quarta-feira, 8 de maio de 2013

Marketing & Idéias: 8 de Maio - Dia do Profissional de Marketing.



Parabéns a todos os meus colegas de profissão, publicitários, mercadólogos e profissionais de marketing e também a todos os profissionais de propaganda deste país, que através de idéias criativas conseguem se comunicar com seus clientes e consumidores de forma positiva e eficaz.


"Uma idéia na cabeça e um produto no mercado ..."


Luiz Fernando Madalozo

sexta-feira, 26 de abril de 2013

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Marketing & Idéias: 275 lojas online em que você não deve comprar.



Lista é divulgada pelo Procon/SP desde 2011 e recebeu atualização nesta segunda-feira (22).
 
275 lojas online em que você não deve comprar. O Procon/SP divulgou atualização de lista de sites não confiáveis, com 71 novos nomes. A divulgação ocorreu nesta segunda-feira com a inclusão de mais 71 sites de e-commerce em sua lista de sites não confiáveis.

Com o acréscimo, agora são 275 os sites não recomendados pelo órgãos. A justificativa para a inclusão no documento é o alto número de reclamações contra os fornecedores citados, principalmente por não entregarem os produtores comprados e não responderem ao Procon quando solicitados.

A lista completa está disponível no site do Procon/SP.
 
 
 
Fonte: www.administradores.com.br / Procon/SP. 
 
 

domingo, 21 de abril de 2013

Marketing & Idéias: Propaganda e Marketing: sinergia ou entropia?

 
Cuidado com novos publicitários imediatistas que mais se parecem com agentes financeiros que publicitários.
 
* Por Carlos Hilsdorf
 
Há uma estreita relação entre Marketing e Propaganda, embora sejam áreas muito específicas e o conhecimento e sucesso em uma delas, embora contribua, não implica sucesso da outra. Enquanto profissional de marketing você terá que estabelecer excelentes critérios e uma relação de qualidade com a agência ou agências que escolher para realizar os jobs necessários a seus objetivos e metas institucionais e comerciais. Esta relação quando construída sob critérios adequados, relacionamento de qualidade e muito bom senso proporciona resultados muito além dos previstos.
Acontece que várias ilusões extremamente comuns prejudicam a qualidade destes resultados. Critérios adequados, relacionamento de qualidade e bom senso não são tão espontâneos como parecem, precisam ser elaborados, construídos e administrados com carinho e proximidade. Vejamos algumas das inúmeras variáveis que devem ser levadas em conta na relação entre marketing e agências de propaganda.
 
Como escolher a agência:
 
A melhor agência não é a maior ou menor, é a que mais se compromete em entender a fundo o cliente e trabalhar duro para exceder suas expectativas. A palavra-chave é comprometimento!
Lembre-se que a relação entre agência e cliente é B2B, e salvo o caso raro e especial em que haja um vínculo pessoal muito forte entre seus representantes, o resultado que você pode esperar em termos de dedicação é diretamente proporcional à importância da conta que você está oferecendo. Por isso, se você não tem uma grande conta ou job para oferecer, muitas vezes, é melhor trabalhar com agências pequenas e médias, para quem você representa proporcionalmente mais, que optar pelo sonho de entregar suas solicitações a agências mais consagradas e premiadas, cujo tempo está comprometido com seus maiores clientes. É melhor ser um cliente "grande" em uma agência "pequena", mas competente, que um cliente "pequeno" em uma agência "grande"!
 
Cuidado com novos publicitários imediatistas que mais se parecem com agentes financeiros que publicitários; estes, em geral, estão iludidos pelo glamour que imaginam alcançar e, portanto, com a premissa e o foco equivocados. Opte pela agência mais dedicada a entendê-lo, suas reais necessidades e possibilidades para o momento e, ao mesmo tempo, disposta a dedicar-se a surpreendê-lo com a qualidade e adequação do seu trabalho. Podemos entender que Propagada é Comunicação + Arte + Business, nenhum destes vértices pode faltar!
 
Como ser um bom cliente:
 
Bons clientes, de fato, são tão difíceis de achar quanto boas agências. Estou cansado de ver agências apresentarem ideias geniais, conceitos extraordinários, que naufragam porque o "ego" do cliente resolveu fazer uns "pequenos ajustes". Nem todo profissional de marketing entende em profundidade de propaganda. Há gente que não é da área e entende muito e outros da área que entendem pouco. As duas melhores características de um bom cliente de uma agência de propaganda são: humildade e mente aberta para receber propostas diferentes das que havia imaginado, com as quais precisa namorar, entender e só então opinar...
O bom profissional de marketing tem a agência como parceira, não como competidora no campo de suas vaidades pessoais. Os "jogos de poder" entre cliente e agência são contra produtivos, um desperdício de tempo, dinheiro e trabalho. O cliente pode e deve orientar e reorientar a agência sobre os detalhes conceituais e institucionais que deseja ou não presentes nas peças e campanhas, mas precisa de muita humildade e bom senso para tentar "mexer" na criação, cuja linguagem não domina. Ser um bom cliente é saber que determinadas vezes vale a pena ampliar o budget frente a uma excelente ideia, na qual vale apostar e investir antes que um concorrente o faça! Grandes sacadas e oportunidades não ocorrem todo o dia, mas por incrível que pareça, às vezes ocorrem quase que simultaneamente a dois concorrentes observando o mesmo mercado! Fique atento.
 
