

A rede já conta com duas lojas Verdes em operação, ambas no estado de São Paulo. Os pontos de venda eliminaram a distribuição gratuita de sacolas plásticas, ação que deve atingir as demais unidades até junho de 2012. Além deste, outro projeto já em atividade é o Programa Descarte Correto de Alimentos, em parceria com a Eurofarma, que incentiva os consumidores a realizar o descarte correto de remédios. Já o Programa Alô Recicle, em parceria com a Nokia, estimula os clientes a darem celulares, baterias e acessórios para a correta eliminação.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

Laselva contrata funcionários da terceira idade.










Empresa cria Projeto Melhor Idade para investir no relacionamento com o cliente.

A Laselva implantou em seus cafés o Projeto Melhor Idade Laselva Café (MILC). A iniciativa tem o objetivo de inserir pessoas da terceira idade no mercado de trabalho. A rede de livrarias acredita que este perfil de funcionário pode dar um atendimento diferenciado e ampliar o relacionamento com o cliente.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br



 




quinta-feira, 2 de junho de 2011

A neurociência em pesquisas de comportamento de consumo.



















A utilização de ferramentas neurocientíficas em pesquisas de comportamento de consumo vem sendo adotada pelas principais corporações ao redor do mundo.

Por Billy E. M. Nascimento*

A utilização de ferramentas neurocientíficas em pesquisas de comportamento de consumo vem sendo adotada pelas principais corporações ao redor do mundo. Diversas empresas nos Estados Unidos, Europa e na região da Ásia-Pacífico oferecem serviços que utilizam algum tipo de avaliação neurofisiológica que promete revolucionar a pesquisa de marketing. Utilizando eletrodos, fios, géis ou mesmo máquinas que custam 3 milhões de dólares, estas empresas coletam informações preciosas sobre a atividade cerebral e corporal de consumidores quando são expostos a propaganda, produtos ou embalagens.

O aumento exponencial do número de empresas que oferecem estas diversas técnicas de pesquisa neurocientíficas levou a Advertising Research Foundation a elaborar uma iniciativa batizada como NeuroStandards Collaboration Project. O projeto tem como objetivo estabelecer normas que possam ajudar as empresas interessadas, anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação, a compreenderem como o neuromarketing pode auxiliá-los na elaboração de pesquisas de marketing mais efetivas.

A iniciativa conta com a colaboração de oito empresas de neuromarketing que utilizam abordagens neuro e biométricas como a eletroencefalografia (EEG), o EEG quantitativo, a eletromiografia facial, o imageamento por ressonância magnética funcional, medidas da atividade cardíaca, e da sudorese da pele. Em três diferentes continentes, homens e mulheres entre 18 e 49 estão sendo expostos a oito diferentes propagandas desenvolvidas pelos anunciantes patrocinadores American Express, Campbell Soup, Chase, Clorox, Colgate-Palmolive, General Motors, Hershey’s e MillerCoors. O estudo está também sendo patrocinado pelos veículos ESPN, MTV, NBC e Turner Broadcasting e conduzido pelas empresas Innerscope, Mindlab International, MSW/LAB, NeuroCompass, Neuro Insight, Neurosense/decode, Sands Research e Sensory Logic.

Alguns insights preliminares já foram veiculados, indicando que a análise de vídeos, por exemplo, que naturalmente contêm imagens que mudam de maneira rápida, palavras e música geram respostas complexas que tornam difícil isolar os elementos que causam reações específicas. Imagens diferentes podem gerar tempos de resposta diferentes dependendo de sua categoria emocional; aquelas mais ameaçadoras, como uma foto de uma cobra são processadas mais velozmente do que imagens positivas como uma paisagem bonita. As análises cerebrais também podem representar uma reação de antecipação a uma determinada imagem, em contraposição a uma reação a uma imagem apresentada naquele instante. Outra conclusão preliminar é que mensurar “atenção” é menos complexo que mensurar emoções específicas ou intenção de compra.

Estes insights demonstram a vantagem na realização de um estudo como este, a possibilidade de criação de melhores práticas para consumidores e vendedores desta nova indústria neurotecnológica que será cada vez mais utilizada para a compreensão dos comportamentos de compra. A idéia do projeto não é, entretanto, ser um fim em si mesmo. A idéia da ARF é criar um fórum permanente de debates sobre a utilização de neurociência aplicada ao marketing e comunicação.

* Billy E. M. Nascimento é formado em biomedicina pela UFRJ, doutorando em Fisiologia pela UFRJ e fundador da Forebrain, empresa de pesquisa em Neuromarketing

Fonte: www.mundodomarketing.com.br