Até o fim deste ano, a rede de Zuckerberg deve concentrar 28% dos investimentos em anúncios online de display.
Facebook deu entrada nesta quarta-feira no que deve ser a maior oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de uma empresa de tecnologia da história.
No documento, entregue à Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado financeiro americano, a rede de Zuckerberg divulga informações que não só comprovam o tamanho da estreia, como também demonstram que o site vem se tornando menos dependente de publicidade.
De 2010 para 2011, a empresa teve uma queda de 16% na receita proveniente de anúncios. Por outro lado, registrou 557 mil dólares em “Facebook Payments”, ou seja, uma espécie de moeda virtual cobrada dos desenvolvedores de games da rede, além de outras taxas.
Os aplicativos e games criados pela Zynga, por exemplo, foram responsáveis por 12% da receita da rede social no ano passado. O Facebook tem uma participação de 30% nas transações financeiras feitas nos produtos da empresa.
* Veja alguns números:
83% da receita total do Facebook vem de publicidade
Essa fatia representa 3,15 bilhões de dólares
No início de 2010, 99% da receita do site era proveniente de publicidade
12% da receita do ano passado veio de games e aplicativos produzidos pela Zynga
O Netflix gastou 3,9 milhões de dólares anunciando na rede em 2011
1 bilhão de dólares foi o lucro líquido do site em 2011
A rede tem hoje 845 milhões de usuários ativos
A cada 24 horas, 250 milhões de fotos são postadas
Diariamente, são 2,7 bilhões de likes e comentários
28 milhões de dólares foi o valor gasto pelo Facebook com publicidade em 2011
O site concentra hoje 17,7% da receita de publicidade online de display, mais do que Google (9,3%), Yahoo (13,1%) e Microsoft (4,9%)
Até o fim do ano, essa fatia subirá para 28%
Em dezembro, o site deve concentrar 1/6 da receita publicitária dos Estados Unidos
*Atualizada às 11h53 de 06 de fevereiro de 2012.
Fonte: exame.abril.com.br