Algumas dicas:
 
1) Cuidado com os excessos de solicitação e criação. Lembre-se do que dizia Picasso: "O segredo é saber o momento em que se deve parar; mais um traço estraga, mais uma pincelada e a obra se perde!"
2) Prefira agências com um atendimento muito dedicado e detalhista; afinal o briefing inicial é fundamental para a adequação da criação.
3) Prefira agências onde redator e diretor de criação trabalham em conjunto, pensando juntos (dupla de criação).
4) Reflita: "Estamos sempre mais ansiosos por sermos reconhecidos por um talento que não possuímos que valorizados pelos outros quinze que, de fato, possuímos" (Mark Twain).

Colabore com a agência, você tem a estratégia, ela descobrirá a melhor maneira de comunicá-la ao mundo! Bons negócios!
 
 
* Carlos Hilsdorf é considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade. Economista, Pós Graduado em Marketing pela FGV e profundo pesquisador do Comportamento Humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do Best Seller “Atitudes Vencedoras”, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero (VEJA, "Guia de Carreira", ed. 1832). Colunista de importantes veículos nacionais, é referência em desenvolvimento humano no país • contato@carloshilsdorf.com.br • Twitter: @carloshilsdorf
 
 
Fonte:  www.cidademarketing.com.br

quinta-feira, 18 de abril de 2013

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Marketing & Idéias: Site lista 10 mentiras da Copa 2014.

 
Aproveitando o clima de piadas desse dia 1º, o site do canal de TV ESPN aproveitou o mote e publicou um texto onde lista as promessas não cumpridas dos governantes para a Copa de 2014
 
Na reta final dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, já dá para ter alguma noção sobre quais promessas feitas no início do projeto vão se concretizar (ou já se concretizaram) e quais ainda não foram cumpridas (e nem serão!). Aproveitando o clima de piadas desse dia 1º, mas sem perder o tom de crítica, o site do canal de TV ESPN aproveitou o mote e publicou um texto com o título “No dia 1º de abril, veja 10 mentiras da Copa do Mundo de 2014”.

No top 10, estão, por exemplo, a promessa de que a maior parte dos investimentos seria da iniciativa privada e que os estádios estariam prontos dentro do cronograma previsto. Veja abaixo a lista:
 
Investimentos majoritariamente privados
 
O site da ESPN destaca uma fala de Ricardo Teixeira antes de o Brasil ser oficializado como sede. "Uma Copa bem organizada é aquela que tem recursos prioritariamente do setor privado". O portal Terra destaca, entretanto, que 85% do custo da Copa está sendo pago com dinheiro público.
 
Governo não pagará estádios
 
O discurso repetido durante todo o processo de campanha do Brasil a sede da Copa era de que a iniciativa privada bancaria as construções e reformas de arenas. A Folha de São Paulo destacou, entretanto, no final do ano passado, que cerca de 90% dos custos dos estádios estariam sendo cobertos com dinheiro público.
 
As arenas não vão extrapolar o orçamento
 
Conversa furada. Todos os estádios estouraram o orçamento previsto inicialmente.
 
Estádios da Copa das Confederações prontos em dezembro
 
A ideia era de que os seis estádios do torneio estivessem finalizados em dezembro. Só o Castelão, em Fortaleza, cumpriu o prazo.
 
São Paulo terá monotrilho
 
Talvez o aerotrem de Levy Fidélix saia primeiro. Em outubro do ano passado, o governo de São Paulo admitiu que a obra não será concluída a tempo.
 
Projeto de mobilidade urbana em Manaus
 
Era para ser algo revolucionário, com monotrilho e BRT (uma espécie de ônibus rápido que trafega em faixas exclusivas), mas os governos municipal e estadual desistiram do projeto no meio do caminho, alegando dificuldades burocráticas
 
VLT em Brasília
 
Outra ideia revolucionária, mas perdeu força em meio a denúncias de corrupção e saiu da lista de obras para a Copa.
 
Ultimatos de Jerome Valcke
 
O secretário-geral da Fifa disse que os estádios da Copa das Confederações deveriam estar prontos em dezembro. Não ficaram. Depois, ele garantiu que nenhum poderia passar de abril. O Maracanã, entretanto, só será entregue em maio.
 
Aeroportos
 
Até que algumas coisas têm caminhado. Mas boa parte do que foi prometido também não ficará pronto a tempo.
 
Internet 4G
 
Segundo o site da ESPN, especialistas em telecomunicações avaliam que não será possível implantar a tecnologia em todas as cidades-sede até o início da Copa.


Fonte: www.administradores.com.br